📈 Renda Variável
Quer conversar sobre ações, fundos imobiliários ou outros temas pertinentes a Renda Variável? Aqui é o local, antes de criar um tópico faça uma pesquisa, talvez alguém já tenha criado um tópico semelhante.
Seja educado com os coleguinhas, todos nós somos burros com relação a algum tema.
-
- 2 respostas
- 402 visualizações
Pessoal, Eu estava lendo algumas coisas "nas internets da vida" rsrs e me deparei com uma coisa que eu não tinha parado pra pensar ainda... Numero de ações de uma empresa em circulação pode ser relevante ? O pensamento era o seguinte, quando a empresa vai pagar dividendos os mesmos são divididos pelo numero de ações correto ? Se pensarmos que por exemplo 2 bancos de porte semelhante, e se tiverem um lucro também semelhante (devido ao porte) do ponto de vista de distribuição quem tiver menos ações em circulação vai precisar dividir o bolo com menos pessoas... faz sentido isso ? QUANTIDADE DE AÇÕES EMITIDAS (ARREDONDAMENTO) BTG PACTUAL ........…
Última resposta por Flavio Prado, -
- 5 respostas
- 501 visualizações
a partir de quantos numero de cotista eu avalio que o fundo tem uma alta liquidez?
Última resposta por Henrique Magalhães, -
- 3 respostas
- 201 visualizações
Invisto na bolsa há praticamente 3 anos, mas só agora fiz o curso da AUVP, mesmo assim considero que tenho uma carteira bem saudável e diversificada com boas posições nos setores bancários, energia elétrica, seguradoras, tecnologia, indústria e uma menor porcentagem em setores mais arriscados para possíveis lucros maiores. Prefiro manter no máximo 3 ações de cada setor em carteira para não perder o controle e não pulverizar a carteira demais, também nunca vendi ações e não pretendo vender pois procuro seguir a metodologia de Buy and Hold. No entanto, no momento atual, depois de fazer o curso da AUVP e conseguindo fazer uma análise técnica mais precisa, identifico que teri…
Última resposta por Pablo Rickson, -
- 25 respostas
- 1k visualizações
Opa! Partiu pro abraço parte 2 , acho que fechei a minha carteira de ações com 15 ações o estudo continua e quero a opinião de vocês meus colegas sobre a lista de ações a seguir , visando hoje o acumulo de capital mais com um olho aberto em empresas pagadoras de dividendos , contando sempre com mínimo de 80% de TAG ALONG e outros fatores relevantes .(obrigado pelo seu tempo e atenção 🐟) Setor Financeiro ( Bancos, Holdings, seguradoras ) Itaúsa (ITSA4) : A Itaúsa é uma das maiores holdings do Brasil e pertence ao setor financeiro de e subsetor de holdings diversificadas, sendo composta por grandes empresas em setores estratégicos, desde financeiro e industr…
Última resposta por Lucas Ferro, -
- 6 respostas
- 109 visualizações
Eu vi recentemente um post sobre ETFs e ainda não vejo como essa métrica é relevante, isso de acordo com um perfil de investidor de longo prazo. E, como não vejo muito a utilidade de um ETF em uma carteira rentista, não acho útil de nenhuma maneira. O que importa se o ETF sobe mais que seu Indice? É para ficar olhando a cotação? E se ele caí a mais que o índice? Acho isso bom né, fica mais barato para comprar.
Última resposta por Eddy Paulini, -
- 12 respostas
- 1.6k visualizações
Bom dia, sardinhas! Enfim chegou a minha vez de trazer um ponto de reflexão sobre a quantidade de ações e queria ouvir/ler a opinião de vocês também. Sei que não existe o número mágico, cada investidor tem sua quantidade ideal de papéis. Atualmente, falando especificamente de ações, possuo 18 em carteira sendo que 2 não recebem aportes devido a nota negativa no diagrama do cerrado (cag@das do passado pra variar 😅). Sendo assim, considero 16 papéis que mais acompanho e estou bem tranquilo com as posições que são as seguintes: Financeiro e Outros: 62,16% (sendo 9 ativos no total mas são 8 que recebem aportes); Utilidade Pública: 28,23% (5 at…
Última resposta por Laercia Do Amor Divino Lima, -
- 22 respostas
- 681 visualizações
Com a criação do PIX os bancos deixaram de arrecadar com taxas de transferências, agora com a iminência do Drex, o dinheiro não mas passarão pelas instituições necessariamente, podendo ser criado uma carteira digital governamental para essas transações a moda "Caixa Tem". Se o PIX é um tubo e o Drex o liquido que percorre esse tubo, os bancos, ao menos os nacionais estão perdendo espaço!? A descentralização para investimentos fragmentou o mercado, surgindo varias fintechs e corretoras de investimentos, até o momento os bancos tradicionais ficam com financiamentos de grande porte (casa e veiculo) e empréstimos pessoais. Há a possibilidade de crédito financiado …
Última resposta por Kevin Cordeiro Peixoto, -
- 0 respostas
- 44 visualizações
O indicador ROIC é padrão? Digo isso porque o ROIC para 2024 da Klabin fechado se difere nas plataformas e não consigo reproduzir ele. Status Invest -> 8,84% https://statusinvest.com.br/acoes/klbn4 AUVP Analítica e Investidor 10 -> 9,22% https://analitica.auvp.com.br/acoes/KLBN4 Fundamentus -> 9,5% https://www.fundamentus.com.br/detalhes.php?papel=KLBN4 Klabin via Planilha do DRE -> 10,2% https://ri.klabin.com.br/divulgacoes-e-resultados/central-de-resultados/ ROIC = NOPAT / Capital Investido ROIC = (EBIT – Impostos) / Capital Investido Pergunta 1 -> É utilizado o valor real pago pelos i…
Última resposta por Adam Wajdowicz, -
- 1 resposta
- 13.4k visualizações
Estava pesquisando e não consegui achar essa informação. Sei que o IFIX considera os dividendos pagos, mas o Ibovespa também considera? ou apenas considera a rentabilidade da carteira teórica sem dividendos?
Última resposta por Adriano Umemura, -
- 9 respostas
- 172 visualizações
🗒️ Não sei como ser mais direto nesse caso, então fica o aviso de textão logo no começo 🗒️ Contexto: Finalizei o curso, estou na última aula da masterclass (achei sensacional a aula de indicadores, super didática) e ainda não fiz o módulo de indicadores. No PIAR meu perfil foi o equilibrado e ainda não investi um real, pois quis terminar o curso antes de tudo (estou aportando na reserva de emergência e tesouro selic) Carteira: Após o PIAR, defini que a minha carteira vai ser 20% ações internacionais, 20% ações nacionais, 20% fundos imobiliarios, 5% criptos e 35% renda fixa. Eu invisto em cripto há bastante tempo e estou bastante acostumado com oscilações do merc…
Última resposta por Denis Motta Urbanavicius, -
- 14 respostas
- 1.2k visualizações
Boa noite, Sardinhas! Gostaria de compartilhar com vocês as importantes lições do livro: "O mais importante para o investidor", de Howard Marks. A obra é um best-seller e referência de vários grandes investidores que já estamos cansados de ouvir falar, como Warren Buffet, Ray Dalio, Joel Greenblatt, dentre outros. O autor aborda tomada de decisão, gestão de risco e faz uma análise precisa sobre os ciclos de mercado, abordando o mais importante para o investidor. Antes de começar, não há uma coisa mais importante, mas várias, por isso pretendo falar de uma por tópico. E o mais importante é... o pesamento de segundo nível Nem as abordagens válidas de investim…
Última resposta por Matheus Malheiros Pinto, -
- 0 respostas
- 704 visualizações
Entender a eficiência do mercado (e suas limitações) Na década de 60 houve o surgimento da Escola de Chicago, uma nova teoria sobre finanças investimentos, incluindo aversão ao risco, volatilidade como definição de risco, risco sitemático, não sistemático, alfa, beta, dentre outros. Mas seu principal elemento é a hipótese do mercado eficiente, pautada no pressuposto que todos os particpantes do mercado são altamente motivados pelo lucro e possuem acesso às mesmas informações, refletindo-as imediatamente no preço dos ativos, que são vendidos a preços justos. Todavia, o mercado não é eficiente no sentido de "correto", mas sim no de ser "veloz, rápido para incorpor…
Última resposta por Matheus Malheiros Pinto, -
- 5 respostas
- 809 visualizações
Bom dia, Sardinhas! O presidente determinou que os planos de privatização de 8 estatais fossem interrompidos: Petrobras Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A. - Pré-Sal Petróleo S.A (PPSA) Correios Empresa Brasil de Comunicação (EBC) Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep) Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) Armazéns e os imóveis de domínio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) Porém, é curioso que até estatais que já são de capital misto ou sequer tinham sua privatização cogitada sofreram uma queda…
Última resposta por Lucas Marques De Paula, -
- 5 respostas
- 662 visualizações
Olá pessoal, tudo bem? Estou tentando aprimorar um pouco minha analise dos indicadores e pensando na importância (ou não) do Payout. Pensando somente em reinvestimento da empresa nela mesma, é razoável considerar que empresas que tem um Payout baixo, ou zerado, podem estar reinvestindo todo o lucro líquido ou existe outros destinos para o lucro que este indicador não mostra? Se for o caso, quais são esses possíveis destinos? obs: Entendo que se for o caso de considerar o Payout ele deve ser observado juntamente com ROE e ROIC. Pergunto isso porque talvez esse indicador seja relevante principalmente pra empresas em crescimento, demonstrando ao menos um…
Última resposta por Adriano Umemura, -
- 1 resposta
- 87 visualizações
Boa noite! Cheguei ao fim do curso, ou melhor, ao começo de uma nova jornada. Desde o início, já vinha investindo em boas empresas, aplicando o método BESST, pois minha meta era concluir o curso com algumas posições já estabelecidas. No entanto, minha maior dificuldade sempre foi a alocação de recursos. Durante os estudos, percebi que uma boa alocação é fundamental para a rentabilidade da carteira, sendo até mais importante do que a valorização individual dos ativos. Foi no módulo 8 que conheci o PIAR! As porcentagens apresentadas fizeram total sentido para mim. Apesar de a soma ultrapassar 100%, fiz uma média de cada uma delas e cheguei a uma alocação que …
Última resposta por Eddy Paulini,