📈 Renda Variável
Quer conversar sobre ações, fundos imobiliários ou outros temas pertinentes a Renda Variável? Aqui é o local, antes de criar um tópico faça uma pesquisa, talvez alguém já tenha criado um tópico semelhante.
Seja educado com os coleguinhas, todos nós somos burros com relação a algum tema.
-
ENBR3
por Edvino Pires- 8 respostas
- 846 visualizações
Vendi minha posição da ENBR3 - qual a sugestão dos colegas, entre as empresas elétricas, pra substituí-la?
Última resposta por Danilo Alves Silva Spinola Barbosa, -
- 5 respostas
- 413 visualizações
Questionei o Ri da Taesa sobre o alto endividamento que empresa teve de 2019 pra ca, fazendo com que o endividamento/Ebitda dela estar acima de 3, indicador preocupante. Tive essa resposta deles: Como uma transmissora em crescimento, entendemos que alavancagem atual faz sentido a fim de financiar este ciclo de investimentos com capital mais barato. Lembrando que ganhamos 4 lotes em leilões recentes (2021-2022) e atualmente, esses projetos se encontram em construção, necessitando de investimento neste momento e aumentando a alavancagem momentaneamente. Uma vez que os projetos serão entregues nos próximos anos, receberemos receita (RAP)/EBITDA, naturalmente re…
Última resposta por Eddy Paulini, -
- 1 resposta
- 62 visualizações
Estou fazendo uma análise da forma como aprendi no curso do setor elétrico e a Enel Brasil me chamou atenção por ser dona em grandes porcentagens de empresas listadas nesse segmento, porém, não encontrei a listagem da própria Enel Brasil, somente listagem na Nyse. A Enel em si não é listada na bolsa brasileira?
- 7 respostas
- 109 visualizações
Boa noite pessoal. 1- Estou analisando o setor de utilidade pública, mais especificamente o subsetor de energia elétrica, com isso acabei separando entre as empresas as que eu achei melhor, gostei bastante da Taesa(porém ela está com a dívida um pouco esticada demais e tem um payout médio meio alto), gostei da CPFL (também está com o payout um pouquinho alto) e gostei da Engie, agora só n sei qual escolher hahahaha, se puderem me ajudar com algumas opiniões sobre elas e se tiverem mais alguma indicação de empresa pra estudar nesse setor. 2- Aproveitando que já estou escrevendo, um tempo atrás decidi incluir Odontoprev na minha carteira, estava com números legais, mas …
Última resposta por Pedro Henrique Margreiter, -
-
- 20 respostas
- 998 visualizações
A empresa EDP (ENBR3), há 20 anos negociada em Bolsa, informou que o processo irá levar 7 meses e o objetivo da decisão é trazer mais flexibilidade na gestão financeira de sua subsidiária local. E agora? Como se faz com as ações dela? Vende? Espera? O que vai acontecer?
Última resposta por Danilo Alves Silva Spinola Barbosa, -
-
- 3 respostas
- 502 visualizações
Boa noite. Resumão do resultado anual de ENGIE focando nos demonstrativos financeiros. - queda de receita de 10% totalizando R$10,7bi - crescimento de lucro de 29% totalizando R$3,4bi Em relação aos indicadores de rentabilidade o CAGR de receita dos ultimos 5 anos foi de 2,3% e do lucro 10,4% A companhia apresentou as evoluções de margem de 2022 para 2023: Margem bruta 47% - 55% Margem EBITDA 57% - 68% Margem liquida 22% - 32% A empresa apresentou um ROE de 35% Os indicadores de solvencia se apresentam saudaveis com Divida liquida / Ebitda em 2,04 A liquidez corrente se apresenta em 1,46 e a liquidez imediata em 0,86. O primeiro re…
Última resposta por Jean Carlos Panizzon, -
- 7 respostas
- 1.7k visualizações
Boa tarde, sardinhas! Gostaria de me aprofundar nesse tema a fins de curiosidade mesmo. Como funciona para a empresa fazer a bonificação? Até onde entendo, a empresa pode optar por fazer uma bonificação aos acionistas ao invés de, por exemplo, pagar os convencionais rendimentos em formas de dividendos ou JCP. Se essa premissa é correta, queria entender melhor sobre como isso se reflete para a empresa. Por que ela optaria por isso ao invés de rendimentos? Ajuda a segurar o investidor? Tem algum benefício financeiro e/ou fiscal? Ainda para ilustrar um pouco mais. Sabemos que quando se tem pagamentos de proventos o dinheiro troca de bolso. Eu …
Última resposta por Cézar Busato, -
- 13 respostas
- 465 visualizações
Fala pessoal, me chamo Natan, CLT, casado (por enquanto), sem filhos e tenho 34 anos. Comecei a montar a minha carteira após iniciar na AUVP há 10 meses e ir dando uma revisada em algumas aulas, além de acompanhar as lives do Raul e postagens aqui na comunidade. Estou ainda em construção da carteira, assim como de minha reserva de emergência. Estou para iniciar os estudos nas ações no Brasil para me expor ainda mais no mercado, no entanto estava na etapa de análise das FIIs de papel e de tijolo. Como o mercado está favorável para os FIIs de Tijolo devido a alta da SELIC, foquei o estudo neles. No meu resultado do PIAR deu como "Agressivo" e retornou um limite de…
Última resposta por Natan Nei Da Silva Santos, -
-
- 24 respostas
- 1.4k visualizações
Estava entre alguns produtos para aportar o valor de R$11.600 Entre eles o COE: 1º) XP Movida 2029 RF Pre - Cupom Semestral 19,80% a.a. (DI1F29 + 4,15% a.a., com referência na data de confecção do material) Aplicação mínima Prazo Fim das reservas Classe R$ 1.000,00 51 Mes(es) 10/01/2025 às 12h Renda Fixa Internacional 2º) CDB WILL FINANCEIRA (MASTER) - JAN/ 2028 CDB •Il Risco Médio 11 • FGC/FGCoop Taxa (a.a) 115% CDI Investimento mínimo Liquidez R$ 1.000,00 No vencimento Vencimento 08/01/2028 3º) CDB BANCO MASTER DE INVESTI…
-
- 3 respostas
- 206 visualizações
Pessoal, até concluir AUVP eu investia usando a estratégia de manter o mesmo valor final em todas as ações da minha carteira. Assim, fazia o balanceamento a cada trimestre vendendo o excedente e comprando as que desvalorizaram para manter sempre o mesmo valor investido em cada ação. Mas a metodologia sugerida no curso é de seguir a pontuação atribuída a cada ativo, inclusive facilitando isto pelo diagrama do cerrado. Assim, estou em dúvida sobre como seguir a partir de agora… não estou totalmente convencido de qual estratégia seria a melhor para longo prazo. Qual opinião de vcs?
Última resposta por Daniele Vilela, -
- 4 respostas
- 600 visualizações
Finalmente montei a carteira no diagrama com todos meus FIIs e no primeiro aporte notei que o mesmo colocou um valor maior nos Fiis de logistica. Porém minha carteira de Fiis está com 40% só em Fii de logistica e antes do Diagrama eu estava priorizando colocar outros setores (shoppings, escritórios, ...) para equilibrar mais os Fiis por setores. Olhei com mais cuidado e conclui que o probelma é que tenho 6 Fiis de Logistica, contra 3 ou 2 em outros setores, como o diagrama não 'olha' o setor, apenas vê a classe e a nota, não tem como ele me ajudar a equilibrar a distribuição por setor. Estou pensando como fazer, uma opção é colocar mais Fiis dos outros setores e…
Última resposta por Felipe Braz Sant'anna, -
- 3 respostas
- 1.9k visualizações
Gostei do segimento desta empresa, mas ainda não me sinto segura com minha avaliação. Até pq pra quem depende do tradutor, fica mais dificil entender algumas partes dos relatórios. Ponto importante, quem não domina o inglês aqui, está tendo dificuldade com os relatórios?😅
Última resposta por Eliane Amelia De Jesus, -
- 4 respostas
- 171 visualizações
Aproveitei o domingo para iniciar a minha declaração do imposto de renda (programão), e encontrei um erro na parte de custo de aquisição do Informe da AVENUE. Entrei em contato com eles, que identificaram que de fato estava errado, e me deram o prazo de 10 dias úteis para correção. Então fica o alerta para prestarem atenção nos valores que constam no Informe. Obs: no informe da Avenue tem um "powered by myprofit", então se você vai usar o myprofit para fazer a declaração, é bom ficar atento também
Última resposta por Louise Valença, -
- 2 respostas
- 716 visualizações
Olá investidores. Poderiam me ajudar ? Antes de iniciar o curso, sou da turma 16, me aventurei pela bolsa, comprando ações pelo nome (quando a gente não tem conhecimento faz umas cagadas terríveis), porém acabei ficando em carteira ações das empresa Azul ( atualmente com -47% de rentabilidade) e Via Varejo ( -42%), dois setores que depois que fui estudar, vi que não vale a pena. A questão que tenho é, se segura essas bombas até reduzir o prejuízo e aloca em ações que fazem sentido ou assumo o prejuízo e parto pra outra ? Na minha carteira, elas representam uns 5% atualmente, mas doí ver elas lá me dando prejuízo haha. Desde já agradeço.
Última resposta por Flavio Prado, -
- 9 respostas
- 704 visualizações
Bom dia a todos! Terminei o curso durante o Carnaval de 2024 e desde então tenho estudado de modo mais profundo (relatórios, termos e siglas de economia que não conheço) na renda variável os fundos imobiliários antes das ações devida a menor complexidade em relação as ações. Após seguir avaliar vários fundos percebi que achamos boas cotas bem diversificadas , cada uma com sua característica de papel # de tijolo , etc.. . A pergunta é como escolher uma boa gestora? Vejo fundos maravilhosos , mas que algumas gestoras e administradores fazendo os fundos sofrerem e automaticamente as cotas caírem e junto os dividendos devidos a altas dívidas, compras equivocadas, etc…
Última resposta por Marlon De Sena,