Post popular William Redig Postado 12 de Julho de 2023 Post popular Compartilhar Postado 12 de Julho de 2023 Oi S@ardinhas, Peguei vocês no click-bait??? rsss. Vamos lá. Eu nunca recebi educação financeira na escola ou dos meus pais. A consequência disso é que eu cresci um adulto financeiramente irresponsável. Sabe aqueles vídeos do Raul que fala das M&rd@as que o povo faz? Pois é, eu fiz todas elas e mais algumas que até Deus duvida.... Eu tenho 3 filhos e 2 netos e se tem um legado que quero deixar para eles é o conhecimento e a responsabilidade financeira. O que eu aprendi na AUVP e aqui na comunidade eu faço questão de compartilhar, de mostrar exemplos e de orientá-los para que eles não façam como eu fiz, que cheguei aos 60 anos de idade com zero investido e agora estou tendo que ralar muito e aportar mais ainda para que eu consiga viver confortavelmente com renda passiva dentro de uns 6 ou 7 anos. Com planejamento, estratégia, foco e aportes, estou conseguindo superar as metas que eu estabeleci para chegar la. Você deve estar se perguntando onde é que o pé de dinheiro entra nessa história, não é mesmo. Siga comigo... O português é um idioma fantástico, cheio de "armadilhas" gramaticais que fazem como que qualquer gringo fique louco. Por exemplo: Calça é uma coisa que você bota; Já a bota é algo que se calça... Quando você diz que vai fazer algo já, significa agora, mas se é já já, pode ser daqui a pouco, amanhã, mês que vem ou nunca... Vai entender. Eu tenho 3 pede dinheiro, meus 3 filhos - não é pé de dinheiro, mas pede dinheiro. Estou trabalhando na educação financeira deles, aquela mesma educação que nem eu nem eles receberam na escola, mas vê-los evoluir e aprendendo um pouquinho comigo via osmose e muita falação no ouvido e, principalmente, com exemplos, vai fazer com que eles deixem de ser "pede dinheiro" e possam tornar os seus investimentos em pés de dinheiro. E vocês, s@rdinhas, estão tratando para transformar os seus "pede dinheiro" em "pés de dinheiro"? Compartilhem as suas experiências comigo!! 7 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Daniela Roo Afonso Postado 13 de Julho de 2023 Post popular Compartilhar Postado 13 de Julho de 2023 Não tenho pede dinheiro não! Hahaha Mas eu era a pede de papai e ele trabalhou direitinho em me dar educação financeira desde sempre. Ainda tenho mto q aprender sobre melhores investimentos, por isso estou aqui, mas felizmente já atingi a tal liberdade. E não tem ninguém nesse mundo q eu possa ser mais grata! Então, parabéns por já começar esse trabalho com os seus pede. 👏🏼👏🏼👏🏼 Das técnicas q meu pai usou posso compartilhar o q achei mais eficiente e espero q te ajude. (Senta q lá vem textão, mas eu acho essa história boa demais e merece ser compartilhada) Ele explicava sempre e era exemplo, aí me dava a oportunidade de agir por minha conta. Enquanto eu estava seguindo as orientações tava tudo ótimo, mas se eu fazia caca ele tirava meus benefícios kkkk Ou seja, aprendia na marra! Melhor exemplo disso foi com cartão de crédito: Ele me deu um adicional do cartão dele pras minhas despesas. Já tinha me explicado mil vezes sobre contas parceladas, q não era pra eu usar o cartão com besteiras, q era mais pra emergências e tals. E também q não era pra andar com o cartão sempre, para levar comigo somente qdo fosse utilizar. Eu, toda plena, fiz uma viagem de férias pra casa de uma amiga em Fortaleza e estava tendo Fortal (ahhhh bons tempos da minha vida de micaretas haha). Não tive dúvidas, ir no Fortal era uma emergência e algo q valia a pena! 🙈🙈 Como era caro, parcelei em 6x… Pulei o carnaval, curti a vida e voltei pra casa bronzeada e feliz… Até a fatura do cartão chegar… “Daniela, o q é isso aqui na fatura, Siriguela, 1 de 6?” Disse meu pai na maior calma do mundo, sem nenhum tom de briga. Expliquei e ele calmamente disse “ta bem”. Um tempo depois ia fazer algo q precisava do cartão, mas qdo fui pegar não achei em lugar nenhum. Fiquei desesperada! Certa q tinha perdido o cartão, fiquei morrendo de medo e fui contar pro meu pai morrendo de vergonha e preocupação: “Pai! Me desculpa, me perdoa, mas eu perdi o cartão de crédito!” - disse eu quase em prantos. E ele respondeu com uma única frase: “Não perdeu não “ 😂😂 Pois é… depois disso só fui ter cartão de novo quando eu já trabalhava. 😂😂 Só compro parcelado qdo não tem desconto à vista. Nunca deixei de pagar o valor total pq nunca compro nada q eu já não tenha o dinheiro aplicado pra cobrir o gasto se necessário. E desde o primeiro emprego (meia boca com salário de fome) eu aprendi a separar o valor pra “me pagar” primeiro e só depois gastar. Papai era bom em ensinar essa matéria 🤷🏻♀️😂🥰 5 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
William Redig Postado 13 de Julho de 2023 Author Compartilhar Postado 13 de Julho de 2023 Oi @Daniela Roo Afonso, muito bom seu post, obrigado por compartilhar. Com relação a cartão, eu usei uma técnica diferente. Cada um tem um limite. Quando extrapolam os seus limites sem me avisar antes, eu simplesmente bloqueava o cartão e não falava nada. Na hora de usar, tomavam rolha. Também deu certo... Aprenderam direitinho. Agora a missão é ensiná-los a pagaram a si primeiro. Os dois meninos (já são homens), pegaram isso bem fácil até porque sempre foram meio mão de vaca. A minha filha é mais complicado. Está casada e a osmose tem que passar também para o marido e ambos moram fora, em outro País, tem filhos pequenos e nessas condições controlar orçamento é mais complicado, ao mesmo tempo que mais necessário. Se pagarem primeiro eu já consegui, mas de vez em quando eu preciso chamá-la de burrinha.... exemplo: Ano passado ela veio com um papo de "Pai, você não quer ajudar a pagar uma caminha nova para o Gustavo e Tiago? (meus netos - o mais novo tinha acabado de nascer e realmente precisava de uma cama nova para os dois, tipo beliche)". Ajudei a eles, pagando a cama e no mesmo mês ela gastou o valor da cama na festa de aniversário do mais velho. Tive que falar: "Carol, você é burra mesmo!!! Me pede para pagar a cama, pois está dura e aí gasta o valor da cama numa festa????? Se você fosse um pouquinho inteligente, ia me pedir para pagar a festa - e eu pagaria - e você compraria a cama, e aí ficava tudo bem." No final em termos de grana dá na mesma, mas em termos de marketing pessoal e demonstração de inteligência (ou burrice) financeira, a história muda completamente. Bom, pelo menos a parte de fazer orçamento, separar uma graninha todo mês para os tempos difíceis, eles já estão fazendo. Continuam sendo "pede", mas pelo menos já estão construindo a reserva de emergência. Imagina só, morando em outro País, sem nenhum parente por perto e sem reserva.... 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Daniela Roo Afonso Postado 13 de Julho de 2023 Compartilhar Postado 13 de Julho de 2023 Putz, morando fora ainda é osso, precisam mais ainda se organizar! Nesse caso da festa da pra ver q falta a noção de prioridades mesmo, eles estão precisando fazer é umas práticas de orçamento! Eu levei um tapa na cara qdo me dei conta de como estou gastando meu dinheiro 🙈🙈 Boa sorte com seus pedes! 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Edison Paulini Postado 14 de Julho de 2023 Compartilhar Postado 14 de Julho de 2023 Boa noite, William! Vou confidenciar uma coisa. Não sou pai mas pretendo um dia ser. E gosto de ler esses relatos com os filhos que o pessoal tem. Me sinto deveras me preparando para quando chegar minha vez. Mesmo assim é legal aprender com essas vivências que sempre tiramos algo para nós. Me identifiquei no quesito de educação financeira. Também nunca foi tema aqui em casa. Meu pai tinha um certo controle por assim dizer mas nada de controlar gastos, colocar no papel para onde estava indo o dinheiro. Ele era já um homem resolvido e estava curtindo a vida de aposentando. E creio que por eu ser filho único, eu era um certo pede dinheiro pra ele e depois para minha mãe após o falecimento dele. Hoje em dia eu estaria na construção de ser um pé de dinheiro para ele com meu empreendimento e meus investimentos. Espero que eu possa um dia repassar essas vivências todas para minha próxima geração! 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts