Vanise Costa Postado 15 de Setembro de 2023 Compartilhar Postado 15 de Setembro de 2023 Olá, pessoal! Espero que esteja tudo bem contigo! As aulas estão me ajudando a me organizar e mostrando o raio X das minhas finanças. Agora, investir... tenho por volta de 130 mil em dívidas. Melhor pagar as dívidas e depois começar a fazer e reserva de emergência e investir? Ou vocês me dariam outras alternativas que não estou conseguindo ver? 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Alexandre Sales Postado 15 de Setembro de 2023 Post popular Compartilhar Postado 15 de Setembro de 2023 6 minutes ago, Vanise Costa disse: Olá, pessoal! Espero que esteja tudo bem contigo! As aulas estão me ajudando a me organizar e mostrando o raio X das minhas finanças. Agora, investir... tenho por volta de 130 mil em dívidas. Melhor pagar as dívidas e depois começar a fazer e reserva de emergência e investir? Ou vocês me dariam outras alternativas que não estou conseguindo ver? Bom dia Vanise!! Depende de muitos fatores. Principalmente: 1) da sua renda; 2) de quanto você consegue separar por mês pra isso; e 3) da natureza dessas dívidas, incluindo os juros rolando. O ideal GERALMENTE é negociar o que der e ir, ao mesmo tempo, quitando as dívidas e montando sua reserva (ela vai evitar que, em uma situação inesperada, você tenha que se endividar mais ainda) 6 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Rai Nunes Espindola Postado 15 de Setembro de 2023 Compartilhar Postado 15 de Setembro de 2023 44 minutes ago, Vanise Costa disse: Olá, pessoal! Espero que esteja tudo bem contigo! As aulas estão me ajudando a me organizar e mostrando o raio X das minhas finanças. Agora, investir... tenho por volta de 130 mil em dívidas. Melhor pagar as dívidas e depois começar a fazer e reserva de emergência e investir? Ou vocês me dariam outras alternativas que não estou conseguindo ver? O que eu faria: pagar a dívida e ir construindo a reserva de emergência (50/50). Quando quitar as dívidas, fica 50/50 entre investir e fazer a reserva (mas só invista após completar todas as aulas). Ao terminar a reserva, fique apenas no aporte. 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Matheus Paulo Presa Postado 15 de Setembro de 2023 Post popular Compartilhar Postado 15 de Setembro de 2023 (edited) Olá amiga, a sua questão é muito pessoal e depende de alguns fatores. Vamos tentar resumir, primeiramente organiza tua vida financeira mensal, divide teu salário dentro das tuas necessidades básicas, investimento, lazer, conforto e etc... o melhor conselho que eu dou antes de qualquer decisão importante é concluir a AUVP. Sobre suas dívidas, tu tens capital para quita-las já? Ou vai demorar 1 ou 2 anos? Se tu tens para quitar já eu te aconselho a quitar e começar do "zero", agora se tu vai quita-las no prazo natural da dívida, como ela está "provisionada" no teu orçamento, paralelo a essa dívida va montando sua reserva de emergência e tentando eliminar essa dívida no menor prazo que conseguir (sem fazer loucuras ou comprometer o orçamento em outros pontos). Na hipótese de quitar a dívida "pra já", ou seja, acordar e pagar toda ela, faça como o Rai disse, foca teu valor destinado aos aportes em 50/50 para montar a reserva de emergência e aportar, se tu já tens alguma coisa na reserva de emergência tu pode manter isso, se tu não tens nada na reserva até pode mexer na equação, 70 reserva/ 30 investimentos... tudo isso é pessoal e vai depender do tamanho do teu aporte mensal. Mas o maior conselho é, antes de qualquer decisão financeira, principalmente as de investimentos, termina a AUVP e tu teras menos trabalho em organizar as coisas mais de uma vez. Patrimônio e que nem casa, se tu ficar reformando aos poucos quando tu terminar uma peça a outra já tá estragada de novo, então pega para arrumar tudo de uma vez só se for possível para ti e aí tu vai começar do começo novamente, só que agora fazendo a coisa certa. Abraço! Editado 15 de Setembro de 2023 por Matheus Paulo Presa 5 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Fabiano Gomes Postado 15 de Setembro de 2023 Compartilhar Postado 15 de Setembro de 2023 Concordo com os amigos @Alexandre Sales e @Raí Nunes, todavia acrescento que é necessário avaliar a natureza das suas dívidas, vamos supor que essa dívida seja oriunda do não pagamento total da fatura do Cartão de Crédito e esteja rolando mês após mês, é de amplo conhecimento que o CC possui juros abusivos então o ideal seria avaliar formas de trocar a dívida do Cartão por algo que tenha juros menores, como por exemplo um consignado e assim quitar o cartão e depois trabalhar para pagar o empréstimo... Outra coisa, é apertar o cinto onde der e tentar pagar o máximo possível da dívida seja qual for, trazendo a valor presente com objetivo de reduzir a carga de juros... 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Vanise Costa Postado 15 de Setembro de 2023 Author Compartilhar Postado 15 de Setembro de 2023 4 horas atrás, Alexandre Sales disse: Bom dia Vanise!! Depende de muitos fatores. Principalmente: 1) da sua renda; 2) de quanto você consegue separar por mês pra isso; e 3) da natureza dessas dívidas, incluindo os juros rolando. O ideal GERALMENTE é negociar o que der e ir, ao mesmo tempo, quitando as dívidas e montando sua reserva (ela vai evitar que, em uma situação inesperada, você tenha que se endividar mais ainda) Valeu! Obrigada pelas sugestões. 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Vanise Costa Postado 15 de Setembro de 2023 Author Compartilhar Postado 15 de Setembro de 2023 3 horas atrás, Raí Nunes disse: O que eu faria: pagar a dívida e ir construindo a reserva de emergência (50/50). Quando quitar as dívidas, fica 50/50 entre investir e fazer a reserva (mas só invista após completar todas as aulas). Ao terminar a reserva, fique apenas no aporte. Ótimo! Muito obrigada! 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Vanise Costa Postado 15 de Setembro de 2023 Author Post popular Compartilhar Postado 15 de Setembro de 2023 3 horas atrás, Matheus Paulo Presa disse: Olá amigo, a sua questão é muito pessoal e depende de alguns fatores. Vamos tentar resumir, primeiramente organiza tua vida financeira mensal, divide teu salário dentro das tuas necessidades básicas, investimento, lazer, conforto e etc... o melhor conselho que eu dou antes de qualquer decisão importante é concluir a AUVP. Sobre suas dívidas, tu tens capital para quita-las já? Ou vai demorar 1 ou 2 anos? Se tu tens para quitar já eu te aconselho a quitar e começar do "zero", agora se tu vai quita-las no prazo natural da dívida, como ela está "provisionada" no teu orçamento, paralelo a essa dívida va montando sua reserva de emergência e tentando eliminar essa dívida no menor prazo que conseguir (sem fazer loucuras ou comprometer o orçamento em outros pontos). Na hipótese de quitar a dívida "pra já", ou seja, acordar e pagar toda ela, faça como o Rai disse, foca teu valor destinado aos aportes em 50/50 para montar a reserva de emergência e aportar, se tu já tens alguma coisa na reserva de emergência tu pode manter isso, se tu não tens nada na reserva até pode mexer na equação, 70 reserva/ 30 investimentos... tudo isso é pessoal e vai depender do tamanho do teu aporte mensal. Mas o maior conselho é, antes de qualquer decisão financeira, principalmente as de investimentos, termina a AUVP e tu teras menos trabalho em organizar as coisas mais de uma vez. Patrimônio e que nem casa, se tu ficar reformando aos poucos quando tu terminar uma peça a outra já tá estragada de novo, então pega para arrumar tudo de uma vez só se for possível para ti e aí tu vai começar do começo novamente, só que agora fazendo a coisa certa. Abraço! Muito obrigada! Vou concluir as aulas primeiro. Agradeço a atenção em me responder. 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Vanise Costa Postado 15 de Setembro de 2023 Author Compartilhar Postado 15 de Setembro de 2023 3 horas atrás, Fabiano disse: Concordo com os amigos @Alexandre Sales e @Raí Nunes, todavia acrescento que é necessário avaliar a natureza das suas dívidas, vamos supor que essa dívida seja oriunda do não pagamento total da fatura do Cartão de Crédito e esteja rolando mês após mês, é de amplo conhecimento que o CC possui juros abusivos então o ideal seria avaliar formas de trocar a dívida do Cartão por algo que tenha juros menores, como por exemplo um consignado e assim quitar o cartão e depois trabalhar para pagar o empréstimo... Outra coisa, é apertar o cinto onde der e tentar pagar o máximo possível da dívida seja qual for, trazendo a valor presente com objetivo de reduzir a carga de juros... Muito obrigada! Vou fazer uma análise mais apurada para ver onde consigo apertar um pouco mais para quitar essas dívidas e, em paralelo, fazer a reserva de emergência. 2 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Ricardo O Postado 15 de Setembro de 2023 Post popular Compartilhar Postado 15 de Setembro de 2023 5 horas atrás, Vanise Costa disse: Olá, pessoal! Espero que esteja tudo bem contigo! As aulas estão me ajudando a me organizar e mostrando o raio X das minhas finanças. Agora, investir... tenho por volta de 130 mil em dívidas. Melhor pagar as dívidas e depois começar a fazer e reserva de emergência e investir? Ou vocês me dariam outras alternativas que não estou conseguindo ver? Primeiro quitar as dividas, dentro do prazo e parcelas já estabelecidos, se tiver um bom desconto por adiantar parcelas ou quitar antecipadamente, vale a pena analisar. Os juros do empréstimo geralmente são maiores que os que vai obter em rendimento, e se sua divida já é grande e não tem uma reserva de emergência, então já esta na emergência, já estaria criando a RE e usando-a para quitar a divida, então no resumo, iria primeiro focar os esforços e fazer as contas para quitar as dividas quanto antes. 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Vanise Costa Postado 18 de Setembro de 2023 Author Compartilhar Postado 18 de Setembro de 2023 On 15/09/2023 at 16:50, Ricardo disse: Primeiro quitar as dividas, dentro do prazo e parcelas já estabelecidos, se tiver um bom desconto por adiantar parcelas ou quitar antecipadamente, vale a pena analisar. Os juros do empréstimo geralmente são maiores que os que vai obter em rendimento, e se sua divida já é grande e não tem uma reserva de emergência, então já esta na emergência, já estaria criando a RE e usando-a para quitar a divida, então no resumo, iria primeiro focar os esforços e fazer as contas para quitar as dividas quanto antes. Valeu! Muito obrigada pelas sugestões. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts