📈 Renda Variável
Quer conversar sobre ações, fundos imobiliários ou outros temas pertinentes a Renda Variável? Aqui é o local, antes de criar um tópico faça uma pesquisa, talvez alguém já tenha criado um tópico semelhante.
Seja educado com os coleguinhas, todos nós somos burros com relação a algum tema.
-
- 5 respostas
- 604 visualizações
Olá sardinhas, tudo bem? Pessoal, tenho um exposição razoável em RENT3 e tá tendo follow on várias X ao ano. Quem por aqui tem localiza? Tenho mantido o posicionamento inicial mas não sei se é a coisa certa a fazer. A empresa é uma small cap boa, mas tava bastante alavancada. Minha dúvida é, o que vcs fariam? Esses follow on estão em desacordo com o meu diagrama do cerrado, mas a alternativa a isso é ser diluída... E quanto ao preço, o que acharam?
Última resposta por Marina Freitas De Almeida, -
- 3 respostas
- 233 visualizações
Li os tópicos anteriores mas ainda estou com dúvida. Vou extrapolar os valores e igorar as regras só para fim de entendimento: Vamos supor que a empresa valia R$10 mi no IPO. 50% (50 ações) ações estão em free float e eu adquiri as 50%. Se a empresa colocar mais 25% em free float o valor das ações não iria para o Sócio Fundador e o valor da empresa continuaria sendo os mesmos R$10 mi? Assim minha participação continuaria sendo 50%, o outro sócio agora teria 25% e teriam mais sócios com os outros 25%? Não está claro para mim como o sócio majoritário venderia as ações e o capital entraria no caixa da empresa. Pelo que li nos outros tópicos o valor dela teria…
Última resposta por Eddy Paulini, -
- 1 resposta
- 148 visualizações
Pessoal, me ajudem por favor. Ainda não consegui entender a tal da diluição que ocorre nas ações após o follow on. Exemplo: A empresa vale R$ 1.000.000,00 e tem 25% de free float que corresponde a R$ 250.000,00 divididos em 25.000 ações de R$ 10,00 cada, sendo que eu possuo 5.000 ações, correspondente a 5% do total da empresa. Então a empresa decide captar mais R$ 250.000,00 e faz o follow on de mais 25.000 ações a R$ 10,00 cada. Pra mim ficou claro que minha participação em relação a parcela da empresa que é negociada em bolsa reduziu pela metade. Porém... A minha pergunta é, eu não continuo tendo 5% do total da empresa? E teoricamente, faze…
Última resposta por Flavio Prado, -
- 2 respostas
- 453 visualizações
Ainda não se sabe ao certo qual será o valor da oferta, apenas que será de "alguns bilhões". Uma decisão sobre o formato da operação e prazo para seu lançamento deverá ser tomada amanhã, disseram fontes. Esse será o segundo follow-on em menos de três anos da Americanas, que acessou o mercado em 2020, no pior momento da pandemia e levantou R$ 7,9 bilhões, dinheiro que foi ao seu caixa. Agora, a situação é muito mais difícil, até mesmo pelo valor da ação que hoje cai quase 80%, depois do papel passar grande parte do dia em leilão. Com isso, o potencial de diluição das ações é bastante grande e a tendência é de que o trio suba ao controle da empresa, visto que ho…
Última resposta por Matheus Malheiros Pinto, -
- 21 respostas
- 1.6k visualizações
Fala Sardinhas, tudo certo? Nesses últimos dias com a bolsa nessa disparada maluca, um sentimento veio à tona: o FOMO - Fear of Missing Out, que é o medo de não participar dessa alta, vendo vários investidores ganhando dinheiro enquanto você está de fora. Esse não foi exatamente meu caso, investi pesado na renda variável enquanto não parava de cair, mas agora com essa alta quase bate um arrependimento de não ter investido mais, e junto com isso a vontade de adiantar o próximo aporte... Depois de alguns minutos pensando, já coloco os pensamentos no lugar e fico mais tranquilo: eu investi quando tudo caiu, segui o método e fiz minha parte, por que me preocupar? É …
Última resposta por Rai Nunes, -
- 1 resposta
- 436 visualizações
Prezados colegas, Tenho utilizado sites como o Investidor10 para verificar os indicadores fundamentalistas (P/L, P/VP, etc.) porém o processo acaba sendo muito manual. Gostaria de criar uma planilha Excel com estas informações atualizadas automaticamente para me facilitar o acompanhamento. Eu consigo atualização automática dos dados de cotação e histórico dos papéis mas até o momento não encontrei uma forma de fazer isso para os indicadores fundamentalistas. Alguém já fez isso? Obrigado!
Última resposta por William Redig, -
- 8 respostas
- 658 visualizações
Boa tarde! Tenho 44 anos, sou funcionário público, tenho uma renda de 15 mil mensal. Desejo ir para a reserva daqui a uns 10 - 15 anos. Ao ir para a reserva, me aposento com uma renda em torno de 18 mil mensal. Com os investimentos, pretendo apenas complementar a renda com uma retirada de uns 3 a 5 mil mensais. Partindo desse intenção, como devo dividir minha carteira: 1. Renda fixa, ações pagadoras de dividendos e FIIs? Caso sim, qual seria proporção ideal (percentual de investimento)? 50% RF, 25% ações brasileiras e 25% FIIs (quanto de tijolos e quanto de papel)? 2. Das ações, seria mais interessante que fossem todas BLUE ships, lucrativas ou poderia ter…
Última resposta por Ricardo Lopes De Abreu, -
- 3 respostas
- 388 visualizações
Boa tarde! Ao responder as perguntas do diagrama do Cerrado, fiquei com dúvida na penúlitma pergunta: Onde encontro tal informação, tendo como fonte a imagem a seguir?? Grato, Ricardo Abreu.
- 2 respostas
- 444 visualizações
Bom dia!! Partindo do princípio do que tenho como objetivo (postado no tópico de mesmo nome), no que tange a quantidade e quais ativos compor a carteira em razão do que pretendo, vão algumas perguntas: 1. Optando em formar uma carteira com ITASA4F (BLUE CHIP), EGIE3F (BLUE CHIP), KLBN4F (BLUECHIP), WEGE3F (BLUE CHIP), PSSA3F (MID CAPS) e SAPR4F (SMALL CAPS), estaria no caminho certo quanto ao meu propósito (empresas consolidadas e boas pagadoras de dividendos) ?? Mantenho apenas as BLUE CHIPS ou posso manter essas duas (1 MID - PSSA e 1 SMALL - SAPR)? obs.: Vale salientar que dessas, já disponho em carteira de ITASA4F (12 ações), EGIE3F (3 açoes), PSSA3F …
- 1 resposta
- 529 visualizações
Bom dia, assisti a aula de análise de uma ação e na parte de calcular o valor intrínseco de uma ação por Benjamin Graham, onde ele chegou no valor 22,5 eu não consigo entender a lógica desse cálculo. Eu entendi a fórmula e a aplicação, porém não consigo chegar a uma conclusão do por quê ele multiplicou o P/L com P/VPA??? Alguém sabe a lógica? Por quê ele escolheu esses 2 indicadores? E também a continuação usando LPAxVPA extraindo a Raiz quadrada?????? Pensei tanto que deu um bug aqui kkkk
Última resposta por Adriano Umemura, -
- 4 respostas
- 333 visualizações
Boa noite. Ainda não consegui entender a lógica da fórmula PL X P/VAP. Não consigo raciociar qual a lógica do valor encontrado, qual seria a importância dela para eu levar em conta na hora de avaliar uma determinada ação. Desde já, agradeço.
Última resposta por Marcelo De Sousa Lima, -
- 11 respostas
- 177 visualizações
Bom dia pessoal, Um dúvida simples que fiquei, fui ver o preço dos ETF's e eles tem um valor em dólar relativamente elevado. Para investir é necessário um aporte mínimo desse valor? Ainda não testei utilizando a ferramenta de carteira, mas precisaria fazer um aporte de no mínimo $461,92 para ele poder recomendar a compra desse ETF? Me perdoem caso esse assunto seja abordado mais para frente nas aulas. QQQ:
Última resposta por Fabio Segato, -
- 7 respostas
- 513 visualizações
Aula 5: "Investidores com grandes fortunas não têm a opção de investir em pequenas empresas, nós temos." Pq eles não têm essa opção? Preciso de um pouco de esclarecimento sobre isso, se puderem ajudar. Valeu, sardinhas!
Última resposta por Erick Ferreira, -
- 2 respostas
- 93 visualizações
Acabei de terminar a aula que explica sobre o IPO. Entendi que o free float é o percentual de ações que os sócios colocaram para venda nesse momento. Se essa venda for na oferta primária, o dinheiro vai para o caixa da empresa. Se for oferta secundária, o dinheiro vai para os sócios. 1 - Nesse ponto, pode-se entender que, antes do IPO, o caixa da empresa possuía essas ações da oferta primária? Que os sócios, em algum momento, venderam parte das suas ações para o caixa da empresa? 2 - Se a oferta primária for de 20% da empresa e a secundária for de 10% da empresa, o free float será de 20% ou de 30%? 3 - Se no IPO, for definido que o free float é d…
Última resposta por Eddy Paulini, -
- 3 respostas
- 140 visualizações
Alguém pode me relembrar a importância do Free Float e o que é esperado dele? Eu tinha como parâmetro que uma empresa boa deveria ter > 50% das ações ordinárias no free float, mas isso parece ser exceção nas minhas ações e em outras que procurei. Se as empresas sempre mantêm 50% +1 de suas ações com direito a voto, qual o valor dessa métrica?
Última resposta por Daniele Vilela,