📈 Renda Variável
Quer conversar sobre ações, fundos imobiliários ou outros temas pertinentes a Renda Variável? Aqui é o local, antes de criar um tópico faça uma pesquisa, talvez alguém já tenha criado um tópico semelhante.
Seja educado com os coleguinhas, todos nós somos burros com relação a algum tema.
-
- 0 respostas
- 193 visualizações
7)A empresa possui boas relações trabalhistas com seu quadro pessoal? O Raul disse pra pesquisarmos no Google JusBrasil, para vermos se a empresa tem muitos processos trabalhistas, greves e afins. Fui olhar alguns exemplos, e vi que os números de processos de cada empresa varia muito obviamente. O que é considerado um número saudável de processos? Por exemplo, usei a AMBEV como o Raul citou e encontrei 41459 processos, isso é muito? pesquisei WEG e encontrei 8402, isso é um número baixo?
Última resposta por Cristian Souza, -
- 1 resposta
- 257 visualizações
1) A empresa tem boas relações com os seus executivos? O Raul pede aqui para ficarmos atentos caso a empresa troca muito a diretoria ou presidência. Como podemos fazer essa análise? a empresa divulga isso? onde? Raul comenta também em avaliar se a empresa tem "headhunters" frequentes no quadro da empresa. Gostaria de entender mais sobre esse termo e como avaliar essa frequência.
Última resposta por Adriano Umemura, -
- 15 respostas
- 2.4k visualizações
Fala galera. Tenho uma dúvida sobre uma pergunta do diagrama do cerrado em relação a DY. Como nos EUA existe taxação nos dividendos, as empresas preferem fazer recompra de ações e depois cancela essas ações, para dessa maneira valorizar mais as ações. Existe algum indicador para avaliar o quanto a empresa faz esse processo? Faço essa pergunta porque uma das perguntas do diagrama do cerrado é em relação ao DY. Eu já percebi que a média de DY é baixo. Estou pensando em colocar mínimo de 3% a 4%. Como vocês se organizam em relação a isso?
Última resposta por Raphael Antonio Leão Santos, -
- 3 respostas
- 4.2k visualizações
Bom dia! Estou tendo dificuldade em formatar as perguntas, no diagrama do cerrado, em relação aos FII -> fundos imobiliários de papeis (gostaria de fazer um questionário, conforme as aulas do Raul); já fundos de tijolo, outras perguntas, diferentes (também conforme as aulas), uma vez que são ativos com características diversas. Não consegui separar dentro do aplicativo da AUVP. Separado apenas o questionário os das ações e dos FII (como um todo). Alguém poderia me ajudar? Grata!
Última resposta por Lúcia Tabim De Oliveira, -
- 1 resposta
- 346 visualizações
Boa tarde a todos! Acabei de finalizar o módulo 08, e nele o Raul fala sobre os casos que deve ou não ser vendidas as ações que já tínhamos na carteira antes da AUVP. As explicações dadas também se aplicam aos FIIs? Pergunto pois no meu caso, tenho 16 FII na carteira de setores diversificados, porém são MUITOS, e gostaria de reduzir para 10 ou no máximo 12. Melhor fazer análise e vender o que não julgar correto ou mantenho na carteira e simplesmente paro de aportar? Obs: Tenho de 1200,00 a 1600,00 em cada um dos FII
Última resposta por Adriano Umemura, -
- 2 respostas
- 114 visualizações
Ainda estou no modulo de renda fixa. minha pergunta é: quando a gente conclui o curso, sabendo tudo sobre investimentos, podemos sonhar com a rentabilidade de quantos porcento ao ano? Olhei um fundo de multimercado que rendeu 130,58% nos últimos 12 meses. 🤔
Última resposta por Antonio De Matos Teixeira Neto, -
- 1 resposta
- 103 visualizações
Quando começei a da uma olhada nos fundos imobiliários, que eu possuia, para reavaliar meus investimentos, não compeendi o que seria o segmento, gestão e tipo anbima do fundo imobiliário. Ex: FII BRESCO (BRCO11) Segmento: Imóveis Industriais e Logísticos Segmento ANBIMA: Logística Tipo de gestão: Ativa Tipo ANBIMA: Híbrido - Em um fundo imobiliário qual a diferença do segmento para segmento AMBIMA e o tipo de gestão para o tipo AMBIMA?
Última resposta por Sergio Tanaka, -
- 4 respostas
- 645 visualizações
A emissão de novas cotas como ocorreu com o MXRF é algo ruim para o fundo, como ocorre com as ações ?
Última resposta por Eddy Paulini, -
- 6 respostas
- 836 visualizações
Bom dia pessoal, tenho visto a importãncia das "perguntas" no sistema utilizado na escolha das empresas, pois em fim elas que definem o peso de cada empresa ou investimento no sistema do diagrama do cerrado. Como iniciante estou com dificuldades pra formular essas perguntas, então estou entrando aqui com uma dúvida/pesquisa com moderadores professores e colegas mais experientes, vou postar 6 empresas aqui, não vou colocar nome e nem o preço (nao importa no momento), algumas delas estou estudando e outras escolhi aleatórias, gostaria que vcs escolhessem ou elencassem as melhores conforme os seus conhecimentos. Tenho ciência de que é importante avaliar outros fund…
Última resposta por Leonardo Mantovani, -
- 2 respostas
- 616 visualizações
Boa tarde. Pessoal, quais as perguntas que vocês estão utilizando para incluir no diagrama do cerrado quanto aos FII's de papel?
Última resposta por Rafael Evangelista Matos, -
- 3 respostas
- 239 visualizações
Gostaria de compartilhar algumas perguntas que gerei no diagrama. Se vocês também tem algumas a acrescentar e ideias que pude não ter me atentado. A do P/L apenas diminui pra 15. A do Tag along eu adicionei devido a eu investir em empresas como CMIG4. É uma maneira de dar uma nota mais justa a ela dentro do diagrama.
Última resposta por Flavio Prado, -
- 23 respostas
- 530 visualizações
Boa tarde pessoal, estou reassistindo as aulas e refazendo o diagrama do cerrado, essas são as novas perguntas, acham que preciso melhoras elas ? acrescentar ou tirar algo? Parece que ainda não estou conseguindo medir direito a força de uma ação que ja tenho em carteira. ROE maior ou igual a 10%? ROE da empresa está igual ou maior que no ano passado? Margem Líquida está maior ou igual ao ano passado? Teve aumento de 5% ou mais no Lucro (CARG) nos ultimos 5 anos? Pagou 2% ou mais de DY no último ano? Div. Líquida - Patrimonio líquido do último ano é positivo? A Dívida Líquida/EBITDA é menor que 2% no último ano? Empresa tev…
Última resposta por Eddy Paulini, -
- 4 respostas
- 843 visualizações
Boa noite! Conclui o curso mas não me senti totalmente confiante para começar a fazer as analises da empresa, estou revendo as aulas e gostaria de saber quantas perguntas existem no diagrama de vocês, se por volta de 15 de acordo com os pontos da analise fundamentalista ou se inclui também os conceitos de Philip Fisher. Entendo que e algo bem particular, e tem coisas que não cabem dentro do diagrama porque devemos filtrar antes, como o tag along de 0%. Minha duvida eh quanto a isso. Vamos tomar como exemplo a seguinte pergunta: A empresa procura sempre se reinventar? Diferente do tag along, uma empresa não entrar nesse critério não desclassifica ela, como alguma do s…
Última resposta por Gustavo Zanotti Souza, -
- 6 respostas
- 598 visualizações
Bom dia 🐟 🐟 🐟, Estava analisando as perguntas padroes do diagrama do cerrado e algumas duvidas surgiram e gostaria de saber se algumas mudancas que tenho em mente fazem sentido. Segue abaixo as mudancas por pergunta. ROE historicamente maior que 5%? (Considere anos anteriores). Faria sentido adicionar uma condicional nessa pergunta para analisar o ROIC em empresas com uma divida grande, visto que a divida pode estar deturpando esse indicador? Por exemplo adicionar: Verificar o ROIC em caso de empresas com DIv. Liquida/EBITDA maior do que 2. Alem disso o ROE de 5% me parece baixo, tenho em mente um ROE de pelo menos 8%, faz sentido…
Última resposta por Diogo Favero Fabrile, -
- 2 respostas
- 824 visualizações
Galera terminei o curso agora, Vou começar fazer meu diagrama, gostaria de saber de vocês se colocaram mais perguntas nele, gostaria do máximo de ideais possíveis para ver oque eu realmente concordo e complementar o meu. Algumas perguntas que ja tem no diagrama 1 ROE historicamente maior que 5% 2 A divida Liquida da empresa é menor que o lucro liquido dos ultimos 12 meses? 3 Tem um crescimento de receitas ( ou lucros) superiro a 5% nos ultimos 5 anos? 4 A empresa tem um historico de pagamento de dividendos? 5 A empresa investe amplamente…
Última resposta por Adriano Umemura,