Jump to content

O que fazer? Quem me ajuda? - Case do Apto. da Mari


Recommended Posts

Boa noite pessoal!! Estava assistindo um vídeo do Raul agora e fiquei com vontade de pedir ajuda de vocês. Talvez para quem já fez o curso tire de letra me ajudar com essa dúvida e talvez quem ainda não fez, dê boas ideias para eu pensar. Sou da Turma 6 que começa em Junho. A serumaninha aqui tem um apartamento que vale +/- uns R$150 mil, ainda existe +/- R$37 mil de dívida (financiamento para os próximos 16 anos), a parcela é bem baixinha e como ele está alugado, então não desembolso nada, mas também não tenho lucro com ele. Estou com uma dúvida cruel se devo vender e investir em Fundos Imobiliários. O que vocês fariam? Ah... e vale dizer que estou divorciada e moro atualmente com os meus pais (Raulll não me critica hein) e por isso a dúvida é tão cruel, porque esse apartamento seria um possível lugar para eu morar.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 11
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Mariana Gonçalves. Tudo bem? Esse é um assunto bem complexo, com diversas variáveis. Também é algo muito particular, de acordo com o estágio da sua vida no momento. Se a parcela dele não for algo que pese muito no seu bolso, talvez valha a pena manter (principalmente se você pensa em se mudar logo). Ainda lhe recomendaria tentar quitar o mais rápido possível esse financiamento.
Eu, particularmente, gosto de algumas vantagens que os FIIS trazem, como: -Rendimentos constantes; -Alta liquidez; -Diversificação; -Baixo valor para iniciar (valor de uma cota). No caso, eu iria me desfazer desse patrimônio (passivo) e o invistiria em ativos.
Dica, no curso isso será abordado já nos primeiros módulos, te recomendaria esperar e tirar as suas próprias conclusões do que melhor se adequaria para você. Espero ter ajudado, Abraços!
Link para compartilhar
Share on other sites

Fala Mari! Olha assunto realmente bem particular como nosso amigo Diogo Screpec já mencionou e vai depender muito da sua estratégia de vida pessoal, não só de finanças, mais uma coisa é certa: "SE LIVRA DESSE FINANCIAMENTO PRA ONTEM!!! Alguns pontos que tem que analisar e levar em consideração são: 1- Como você disse não parece ser uma fatia faltante muito alta, já passou muito mais da metade paga, então quite essa divida logo, até porque o aluguel já te ajuda a pagar; 2- Tanto vendendo e investindo o valor quanto alugando, você vai ter uma renda passiva desse apartamento e vai ser um investimento de qualquer forma, se você não vendê-lo nem habitá-lo, com o valor do aluguel você pode vai poder fazer aportes mensais, então pense bem no que deseja, pois ambas as decisões lhe trarão frutos; 3- Outra coisa importante é que como nosso mentor Raul Sena fala: "SAIA DA CASA DOS SEUS PAIS" KKKKKKKkk. Contudo eu acho que se você tem um bom convívio com eles acho que pode se planejar direitinho, se calçar pra não entrar em novas dividas e montar uma estratégia bem elaborada pra sair da casa deles tranquila. Mais sim, morar sozinho é libertador! Espero ter ajudado de certa forma, seja bem vinda e quem quiser acrescentar algo fique a vontade. Abraços!
Link para compartilhar
Share on other sites

Como os colegas disseram, é muito complexo! No seu caso, eu não vejo motivo para vendê-lo uma vez que conforme vc disse ele lhe dá de certa forma um rendimento. Você já investiu. É tentar ficar livre do financiamento! Quita-lo! Se vc diz que não tem que reembolsar nada, talvez para obter o lucro, vc tenha que reaver o preço do aluguel cobrado. Está num preço bom, digo valor de mercado? Imagine se ele não tivesse alugado, vc teria que arcar com o financiamento! Se ele está alugado, o que vc está fazendo com os recursos que não está utilizando nele? Faça uma reserva, depois comece a investir!
Link para compartilhar
Share on other sites

Aiii que vergonha gente, é que eu não pretendo sair por enquanto da casa dos meus pais, porque o ano que vem eu quero fazer um MBA e também eu não posso aumentar o aluguel do Inquilino, porque ele está passando por dificuldades. E eu até tenho dinheiro para quitar o financiamento, mas fico pensando que esse valor aplicado em outros investimentos me rendem mais do que o aluguel. Só que o que eu fico insegura é de como fazer a conta certinha. Porque tenho pesado muito pela decisão de vender, mas tenho medo de estar fazendo isso por emoção e não por cálculo matemático. Até porque já tenho esse apartamento há uns 9 anos e agora também ele começou a necessitar de reformas.
Outra coisa que eu avalio é que além do aluguel ser muito baixo, todo ano o "Leão" impacta demais no meu imposto de renda, por causa de merréca sabe? Já o fundo imobiliário não. Mas eu não sabia disso antes né, tô estudando agora sobre essas coisas, por isso inclusive que decidi investir aqui com o Raul na UVP. Mas a minha ansiedade tá tão grande para aprender logo a administrar minha vida financeira direito, que senti a necessidade de saber o que outras pessoas fariam se estivessem no meu lugar.
Link para compartilhar
Share on other sites

Mariana! Devido a tua situação como um todo, eu acredito que o melhor é se manter na casa do teus pais por enquanto e não vender o apartamento, pelo menos até você terminar a UVP para ter mais conhecimento sobre investimentos e assim saber o que fazer com mais clareza. Com euforia, você pode acabar tomando uma decisão que vai se arrepender depois.
Link para compartilhar
Share on other sites

Fala, Mariana. Tudo bem?

Olha, na minha opinião o melhor seria vender esse apartamento e, após fazer a UVP, investir esse dinheiro. Acredito que no LP vá te dar muito mais retorno.
Porém também temos que ver o outro lado da moeda, às vezes você não gostaria de morar de aluguel, ai é uma escolha mais pessoal.
Link para compartilhar
Share on other sites

Mariana, não faça nada agora. Aguarde as aulas, reflita, faça seus cálculos e decida com mais confiança. Ninguém tem todos os elementos para decidir senão vc. Tudo tb depende do seu perfil e tempo. Esperei durante o curso e estou agora que terminamos o módulo 8, balanceando tudo. Passa rápido. Vale a pena esperar, ok?
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi Mariana! Uma coisa que hoje em dia não vejo mais vantagem é deixar um capital imobilizado em um imóvel. Eu acredito ser mais vantajoso pegar esse dinheiro e investir em ativos que geram renda. E, se for o caso de vc precisar/querer morar sozinha, optar por casas de aluguel. Assim vc não fica presa em financiamento e se algum dia o orçamento apertar, é bem mais flexível para vc conseguir mudar de casa e pagar um aluguel menor.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...