Jump to content

Por quê educação financeira é tão negligenciada em nosso país?


Recommended Posts

Iai galera,

No meu dia a dia (sou contador), eu sempre noto o quanto o brasileiro tem pouco ou até mesmo nenhum conhecimento básico de finanças, e tbm noto que não é um conhecimento tão difundido assim nas escolas, em alguns cursos superiores o assunto chega a ser abordado, mas não é em todas as áreas de formação.

Hoje, graças a Internet temos conteúdo difundido e gratuito no youtube por exemplo, mas ainda falta um pouco de interesse por parte das pessoas em correr atrás desse conhecimento que faz total diferença na vida pessoal e profissional de uma pessoa, não é atoa que é o módulo 2 desse curso.

Por que vcs acham que essa matéria continua sendo tão negligenciada?

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

Rapaz, leu meu pensamento. Tinha pensado em fazer um tópico desse kkkkkk

Então. Acho que tem um pouco da cultura aí, não faz parte da nossa cultura falar de dinheiro.

Como os professores vão falar de dinheiro se eles não receberam educação nesse sentido e, muitos, estão atolados em dívidas, empréstimos consignados....

Outro detalhe é a demonização do dinheiro. É comum ouvirmos falar que dinheiro é a raiz de todo o mau e vários outros mitos trabalhados na aula 3 do módulo 1.

Tem-se tentado fazer algo para melhorar essa situação, mas a passos de tartaruga. A educação financeira é tema transversal na BNCC, há o programa Aprender Valor, que trabalha o tema com estudantes do ensino fundamental, são exemplos. 

Não acredito em "plano de governo" para que as pessoas não tenham conhecimento sobre o assunto.  

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

Resposta fácil mais complexa... Eu comentei isso com o Raul na última aula (live) que participei, se todo mundo soubesse investir não existiria a AUVP. rsrsrs...

Isso é entre aspas uma engrenagem muito complexa aqui no brasil e nos países das América de baixo...rsrs... se é se posso falar assim sem ofender ninguém. com todo o respeito, quando se estuda finanças e aprendemos investir, descobrimos uma parte da engrenagem que se torna rentável e fazemos o $$$, trabalhar por nós e não nós trabalharmos por ele... lógico que não é tão simples assim sem trabalho... mas resumindo muito mais muito mesmo... emprestamos nosso $$$ e mudamos de lado em vez de entrarmos em um financiamento e pegarmos $$$ emprestado, emprestamos nosso $$$ para recebermos mais $$$... bem escroto mais seria isso. 

Editado por ivan teixeira vicente
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá. Acho mesmo que é cultural, mas tenho minhas dúvidas se não é uma cultura perversa, pois sendo as pessoas desorganizadas financeiramente e pagando juros para antecipar sonhos é muito vantajoso pra quem manda no país, que são os bancos. @ivan teixeira vicente

Eu era desta forma, usava o cheque especial e o cartão como se fossem extensão de minha renda, graças a Deus despertei sozinho em 2019 e busquei aprender, infelizmente sozinho, muito também por falta de humildade de pedir ajuda.

Hoje eu tento ajudar as pessoas, mas encontro uma resistência muito grande, a maioria das pessoas escutam o meu testemunho e algumas escutam com atenção até descobrir que não tem formula mágica, "basta" muita organização e renuncia, então automaticamente perdem o interesse. Outros já tem o argumento pronto, dizem: pra você é fácil, ganha muito. Desenvolvi uma planilha, mas ficou muito complexa, tem gente fodido, devendo até as calças, que olham a planilha e dizem que eu sou maluco que usar uma planilha assim

É muito foda, acho que no dia que eu conseguir ajudar alguém estarei realizado. 

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

48 minutes ago, Jefferson Cunha disse:

Iai galera,

No meu dia a dia (sou contador), eu sempre noto o quanto o brasileiro tem pouco ou até mesmo nenhum conhecimento básico de finanças, e tbm noto que não é um conhecimento tão difundido assim nas escolas, em alguns cursos superiores o assunto chega a ser abordado, mas não é em todas as áreas de formação.

Hoje, graças a Internet temos conteúdo difundido e gratuito no youtube por exemplo, mas ainda falta um pouco de interesse por parte das pessoas em correr atrás desse conhecimento que faz total diferença na vida pessoal e profissional de uma pessoa, não é atoa que é o módulo 2 desse curso.

Por que vcs acham que essa matéria continua sendo tão negligenciada?

A gente está em um ciclo vicioso. Meus professores não entendiam de finanças, eram em sua maioria fodidos, com umas ideias e idolatria ridículas. Não tenho como esperar que tivessem me ensinado algo.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

@Carlos Bastos, a ignorância e a complexidade do ser humano em inventar desculpas nos limita a falar verdades... não sei se me entende... este jeito me cheira que vc é leonino? rsrsrrs... brincadeira não precisa falar se não quiser... nós somos assim gostamos de ajudar mas as vezes como o Raul mesmo diz a única verdade possível, as vezes as pessoas não estão prontas pra ouvir que fizeram ou estão fazendo cagada se posso dizer aqui assim... e muitas das vezes da murro em ponto de faca a vida toda e não aprende. então muitos passam a vida toda e não aprender e esta tudo bem pra ele... outros assumem e querem outros não estão nem ai pra nada... bem cada um tem suas escolhas e cada um sabe o calo que aperta no seu sapato.... vamos em frente e ñ sejamos manada ou rebanho.... abraço e obrigado 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Fala véi, nada, sou de libra. Mas eu acredito também no tempo de cada um, assim como em mim deu o estalo com os outros também há de ser, e se eles quiserem. As pessoas também se apegam muito no Deus proverá, também acredito nisso, mas eu gosto de pensar também que estou ajudando Deus a abrir meus caminhos.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Agnaldo Araujo De Sousa disse:

Rapaz, leu meu pensamento. Tinha pensado em fazer um tópico desse kkkkkk

Então. Acho que tem um pouco da cultura aí, não faz parte da nossa cultura falar de dinheiro.

Como os professores vão falar de dinheiro se eles não receberam educação nesse sentido e, muitos, estão atolados em dívidas, empréstimos consignados....

Outro detalhe é a demonização do dinheiro. É comum ouvirmos falar que dinheiro é a raiz de todo o mau e vários outros mitos trabalhados na aula 3 do módulo 1.

Tem-se tentado fazer algo para melhorar essa situação, mas a passos de tartaruga. A educação financeira é tema transversal na BNCC, há o programa Aprender Valor, que trabalha o tema com estudantes do ensino fundamental, são exemplos. 

Não acredito em "plano de governo" para que as pessoas não tenham conhecimento sobre o assunto.  

Não é interesse tbm por parte do governo que as pessoas entendam sobre dinheiro. "Consciência" financeira  não é muito bom pra quem gosta de roubar sem fazer nada.

Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Jefferson Cunha disse:

Por que vcs acham que essa matéria continua sendo tão negligenciada?

Minha hipótese é que muitos brasileiros se conformam com sua situação atual, pensando que é impossível mudá-la e que o melhor a fazer é contar com a sorte. Isso se acentua por dois motivos:

1 - O brasileiro médio tem preocupações urgentes. Há aqueles que lutam para sobreviver dia após dia e, por isso, não conseguem pensar em investir dinheiro. Há também aqueles mais preocupados com a imagem, querendo coisas caras. Para essas pessoas, basta poder usar o cartão de crédito pagando o mínimo, que já é o suficiente.

2 - Falar sobre dinheiro é um tabu. No Brasil, a cultura valoriza mais a humildade do que o sucesso financeiro. Isso faz com que as pessoas se sintam mais próximas daqueles que estão em dificuldades do que daqueles bem-sucedidos, que são frequentemente rotulados como privilegiados ou sortudos.

Esse desdém pelo sucesso financeiro acaba levando a uma falta de interesse em educação financeira. Muitos não buscam conhecimento nessa área porque não veem valor ou possibilidade em obter uma situação financeira melhor.

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

6 minutes ago, Jefferson Cunha disse:

Não é interesse tbm por parte do governo que as pessoas entendam sobre dinheiro. "Consciência" financeira  não é muito bom pra quem gosta de roubar sem fazer nada.

Pro governo, realmente não é bom. Aí essa falta de conhecimento ajuda a permanecer a concentração de renda. 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

2 minutes ago, Claudenildo Felis Carneiro De Oliveira disse:

Minha hipótese é que muitos brasileiros se conformam com sua situação atual, pensando que é impossível mudá-la e que o melhor a fazer é contar com a sorte. Isso se acentua por dois motivos:

1 - O brasileiro médio tem preocupações urgentes. Há aqueles que lutam para sobreviver dia após dia e, por isso, não conseguem pensar em investir dinheiro. Há também aqueles mais preocupados com a imagem, querendo coisas caras. Para essas pessoas, basta poder usar o cartão de crédito pagando o mínimo, que já é o suficiente.

2 - Falar sobre dinheiro é um tabu. No Brasil, a cultura valoriza mais a humildade do que o sucesso financeiro. Isso faz com que as pessoas se sintam mais próximas daqueles que estão em dificuldades do que daqueles bem-sucedidos, que são frequentemente rotulados como privilegiados ou sortudos.

Esse desdém pelo sucesso financeiro acaba levando a uma falta de interesse em educação financeira. Muitos não buscam conhecimento nessa área porque não veem valor ou possibilidade em obter uma situação financeira melhor.

Bons pontos levantados.

A Riqueza realmente é mal vista aqui no brasil, quem gera empregos é visto como vilão, sendo que o governo fica com a maior parte de todo mundo (rouba mesmo).

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

De certa forma vou falar de política, de forma apartidária e rasa, até por que não tenho base pra falar mais, mas não é interesse dos políticos que a população melhore de vida. As melhoras são automaticamente manipuladas pra aumentar o consumo e assim girar a economia. Eleitores focados em gastar menos do que ganha, investir de forma autônoma e inteligentes e conscientes de que gasto público não é necessariamente pra o bem da população não é do interesse deles, nem de direita, nem de esquerda nem de centro. Sou baiano e vejo o engajamento da população mais pobre na época das eleições. Migalhas são o suficiente pra conseguir o voto do povo.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

7 minutes ago, Carlos Bastos disse:

De certa forma vou falar de política, de forma apartidária e rasa, até por que não tenho base pra falar mais, mas não é interesse dos políticos que a população melhore de vida. As melhoras são automaticamente manipuladas pra aumentar o consumo e assim girar a economia. Eleitores focados em gastar menos do que ganha, investir de forma autônoma e inteligentes e conscientes de que gasto público não é necessariamente pra o bem da população não é do interesse deles, nem de direita, nem de esquerda nem de centro. Sou baiano e vejo o engajamento da população mais pobre na época das eleições. Migalhas são o suficiente pra conseguir o voto do povo.

Penso de forma similar Carlos, eu "acordei pra vida" depois de estudar sobre o sistema previdenciário, afinal de contas eu nunca botei fé na previdência publica (nem na privada pra ser sincero), foi aí que comecei meu interesse por investimentos, e vi que era possível montar uma aposentadoria própria. Mas graças ao meu interesse por estudar política que conheci o trabalho do Raul (ele participou de um podcast com o Adriano Paranaíba), e tbm minha preocupação com a minha velhice que vim parar aqui no Curso do Raul, pretendo virar um investidor kkkkkk

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Fala galeraaaa!!!

@Jefferson Cunha bom d+ seu tema!

Eu concordo com o pessoal dizendo ser algo cultural, e penso que essa cultura é tão forte e difundida, que faz a gente acreditar que ganhar dinheiro é errado, principalmente se a receita cresce sem ser oriunda de um esforço sobrenatural.

Quem tem dinheiro é visto de forma admiravel e ao mesmo tempo é alguém absolutamente inacessível ou que não queremos ter por perto.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

26 minutes ago, Agnaldo Araujo De Sousa disse:

Vendo os comentários dos colegas aí, tava pensando que agora cabe a nós mudar essa realidade pelo menos na nossa família.

Se conseguirmos atingir mais pessoas, melhor ainda. O @Raul Senaestá fazendo isso muito bem.

Eu pretendo fazer isso, na verdade eu sempre tento alertar todo mundo ao meu redor e mostrar a importância de poupar, até penso sim em aplicar o conhecimento que vou adquirir aqui no curso na minha carteira de clientes, pq o que vejo de cliente meu fazendo merda financeira, num tá escrito... 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...