💸 Renda Fixa
Você quer discutir sobre CDBs, LCIs, LCAs, CRIs, CRAs, RFs, Debêntures, RFs, LCs e tudo mais? Esse é o lugar!
-
- 14 respostas
- 886 visualizações
Gente me tirem uma duvida, estou analizndo aqui um Tesouro e apareceu pra mim TESOURO IPCA+, que é o IPCA do dia + 6,29%. Vamos supor que o IPCA agora esta em 3,926% + 6,29% a.a isso seria um total de 10,24% a.a ou eu estou fazendo as contas totalmente errado? Poderiam me ajudar. Obrigada!
Última resposta por Eddy Paulini, -
- 1 resposta
- 193 visualizações
Olá pessoal! estou com uma dúvida quanto ao tesouro IPCA+. No módulo 3, na aula 6, o Raul diz que o Tesouro IPCA+ é prefixado, mas em uma das perguntas das prova do mesmo módulo, respondi isso e constou como erro. Por mais que eu assista ao vídeo, continuo entendendo como prefixado, alguém poderia me exclarecer o porquê dessa discrepância, ou me dizer o que não estou entendendo? desde já obrigado!
Última resposta por Mirella Fonseca, -
- 2 respostas
- 105 visualizações
Se uma pessoa investe 100 mil reais em um tesouro ipca+ com vencimento em 2028 o saque só pode ser feito na data de vencimento ? Como funciona para adiantar esse saque?
Última resposta por Mauricio Marques, -
- 1 resposta
- 322 visualizações
Boa tarde, me chamo Adelar e tenho uma dúvida pode ser boba, num vídeo do curso o Raul falo q ipca mais 0.6% seria uma renda boa mas em todos os cálculos q ele faz usa uma renda de 0.8 % como base para liberdade financeira mas se optar por fazer um ipca + 0.6 o q vai me sobra é o 0.6 pq o valor q vai entrar a mais do ipca a inflação vai levar, não entendi direito como pode ser uma boa rentabilidade, na minha cabeça deveria ser pelo menos ipca + 0,8 pra valer a pena fora q tem ainda a inflação ou a lógica é diferente?
Última resposta por Eddy Paulini, -
- 6 respostas
- 672 visualizações
Bom dia sardinhas! Sempre fico analisando os títulos do tesouro e percebi que o IPCA+ 2045 está pagando 6%+IPCA,seria um bom momento para pensar em marcação a mercado,ou aportar em CDB de prazos mais curtos de 4ou 5 anos a 7,5%+IPCA seria mais vantajoso?
Última resposta por Adriano Umemura, -
- 1 resposta
- 313 visualizações
Oi bom dia gente, com relação ao tesouro, o Raul indicou a comprar os com maiores prazos mas no caso do IPCA o título de 2045 está com uma taxa menor do que o de 2029, ainda sim mantêm a recomendação, compro os dois por conta da taxa melhor do de 2029 ou compro mesmo o de 2045 apenas? Alguém sabe dizer o porquê que na BTG não estão disponíveis os títulos do tesouro? foi suspenso mesmo?
Última resposta por Flavio Prado, -
- 9 respostas
- 1.1k visualizações
Boa noite, eu queria saber qual é a base para calcular essa taxa adicional ao tesouro IPCA, sei que é atrelado a SELIC, porem como o Tesouro nacional chega nesse numero?
Última resposta por Maila Silva, -
- 1 resposta
- 442 visualizações
Galera, boa tarde! Desculpe se essa dúvida já foi abordada em algum outro tópico, mas acabei não encontrando. Aproveitando o hype dos títulos de IPCA+ 6% a.a, queria entender um pouco mais sobre a diferença entre os prazos de vencimento. A exemplo, o Tesouro hoje (02/06/2024) está ofertando títulos IPCA+ 6% com prazos em 2029, 2035, 2040, 2045 e 2055, considerando que o retorno nominal é o mesmo, como avalio qual deles é o melhor com base no vencimento? Seria aquele caso de avaliar a inflação histórica e, como no Brasil ela tende a crescer, buscar pelos títulos com maior prazo?
- 2 respostas
- 338 visualizações
Pessoal, boa noite. Alguém sabe dizer a qual índice a taxa que aparece no site do Tesouro Direto (também mostrado no vídeo do Raul, aula 6 do módulo 3) "Histórico de preços e Taxas" está indexado? (Quando a taxa cai, o preço sobe e vice-versa) *Sei que o Tesouro IPCA+ seria a inflação atual + uma taxa.
- 14 respostas
- 1.6k visualizações
Olá Pessoal O Raul comentou na última live sobre contra fluxo (01/02/2023). Ficou claro que a hora de comprar, por exemplo, um Tesouro IPCA+ é quando a inflação está baixa, Assim, ninguém esta querendo comprar, pois ninguém esta com medo da inflação. Neste cenário, compramos o IPCA com a expectativa de que ele vai subir, e assim, o título se valorizar. Esta afirmação esta correta ? certo ? Frente a isso, ai vai 2 perguntas: Pergunta 1) Quando podemos saber que a Inflação está baixa ? No vídeo o Raul disse que agora é um ótimo momento para comprar IPCA. Mas se analisarmos a série histórica, o IPCA está praticamente na média, não está baixo. Porque podemos consid…
Última resposta por gabriel thomaz dos santos, -
- 3 respostas
- 893 visualizações
Prezados, Fiz alguns aportes nesses 2 tipos de tesouro nos últimos meses e nesta semana estou tentando aportar mais e não aparece mais eles 2 na IsaEx. Tem um periodo certo pra você aportar nesses tipos de investimentos de Tesouro? Ou estou dando azar essa semana e não está aparecendo? Grato!
Última resposta por Leandro Andrade, -
- 4 respostas
- 506 visualizações
SENHORES, BOA NOITE! ESTOU COM UMA DUVIDA QUANTO A INVESTIMENTO NO TESOURO IPCA+, PRETENDO INVESTIR UM DETERMINADO VALOR, PORÉM NÃO SEI COMO FAÇO PARA CONTINUAR A FAZER OS APORTES MENSAIS. CONSIGO APORTAR NO MESMO TÍTULO QUE COMPREI, DIGO COM A MESMA TAXA DE JUROS? OU OS NOVOS APORTES SERÃO SEMPRE COM JUROS NO VALOR DO TÍTULO VIGENTE? APROVEITO E PERGUNTO SE ALGUEM AQUI JA INVESTIU NO TESOURO USANDO O APP DO SOFISA E SE RECOMENDAM ALGUMA CORRETORA? OBRIGADO.
Última resposta por Antônio Carlos Cardoso, -
- 2 respostas
- 561 visualizações
Olá pessoal, tudo bem? No comecinho do ano, investi 1000 reais no Tesouro IPCA+ com vencimento em 2045, para testar a famosa marcação a mercado, já que todo mundo dizia que a inflação provavelmente cairia, a taxa de juros idem etc. Demorou um pouco, mas, em 5 meses, tivemos um rendimento líquido de 19% com as quedas das taxas ao longo do período! O que dá mais ou menos 3,8% ao mês! Gostei da brincadeira, e acabei, então, aportando 100x mais no dia 03 de julho, mas... O resultado ao longo dos meses subsequentes não foi o mesmo. Só agora que parece que está voltando ao que eu investi em julho... Logo, o que vocês acham? Deixo lá e espero a tal marcaçã…
Última resposta por Rodolpho Haddad Laurindo, -
- 31 respostas
- 2.8k visualizações
fala sardinhas, tranquilo?? É correto afirmar que todo titulo do tesouro IPCA+ tem a rentabilidade prefixada porque sempre vai valer 1.000 no final do período?
- 1 resposta
- 324 visualizações
Pessoal, boa tarde Acessei o site do Tesouro Direto, fiz algumas simulações e ao abrir os detalhes dos cálculos vi que os valores de IPCA utilizados estão conforme o observado no boletim focus, sendo que a partir de 2029, período fora da abrangência do focus, o valor de IPCA-2028 se repete. A questão é, as projeções de ganhos são realmente assim, após 2028 é utilizado um valor "hipotético" ? (claro, considerando que é difícil prever a inflação a longo prazo). Obrigado.
Última resposta por Flavio Prado,