Jump to content

Próximo passa de um negócio - Confecção de Bolo


Recommended Posts

Salve sardinhas.

 

Queria a ajuda da mente brilhante de vocês para analisar se vale a pena ou não investir em um negócio da minha mãe para ele dar um próximo passo.

Contexto

Recentemente minha mãe (55) tem tido muito sucesso no negócio dela de confecção de bolos. Ela começou fazendo bolos de pote e hoje já tem abriu um MEI e atende algumas empresas da cidade, além de diversos clientes. Os bolos dela são muito elogiados e até ganhou alguns reconhecimentos locais.

O valor médio de um bolo é R$ 115 reais e ela faz em média 20 por semana. O custo de cada bolo é cerca de 30 a 35% e o lucro é entre 70 a 65%

Hoje ela produz os bolos na casa dela. Investiu comprando mais um geladeira, fogão, e outros aparelhos. Em termos de espaço, a cozinha dela é bem apertada as vezes e com muita louça pra lavar. Ela chama uma moça para ajudar quando possui muita encomenda e paga uns R$ 150 reais por dia pra ela.

 

A duvida

Pensei em como poderíamos evoluir esse negócio para talvez ter um espaço mais adequado, otimizar o processo para talvez trabalhar um pouco menos. Meu receito é o custo disso tudo tornar o negocio inviável.

Os bolos dela são muito elogiados, pensei até em ela criar algo para ensinar outras pessoas a fazerem o bolo para elas venderem nas cidades dela, quase como uma "franquia". E ela ganharia um dinheiro a mais com isso. Criar um produto de Marketing digital com isso, sei la.

Ou eu deixo isso pra lá e deixo ela continuar o negócio dela sem me intrometer?

 

Queria ouvir de vocês se estou viajando demais, ou é algo possível.

 

Vlw Sardinhas!

 

Editado por Arthur Takao Correia Takehara
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Arthur Takao Correia Takehara disse:

Salve sardinhas.

 

Queria a ajuda da mente brilhante de vocês para analisar se vale a pena ou não investir em um negócio da minha mãe para ele dar um próximo passo.

Contexto

Recentemente minha mãe (55) tem tido muito sucesso no negócio dela de confecção de bolos. Ela começou fazendo bolos de pote e hoje já tem abriu um MEI e atende algumas empresas da cidade, além de diversos clientes. Os bolos dela são muito elogiados e até ganhou alguns reconhecimentos locais.

O valor médio de um bolo é R$ 115 reais e ela faz em média 20 por semana. O custo de cada bolo é cerca de 30 a 35% e o lucro é entre 70 a 65%

Hoje ela produz os bolos na casa dela. Investiu comprando mais um geladeira, fogão, e outros aparelhos. Em termos de espaço, a cozinha dela é bem apertada as vezes e com muita louça pra lavar. Ela chama uma moça para ajudar quando possui muita encomenda e paga uns R$ 150 reais por dia pra ela.

 

A duvida

Pensei em como poderíamos evoluir esse negócio para talvez ter um espaço mais adequado, otimizar o processo para talvez trabalhar um pouco menos. Meu receito é o custo disso tudo tornar o negocio inviável.

Os bolos dela são muito elogiados, pensei até em ela criar algo para ensinar outras pessoas a fazerem o bolo para elas venderem nas cidades dela, quase como uma "franquia". E ela ganharia um dinheiro a mais com isso. Criar um produto de Marketing digital com isso, sei la.

Ou eu deixo isso pra lá e deixo ela continuar o negócio dela sem me intrometer?

 

Queria ouvir de vocês se estou viajando demais, ou é algo possível.

 

Vlw Sardinhas!

 

bom tudo requer uma analise com cuidado...

aluguel e um dos maiores gastos no começo de um comercio...

uma dica para fazer essas contas e pode até procurar um SEBRAE para ajudar com isso

Um Plano de negocio seria um bom começo 

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Arthur Takao Correia Takehara disse:

Salve sardinhas.

 

Queria a ajuda da mente brilhante de vocês para analisar se vale a pena ou não investir em um negócio da minha mãe para ele dar um próximo passo.

Contexto

Recentemente minha mãe (55) tem tido muito sucesso no negócio dela de confecção de bolos. Ela começou fazendo bolos de pote e hoje já tem abriu um MEI e atende algumas empresas da cidade, além de diversos clientes. Os bolos dela são muito elogiados e até ganhou alguns reconhecimentos locais.

O valor médio de um bolo é R$ 115 reais e ela faz em média 20 por semana. O custo de cada bolo é cerca de 30 a 35% e o lucro é entre 70 a 65%

Hoje ela produz os bolos na casa dela. Investiu comprando mais um geladeira, fogão, e outros aparelhos. Em termos de espaço, a cozinha dela é bem apertada as vezes e com muita louça pra lavar. Ela chama uma moça para ajudar quando possui muita encomenda e paga uns R$ 150 reais por dia pra ela.

 

A duvida

Pensei em como poderíamos evoluir esse negócio para talvez ter um espaço mais adequado, otimizar o processo para talvez trabalhar um pouco menos. Meu receito é o custo disso tudo tornar o negocio inviável.

Os bolos dela são muito elogiados, pensei até em ela criar algo para ensinar outras pessoas a fazerem o bolo para elas venderem nas cidades dela, quase como uma "franquia". E ela ganharia um dinheiro a mais com isso. Criar um produto de Marketing digital com isso, sei la.

Ou eu deixo isso pra lá e deixo ela continuar o negócio dela sem me intrometer?

 

Queria ouvir de vocês se estou viajando demais, ou é algo possível.

 

Vlw Sardinhas!

 

Como disse o @Bruno Murad o sebrae é uma boa para você pegar mais conhecimento sobre esse empreendimento 

https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline

tem vários cursos, online e de graça, bem didáticos, cursos curtos.

pois suas contas estão muito simplistas, o lucro é alto, mas você esta levando em conta o custo da energia elétrica, esta remunerando tua mãe (o tempo dela fazendo bolo, comprando ingredientes) depreciação da geladeira, forno, fogão...

acho que seria importante você e tua mãe assistirem e aprenderem juntos, você pode ajudar aprendendo também a fazer bolo, passar um tempo com tua mãe, não tem preço.

ai que vem a pergunta, sera que tua mãe quer isso? ou ela prefere continuar como hobbie?

criar um produto de marketing digital, aí já esta viajando, tem muitos cursos sobre como fazer bolo, como lucrar vendendo bolo, qual seria o diferencial do seu?

o conselho, seria fazer o plano de negócios (sebrae te ensina como, tem até videos no Youtube) e a partir dali você tem que esperar o momento certo de investir, se achar que a base de clientes, frequência, etc, ROA, EDITDA... são favoráveis.

 

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...