Jump to content

Recommended Posts

ALERTA DE SPOILER

Quem mais assistiu o filme da Barbie e todo que aquele feminismo escancarado, exagerado e manipulado? Aviso: esta frase contém ironia.

Já vou logo avisando que vc caiu no clickbait. Também aviso que vou generalizar em tudo que vou falar abaixo, sempre há exceções.

Sim, eu fui ao cinema assistir Barbie. Fui porque me interessei pelas críticas, não foi para acompanhar minha filha. Aliás, nem é filme para criança, tá?

Estou desacreditado e de certa forma abismado com alguns pontos de vista em relação ao filme. Como aqui é um dos poucos espaços que me expresso com uma boa oportunidade de discussão, resolvi trazer pra vcs a minha forma de visualizar as coisas trazidas no filme, que inclusive achei bem MACHISTA. Assim quem sabe eu consiga enxergar melhor o outro ponto de vista que me deixou tão assustado. Ou fazer com que outras pessoas reflitam.

Se vc não refletiu sobre o mundo ao assistir esse filme, nem mesmo por 1 segundo, ou vc já é muito evoluído em relação a mim, ou vc está cego.

Ela é tudo e ele é só o Ken. Afinal, o Ken é uma boneca também (já dizia o Cabeça de Batata do ToyStory).

Eu já assisti todo o seriado Barbie Life in the Dreamhouse, que esse sim, é para criança e foi muito legal ver as vozes da dublagem do filme sendo as mesmas. Para quem já assistiu o seriado infantil, consegue pegar várias personalidade da Barbie e do Ken que são reforçadas no filme. Um dos exemplos besta é: a comemoração com histeria e gritaria (que o Ken também grita como uma menina, o que reforça um hétero de masculinidade forte). Falando do seriado, a cena mais marcante pra mim é justamente essa, quando a Barbie consegue a CNH, o Ken dá o famoso gritinho de comemoração.

Quem quer resumir, assista dos 44 segundos a 1 minuto e 10.

Se vc assistir até 1:30 vai ver que rola uma crítica válida em relação aos homens demorarem para fazer as coisas, acabando que elas vão lá e fazem por conta própria, ainda que não fique perfeito (não que não sejam capazes de fazerem perfeitamente também). Se assistir mais 10 segundos, vai ver uma retratação de como os homens são idiotas kkkkkkk e somos mesmo. Que homem nunca ficou 6 meses para pendurar um quadro?

De modo geral, o filme começa parecendo algo bem besta, mostrando a vila da Barbie, tudo extremamente cor de rosa. Ele mostra que no mundo Barbie, tudo é feito pela Barbie. Tudo funciona graças a Barbie. E testa a máxima de que "você pode ser o que quiser" (foco em mulheres).

Então, os pedreiros, são Barbies. Os salva-vidas, são Barbies. A médica, veterinária, advogada, presidente, ministra, toda a suprema corte, astronautas, lixeiros e mais o que houver, são Barbies. Os Kens fazem tudo pelas Barbies, sem se questionarem do porque de ser daquele jeito. Sem ter uma função específica naquele mundo. Não são nem mesmo levados em consideração. A Barbie não sabem onde ele dorme, não se importa, e prefere ficar com seus amigos do que com o próprio namorado.

Achou isso meio ridículo e exagerado? Pois é... Mas pare para pensar, não é exatamente assim que funciona o nosso mundo? Pois quando a Barbie vai para o mundo real, é assim que ela mostra. E mostra sim com todo o exagero que conseguiu adicionar.

Exagero? Sim, no filme eles exageram. O problema é que para deixar de ser exagero, só precisa reduzir em 1%. Nossa realidade é 1% diferente daquilo que eles mostram. Porque há sim exceções: às vezes uma mulher consegue ser diretora, ou fundar uma SA. Às vezes.

Quando os Kens dominam o mundo Barbie, eles mostram o quão fútil eles tornam as mulheres, que simplesmente eram capazes de tudo. E por qual razão? Não há razão senão ego, masculinidade frágil e infantilidade. 

Ah, mas eu falei que o filme é machista né. Mas no final são Barbies que controlam todo o seu mundo, quem fazem tudo sozinhas, o Ken é um zero a esquerda e isso não seria um feminismo escancarado? 

Pois então, é exatamente uma ótica invertida do nosso mundo real. Se vc não consgue enxergar o machismo por estar acostumado com ele no dia a dia, entenda que sua cegueira pode ter uma cura. Tenha em mente justamente esse feminismo que vc vê nesse filme, é o exato machismo que vc não enxerga. É só inverter os papéis.

Os bonecos se submetem a Barbie. Mesma coisa que as mulheres se vêm obrigadas a engolir no dia a dia.

Daí pode ser que vc pense "ah, mas não é machismo. É crítica ao machismo, então é feminismo.". Mas não. O filme retrata alguns assuntos ali dentro, tentando te fazer visualizar coisas que normalmente vc não enxerga por estar culturalmente inserido no contexto.

Por exemplo, a Barbie estranha retrata o Bullying. Se vc achou um absurdo aquilo, da uma reparada se vc não faz também.

Eles fazem a Barbie estranha como uma mulher forte, bem resolvida. Afinal, ela é adulta e precisa incentivar as pessoas a superarem. Achei um personagem excelente.

Também toca na questão de personalidade, autenticidade e respeito (e a falta de respeito também), sentimentos (bons e ruins) e a necessidade de viver seus momentos. A Barbie Estranha faz de fato coisas estranhas, mas é aceita por outras bonecas excluídas. Passa a ser aceita por todas sem precisar deixar de ser quem é.

Tem também a crítica interna, por exemplo o Suggar Daddy. Feminista? Sério? O rico e bem sucedido que faz sucesso com as garotas bonitas...

Bom, o assunto é longo, o filme tem muita coisa interessante. O que gostaria de iniciar a conversa aqui é justamente a cegueira das pessoas que acham que esse filme é feminista e uma desconstrução das tradições.

Editado por Rai Nunes
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

O filme traz o tema correto no ponto certo , sem lacração!

sim, no filme os homens são todos bobões , mas tem um sentido pra isso! O discurso do filme é entoado de forma livre e bem pontual, com o ápice no discurso de uma mulher normal relatando tudo o que ela passa e como a sociedade realmente trata o tema!

mas o filme traz muitas camadas, da questão das bonecas (que a eram apenas tratadas filhas - onde as tinham que fazer papel de mãe das bonecas , e com a Barbie elas foram instigadas a ser quem elas quiserem ) 

Tem a mensagem para os homens e sua masculinidade frágil , mensagem para sociedade como um todo e suas diferenças (patriarcado tratado de forma recorrente ) , e sim mensagens diretamente para as mulheres , inclusive as feministas também (mas não exclusivamente) … 

infelizmente na vida real ao comentar do filme com amigos próximos , notei a realidade “machista” escancarada (teve até um amigo extremamente cinéfilo que assiste de tudo , comédia , ação , desenhos , enfim tudo mas ele disse que não irá ver filme de Boneca e ainda disse que esperaria sair no streaming e talvez assistiria em casa pra ver se é bom )

enfim, a mensagem do filme é excelente e precisamos de mais filmes e manifestações com mensagens como estas … 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...