Jump to content
  • 0

Diagrama de Cerrado ETFs


DGomes

Pergunta

Gostaria de entender melhor o diagrama de cerrado.

 

Ontem eu acabei comprando na emoção alguns etfs em meio que distrubui no achometro, foi o meu primeiro investimento no exterior. O que eu fiz foi olhar aquele link onde tem a lista de etfs e escolher alguns segmentos que acreditei serem mais seguros, e que não concentrassem tudo no mesmo tipo de empresa, deles eu vim e investi em

 VTV($165), SCHD ($165),QQQ($60),USMV($125), VBR($80)

porém ao lançar na carteira eu notei que o valor do QQQ estava estranho, ai ao pesquisar pelo nome descobri q é outra ação (SQQQ vou vender amanhã, porque eu vi que é um etf bem ruim)

porém a dúvida veio ao lançar os outros itens e parametrizar eles para colocar no diagrama, com as seguintes perguntas:

A dívida líquida da empresa é menor que o lucro líquido dos últimos 12 meses?

A empresa investe amplamente em pesquisa e inovação? Setor Obsoleto = SEMPRE NÃO

A empresa teve lucro operacional no último exercício?

Tem mais de 30 anos de mercado? (Fundação)

É líder nacional ou mundial no setor em que atua? (Só considera se for LÍDER, primeira colocada)

O setor em que a empresa atua tem mais de 100 anos?

A empresa tem uma boa gestão? Histórico de corrupção = SEMPRE NÃO

Div. Líquida/EBITDA é menor que 2 nos últimos 5 anos?

 

Nesse caso eu teria que analisar todas as empresas que estão na carteira para responder estes itens, já que não sei se faz sentido se aplicar ao ETF e sim a cada empresa da carteira, eu quis pegar essas carteiras, porque elas avaliam em maioria (exceto a QQQ por isso peguei menos ações dela), o valuatin, p/vp, e o p/l, qu estão, no artigo descrito, e os gráficos que mostram que são seguimentos bem estáveis, além de bem diversificado.

Se eu seguir com as respostas, o diagrama da como -1, mas ai como eu vou investir em etf se eu não tenho essas respostas.

 

Obrigado

Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 minute ago, Douglas Henrique Leme Gomes disse:

Gostaria de entender melhor o diagrama de cerrado.

 

Ontem eu acabei comprando na emoção alguns etfs em meio que distrubui no achometro, foi o meu primeiro investimento no exterior. O que eu fiz foi olhar aquele link onde tem a lista de etfs e escolher alguns segmentos que acreditei serem mais seguros, e que não concentrassem tudo no mesmo tipo de empresa, deles eu vim e investi em

 VTV($165), SCHD ($165),QQQ($60),USMV($125), VBR($80)

porém ao lançar na carteira eu notei que o valor do QQQ estava estranho, ai ao pesquisar pelo nome descobri q é outra ação (SQQQ vou vender amanhã, porque eu vi que é um etf bem ruim)

porém a dúvida veio ao lançar os outros itens e parametrizar eles para colocar no diagrama, com as seguintes perguntas:

A dívida líquida da empresa é menor que o lucro líquido dos últimos 12 meses?

A empresa investe amplamente em pesquisa e inovação? Setor Obsoleto = SEMPRE NÃO

A empresa teve lucro operacional no último exercício?

Tem mais de 30 anos de mercado? (Fundação)

É líder nacional ou mundial no setor em que atua? (Só considera se for LÍDER, primeira colocada)

O setor em que a empresa atua tem mais de 100 anos?

A empresa tem uma boa gestão? Histórico de corrupção = SEMPRE NÃO

Div. Líquida/EBITDA é menor que 2 nos últimos 5 anos?

 

Nesse caso eu teria que analisar todas as empresas que estão na carteira para responder estes itens, já que não sei se faz sentido se aplicar ao ETF e sim a cada empresa da carteira, eu quis pegar essas carteiras, porque elas avaliam em maioria (exceto a QQQ por isso peguei menos ações dela), o valuatin, p/vp, e o p/l, qu estão, no artigo descrito, e os gráficos que mostram que são seguimentos bem estáveis, além de bem diversificado.

Se eu seguir com as respostas, o diagrama da como -1, mas ai como eu vou investir em etf se eu não tenho essas respostas.

 

Obrigado

Olá, Douglas!

 

A análise de ETFs para inserir na carteira fazemos de forma um pouco diferente.

Normalmente a forma mais comum é você elencar uma nota manualmente de acordo com o percentual que deseja se expor ao ETF após ter analisado ele por fora.

Imagine que você avaliou um ETF e viu que ele é bom, tem boas empresas na carteira, paga dividendos, tem boa liquidez, crescimento (estou exemplificando alguns critérios, não que necessariamente sejam estes que você deva seguir). Ele é interessante e julgou não ter um risco elevado, você vai marcar como sim perguntas no diagrama até chegar a uma nota independente do que esteja escrito em cada pergunta.

 

Como ETFs visam a diversificação normalmente eles possuem notas bem altas. Alguns dos meus, por exemplo, tem notas máximas por considerar uma boa diversificação.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
58 minutes ago, Douglas Henrique Leme Gomes disse:

Gostaria de entender melhor o diagrama de cerrado.

 

Ontem eu acabei comprando na emoção alguns etfs em meio que distrubui no achometro, foi o meu primeiro investimento no exterior. O que eu fiz foi olhar aquele link onde tem a lista de etfs e escolher alguns segmentos que acreditei serem mais seguros, e que não concentrassem tudo no mesmo tipo de empresa, deles eu vim e investi em

 VTV($165), SCHD ($165),QQQ($60),USMV($125), VBR($80)

porém ao lançar na carteira eu notei que o valor do QQQ estava estranho, ai ao pesquisar pelo nome descobri q é outra ação (SQQQ vou vender amanhã, porque eu vi que é um etf bem ruim)

porém a dúvida veio ao lançar os outros itens e parametrizar eles para colocar no diagrama, com as seguintes perguntas:

A dívida líquida da empresa é menor que o lucro líquido dos últimos 12 meses?

A empresa investe amplamente em pesquisa e inovação? Setor Obsoleto = SEMPRE NÃO

A empresa teve lucro operacional no último exercício?

Tem mais de 30 anos de mercado? (Fundação)

É líder nacional ou mundial no setor em que atua? (Só considera se for LÍDER, primeira colocada)

O setor em que a empresa atua tem mais de 100 anos?

A empresa tem uma boa gestão? Histórico de corrupção = SEMPRE NÃO

Div. Líquida/EBITDA é menor que 2 nos últimos 5 anos?

 

Nesse caso eu teria que analisar todas as empresas que estão na carteira para responder estes itens, já que não sei se faz sentido se aplicar ao ETF e sim a cada empresa da carteira, eu quis pegar essas carteiras, porque elas avaliam em maioria (exceto a QQQ por isso peguei menos ações dela), o valuatin, p/vp, e o p/l, qu estão, no artigo descrito, e os gráficos que mostram que são seguimentos bem estáveis, além de bem diversificado.

Se eu seguir com as respostas, o diagrama da como -1, mas ai como eu vou investir em etf se eu não tenho essas respostas.

 

Obrigado

ETF você coloca no diagrama como renda fixa, você da nota, da mais trabalho já que você tem que marcar e desmarcar os itens. Concordo que tinha que mudar, para por a nota manualmente, talvez daria menos confusão sobre isso.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
23 horas atrás, Otoniel Araújo disse:

Eu também respondo a maioria das perguntas como sim, mas acho que a melhor solução seria ser criada uma categoria específica no diagrama do cerrado para ETFs, onde poderíamos ter perguntas específicas para a pontuação dos mesmos.

Fica a sugestão!

Mas é possível criar, tentei aqui mas encontrei como fazemos isso?

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...