Jump to content

Por quê educação financeira é tão negligenciada em nosso país?


Recommended Posts

6 horas atrás, Jefferson Cunha disse:

Iai galera,

No meu dia a dia (sou contador), eu sempre noto o quanto o brasileiro tem pouco ou até mesmo nenhum conhecimento básico de finanças, e tbm noto que não é um conhecimento tão difundido assim nas escolas, em alguns cvrsos superiores o assunto chega a ser abordado, mas não é em todas as áreas de formação.

Hoje, graças a Internet temos conteúdo difundido e gratuito no youtube por exemplo, mas ainda falta um pouco de interesse por parte das pessoas em correr atrás desse conhecimento que faz total diferença na vida pessoal e profissional de uma pessoa, não é atoa que é o módulo 2 desse cvrso.

Por que vcs acham que essa matéria continua sendo tão negligenciada?

Sem querer entrar em política, porque é um tema banido e proibido na comunidade.

 

Mas a educação financeira e a educação geral, continuaram sendo negligênciadas pois são convenientes aos governantes

1650066791_images-2023-06-06T162533_727.jpeg.686c0e1290cc06fb534f07405ab1a916.jpegs.

Editado por Ricardo Ochoa
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

4 horas atrás, Jefferson Cunha disse:

Iai galera,

No meu dia a dia (sou contador), eu sempre noto o quanto o brasileiro tem pouco ou até mesmo nenhum conhecimento básico de finanças, e tbm noto que não é um conhecimento tão difundido assim nas escolas, em alguns cursos superiores o assunto chega a ser abordado, mas não é em todas as áreas de formação.

Hoje, graças a Internet temos conteúdo difundido e gratuito no youtube por exemplo, mas ainda falta um pouco de interesse por parte das pessoas em correr atrás desse conhecimento que faz total diferença na vida pessoal e profissional de uma pessoa, não é atoa que é o módulo 2 desse curso.

Por que vcs acham que essa matéria continua sendo tão negligenciada?

Oi @Jefferson Cunha,

Eu acho que tem muito de cultural, mas tem também um lobby e interesse geral de que o povo não tenha educação financeira.

Propagandas incentivando o consumo desenfreado, "ofertas" de empréstimos, "12 x sem juros no cartão", limites de crédito fácil em cheque especial e cartão de crédito, muitas vezes superior ao que o cliente ganha por mês.  Bancos e financeiras tem todo o interesse em dar corda para seus clientes se enforcarem.

Os bancôes não ganham dinheiro de clientes conscientes, que nunca entram no cheque especial e que pagam suas contas e faturas de cartão de cartão de crédito integralmente e no vencimento.  Aquele lucro absurdo que a gente vê nos bancões vem dos brasileiros enrolados, seduzidos pelas "promoções" que chegam nos emails, mensagens ou mídias sociais, todos tirando proveito da falta de educação financeira da grande maioria.

Já pensou como os caras do marketing dos bancos são bons?  Te oferecem um produto que, se você usar, vai pagar juros maiores que 10% ao mes (sendo conservador) e ainda chamam isso de "cheque especial"!

Sobre bancos e investimentos, tem uma grande diferença entre investir no banco e investir em banco.  Eu invisto em bancões, tenho 2 deles na minha carteira de ações, mas nunca invisto no banco; faço direto nas corretoras.  ISA-Ex é imbatível na RF.

No caso dos brasileiros, eles foram doutrinados que "seguro é a poupança" e que "bolsa de valores é cassino".  Total falta de informação.

Eu demorei muitos anos para acordar, mas acordei.  Não sei se o povo vai acordar, ou vai ser acordado, afinal, quem faz o marketing não tem interesse nisso.

Eu acho que educação financeira tinha que ser matéria obrigatória desde o ensino básico.  Muito mais importante entender sobre finanças do que várias outras matérias ensinadas na escolha, muitas delas sem nenhuma utilidade na vida prática.  Esse assunto deveria ser parte da matemática ensinada a todos.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Então, mas acho que isso é meio generalizado. Toda coleção Pai Rico Pai Pobre, por exemplo, mostra que não existe nenhuma educação financeira nas escolas dos EUA também, e a gente tá falando da centro do Capitalismo mundial. 
 

Eu não tô conseguindo pensar em nenhum país onde as pessoas tenham educação financeira, no máximo uma economia doméstica. 
 

As pessoas gostam de culpar o governo, como se ele fosse uma entidade a parte, mas sei lá, acho que a falta de educação financeira é vantajosa pra entidades como os Bancos. Até porque para o banco é muito melhor vc estar do lado que pega o crédito, do lado que não tem esse conhecimento… Não tô falando que a falta de educação financeira é “vantajoso” pra todos os grandes players, mas a gente não pode esquecer que o governo é composto por pessoas e normalmente por milionários, por pessoas que tem esse tipo de educação. Se isso não é algo incentivado é pq essa galera não quer.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Jefferson Cunha disse:

Eu pretendo fazer isso, na verdade eu sempre tento alertar todo mundo ao meu redor e mostrar a importância de poupar, até penso sim em aplicar o conhecimento que vou adquirir aqui no curso na minha carteira de clientes, pq o que vejo de cliente meu fazendo merda financeira, num tá escrito... 

De troca, você ainda aprende mais.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...