Jump to content
  • 0

Mudar cidade


Suzan Gabriele Vieira

Pergunta

Olá bom dia,

Não sei se fiz a escolha certa, estava numa empresa com cargo de Gerente Financeira a 6 anos, mas não estava me sentindo bem, tive muitas crise de ansiedades, sentia desvalorizada, meu chefe sempre me dizia que eu estava no cargo máximo da empresa e depois disso só se eu fosse dona da empresa, eu ganhava 4.500,00 gerenciando 6 empresas do grupo familiar deles.

Então decidi pedir as contas ano passado, fiquei ainda 3 meses na empresa, estava decidida ir embora para capital, pois moro numa cidade do interior de Mato Grosso. Acabei ficando com medo  dos novos desafios e não fui, comecei a construir minha casa, arrumei um emprego num escritório contábil, ganhando nem metade do que ganhava antes. Mas meu coração diz para arriscar indo embora. 

Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
16 minutes ago, Suzan Gabriele Vieira disse:

Olá bom dia,

Não sei se fiz a escolha certa, estava numa empresa com cargo de Gerente Financeira a 6 anos, mas não estava me sentindo bem, tive muitas crise de ansiedades, sentia desvalorizada, meu chefe sempre me dizia que eu estava no cargo máximo da empresa e depois disso só se eu fosse dona da empresa, eu ganhava 4.500,00 gerenciando 6 empresas do grupo familiar deles.

Então decidi pedir as contas ano passado, fiquei ainda 3 meses na empresa, estava decidida ir embora para capital, pois moro numa cidade do interior de Mato Grosso. Acabei ficando com medo  dos novos desafios e não fui, comecei a construir minha casa, arrumei um emprego num escritório contábil, ganhando nem metade do que ganhava antes. Mas meu coração diz para arriscar indo embora. 

Difícil demais dar palpite na jornada dos outros...

Mas normalmente o passo mais complicado, que seria romper com uma situação que você já conhecia e de certa forma estava confortável você deu, pediu demissão e saiu...

Não sei sua idade nem se é casada e com filhos (estes parâmetros as vezes pesam)

Mas normalmente nossa intuição dificilmente erra, ela trabalha no subconsciente e calcula tudo que não conseguimos as vezes fazer com a razão, então se você sente que é o certo a fazer, siga seu coração !

Vou colocar um trecho de um artigo, e no post seguinte coloco o link dele completo, vale a pena dar uma lida ! (acho que vai fazer sentido pra você)

image.png.acae700a57cf86e9008ca4d620f4a8c9.png

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Suzan,

Pela sua foto parece ser jovem, porém, não sabemos pormenores da sua vida (casada, com filhos, ajuda os pais, tem dívidas, etc.). Não sei qual a média salarial da sua cidade/região, mas, na empresa que você estava me parecia pouco um salário de 4,5k para o nível gerencial e ainda mais com experiência e sendo responsável por 6 empresas, ainda sabendo que já estava no topo das possibilidades.

Agora você até pode ter melhorado sua qualidade de vida, entretanto, quais são as suas necessidades e expectativas financeiras, talvez precise de uma reavaliação profunda sobre quais são as suas metas para todas as esferas da sua vida, dando mais peso para racionalidade.

Vale um exercício de reflexão: caso fosse possível voltar no tempo, você tomaria as mesmas decisões novamente? Caso a resposta seja não, talvez você não tenha avaliado a situação sob todas as óticas ou então tenha dado peso maior em pontos que hoje não são tão importantes. Vale essa reflexão para as suas novas decisões. Eu usei essa reflexão numa decisão errada que tomei e me ajudou na decisões seguintes.

Editado por Tiago Roberto Novello
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Suzan Gabriele Vieira disse:

Olá bom dia,

Não sei se fiz a escolha certa, estava numa empresa com cargo de Gerente Financeira a 6 anos, mas não estava me sentindo bem, tive muitas crise de ansiedades, sentia desvalorizada, meu chefe sempre me dizia que eu estava no cargo máximo da empresa e depois disso só se eu fosse dona da empresa, eu ganhava 4.500,00 gerenciando 6 empresas do grupo familiar deles.

Então decidi pedir as contas ano passado, fiquei ainda 3 meses na empresa, estava decidida ir embora para capital, pois moro numa cidade do interior de Mato Grosso. Acabei ficando com medo  dos novos desafios e não fui, comecei a construir minha casa, arrumei um emprego num escritório contábil, ganhando nem metade do que ganhava antes. Mas meu coração diz para arriscar indo embora. 

Minha opinião é "se joga"! Qualquer experiencia "fora do comum" vai te trazer muito conhecimento, se não errei o insta você é formada em Contabilidade e fez karatê, então você tem como fazer uma previsão de até quando suas reservas vão te sustentar e disciplina pra não fazer gastos desnecessários até se restabelecer.

A mudança vai te trazer outra visão, por exemplo, aqui no RJ esse salário pra esse cargo e atribuição é surrealmente baixo, mas aqui o custo de vida é muito mais alto, esse ano estive em Campo Grande - MS, e a diferença do custo de vida é imensa, então eu acho que o ideal é se planejar e ir, nunca conheci ninguém que tenha largado tudo em um lugar para procurar melhora de vida que não tenha uma história bacana, mesmo que tenha que se "quebrar e reconstruir" no caminho. Só fica aquela frase motivacional final, "se prepare pro pior e aceite o que vier" (nem tudo, coloca uns filtros ai, haha).

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
44 minutes ago, Levy Anesi Py Júnior disse:

Minha opinião é "se joga"! Qualquer experiencia "fora do comum" vai te trazer muito conhecimento, se não errei o insta você é formada em Contabilidade e fez karatê, então você tem como fazer uma previsão de até quando suas reservas vão te sustentar e disciplina pra não fazer gastos desnecessários até se restabelecer.

A mudança vai te trazer outra visão, por exemplo, aqui no RJ esse salário pra esse cargo e atribuição é surrealmente baixo, mas aqui o custo de vida é muito mais alto, esse ano estive em Campo Grande - MS, e a diferença do custo de vida é imensa, então eu acho que o ideal é se planejar e ir, nunca conheci ninguém que tenha largado tudo em um lugar para procurar melhora de vida que não tenha uma história bacana, mesmo que tenha que se "quebrar e reconstruir" no caminho. Só fica aquela frase motivacional final, "se prepare pro pior e aceite o que vier" (nem tudo, coloca uns filtros ai, haha).

Sim sou formada e fiz uma pós, também auxilio nas aula de karatê, porém sem remuneração. Esqueci de colocar algumas informações rsrs tenho 25 anos e não tenho filhos. E sim fiz uma boa reserva. E o medo é ir embora a reserva acabar e não conseguir repor novamente, acho que foi por isso que decidir fazer o curso, penso mais no futuro do que vivo o presente. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Olá Suzan.

A vida é maravilhosa, mas infelizmente ela funciona como um jogo de perde<->ganha. Infelizmente não é possivel saciar todas as necessidades e desejos pessoais de um única forma. É assim na vida profissional, pessoal, familiar, e por aí vai.

Apenas para colocar as coisas no chão com um exemplo básico: se um pessoa deseja ter ampla liberdade em sua vida pessoal, essa pessoa terá dificuldades em encontrar um par "ideal" para compartilhar a vida, pois, pessoas agem e pensam diferente, por mais semelhantes que sejam os pensamentos e objetivos desses indivíduos; o caso mais clássico e fácil de entender isso, é decidir que também não poderá ter filhos, pois esses demandam muita atenção (que seria da própria pessoa consigo mesma e tem de abrir mão de seus desejos e satisfazer os filhos).

No trabalho não deixa de ser diferente, busca-se um salário cada vez mais alto (não há nada de errado nisso), busca-se amadurecimento na carreira e ocupação de cargos maiores, e também está tudo certo. Ambição saudável faz bem pra todos.

O que eu digo pra você, de forma geral, é que sempre que estamos em uma posição/condição na vida em que nos sentimos insatisfeitos, é natural e necessário que busquemos algo melhor. O único fator a ter muita atenção aí é o "timing" e o "modo" como se faz isso.

Então vamos lá aplicar isso ao seu caso. Eu, se fosse lhe aconselhar (antes da tomada da decisão), diria que você deveria manter esse emprego, tirar umas férias e passar uns dias na outra cidade que você almejava trabalhar e viver. Buscasse conhecimento sobre o mercado de trabalho na região (oportunidades, salários, etc), seja na internet ou conversando com pessoas pessoalmente (a melhor opção) pra você tentar se colocar no Macro sistema, ou seja, chegar a conclusão se onde você está no presente estava "bom" ou "mal". Via de regra, pra maioria das pessoas, todo emprego é ruim. Ser empregado,fazer o que os outros determinam pra você é ruim, mas náo é a pior coisa do mundo a depender de quais são as outras opções disponíveis e possíveis para aquele momento. A única forma de se sentir (quase) plenamente realizado nessa vida é não ter que se preocupar com o dinheiro para pagar o seu custo de vida, ter de acordar com um despertador te chamando e ter de dar satisfação a outras pessoas de sua rotina.

Uma coisa a saber é que também, infelizmante, não adinta "fazer o que gosta" se isso não sustenta a vida, se isso não trouxer conforto pra vida.

Eu digo a você que eu que já estou perto dos 40 anos de idade e já trabalho a muito tempo sou infeliz em tudo que fiz e faço atualmente. A única motivação que tenho é ganhar o máximo de dinheiro possível (desde que honestamente) para encurtar essa dolorosa caminhada. É muito ruim, de verdade, passar o dia, a semana, o ano, fazendo o que não gosto. Então escolhi aceitar isso, encontrar algumas brechas para tomar um refresco (fazer o que gosto) e investir o máximo para eu não precisar depender dos outros (trabalho) pra viver minha vida.

Eu prefiro me sacrificar por um "curto" espaço de tempo mas já me preparando para ficar livre disso o mais breve possível. Vou conseguir? Ah vou sim, e não vai demorar muito não. Agora, essa última parte é minha visão pessoal. Não estou a dizer que você ou qualquer pessoa que ler isso deva tomar esse caminho como solução. É apenas um visão pra se pensar a respeito e definir sua própria. E isso é para reafirmar o que eu disse no começo, não há como ter só o bônus na vida. O bônus vem junto com o ônus.

Ah, eu já fiz sim coisas que eu até me sentia melhor envolvido, mas, não ganhava dinheiro sufiente pra sustentar minha vida (uma visa modesta até, não tenho apego a supérfulos).

Portanto, eu diria que você deveria se auto conhecer nesse sentido, encontrar aquilo que é seu objetivo principal na vida. Ainda é jovem, aproveite agora pois é mais fácil, se tem mais energia pra romper os desafios da vida. Não se arrependa do que fez, afinal, já está feito. Agora é olhar pra frente e, seguramente, se organizando bem (suas ideia e objetivos) você se colocará aonde realmente encontrará um bom equilibrio, onde se sinta bem, para se "sacrificar" e ser recompensada a mesma altura.

"Godspeed"

 

NOTA: existem alguns videos (relativamente curtos) que eu já assisti no youtube que me ajudaram a clarificar esse auto conhecimento e me ajudou a me posicionar comigo mesmo sobre o que me interessa mais. São as ações mais recentes que tomei. Bem, também li bastante, leio desde adolecencia (sobre comportamento humano), gosto muito de conversar com pessoas e ser, talvez, até invasivo, mas eu adoro aprender com a experiência e vivencia dos outros. Já evitei muita coisa mal decidida na minha viada com esta última estratégia. E por aí vai. Auto conhecimento é um composto de informações que você busca sobre você mesma, sobre o mundo exterior, tempo e tentativa e erro (a forma mais efetiva de aprendizado). 

Os vídeos que assisti estão no idioma inglês. Se você tiver interesse em assistir alguns, eu vou procura-los e indico pra você. É um canal que se chama ALUX. Eles também abordam a temática da liberdade financeira, mas a área de atuação deles é mais focada para o fator comportamental, psicológico. 

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...