📈 Renda Variável
Quer conversar sobre ações, fundos imobiliários ou outros temas pertinentes a Renda Variável? Aqui é o local, antes de criar um tópico faça uma pesquisa, talvez alguém já tenha criado um tópico semelhante.
Seja educado com os coleguinhas, todos nós somos burros com relação a algum tema.
-
- 5 respostas
- 964 visualizações
Oi Pessoal, Alguem sabe me responder as duas dúvidas abaixo? Eu opero com 2 corretoras. Supondo que eu tenha WEGE3 em ambas, na corretora A, 100 açoes compradas a 20,00 cada e na corretora B, 100 Açoes compradas a 25,00 cada. 1. Meu preço médio é calculado por corretora (no exemplo acima seria de 20,00 na Corretora A e 25,00 na corretora B) ou é 22,50, desconsiderando as corretoras? 2. Se eu vender WEGE3 na corretora A e no mesmo dia comprar WEGE3 na corretora B. Isso é uma operação de day-trade? O que me leva a ter essas dúvidas é que na declaração de bens do IRPF, os ativos são lançados agrupados; não me lembro de haver distinção entre corretoras, nem para …
Última resposta por Gonçalves Filho, -
- 1 resposta
- 348 visualizações
Alguém poderia me dizer se P/VP e P/VPA sao o mesmo indicador com nomeclatura diferentes?
Última resposta por Flavio Prado, -
- 3 respostas
- 501 visualizações
Galera, hoje fui fazer um aporte pelo home broker da Rico e me surgiu uma dúvida, quando fazemos um aporte a preço de mercado, ele acaba mandando em um valor maior do que o valor atual da ação/FII? Por exemplo, eu fui pegar um FII que a cota estava R$ 165, mas por eu escolher a preço de mercado o valor unitario da ação ficou em R$ 188, mas da minha carteira só foi debitado como se eu tivesse pago os R$ 165, esse valor a mais de R$ 23 será cobrado posteriormente?
Última resposta por Salomão Luiz De Araújo Neto, -
- 2 respostas
- 428 visualizações
Boa tarde, estou dando uma olhada em alguns fundos imobiliários e pude perceber que um possui taxa de administração (0,2\%), taxa de gestão (1,1\% ao ano sobre o PL do fundo) e por ultimo e mais confusa para mim, taxa de performance (20\% sobre o que exceder o CDI). Gostaria de uma ajuda para da uma esclarecida nisso, e aprender aonde e sobre quais valores cada taxa incide. Também ter uma noção para saber balancear os dados e ver quando é vantajoso arcar com tantas taxas. Obrigado!!
- 2 respostas
- 1k visualizações
Galera, queria recomendar um site que ajuda muito a entender esse ponto quando você estiver analisando uma empresa: https://www.glassdoor.com.br/ Dá pra usar de várias maneiras: 1) ele é como um "Reclame Aqui" trabalhista, dando pra ver as reclamações dos funcionários 2) dá pra ver o quanto a empresa investe em P&D, vendo os salários e vagas abertas para esses setores. Se ela fala em seu RI que investe em P&D em determinado setor, dá pra combinar as informações do Glassdoor e Linkedin e ver se ela realmente tá montando os times de P&D que diz estar montando 3) dá pra ter uma noção de como anda a alta gestão da empresa, se tiver muita listagem de vagas de posições al…
Última resposta por Gabriel Andrade Bros, -
- 4 respostas
- 328 visualizações
Estava passando a limpo minha carteira e inserindo no diagrâma do serrado e me deparei que o setor financeiro (bancos e seguradoras) não apresentam alguns indicadores que usualmente costumamos utilizar na avaliação de uma ação. Como exemplo pego a Div. Líquida e inclusive no caso de BBSE3, que eu estava analisando, ela não possui nem CAGR. Em um caso como esse, como vocês costumam considerar? E uma dúvida mais de iniciante: Por que eu não poderia avaliar a divida líquida de um banco?
- 1 resposta
- 1.1k visualizações
Eu tava de bobeira no broker tentando fazer um aporte no HGRE11 e não tava conseguindo, até perceber que esse ativo estava "congelado". Aí reparei que as cotações de modo geral não estavam mudando, cliquei em mais 60 ativos entre ações, ETFs e fundos imobiliários, estavam TODOS congelados e assim ficaram das 17h até às 18h com o fechamento da bolsa. Nunca tinha visto isso acontecer e não sei se é normal ou não... Aí bateu a dúvida: se um trader alugou um caminhão de ações pela manhã, vendeu para recomprar no final do dia e pegou o ativo congelado, acontece o quê? Senta e chora? Ou existe algum tipo de seguro/garantia para esse tipo de situação?
Última resposta por Gonçalves Filho, -
- 1 resposta
- 2.7k visualizações
A Órama lançou um ranking de Fundos Imobiliários, chamado "Quem tá barato?", onde os fundos são rankeados por critérios meramente quantitativos (dividend yeld, P/VP e liquidez diária). É um pouco parecido com o processo que eu mesmo uso para achar fundos imobiliários para analisar (depois eu olho portfólio, inquilinos e outros detalhes antes de comprar). Essa técnica de seleção (screening) nos permite localizar ativos bons pagadores de dividendos e que ao mesmo tempo estejam descontados. O link abaixo dá acesso ao ranking e também explica detalhadamente a metodologia usada: https://analise.orama.com.br/blog/2022/07/06/quem-ta-barato-junho-de-2022/
- 2 respostas
- 382 visualizações
AS AULAS JA ESTÃO LIBERADAS?
Última resposta por Lucas Conradi Santos, -
- 2 respostas
- 430 visualizações
Olá pessoal. Alguem sabe algum Reit de empresas chinesas de fabricantes de carros eletricos? Ex,: BYD? (que possa comprar na corretora Avenue). Abraços
Última resposta por Hioni Robert Dos Santos, -
- 6 respostas
- 858 visualizações
Quando não quero aumentar o meu patrimônio em um determinado FII, mas o direito de subscrição está abaixo do valor atual da empresa (ou mesmo do valor que eu paguei nas cotas). Sempre vale a pena eu vender as cotas pelo preço maior e exercer meu direito de subscrição?
Última resposta por Giovanni Araújo, -
- 4 respostas
- 508 visualizações
Todos sabemos que a OIBR está em um estado critico, com dividas exorbitantes, recuperação judicial e tudo mais. Mas com esse novo projeto, novo foco de ser a maior empresa de fibra ótica do país, será que o risco de investir compensa? gostaria de saber a opinião de vcs. Acredito que seria uma boa oportunidade para aplicar a estratégia do Value Investing. Eu achei interessante a proposta, bem ousada, mas até então não entregaram nada muito inovador e muito convincente.
Última resposta por Evelyn Santos, -
- 1 resposta
- 2.7k visualizações
Olá Raul Sena e equipe. Seguem alguns ajustes que achei interessante e que podem vir na próxima versão do diagrama do cerrado. Sobre as perguntas pessoais para incluir um ativo 1 - Poder editar as perguntas os invés de ter que excluir e incluir novamente. (mais fácil) 2 - Poder reordenar as perguntas. (um pouco mais difícil) Sobre incluir os ativos de FIIs 3 - Ao incluir um FII o sistema não vai direto para o questionário, ele vai pra lista de FIIs diferentemente das ações. Poderia seguir a mesma lógica das ações 4 - Como ele não vai direto ao clicarmos em diagrama para responder as perguntas de FIIs, ao voltar depois de respondido ele vem com a opção "inserir…
- 1 resposta
- 3.9k visualizações
Olá Raul Sena, alguns ETFs brasileiros não estão no diagrama do cerrado (NASD11 e JOGO11), tentei adicionar mas não existiam.
- 2 respostas
- 988 visualizações
Eu dei uma pesquisada em buscadores tipo Google e DuckGo e não encontrei nenhum material sobre análise e avaliação de Gestoras de Fundos Imobiliários. Alguém por acaso teria algum material ou artigo a respeito para compartilhar? Ou alguém que já faz esse tipo de análise poderia compartilhar o que observa numa gestora de fundos imobiliários antes de se decidir a virar cotista após a análise dos números do fundo? Me refiro especificamente a capacidade da administradora enquanto gestora e não a taxas de administração e performance. Desde já agradeço.
Última resposta por Bruno Eugenio,