Jump to content
  • 0

Diversificação da carteira


Vitor Placido Recco

Pergunta

Fala Sardinhas, queria saber a opinião de vocês. Sabemos a importância da diversificação da carteira, mas pouco ouvi falar de quando deve ser feita essa diversificação em relação ao patrimônio investido. 

Estou no começo do meu investimento e tenho apenas 10k investidos até agora, e minha carteira conta com 5 ativos de ações e 6 de FII.

Qual é o número ideal que vocês acreditam que se deve ter de ativos levando em consideração o valor investido?

Um exemplo apenas para ilustrar:

Até 5k - diversificar em 3 ações e 2 FII

até 20k - diversificar em 5 ações e 5 FII

...

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
4 minutes ago, Vitor Placido Recco disse:

Fala Sardinhas, queria saber a opinião de vocês. Sabemos a importância da diversificação da carteira, mas pouco ouvi falar de quando deve ser feita essa diversificação em relação ao patrimônio investido. 

Estou no começo do meu investimento e tenho apenas 10k investidos até agora, e minha carteira conta com 5 ativos de ações e 6 de FII.

Qual é o número ideal que vocês acreditam que se deve ter de ativos levando em consideração o valor investido?

Um exemplo apenas para ilustrar:

Até 5k - diversificar em 3 ações e 2 FII

até 20k - diversificar em 5 ações e 5 FII

...

Depende muito, não existe resposta certa. Posso dizer o que eu fiz, mas não serve de exemplo já que comecei seguindo carteira recomendada da corretora. Para resumir, a carteira era composta por 10 ativos, como eu aportava 10k, todo mês, em media eu compra 1k de cada ativo. 

Agora no seu caso, você sempre tem a opção de seguir o que o diagrama do cerrado diz. Você coloca sua meta de quanto quer ter em cada ativo e conforme você for estudando vai adicionando novos ativos na sua carteira, se você se sentir bem com 5 ações e 5 Fiis  até 20k de patrimônio, com uma ativos diversificados legal, o que não pode é você ter 5 ações e ser todos do setor financeiro, ter 5 FIIs e todos serem fiis de papel.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
55 minutes ago, Vitor Placido Recco disse:

Fala Sardinhas, queria saber a opinião de vocês. Sabemos a importância da diversificação da carteira, mas pouco ouvi falar de quando deve ser feita essa diversificação em relação ao patrimônio investido. 

Estou no começo do meu investimento e tenho apenas 10k investidos até agora, e minha carteira conta com 5 ativos de ações e 6 de FII.

Qual é o número ideal que vocês acreditam que se deve ter de ativos levando em consideração o valor investido?

Um exemplo apenas para ilustrar:

Até 5k - diversificar em 3 ações e 2 FII

até 20k - diversificar em 5 ações e 5 FII

...

O que eu Danilo comentou ali em cima tá perfeito.

Se eu fosse falar um número mínimo,  acho que seriam umas 5 ou 6 ações, se fossem todas de boas empresas, setores perenes, com lucro consistentes (isso é, sem nenhuma aposta e buscando risco mínimo). 

Eu sigo bem o que o Raul sugeriu naquela aula de Como Montar um Carteira de Renda Variável: 60% sendo a base, nesse perfil seguro, uns 30% podendo ser empresas menores, e com uns 10% ali você deixar os sonhos fluírem.

Como o tempo você vai ver que adicionar novos ativos ali também é uma forma de aumentar o peso do diagrama em determinados setores, então precisa focar atento à isso realmente. Por exemplo, vc tem um banco com uma nota 8 e depois adiciona outro banco com umas nota 7, vc tem umas nota 15 em bancos, e o peso da sua carteira aí vai ficar maior.

Quanto à FIIs, fica a seu critério totalmente. Dá pra comprar um FOF e diversificar ali só com ele, mas se fosse escolher individualmente acho que pelo menos uns 3 ou 4, pra começar. 

Na prática, você vai sentindo o que precisa acrescentar ali conforme vai estudando, e pode ir colocando ativos que preencham aquilo que "falta". Um ativo mais estável, um que rende um um pouco mais ou mais descorrelacionado com sua carteira, etc.

Eu por exemplo tenho uma listinha aqui de ações e FIIs pra ir avaliando (por enquanto tenho muito peso nisso, mas em 1 ou 2 meses o diagrama vai me mandar comprar e quero colocar ativo melhores do que os que tenho atualmente).

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

No seu lugar eu faria o seguinte:

- Definiria qual seria a distribuição desejada para a carteira de longo prazo. Por exemplo: 30% ações / 30% FIIs / 20% renda fixa / 20% investimento no exterior.

- Começaria estudando 1 ou 2 ativos de cada grupo desse. 

- Mensalmente aportaria seguindo essa distribuição. Ex: 1000,00... 150,00 na ação A / 150,00 na ação B / 300,00 no FII Z / 200,00 no Tesouro Direto/ 200,00 no ETF W.

- Conforme o patrimônio fosse aumentando, e eu começasse a entender melhor o mercado, acrescentaria novos ativos, até um limite que me permitisse acompanhar cada um... mais ou menos 20 ativos no total.

 

Uma forma organizada de fazer isso é utilizando o Diagrama do Cerrado! Se você não tiver chegado nessa parte... segure sua ansiedade... aporte tudo no tesouro selic... que depois terá mais conhecimento para redistribuir a carteira.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...