Post popular William Redig Postado 3 de Agosto de 2023 Post popular Compartilhar Postado 3 de Agosto de 2023 (edited) Oi S@rdinhas, Eu lembro quando meu caçulinha tinha uns 3 ou 4 anos, ele trocava feliz uma nota de R$5 por 2 notas de R$2. Na cabecinha dele ele estava trocando 1 dinheiro por 2 dinheiros. Depois disso ele aprendeu a somar e viu que 2+2=4 e que trocando a nota de 5 pelas 2 de dois e não topava mais a troca. Assim é a matemática, primeiro a gente aprende a somar, depois a diminuir, depois multiplicar, depois dividir e a coisa vai ficando mais complexa. Aí vem equação de primeiro grau, equação de segundo e terceiro grau, depois a geometria, a trigonometria, o cálculo integral e diferencial. Resumindo tudo, quanto mais a gente sabe, mais a gente aprende que não sabia nada e coisa vai ficando cada vez mais complexa e completa ao mesmo tempo. Entre trocar feliz 1 nota de 5 por duas de 2, até o cálculo integral e diferencial tem muitas horas de estudos, exercícios de fixação no caminho. Com a diversificação é bem similar. A pessoa "nasce" investindo na poupança e ganha muito pouco, ou até perde para a inflação. Depois ele aprende que existe bolsa de valores e a renda variável. Daí vem a primeira noção de diversificação, ter metade em RF e metade em RV. Depois disso, o sujeito descobre que RV varia e que tudo em uma ação ou um FII não é bom negócio, é bom dividir entre vários, para reduzir os riscos. Estudando um pouco mais, descobre-se que, dentro da RV, tem ações brasileiras, ações gringas, ETFs, FIIs, REITs, ETFs Internacionais, mas o começo normalmente é entre ETFs, Ações e FIIs - tudo no Brasil. Daí o cara descobre que ele precisa diversificar entre classes de ativos, e opta por ter um meio-a-meio da parte da RV em FIIs e Ações Brasileiras. A pessoa investe em Bradesco, Itau, Santander, Bradesco e Vale, achando que está diversificado, mas está mesmo concentrado nos bancos. Paralelo a isso o cara escolheu os seus FIIs com base DY e acabou concentrado em FII de papel. Estudando um pouco mais, descobre que está fazendo tudo errado. Resumo de tudo isso, diversificar parece tão fácil, mas tem muitas facetas a considerar, seguindo uma ordem lógica: Quantos % da minha carteira eu quero ter em RF e quantos % em RV? Na RF: LCA/LCI/CDB/CRI/CRA? Qual a remuneração de cada um? Quais os riscos e garantias Tesouro Direto? Pre-Fixado IPCA+? % do CDI? Selic? Debêntures? Investir no Brasil ou nos Estados Unidos? Na RV: Quantos % em ações, FIIs, na Gringa? As gestoras são boas gestoras? Em ações: Em que setores eu quero investir? (Mineração/Siderurgia, Papel/Celulose, Alimentos, Energia) Que subsetor? Em energia, pode ser na geração, transmissão ou distribuição? Quero empresas de crescimento ou pagadoras de dividendos? Melhor ter uma empresa de cada setor escolhido ou mais de uma? Em FIIs: Fundos de Papel? (Quantos %) Qual a composição do Fundo? - entram todas as dúvidas da parte de se são atrelados ao CDI, à inflação ou prefixados; Fundos de Tijolo? (Quantos %) Que tipos de fundos (lajes, galpões logísticos, shoppings, residenciais, de incorporação, etc..) Qual a localização dos ativos? Qual a qualidade dos ativos Multi-Propriedade? Multi-Inquilino? Qual a vacância? Qual a duração média dos contratos? Tem boa liquidez? Na Gringa: Investir por meio de BDRs? Investir direto lá fora por meio de ETFs? Investir direto lá fora em ações gringas (entram todas as dúvidas em relação às ações brasileiras) Investir direto lá fora em REITS? Como fazer o stock picking E por aí vai. Igualzinho à matemática, quanto mais você estuda e sabe, mais descobre que sabe muito pouco. Se você quer ser um bom investidor, vai ter que gastar muita bunda-cadeira-hora estudando os seus ativos, afinal é esse conhecimento que vai te levar a ter bons ativos na carteira, ativos esses que vão garantir o seu futuro. Se alguém tiver uma bola de cristal que escolha bons ativos sem passar por esses crivos todos, por favor me conte onde vende.... Editado 3 de Agosto de 2023 por William Redig correções ortográficas. 4 1 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Tiago Roberto Novello Postado 3 de Agosto de 2023 Compartilhar Postado 3 de Agosto de 2023 Muito bacana o post William! O bacana de estudar sobre investimentos e sobre diversifiação é que sempre há algo a mais para aprender. Claro que existe um momento que o negócio vai ficando mais monótono, mas, pra quem realmente gosta do assunto, sempre aparece existe um assunto a mais para aprofundar. É o famoso efeito Dunning-Kruger, o viés cognitivo que as pessoas que têm pouco conhecimento e acreditam que acham que sabem tudo, e que faz com que experts sempre tenham a convicção de há mais para aprender. É muito comum encontrar pessoas que vieram para o mundo dos investimentos seduzidos pelo canto da sereia de que seria fácil e rápido ficar milionário, a maioria acaba achando que isso é um "jogo ou uma aposta" e são catapultados, enquanto outros acabam tendo a sorte de perceber a tempo que o caminho é árduo, mas, os resultados a longo prazo fazem valer a pena e entendem que somente estudando muito é que irão construir algo sólido e sustentável. Aliás, no dia a dia é até difícil perceber que a diversificação se "envereda" por tantas facetas, é até uma surpresa ver tudo isso mapeado numa lista. Valeu pela reflexão! 2 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Edison Paulini Postado 3 de Agosto de 2023 Compartilhar Postado 3 de Agosto de 2023 3 horas atrás, Tiago Roberto Novello disse: Muito bacana o post William! O bacana de estudar sobre investimentos e sobre diversifiação é que sempre há algo a mais para aprender. Claro que existe um momento que o negócio vai ficando mais monótono, mas, pra quem realmente gosta do assunto, sempre aparece existe um assunto a mais para aprofundar. É o famoso efeito Dunning-Kruger, o viés cognitivo que as pessoas que têm pouco conhecimento e acreditam que acham que sabem tudo, e que faz com que experts sempre tenham a convicção de há mais para aprender. É muito comum encontrar pessoas que vieram para o mundo dos investimentos seduzidos pelo canto da sereia de que seria fácil e rápido ficar milionário, a maioria acaba achando que isso é um "jogo ou uma aposta" e são catapultados, enquanto outros acabam tendo a sorte de perceber a tempo que o caminho é árduo, mas, os resultados a longo prazo fazem valer a pena e entendem que somente estudando muito é que irão construir algo sólido e sustentável. Aliás, no dia a dia é até difícil perceber que a diversificação se "envereda" por tantas facetas, é até uma surpresa ver tudo isso mapeado numa lista. Valeu pela reflexão! Sempre que vejo reflexões como essa que o @William Redig trouxe eu me lembro deste efeito Dunning Kruger. Acho que entender ele é imprescindível para compreender a nossa dinâmica de aprendizado e não se desesperar ou desanimar quando estamos com algum certa dificuldade no processo de aprendizado depois de achar que estávamos detonando. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Tiago Roberto Novello Postado 3 de Agosto de 2023 Compartilhar Postado 3 de Agosto de 2023 19 minutes ago, Edison Luis Paulini disse: Sempre que vejo reflexões como essa que o @William Redig trouxe eu me lembro deste efeito Dunning Kruger. Acho que entender ele é imprescindível para compreender a nossa dinâmica de aprendizado e não se desesperar ou desanimar quando estamos com algum certa dificuldade no processo de aprendizado depois de achar que estávamos detonando. O bacana de ter a consciência desse viés de "sabichão" é que ele se aplica para tudo na vida, a reflexão vale para todos as esferas. Muito legal mesmo! 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts