Jump to content

Por quê educação financeira é tão negligenciada em nosso país?


Recommended Posts

Iai galera,

No meu dia a dia (sou contador), eu sempre noto o quanto o brasileiro tem pouco ou até mesmo nenhum conhecimento básico de finanças, e tbm noto que não é um conhecimento tão difundido assim nas escolas, em alguns cursos superiores o assunto chega a ser abordado, mas não é em todas as áreas de formação.

Hoje, graças a Internet temos conteúdo difundido e gratuito no youtube por exemplo, mas ainda falta um pouco de interesse por parte das pessoas em correr atrás desse conhecimento que faz total diferença na vida pessoal e profissional de uma pessoa, não é atoa que é o módulo 2 desse curso.

Por que vcs acham que essa matéria continua sendo tão negligenciada?

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

Rapaz, leu meu pensamento. Tinha pensado em fazer um tópico desse kkkkkk

Então. Acho que tem um pouco da cultura aí, não faz parte da nossa cultura falar de dinheiro.

Como os professores vão falar de dinheiro se eles não receberam educação nesse sentido e, muitos, estão atolados em dívidas, empréstimos consignados....

Outro detalhe é a demonização do dinheiro. É comum ouvirmos falar que dinheiro é a raiz de todo o mau e vários outros mitos trabalhados na aula 3 do módulo 1.

Tem-se tentado fazer algo para melhorar essa situação, mas a passos de tartaruga. A educação financeira é tema transversal na BNCC, há o programa Aprender Valor, que trabalha o tema com estudantes do ensino fundamental, são exemplos. 

Não acredito em "plano de governo" para que as pessoas não tenham conhecimento sobre o assunto.  

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

Resposta fácil mais complexa... Eu comentei isso com o Raul na última aula (live) que participei, se todo mundo soubesse investir não existiria a AUVP. rsrsrs...