Jump to content

IKIGAI - Complemento para conhecimento e inspiração.


Recommended Posts

O IKIGAI ensinado na Aula 2, é uma filosofia centenária, oriunda de Okinawa no Japão, sim Okinawa, aquela mesma!!! Quem é fã de Karatê Kid (anos 80) e do severo, mas simpático Mestre Miyagi, com certeza lembra da cidade natal do mestre do Karatê rsrs. Voltando…. O Ikigai não é só apenas é uma forma de se encontrar profissionalmente, mas também uma filosofia de vida. O Japão tem um histórico conhecido de longevidade, de idosos perfeitamente saudáveis, lúcidos e felizes. Não à toa, o significado dado ao IKIGAI é RAZÃO DE VIVER, não existe uma palavra específica, mas segundo o neurocientista e escritor Ken Mogi, esta é a melhor definição. Os Japoneses, dizem que podemos ter mais de um IKIGAI, partido de pequenas coisas, como uma xícara de café pela manhã, até nossos objetivos de vida. Vou deixar abaixo um trecho de um texto sobre o tema que apreciei muito: "O ikigai pode te servir de apoio sem que seja necessária a aprovação de outras pessoas para isso", diz Ken Mogi. "Trata-se de descobrir o que te faz feliz. Não é preciso que outras pessoas te avaliem e te premiem por isso." Então, se você quiser ter uma vida longa e saudável, vale a pena tentar descobrir seu ikigai. "Não é apenas bem-estar. O Ikigai também é uma esperança para o futuro", afirma o neurocientista japonês.
Matéria completa no link: https://www.bbc.com/portuguese/geral-44293333#:~:text=\%22Ikigai\%20\%C3\%A9\%20a\%20sua\%20raz\%C3\%A3o,voc\%C3\%AA\%20acordar\%20todos\%20os\%20dias.\%22&text=O\%20conceito\%20vem\%20de\%20Okinawa,mesmo\%20para\%20os\%20padr\%C3\%B5es\%20japoneses. O Japão sem dúvida é um país de povo, cultura e história incríveis, eu os admiro muito. Será que eles descobriram o segredo da felicidade? Eu ainda não descobri meu IKIGAI, talvez esteja buscando em lugares errados, ou não sendo grato nas pequenas coisas em princípio. Espero um dia poder apreciar essa epifania. Deixo este complemento sobre o assunto como uma singela inspiração e espero que seja edificante a quem o ler. Boa sorte meus colegas de UVP, e bravos empreendedores, saúdo vocês corajosos, e desejo sucesso, muito sucesso, e muito dinheiro. Abraços!!!!
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 4
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

  • 2 semanas depois...
×
×
  • Criar novo...