Só para confirmar se entendi como calcular a rentabilidade real de um CDB pré-fixado. Pergunta 1: os juros serão sempre calculados como JUROS COMPOSTOS, correto? O valor de rentabilidade apresentado na lâmina é sempre "ao ano", correto? A inflação deve ser descontada do valor total resgatado no final do contrato, correto?
Exemplo ficticio : CDB pré-fixado 7%, contrato de 5 anos, imposto 15% (de acordo com a tabela regressiva, período > 2 anos)
Investimento = R$ 2000
Rentabilidade = R$ 805,10 (vide screen shot calculadora de juros compostos em anexo)
I.R 15 % sobre a rentabilidade = R$ 120,76
Valor total no final do contrato = R$ 2684,34
PERGUNTA: considerando que a inflação anual nestes 5 anos que o dinheiro ficou investido foi de 3,5 % a.a. Devo eu usar a calculador de juros compostos para calcular a depreciação do montante resgatado pela inflação? (vide screen shot calculador de juros compostos em anexo). Segundo meu cálculo, o valor seria R$ 503,81
Ao subtrairmos este valor do montante resgatado, teríamos a rentabilidade REAL, correto? R$ 2684,34 - R$ 503,81 = R$ 2180,53
Pergunta
Alexandre Fabiano Rodrigues
Bom dia pessoal,
Só para confirmar se entendi como calcular a rentabilidade real de um CDB pré-fixado. Pergunta 1: os juros serão sempre calculados como JUROS COMPOSTOS, correto? O valor de rentabilidade apresentado na lâmina é sempre "ao ano", correto? A inflação deve ser descontada do valor total resgatado no final do contrato, correto?
Exemplo ficticio : CDB pré-fixado 7%, contrato de 5 anos, imposto 15% (de acordo com a tabela regressiva, período > 2 anos)
Investimento = R$ 2000
Rentabilidade = R$ 805,10 (vide screen shot calculadora de juros compostos em anexo)
I.R 15 % sobre a rentabilidade = R$ 120,76
Valor total no final do contrato = R$ 2684,34
PERGUNTA: considerando que a inflação anual nestes 5 anos que o dinheiro ficou investido foi de 3,5 % a.a. Devo eu usar a calculador de juros compostos para calcular a depreciação do montante resgatado pela inflação? (vide screen shot calculador de juros compostos em anexo). Segundo meu cálculo, o valor seria R$ 503,81
Ao subtrairmos este valor do montante resgatado, teríamos a rentabilidade REAL, correto? R$ 2684,34 - R$ 503,81 = R$ 2180,53
Agradeço a correção dos colegas
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
1
1
DIAS POPULARES
25/Ago
2
Top Posters For This Question
Flavio Prado 1 post
Alexandre Fabiano Rodrigues 1 post
DIAS POPULARES
25/Ago 2023
2 posts
Os mais famosos desse tópico
Flavio Prado
@Alexandre Fabiano Rodrigues vamos as respostas: 1) Correto. Os juros são sempre compostos nos CDBs. 2) Sim, o padrão do mercado é apresentar a rentabilidade anual dos títulos, mesmo que o p
Alexandre Fabiano Rodrigues
Bom dia pessoal, Só para confirmar se entendi como calcular a rentabilidade real de um CDB pré-fixado. Pergunta 1: os juros serão sempre calculados como JUROS COMPOSTOS, correto? O valor de rent
Posted Images
1 resposta para essa pergunta
Recommended Posts