Jump to content
  • 0

Marcação a mercado


Clerio Demuner

Pergunta

Tenho três títulos na minha carteira, comprados no mesmo dia, 1 tesouro Selic,1 ipca+ e 1 prefixado. Quando a taxa Selic se manteve em 13,75 o tesouro prefixado teve um aumento de quase 10% em um mês e os outro 2 se mantiveram, nessa última reunião do copom houve uma baixa na Selic e aí o prefixado caiu para 5,5% enquanto e o ipca+ subiu pra mais de 14%. Aí está minha dúvida, a taxa Selic não influencia o tesouro ipca+ e o prefixado da mesma forma?

Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Os movimentos de curto prazo já são precificados com antecedência nas taxas de juros, veja que as taxas de juros dos títulos do TD estão em queda a vários meses, ou seja, uma parte do ganho devido a marcação a mercado já está precificada nos títulos. Portanto, mesmo a Selic caindo 0,5 pontos na última reunião do Copom, isso foi exatamente em linha com a expectativa do mercado.

Caso haja movimentos na economia / cenário externo/ interno/ etc. que contribuam para o mercado enxergar um cenário mais otimista a frente, isso fará com novas quedas de juros aconteçam ou sejam maiores do que as expectativas , aí sim convertendo em ganhos com a marcação a mercado, caso o cenário não se mostre tão otimista ou ainda frustre o mercado, as taxas de juros podem voltar a subir, remarcando os títulos com aumento do preço unitário.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
20 horas atrás, Clerio Demuner disse:

Tenho três títulos na minha carteira, comprados no mesmo dia, 1 tesouro Selic,1 ipca+ e 1 prefixado. Quando a taxa Selic se manteve em 13,75 o tesouro prefixado teve um aumento de quase 10% em um mês e os outro 2 se mantiveram, nessa última reunião do copom houve uma baixa na Selic e aí o prefixado caiu para 5,5% enquanto e o ipca+ subiu pra mais de 14%. Aí está minha dúvida, a taxa Selic não influencia o tesouro ipca+ e o prefixado da mesma forma?

@Clerio Demuner complementando o @Tiago Roberto Novello, há uma simplificação quando falamos que a Selic controla a inflação (IPCA) ou então que a Selic é a taxa de juros. Há mais questões envolvidas na dinâmica do sobe e desce dos juros futuros. Então respondendo a sua dúvida, a Selic tem a sua influência, porém as taxas prefixadas ofertadas e o Tesouro IPCA+ ofertado sofrem com outros fatores que fazem com que as ofertas deles não se movimentem necessariamente da mesma forma.

Espero ter ajudado.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...