💸 Renda Fixa
Você quer discutir sobre CDBs, LCIs, LCAs, CRIs, CRAs, RFs, Debêntures, RFs, LCs e tudo mais? Esse é o lugar!
-
- 1 resposta
- 258 visualizações
Oi, pessoal! Ontem fiz meu primeiro aporte \o/\o/. Desvirginei hahahahaha Mas, olhando hoje o app da corretora BTG, vi um pequeno saldo negativo (-R$ 0,78). Gente, o que isso significa? Por que que teve essa diminuição no valor?
Última resposta por Flavio Prado, -
- 4 respostas
- 258 visualizações
Assistindo as aulas novas de renda fixa, que por sinal ficaram muito boas, fiquei com algumas pulgas atrás da orelha a respeito desses ativos. Ainda não investi em nenhum já que tô aprendendo a prática ainda, esse mês estou me aprofundando nesses títulos para arriscar em busca de maiores rentabilidades. Porém, fiquei confuso em relação ao pagamento sobre o que significa a parte de "amortização" que a difere dos juros. O que significa se eu compro um título com juro semestral e ele possui uma amortização anual? Ele vai me pagar o juro a cada 6 meses e a cada ano vai pagar uma parte do montante para reduzir o total? Além disso, esse modo de pagamento não afeta os …
Última resposta por Adriano Umemura, -
- 2 respostas
- 258 visualizações
Ola pessoal, tudo bem? O Raul comenta nas lives para criarmos os topicos sobre previdencia na comunidade, pois é mais facil avaliar caso a caso. Preciso fazer uma PGBL para abater meu IR na declaraçao completa, mas ainda nao consegui encontrar uma estrategia para encaixar o aporte na previdencia junto ao meu aporte mensal. Hoje tenho duas carteiras: 1° Com prazo determinado para 5 anos ( troca de imovel ) 2° Liberdade financeira ( 20 anos - seguindo diagrama ) Minha renda anual esta por volta dos 140 mil, e meu aporte mensal é 4.5k, sendo que 3k eu destino a carteira de 5 anos e 1.5k para carteira de longo prazo. Resumindo, 3k vai sempre par…
Última resposta por Lucas CP, -
- 4 respostas
- 258 visualizações
Boa noite a todos. Minha primeira publicação aqui. Tenho um certo perfeccionismo para entender certos conceitos. A dúvida não tem muito a ver com investimento, mas gostaria de saber se a comunidade compartilha do mesmo entendimento. O governo aumenta a taxa SELIC para diminuir a oferta de dinheiro no mercado de crédito, obiviamente isso acontece devido a investidores aplicarem seu dinheiro no Tesouro, principalmente os bancos, os "responsáveis" pelo mercado de crédito. Menos oferta de dinheiro, mais caro o dinheiro fica e o banco dificilmente vai emprestar com juros menor que a SELIC, já que não faz sentido ganhar menos juros. Porém o governo para banc…
Última resposta por Eddy Paulini, -
- 6 respostas
- 258 visualizações
Bom dia. Na aula 16 (montando uma carteira de renda fixa) eu verifiquei que o Raul alocava 5% dos recursos para reserva de oportunidade. Hoje na ferramenta disponibilizada (Ferramentas AUVP - Orçamento Doméstico) não tem essa "caixinha". Dessa forma, eu poderia alocar esse recurso em METAS? Se não, qual local correto? Obrigado.
Última resposta por Rodrigo Pimentel Cota, -
- 4 respostas
- 257 visualizações
Eu tô com meu dinheiro parado e tô terminando o curso, vou precisar desse dinheiro daqui a um mês e quero testar. É melhor tesouro ou CDB de liquidez diária? Pergunto pq precisarei desse dinheiro pra pagar a escola das minhas crianças e não posso ficar com esse dinheiro preso, por enquanto não tô pensando em rendimento, mais na liquidez e no teste de aplicar, porque no futuro tbm vou querer começar a usar crédito pensando em milhagens aí preciso entender como ter uma rentabilidade, ainda que pequena, mas com liquidez. O que sugerem? E se possível, qual o processo. Na teoria tô entendo... Mas tô com receio.
Última resposta por Lúcio, -
- 4 respostas
- 257 visualizações
Pessoal, devido as enchentes no RS empresa que trabalho disponibilizou a possibilidade de fazermos o saque da previdência que temos pela empresa. Atualmente tenho 2 previdências uma é indexada pelo CDI e outra é 51% cdi e 49% ibovespa, pelo que li na lâmina do fundo, com taxas de adm na ordem de 0,5%, logo não é uma previdência maravilhosa, mas está longe de ser ruim. Como tenho bastante tempo de empresa, tenho um valor considerável, por ser PGBL tenho que pagar 10% de imposto sobre o montante. assim fiquei na dúvida se vale mexer agora nisso, para poder diversificar o dinheiro ou deixo para não perder a bola de neve dos juros compostos que perderei pagando os impost…
Última resposta por Gustavo Machado, -
- 4 respostas
- 257 visualizações
Sou da turma 38, acabei de finalizar o módulo 3. Vi na aula 15 e no decorrer do módulos que: Quando a Selic está alta, provavelmente compre pre-fixado. Quando a Selic está baixa, compra algo ligado ao CDI. Ipca compra quando ninguém estiver falando da inflação. Ou seja, ir contra o fluxo que quando o índice de determinado investimento estiver alto as corretoras irão ofertar eles, porém haverá muitos incentivos em outros investimentos que eles não irão ficar oferecendo. Minha dúvida é se tem uma tabela de parâmetros? Para saber qual a taxa que é considerado baixo para Selic, qual número é considerado alto para inflação, qual é um número alto…
- 4 respostas
- 257 visualizações
O Raul havia salientado que corretoras apesar de oferecem um bom ativo, elas acabam tendo algumas taxas que são abusivas. Vocês que já pesquisaram sobre a RICO acredita que seja bom pegar esse CDB de 150% para 2 anos ?
- 4 respostas
- 257 visualizações
Não entendi pq eu iniciando com com $1.500 não deu muita diferença no valor mensal quando aumento o iniciar com $10.000? Coloquei $30.000 e $100.000 tbm nada de vantagem… Segue foto em anexo…
Última resposta por Matheus P S, -
- 3 respostas
- 257 visualizações
Já ocorreu com vocês de entrarem no app da corretora e estar zerado/inativo os produtos do Tesouro Direto? Quando isso ocorre o que isso significa?
- 1 resposta
- 256 visualizações
Pessoal, Buenas! Então... estou aqui com um dilema, brigando com os meus demônios... rsss. Terminado por completo o curso da AUVP, arregaçando as mangas para colocar em ordem meus investimentos, alinhados com os aprendizados. Bem, Sou investidor já a longo prazo. Dos bons? não, claaaaaro que não. Se não, não estaria aqui. Mas acima da média a modéstia parte, à custos de muitos tropeços e cabeçadas. Bem, vamos aos fatos: Revisando como disse, meus investimentos, e tendo uma quantia considerável em fundos de investimento em "bancões" como diz o jargão, fui a luta e começei as análises. Um dos meus investimentos em fundos é este: ITAÚ DEBÊNTURES INCENTIVADAS FIN INFRA D…
- 1 resposta
- 256 visualizações
Eu gostaria de saber se vale apena colocar o dinheiro que eu tenho para investir no curto prazo (final do curso) em um ETF que investe em tesouro Selic, tipo o LFTS11, ao invés de comprar o próprio tesouro Selic. Pois o Imposto de venda de ETF será menor que o pago pela Venda do Tesouro Selic
- 2 respostas
- 256 visualizações
Boa noite. O governo do RS liberou uma linha de crédito pelo Pronamp para as empresas prejudicadas pelas recentes enchentes. Minha empresa teve considerável prejuízo, porém tenho recurso para "tapar o buraco", não obrigatoriamente necessitaria do crédito, porém, como as condições dele são excepcionais, vejo como uma possibilidade de captar este recurso, reinvestir-lo em uma aplicação de renda fixa onde o rendimento seja maior que as taxas do crédito, e com essa diferença diminuir um pouco o nosso prejuízo na história. As características do crédito são: a) Até 150 mil reais. b) 24 meses de carência para começar a pagar. c) 37 meses para pagar a…
Última resposta por Eng. Pedro Crizel, -
- 1 resposta
- 256 visualizações
Recentemente a minha vó ganhou 125k em um sorteio e deve ter mais uns 30k na poupança. Ela é viúva, tem casa própria, 87 anos, 6 filhos que têm a vida estruturada (não precisarão do dinheiro) e atualmente vive com um salário mínimo e de alguma maneira ainda sobra um pouco no final do mês. A vida toda ela deixou ou o dinheiro no colchão ou na poupança. Conversei com ela e ela não tem pretensões nem planos para utilizar este dinheiro. Pensei em deixar uns 15k como reserva de emergência na conta e investir o resto, para que ela tenha uma renda mensal. quais investimentos vcs recomendam? como ficaria a declaração de IR, considerando que ela nunca declarou, mas a partir do a…
Última resposta por Henrique Magalhães,