Jump to content

Você também tem e cuida dos seus "pe de dinheiro"?


Recommended Posts

Oi @Daniela Roo Afonso, muito bom seu post,  obrigado por compartilhar.

Com relação a cartão, eu usei uma técnica diferente.  Cada um tem um limite.  Quando extrapolam os seus limites sem me avisar antes, eu simplesmente bloqueava o cartão e não falava nada.  Na hora de usar, tomavam rolha.

Também deu certo...  Aprenderam direitinho.  Agora a missão é ensiná-los a pagaram a si primeiro.  Os dois meninos (já são homens), pegaram isso bem fácil até porque sempre foram meio mão de vaca.  A minha filha é mais complicado.  Está casada e a osmose tem que passar também para o marido e ambos moram fora, em outro País, tem filhos pequenos e nessas condições controlar orçamento é mais complicado, ao mesmo tempo que mais necessário.  Se pagarem primeiro eu já consegui, mas de vez em quando eu preciso chamá-la de burrinha.... exemplo:

Ano passado ela veio com um papo de "Pai, você não quer ajudar a pagar uma caminha nova para o Gustavo e Tiago? (meus netos - o mais novo tinha acabado de nascer e realmente precisava de uma cama nova para os dois, tipo beliche)".  Ajudei a eles, pagando a cama e no mesmo mês ela gastou o valor da cama na festa de aniversário do mais velho.  Tive que falar:  "Carol, você é burra mesmo!!!  Me pede para pagar a cama, pois está dura e aí gasta o valor da cama numa festa?????  Se você fosse um pouquinho inteligente, ia me pedir para pagar a festa - e eu pagaria - e você compraria a cama, e aí ficava tudo bem." No final em termos de grana dá na mesma, mas em termos de marketing pessoal e demonstração de inteligência (ou burrice) financeira, a história muda completamente.

Bom, pelo menos a parte de fazer orçamento, separar uma graninha todo mês para os tempos difíceis, eles já estão fazendo.  Continuam sendo "pede", mas pelo menos já estão construindo a reserva de emergência.  Imagina só, morando em outro País, sem nenhum parente por perto e sem reserva....

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Putz, morando fora ainda é osso, precisam mais ainda se organizar! 
Nesse caso da festa da pra ver q falta a noção de prioridades mesmo, eles estão precisando fazer é umas práticas de orçamento! Eu levei um tapa na cara qdo me dei conta de como estou gastando meu dinheiro 🙈🙈

Boa sorte com seus pedes!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Boa noite, William!

Vou confidenciar uma coisa. Não sou pai mas pretendo um dia ser.

E gosto de ler esses relatos com os filhos que o pessoal tem. Me sinto deveras me preparando para quando chegar minha vez.

Mesmo assim é legal aprender com essas vivências que sempre tiramos algo para nós.

Me identifiquei no quesito de educação financeira. Também nunca foi tema aqui em casa. Meu pai tinha um certo controle por assim dizer mas nada de controlar gastos, colocar no papel para onde estava indo o dinheiro. Ele era já um homem resolvido e estava curtindo a vida de aposentando.

E creio que por eu ser filho único, eu era um certo pede dinheiro pra ele e depois para minha mãe após o falecimento dele.

Hoje em dia eu estaria na construção de ser um pé de dinheiro para ele com meu empreendimento e meus investimentos.

 

Espero que eu possa um dia repassar essas vivências todas para minha próxima geração!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...