Jump to content

Medo de assalto em épocas de cartão de débito, PIX, Apps "poderosos" nos celulares.


Recommended Posts

Meu caro Willian, tudo bem?

 

Certamente é inegável que o PIX, junto com sua facilidade, trouxe também riscos, como muito bem citado por vc. Eu confesso que venho pensando muito nestes riscos há algum tempo, mas acabei, por inércia mesmo, não tomando nenhuma medida preventiva até o momento! Achei suas medidas bastante interessantes e válidas. Não nos devemos esquecer que, apesar do risco populacional ser pequeno de algo acontecer, quando acontece, seu risco individual passou a ser de 100% e não baixo, então com certeza vale a pena tomar precauções.

Muito obrigado mesmo pelas suas contribuiçõe!

A única coisa que penso em fazer diferente para dificultar a vida dos meliantes é utilizar sempre a versão web das corretoras, podendo ser no PC do trabalho mesmo, caso tenha segurança para isso, evitando instalar aplicativos deste tipo no celular (ladrões muito bem informados conseguem acessar o histórico de desinstalações recentes do celular para verificar se tem algum aplicativo lá do setor financeiro, reinstalar e mandar vc entrar com senha, etc!!!!).

 

Até

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

15 horas atrás, William Redig disse:

Oi S@rdinhas,

É inegável, principalmente para quem mora em grandes centros urbanos que está cada vez mais perigoso andar com celular com apps de banco no nosso celular do dia-a-dia.   Um assalto, ou sequestro relâmpago pode fazer a economia de muitos anos ser subtraida de nossas contas em poucos minutos.

Até antes da chegada dos super-apps de bancos, onde ficam os nossos investimentos, era menos perigoso.  Eu tinha o hábito de sempre andar com algum dinheiro na carteira e usar isso para pgamentos do dia-a-dia e levava somente um ou dois cartões de crédito junto.

Finalmente, cheguei à conclusão que não posso ter os apps de bancos comigo o tempo todo.  É aquela velha máxima de como se deve balancear conveniência x segurança?

Passei a fazer o seguinte:  Estou usando um celular velho para os apps de bancos e corretoras.  Normalmente deixo esse telefone em casa ou no escritório.  Quando preciso transportar ele, vai desligado e escondido, normalmente fica em casa.  Para o dia-a-dia, no meu celular onde tem tudo, fica apenas um app de banco digital que uso apenas para gastos do dia-a-dia.  Não tem limite de crédito da conta-corrente e a modalidade crédito tem um limite muito pequeno.  Nele, eu "me pago" uma mesadinha semanal para os gastos do dia-a-dia e uma eventual comprinha no cartão de crédito.  Funciona meio igual ao tanque de gasolina do meu carro, quando chega a 1/4, eu reabasteço.  Se eu for roubado ou assaltado, o ladrão vai ter uns mil reais para levar e se usar o cartão de crédito, mais mil de limite, e só isso.

A parte de movimentações maiores, como pagamento de contas, investimentos, resgates de aplicações, etc..., eu faço de forma programada.  Costumo preparar a semana no durante o FDS e todos os dias pela manhã, eu dou uma conferida se precisa de algum ajuste. 

Se for dia de aportes, posso até instalar o app da corretora quando no escritório, faço o que precisa ser feito e depois desinstalo ao app.  Da um certo trabalho, mas não vejo outra forma....

Passei a ficar muito mais tranquilo depois que adotei essas técnicas.

E vocês, como fazem?  Estou aceitando sugestões para reduzir a inconveniência de não ter tudo comigo o tempo todo.

Outro cuidado é a conta de email cadastrada nos bancos e numeryde telefone não ser carregado junto, deve ser deixado em casa também, assim não vai ser possível recuperar senhas.

Nada prático, já tentei, estou tentando chegar nesse nível segurança, mas a praticidade me vence.

Também cuidado ao carregar seu celular em qualquer USB público, ou usar wi-fi públicos, principalmente se não precisar de senha.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu tbm já refleti muito sobre esse tema e a minha conclusão essa mesma sua @William Redigde possuir dois aparelhos um para ficar em casa e outro de dia-a-dia com uma continha em banco digital e com um pingado dentro... praticamente aquilo que chamávamos em um passado não tão distante de carteira do ladrão.

Porém na prática o que fiz até agora mesmo foi apenas ativar a "pasta segura" da samsung onde é necessária uma outra senha para entrar, eu sei que em caso de sequestro não vai ajudar em nada... mas pelo menos vai dificultar um pouco em caso de alguém apenas roubar o celular com ele desbloqueado...

A insegurança em que vivemos é algo que me deixa realmente desmotivado em viver aqui, não poder sequer sair para caminhar na calçada sem preocupações, que mundo é esse... 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Oh meodeos tô me sentindo muito ingenua agora. Não tenho nada disso. Só tenho o meu celular e coloco tudo nele, até pq não tenho outro reserva. De repente pode ser pq até hoje não aconteceu nada. Gato escaldado tem medo de água fria, não é esse o ditado? Eu tenho 35 anos e até hoje nunca fui assaltada nem nada. No máximo clonaram o cartão mas o banco devolveu. E eu uso qualquer WiFi e USB q tiver 😟

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 minutes ago, Fabiano Gomes disse:

Eu tbm já refleti muito sobre esse tema e a minha conclusão essa mesma sua @William Redigde possuir dois aparelhos um para ficar em casa e outro de dia-a-dia com uma continha em banco digital e com um pingado dentro... praticamente aquilo que chamávamos em um passado não tão distante de carteira do ladrão.

Porém na prática o que fiz até agora mesmo foi apenas ativar a "pasta segura" da samsung onde é necessária uma outra senha para entrar, eu sei que em caso de sequestro não vai ajudar em nada... mas pelo menos vai dificultar um pouco em caso de alguém apenas roubar o celular com ele desbloqueado...

A insegurança em que vivemos é algo que me deixa realmente desmotivado em viver aqui, não poder sequer sair para caminhar na calçada sem preocupações, que mundo é esse... 

Rapaz, eu não tenho esses medos não e olha q moro na região metropolitana do RJ, vivo andando por aí e ainda viajo sozinha. O q tiver q ser será. Existe uma teoria na física chamada determinismo q fala isso. O vídeo do ciência todo dia chamado Você não controla a sua vida explica muito bem. Ou para os mais religiosos, maktub, estava escrito.

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 minute ago, Barbara disse:

Rapaz, eu não tenho esses medos não e olha q moro na região metropolitana do RJ, vivo andando por aí e ainda viajo sozinha. O q tiver q ser será. Existe uma teoria na física chamada determinismo q fala isso. O vídeo do ciência todo dia chamado Você não controla a sua vida explica muito bem. Ou para os mais religiosos, maktub, estava escrito.

Então no meu caso eu mencionei devido a onda de assaltos que estão acontecendo em específico nos quarteirões em volta de onde moro, todos os dias tenho vizinhos do meu prédio e tbm dos prédios ao lado informando assaltos enquanto estão indo/vindo, levando o cachorro para passear etc. enfim, não se trata do acreditar que vai ocorrer, mas sim do que já está ocorrendo onde moro... Muitas vezes são assaltados por motoboys usando bags do ifood etc... é triste ver para onde estamos nos dirigindo...

 

 

  • Brabo 1
  • Triste demais irmão 1
Link para compartilhar
Share on other sites

26 minutes ago, Barbara disse:

Oh meodeos tô me sentindo muito ingenua agora. Não tenho nada disso. Só tenho o meu celular e coloco tudo nele, até pq não tenho outro reserva. De repente pode ser pq até hoje não aconteceu nada. Gato escaldado tem medo de água fria, não é esse o ditado? Eu tenho 35 anos e até hoje nunca fui assaltada nem nada. No máximo clonaram o cartão mas o banco devolveu. E eu uso qualquer WiFi e USB q tiver 😟

Eu também não tinha medo, até que me apontaram uma arma na cabeça e me fizeram dar a senha do celular e dos cartões.  Depois disso eu parei de andar cheio de cartões na carteira.  Ainda bem que naquela época eu não tinha investimentos.  Até hoje isso me dá aborrecimento graças ao Amex Platinum Card, de quem era cliente desde 1987 se recusou a estornar 13mil que o ladrão gastou e até hoje estão tentando me cobrar, nome sujo no SPC, etc...

Eu também me recuso a pagar, já que eles foram comunicados no próprio dia do evento e como não preciso de crédito, não me afeta em nada.  Se fosse hoje em dia, poderiam levar uma grana dos meus investimentos, por isso o cuidado.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

5 minutes ago, Fabiano Gomes disse:

Então no meu caso eu mencionei devido a onda de assaltos que estão acontecendo em específico nos quarteirões em volta de onde moro, todos os dias tenho vizinhos do meu prédio e tbm dos prédios ao lado informando assaltos enquanto estão indo/vindo, levando o cachorro para passear etc. enfim, não se trata do acreditar que vai ocorrer, mas sim do que já está ocorrendo onde moro... Muitas vezes são assaltados por motoboys usando bags do ifood etc... é triste ver para onde estamos nos dirigindo...

 

 

Te entendo sim, claro, a gente acaba ficando receoso mesmo. Eu sinceramente acho q dei "sorte" nesse aspecto.

3 minutes ago, William Redig disse:

Eu também não tinha medo, até que me apontaram uma arma na cabeça e me fizeram dar a senha do celular e dos cartões.  Depois disso eu parei de andar cheio de cartões na carteira.  Ainda bem que naquela época eu não tinha investimentos.  Até hoje isso me dá aborrecimento graças ao Amex Platinum Card, de quem era cliente desde 1987 se recusou a estornar 13mil que o ladrão gastou e até hoje estão tentando me cobrar, nome sujo no SPC, etc...

Eu também me recuso a pagar, já que eles foram comunicados no próprio dia do evento e como não preciso de crédito, não me afeta em nada.  Se fosse hoje em dia, poderiam levar uma grana dos meus investimentos, por isso o cuidado.

 Normalmente só ando com um cartão com o limite mais baixo e sem dinheiro, mas no meu celular tem tudo. Agora o q me pergunto é se realmente tinha como evitar? eu tenho uma amiga, e q também mora perto de mim, q teve a carteira furtada com todos os cartões, dinheiro e passaporte no metrô em Paris. Imagina a dor de cabeça. Então... não foi aqui mas foi lá. E olha q ela também é toda precavida.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Como falei algumas vezes, eu cometo o erro de ter tudo no mesmo celular. Realmente, se "me pegam", isso pode ser um problema muito grande e até mesmo me quebrar.

Fico muito pouco expostos e considero o risco de acontecer algo comigo muito baixo. Porém o risco existe.

Agora estou mudando isso, principalmente porque vou quarta agora pra Goiânia e quero ficar despreocupado, levemente embriagado, o que naturalmente pode me deixar exposto também.

Pra facilitar eu tenho um grupinho com todos os APPs de banco juntos kkkkk

Lembra quando eu critiquei minha mãe de salvar os contatos escrito que a pessoa é irmã, pai, marido, filho kkkkk

Editado por Rai Nunes
Link para compartilhar
Share on other sites

On 18/06/2023 at 09:04, William Redig disse:

Oi S@rdinhas,

É inegável, principalmente para quem mora em grandes centros urbanos que está cada vez mais perigoso andar com celular com apps de banco no nosso celular do dia-a-dia.   Um assalto, ou sequestro relâmpago pode fazer a economia de muitos anos ser subtraida de nossas contas em poucos minutos.

Até antes da chegada dos super-apps de bancos, onde ficam os nossos investimentos, era menos perigoso.  Eu tinha o hábito de sempre andar com algum dinheiro na carteira e usar isso para pgamentos do dia-a-dia e levava somente um ou dois cartões de crédito junto.

Finalmente, cheguei à conclusão que não posso ter os apps de bancos comigo o tempo todo.  É aquela velha máxima de como se deve balancear conveniência x segurança?

Passei a fazer o seguinte:  Estou usando um celular velho para os apps de bancos e corretoras.  Normalmente deixo esse telefone em casa ou no escritório.  Quando preciso transportar ele, vai desligado e escondido, normalmente fica em casa.  Para o dia-a-dia, no meu celular onde tem tudo, fica apenas um app de banco digital que uso apenas para gastos do dia-a-dia.  Não tem limite de crédito da conta-corrente e a modalidade crédito tem um limite muito pequeno.  Nele, eu "me pago" uma mesadinha semanal para os gastos do dia-a-dia e uma eventual comprinha no cartão de crédito.  Funciona meio igual ao tanque de gasolina do meu carro, quando chega a 1/4, eu reabasteço.  Se eu for roubado ou assaltado, o ladrão vai ter uns mil reais para levar e se usar o cartão de crédito, mais mil de limite, e só isso.

A parte de movimentações maiores, como pagamento de contas, investimentos, resgates de aplicações, etc..., eu faço de forma programada.  Costumo preparar a semana no durante o FDS e todos os dias pela manhã, eu dou uma conferida se precisa de algum ajuste. 

Se for dia de aportes, posso até instalar o app da corretora quando no escritório, faço o que precisa ser feito e depois desinstalo ao app.  Da um certo trabalho, mas não vejo outra forma....

Passei a ficar muito mais tranquilo depois que adotei essas técnicas.

E vocês, como fazem?  Estou aceitando sugestões para reduzir a inconveniência de não ter tudo comigo o tempo todo.

Booooa @William Redig... que post essencial.

Eu não consigo ter 2 aparelhos... já tive e dava uma confusão, sem falar que eu esquecia um deles por aí direto kkkk

Também adotei algumas medidas de segurança que vou compartilhar com vocês:

1º - Criei um e-mail para recuperação de senha dos bancos que não fica logado no celular, já reparou que se você clicar em "esqueci minha senha" o link vai justamente pro e-mail que até avisa via pop-up o código de recuperação?? kkkk. Parece óbvio demais, mas trocar esse e-mail de recuperação para um exclusivamente pra essa finalidade que não esteja logado no aparelho já ajuda demaaaais.
2º - Utilizo Senha, Biometria digital, Biometria facial... tudo que o aplicativo da conta oferecer
3º - Atualmente meu aparelho é um Xiaomi, busquei na internet como bloquear aqueles anúncios (que podem ser ferramentas de Fishing) e também descobri que além do código de desbloqueio (padrão/senha/biometria) você pode escolher aplicativos que peçam outro código de desbloqueio ao serem abertos (coloquei outro padrão e a biometria de outro dedo para todos esses apps financeiros)
4º - Cartões... só levo um, o limite vou ajustando pelo app de 1000 em 1000 reais também.
5º - Utilizo NFC do relógio (smartwatch) e o app da carteira google para pagar a maior aparte das coisas do dia a dia, nesta "carteira digital" cadastro apenas o cartão virtual.
6º - Uma vez a cada 6 meses troco TODOS os cartões digitais, cancelo e abro novo.... relaxa... a Netflix vai te avisar que não conseguiu processar o pagamento, e os outros pagamentos recorrentes via CC também kkkk... vou atualizando o cadastro a medida que eles reclamam kkk. Isso ajuda a não deixar cadastros antigos com cartões ativos, em caso de vazamento de dados (Mercado Livre por exemplo) você tá tranquilo...
7º - Dinheiro em espécie: O quê é isso? Nunca nem vi kkkk. Ando com o dinheiro do bandido, 1 lanche e um remendo de pneu kkkk (entre 40,00 e 50,00 reais). E olha que sou piloto executivo, rodo muitas cidadezinhas pequenas onde as vezes as notinhas fazem falta.... mas sempre dá-se um jeito. Existe muita gente de bem por aí, na hora da necessidade você consegue conversar e passar um pix depois, sério... faço isso com frequência....
8º - Last but not least, cara... vale a pena comprar uma carteira/bolsa com bloqueador de NFC (RFID Protection). Isso é muito baratinho hoje e ajuda a evitar um dos golpes mais idiotas que vejo por aí... um FDP com uma minizinha na mão, passa 50,00 no crédito e no ônibus, na feira, no mercado... chega perto de uma bolsa ou do seu bolso... aproximou, pagou...

Essas são as minhas medidas de segurança hoje... amanhã serão outras... depois mais... essa busca constante deve acompanhar a comodidade e a evolução da tecnologia. Bandidos dormem e acordam planejando golpes, o que serve hoje, não serve amanhã.

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Minha segurança na rua é basicamente o meu carro e os lugares que eu frequento.

Já citei isso aqui algumas vezes, mas eu sou bem chato mesmo com questões de segurança. Ao mesmo tempo não fiz o que talvez fosse mais básico, que é tirar as coisas do celular.

Claro que a gente, de uma forma ou outra, em algum momento fica vulnerável, mas enquanto puder evitar isso, melhor.

Meus carros são blindados, evito frequentar locais que não tenham como estacionar dentro. Procuro frequentar locais com seguranças armados e é extremamente raro eu estar exposto na rua. Em especial aqui na cidade que moro, praticamente todo mundo vive em condomínio, o que torna até as visitas a amigos tranquilas.

Desde sempre presto muita atenção antes de sair ou ir em direção ao carro, para procurar entender o cenário em volta. Estacionamentos são perigosos. Pareço paranoico para quem me vê pela primeira vez, mas quem me conhece sabe que isso acaba virando um estado natural nosso.

Ainda hoje preciso tirar alguns apps do celular porque em Goiânia quero me desligar completamente e certamente estarei em situações vulneráveis por lá.

Ps.: até quando saio para beber com amigos, costumo ir em um supermercado específico por conta da segurança, além de ficar grudado na delegacia de polícia.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...