Jump to content

Líderes

Conteúdo Popular

Exibindo conteúdo com a maior reputação em 10/08/23 em todas as áreas

  1. Acabei de ver a Aula da Família e quanto mais o Raul falava da própria vida, mais eu me identifiquei com ele. O que é estranho, porque ao longo da minha vida (chegando aos 28 anos) eu nunca vi ninguém com relatos/opiniões tão parecidas. Fui diagnosticado há algum tempo com TDAH, e tive o mesmo sofrimento na Escola, odeio, odeio... e pra minha sorte, meu pai foi muito rígido em cobrar boas notas e tudo mais. Por isso sempre me empenhei, mesmo não gostando... porque eu tinha pânico de ser obrigado, por vacilo, estudar mais uma ano. Nunca tive dificuldade em aprender e sempre prestava atenção, pra não tirar notas ruins e evitar reforço e surra do meu pai. Recebi alguns títulos de 'Aluno Destaque' e às pessoas tinham uma ideia errada sobre mim, alguns ainda tem... "Você gosta de estudar." 🤣 Vim da periferia e percebi as privações que tive por conta do dinheiro, sempre que podia fazia algo pra ganhar dinheiro. E minha filosofia de vida é e sempre foi: "Eu não gosto de estudar, só que eu gosto menos ainda de trabalhar. Então eu estudo mais, pra trabalhar menos." Levem pra vida, expliquem aos jovens. Pois muito provavelmente, ao menos na juventude, não poderão escapar do maldito despertador pra trabalhar. E assim como o Raul, eu adoro comer e já passei vontade. A melhor coisa é comer aquilo que deseja, sem se preocupar com o valor. Lembro de eu levando meus avós (Faxineira e Pedreiro que só leem e escrevem o básico) para o Coco Bambu, onde minha avó que ama camarões, saiu de lá enjoada de camarões. 😂
    5 pontos
  2. Confissões de sábado a noite. Cheguei no módulo 8 do curso e fui pega no pulo pelo Raul durante a aula 4. Desde o começo das aulas minha intenção real era abandonar o primeiro e único erro que cometi (até o momento) nos investimentos e montar uma nova carteira do zero após a conclusão do curso. Foi engraçado ouvir durante a aula que abandonar a carteira antiga e começar uma nova não era a melhor opção pois o que está na carteira antiga também é dinheiro, apesar dos pesares. Há 5 meses atrás caí no conto do “especialista em investimentos” logo após abrir minha conta na corretora famosinha. Depositei uma quantia inicial de $25K e o “especialista” entrou em contato comigo no mesmo dia para me ajudar nos investimentos! Lembro que pensei: “Nossa que prestativo!” (E hoje sei que fui muito troxa 🤡) Ele me sugeriu um “investimento” incrível que seria ideal para o meu perfil (perfil de troxa), um COE com vencimento em 3 anos. Eu, troxa, aceitei 🤡. No dia seguinte acordei pensando nesse “investimento” e pasmem: uma pesquisa de 2 minutos na internet foi o suficiente para confirmar a burrice que eu havia cometido. A única coisa boa que veio de tudo isso foi a minha indignação e raiva que viraram estímulo para aprender a investir de verdade para nunca mais na vida ser enrolada por um “especialista em investimentos”, e foi assim que descobri a AUVP. Voltando aos investimentos, o que eu queria mesmo era deixar esse COE para trás e nem incluir ele no planejamento da minha nova carteira. Depois de assistir a aula 4 estou pensando em considerá-lo como parte da renda fixa, assim cada vez que eu olhar para ele vai me dar forças para continuar estudando e aprendo cada vez mais.
    4 pontos
  3. Bom Dia Turma!!!! Go go go!!! Domingo também é dia para quem tem que organizar sua agenda rsrsrsrs. Primeiro passo foi dado!
    3 pontos
  4. Maila, Infelizmente vários colegas aqui compartilham histórias semelhantes, foram persuadidos pelos "experts" do mercado. Ainda bem que isso serviu de combustível pra você buscar conhecimento e te motivou a aprender para fazer a gestão da sua carteira. Bora pra cima! Felizmente o vencimento é pra 3 anos, logo você estará livre desse enrosco.
    3 pontos
  5. @Maila Silva quem nunca "pecou" que atire a primeira pedra. Faz parte. Agora você está adquirindo conhecimento. Vamos errar? Vamos, mas muuuuuito menos e será uma decisão que nós tomamos, e não um terceiro. Quando vence o COE? Ele tem algum rendimento garantido caso não cumpra as premissas para render o prometido?
    3 pontos
  6. Essa reflexão é de extrema importância. Conheço muito poucas pessoas que têm a saúde mental equilibrada. Isso fala muito sobre a era em que vivemos, nossas rotinas, as pressões que sofremos e a falta de tempo para o descanso. Eu tenho passado por análise há 8 anos e acompanhamento com um psiquiatra há 6 (com períodos de tratamento para depressão e ansiedade). A análise (ou terapia) é crucial nesse processo. A medicação auxilia, mas é fundamental ter um interlocutor que o ajude a compreender e a encontrar caminhos melhores para suas angústias. O @Luiz Augusto Vallim resumiu bem. A medicação pode ser um importante passo para abrir caminho para um processo terapêutico mais eficaz. Não sou médica, mas vivenciei essa realidade ao longo de muitos anos, e algumas coisas me ajudaram bastante: Terapia: tentei varias vertentes e vários terapeutas até que me encontrei na psicanálise com uma analista Freudiana com a qual sigo há 5 anos. Psiquiatra: Foram muitas tentativas de medicação até que finalmente tive sucesso com uma medicação específica. Técnica de respiração: me ajuda muito nos momentos de crise. Fiz meditação mindfulness por algum tempo e me ajudou bastante. Exercício físico: sempre pratiquei exercício físico, fui atleta profissional, sou faixa preta em karate, ciclista e faço musculação. Exercício físico ajuda muito a ansiedade e o sono. Alimentação saudável: sou vegana há 15 anos, mas há 7 anos sigo uma dieta sem alimentos processados, sem frituras, cortei complemente o açúcar e eu cozinho praticamente tudo o que eu como. Mudando a dieta me senti menos cansada, mais disposta, com mais energia e a qualidade do meu sono melhorou. Álcool e drogas: nunca experimentei álcool ou drogas na vida, mas amigos próximos me disseram que reduzir a ingestão de álcool os ajudaram muito com a ansiedade. Redes sociais: apesar de anos em tratamento e terapia, crises de ansiedade eram recorrentes... Eu tinha um instagram relativamente grande. Devidos aos esportes e treinos, construí uma rede grande de seguidores. Percebi que grande parte da minha agonia estava vindo justamente das redes sociais: de seguidores, patrocinadores e de mim mesma que me cobrava para atender as requisições de todo mundo. Há 1 ano atrás decidi desativar todas minhas redes sociais e desaparecer da face da terra. Agora tenho contato apenas com a minha família e amigos próximos que não somam nem 10 pessoas. Essa foi uma das melhores decisões que tomei na vida. Não pretendo voltar para as redes sociais nunca mais e hoje em dia minha saúde mental está bem melhor. Cuidem-se e cuidem dos que estão ao seu redor. Fiquem atentos a pequenos sinais, conversem com amigos próximos e não sintam vergonha em pedir ajuda. Abraços a todos.
    3 pontos
  7. Pra mim só não mande pastel, no mais o que vier é lucro Kkkk
    3 pontos
  8. Não me surpreende a AUVP ser tão bem qualificada, temos uma grade de conteúdo muito completa aqui, o cvrs0 devolve completamente o valor investido se você não aprender, não existem queixas no reclame aqui e temos uma excelente Comunidade de pessoas ajudando umas as outras, nosso Boss eh sincerao e despojado, nada de xorumelas e papas na língua... Soh sucesso na escolha dessa formação aqui...
    3 pontos
  9. OOOO meus amigos tem o snoop sim coloquei ali no comentário que fiz essa edição e para realizar um post na minha rede social. Acalmem o coração que o mascote esta mantido kkkkkkkk
    2 pontos
  10. Cada vez fico mais impressionado com esse curso e admiro mais e mais a pessoa que é Raul Sena!!! Cara foda demais, sincero demais e que realmente impacta nossas vidas de um jeito que poucas pessoas conseguem (e conseguirão). Raul se não existisse, tinha que ser criado. Valeu demais por tudo que você agrega em nossas vidas através do seu trabalho @Raul Sena!!!! Forte abraço e seguimos nessa jornada incrível que sem sido a AUVP!!!
    2 pontos
  11. Descreveu completamente minha sensação, @Edison Paulini Eu estava bem de boa tentando esquecer os erros do passado e fingindo que nada tinha acontecido até assistir a aula 4 do módulo 8 haha Hoje em dia me sinto confiante, estou desenvolvendo uma estratégia e realizando minhas próprias análises. Comprei até o livro do Fisher! Males que vem para o bem! Obrigada pelas palavras de apoio, amigo! Sucesso para você também :)
    2 pontos
  12. Pelo menos é de 3 anos.... Rapidinho vence e você vê seu dinheiro de volta. Se for um COE "garantido", é mais tranquilo. Tem uns novos COEs de risco 100, numa escada de 0 a 100, com risco de perder o capital investido, aí teria que se avaliar.
    2 pontos
  13. Gente, é óbvio que vc envia seus dados só pra quem tirou vc, por inbox. Não é a toa que a revelação seria num tópico, postando foto do presente e tal. Depois é só enviar.
    2 pontos
  14. Ainda mais com a LGDP, o ambiente da comunidade é controlado, mas mesmo assim não sei se tanto para ficar expondo endereço de geral. Eu passaria o do meu trabalho.
    2 pontos
  15. Quais os conceitos necessarios para resolver este probleminha? O primeiro deles, o valor de um titulo prefixado LTN no vencimento. Conforme ja visto em aula, o valor seria de R$1000,00. Feito isso podemos usar a formula abaixo. Sendo: VP = valor presente i = taxa em valor unitario n = tempo (utilizado na mesma unidade da taxa) VP = 909,09 Feito isso, o valor dos juros brutos, subtrai-se o valor do titulo no vencimento do valor do titulo hoje, resultando em 90,91 Para investimentos de renda fixa o IR obedece a tabela regressiva. Para o prazo de 365 dias a aliquota seria de 17,5% resultando em juros liquidos de 75,00
    2 pontos
  16. Eu curti demais a ideia hein!!! Super estou dentro!!! Até mesmo essa dinâmica que o @Edison Paulinicolocou eh legal do Ifood secreto, mas sendo Ifood ou modelo convencional vamos precisar ter os endereços das pessoas para poder enviar, será que essas informações podem ser passadas aqui na comunidade? Sei que achei Topzera!!! Então contem comigo!!!
    2 pontos
  17. Eu tô na expectativa de que quando as ações da subscrição da ITAUSA entrar na carteira o preço caia um pouco. Estou com uma reserva pra essa possível oportunidade
    2 pontos
  18. @Fabrício Augusto Pereira Magalhães como disse o @Edison Paulini, na filosofia Buy and Hold a primeira que fazemos é congelar o ativo e analisar os motivos da queda. Entender se é uma oportunidade de aportar mais ou se é de deixar na geladeira ou mesmo se faz sentido sair (devagar) da empresa. No entanto, na experiência do Raul, vender acaba não sendo a melhor opção se comparada a deixarmos a empresa de castigo, pois no longo prazo a empresa pode se recuperar. Buscar nos RIs quais são as justificativas do Gestor para as quedas, olhar as principais posições dos Fundos e entender quais ações os Gestores estão fazendo para melhorar a performance. É normal com a queda dos juros que estes Fundos sofram mais.
    2 pontos
  19. Algumas considerações importantes sobre o tema: Os transtornos ansiosos, como pânico, ansiedade generalizada ou as fobias específicas, por exemplo, possuem 2 elementos desencadeantes: Fatores genéricos (sabidamente, inclusive, o maior fator de risco para desenvolver algum destes transtornos é ter pais ansiosos) e os gatilhos comportamentais, que vão se formar especialmente na sua infância e adolescência secundários a crenças distorcidas que você desenvolve sobre si mesmo e o mundo ao redor. Sabido isto, uma vez que a doença se desenvolve, ocorrem alterações neuroquímicas em seu cérebro que desencadearão sintomas físicos (dor no peito, palpitação, vertigem, formigamentos, falta de ar, aumento da pressão e ect) e sintomas psíquicos (sensação subjetiva de morte súbita, angustia, sensação de descontrole, sofrimento antecipatório). Isto acontece porque os eixos neuronais depenentes especialmente de serotonina para funcionar começam a se desordenar. Em termos práticos, o que rola é que os neurônios se tornam ávidos por serotonina, consomem-na de forma desordenada, e as demais sinapses começam a ter uma queda de duncionamento, desencadeando os sintomas. Então entendam amigos, que o que ocorre é uma disfunção orgânica secundária as situações da vida. Esta disfunção pode ser modificada de fora pra dentro, ou seja, com psicoterapia, que vai te ajudar a eliminar os gatilhos fazendo você descontruir as crenças distorcidas (processo mais demorado, mas mais duradouro) ou de dentro pra fora, reabastecendo os neurônicos com serotonina atrás de modulação em seus receptores e recaptadores, que é o que as medicações fazem. Não dêem bobeira. Procurem um psiquiatra ou psicólogo, de preferencia os 2. Dica de especialista. Sou psiquiatra há muitos anos. Um forte abraço pessoal.
    2 pontos
  20. Boa noite @Lucas Cattaruzzi. Qual seria o objetivo desta aplicação? Reserva de emergencia, compor sua carteira ou meta de curto prazo? Se for reserva de emergencia teria que ser no tesouro selic mesmo. O tesouro possui rentabilidade e liquidez diaria e basicamente não sofre de marcação a mercado, te possibilitando o resgate antecipado sem perda da rentabilidade ou do capital investido. Se for para meta de curto prazo tambem teria que ser o tesouro selic devido aos mesmos motivos citados acima. Voce tambem poderia optar por titulos bancarios como CDBs de liquidez diaria ou LCIs e LCAs que são isentas de IR, com vencimento proximo a data em que voce teria que utilizar os recursos. Para a sua carteira de investimentos voce teria que avaliar o contrafluxo. De forma geral: Taxa de juros alta com expectativa de queda, titulos prefixados. Taxa de juros baixa com expectativa de alta, titulos indexados a selic ou ao CDI Inflação baixa com expectativa de alta ou oferecendo taxas atrativas, titulos indexados ao IPCA Lembrando tambem que para sua carteira voce tem a disposição tambem os titulos bancarios que poderão te oferecer uma rentabilidade maior devido ao risco maior.
    2 pontos
  21. Estou me encaminhando para o final do curso, a Aula 18 do modulo 4 foi a melhor aula de todas as aulas sobre investimentos que eu já assisti, e foram muitas, deste e de outros cursos que eu já fiz, maneira clara, com apontamentos assertivos. Na minha opinião deveria ser a aula magna do curso. Incrível. Saber analisar não somente as ações, mas também sua tolerância ao risco é o que vai fazer diferença ao longo prazo Parabéns @Raul Sena e equipe, muito obrigado. se eu tivesse visto antes teria valido uma grana boa.
    1 ponto
  22. E aí pessoal… Seguindo o tópico de recomendações de livros que o Raul mesmo fez… fui encaixando os livros que ainda não tinha lido da lista na minha rotina. E por agora estou finalizando o: Os Segredos da Mente Milionária - T. Harv Eker E como é notável as influências do livro. Principalmente nos primeiros módulos e no diagrama do Cerrado. Muito legal isso, da ainda mais vontade de ler os outros livros para pegar as referências e para entender “de onde viraram” várias coisas. Terminando este vou para bola de neve… aguardo referências mil nesse tbm!
    1 ponto
  23. Beatriz, com o passar dos módulos eles vão ficando cada vez mais densos e melhores (a porra realmente fica séria kkkkk), volte e reveja a aula que não entendeu se mesmo assim ficar na dúvida como diz o Raul, a comunidade esta aqui para ajudar. Mas quando chegar ao final vai ver o quanto é libertador e ver o que vc evoluiu e ainda vai evoluir (porque é apenas o começo) não tem preço, vc saber que vc é muito mais responsável pelo seus investimentos da melhor maneira é incrível.
    1 ponto
  24. Só complementando o Fundo CPTR11 teve um desdobramento de cotas, motivo essa que ocasionou sua "desvalorização" por cotas.. inclusive pagamento de dividendos de cada cota... se os índices ainda estiverem bons poderia manter os aportes, caso contrario, coloque-os na geladeira e vai aportando em outros...
    1 ponto
  25. Obrigado Flávio! Ajudou bastante. 👏👏👏
    1 ponto
  26. Droga, vou ter que mudar porque o @Michael Banzato Da Silva já falou dinossauro 😂 Aliás, bom signo Michael hahahah Meu signo é ornitorrinco.
    1 ponto
  27. @Alcides Caldeira ficou confuso sua colocação … Se você vendeu , você deixou de ter um imóvel , se você investiu parte do valor dele , você tem parte em imóvel (passivo de valor ) e a outra parte em outro ativo … não vejo motivo para inversão , ela do ocorre se você deixasse de ter um passivo de valor em 100% e transferisse ele para um ativo … e no fim você teria outro passivo (aluguel ) o diabo mora nos detalhes e é bilíngue
    1 ponto
  28. 1 ponto
  29. Você descreveu bem o que acho que acontece com todos 😅 Conforme vamos evoluindo no cvrso a vontade que dá é começar do zero, abandonar tudo o que fizemos e fazer de conta que nunca existiu. Mas ainda bem que você segurou os ânimos e percebeu que tem decisões melhores a serem tomadas ainda mais com toda a bagagem de conhecimento que já adquiriu! Sucesso e bons investimentos, Maila!
    1 ponto
  30. Eu percebo que tenho picos de estímulo para estudo e me jogo naquilo até enjoar, na real, meio que sou assim na vida… fora dos picos eu amo não fazer nada. Por isso preciso aprender a investir. A meta é em 10 anos poder trabalhar só alguns períodos da semana porque eu quero; e não porque eu preciso e passar o resto do tempo simplesmente não fazendo nada… :D
    1 ponto
  31. Boa tarde. Probleminha basico de matematica financeira, mas para ajudar o entendimento de alguns conceitos. Um titulo prefixado do tesouro direto (LTN) esta oferecendo uma taxa de 10%aa com vencimento para um ano. Qual o valor do titulo para compra e qual o valor dos juros liquidos a ser recebido no vencimento (desconsiderando as taxas do tesouro e considerando somente o IR)? Coloquem somente a resposta sem justificar para não influenciar na resposta dos outros: Valor do titulo: Juros liquido:
    1 ponto
  32. Até ia dar os parabéns, mas uma lista com o Pit não consigo levar a serio hahahahahhahaha
    1 ponto
  33. Eu não posso falar que amo estudar, eu amo estudar certo assuntos, e podemos dizer certas matérias. Posso dizer que alguns professores influenciaram muito isso na minha vida. Tive bons professores de exatas, e posso dizer que sempre gostei da matéria, mas não me via estudando qualquer engenharia, eu falava que eu gosto de matetematica, física, química, mas calculo I/II não é para mim não kkkkkkk. Hoje posso dizer que finanças eu gosto bastante de estudar. Sobre trabalho, eu gosto do meu trabalho atual, Médico Socorrista e faço transferencias esporadicamente, atender em ESF (Posto de Saude) não é a melhor coisa do mundo, mas eu gostava, tinha seus dias bons.
    1 ponto
  34. Boa tarde, José! O livro ações comuns, lucros extraordinários também tem forte influencia sobre o módulo 4. Fora que também é um belo livro o qual estou inclusive em leitura no momento. Vale a pena!
    1 ponto
  35. Na próxima live vou pedir para ele mostrar pra gente pelo menos. De curiosidade mesmo.
    1 ponto
  36. Isso que eu chamo de investidor de longo prazo 👏🏻
    1 ponto
  37. Muita gente pegava e copiava alguns ativos sem estudar, sem entender o que estavam fazendo. Não era o objetivo. Em algum vídeo ou post ele fala isso.
    1 ponto
  38. Se você pegar um ETF no Brasil, vai pagar a taxa do ETF Brasil (que deve ser por volta de 0,5 a 1%) esse ETF investe em um ETF la fora que cobra 0,1%, somando voce paga de 0,6 a 1%. Se voce pegar o mesmo fundo la fora, vai pagar 0,1% Se pegar um Irlandes, vai pagara taxa de 0,1% + a taxa do fundo de 0,1% As taxas lá fora são bem menores, ai que fica a diferença, tem ETF com 0,05%
    1 ponto
  39. Cara, cuidado com a formula de Gaham, porque ela leva apenas lucro e valor patrimonial. Se você olhar puramente Gaham a carteira vira um juntado de traia, aplicar a formula em empresas pré selecionadas poderia ate fazer um sentido teórico, para medir upside.
    1 ponto
  40. Cara acho que o video-game seria mais um conforto necessário kkkkkkkkkkkkkk Tem seus gastos com energia e jogos, porem ja me poupou muita grana! Quantas vezes num final de semana sem nada pra fazer ao invés de ir para a balada e beber com a rapaziada, fiquei deboa em casa jogando, é até uma boa forma de ajudar a guardar dinheiro se olhar por esse lado!!!
    1 ponto
  41. Sua pergunta pertinente, vale pra mim. TO na maior duvida onde investir pros meus dois afilhados.
    1 ponto
  42. Sua lógica de pensamento está certa, mas a execução que não está muito clara. Tem uma aula específica, o "contrafluxo" e para o caso de você querer "vender" antecipado tem a "marcação a mercado" tem que entender esses dois conceitos para não errar na execução (caso decida que deve fazer, pois existe uma hora certa)
    1 ponto
  43. Valor do titulo: R$ 909,09 Juros liquido: R$ 75,00 Seria isso?
    1 ponto
  44. Oi Luis! Não cheguei nesta ação ainda e não sei exatamente em qual parte da "piramide invertida" voce estaria pensando para este ativo. Olhando pro setor de construção, eu acho ele relativamente cíclico se voce considerar que o aumento das vendas de imóveis em grande parte coincidem com a queda da selic pra facilitar o financiamento. O que eu quero dizer aqui é que eu acho que o setor de construção civil deve ser mais exposto aos ciclos de mercado então se eu fosse colocar essa empresa em algum lugar, seria no meio da piramide, não na base. No momento estou ainda olhando e analisando empresas da base somente, ou seja setores perenes como Materiais básicos :) Quanto a P&D pra CYRE3 eu não acho que eles não tem muito investimento nisso não, caso contrario estaria bem grande no site deles (olha o exemplo no site da klabin). O que eu consideraria pra essa empresa é o seguinte (mas to falando do alto do meu amadorismo...hahaha): O que eu reparei é o seguinte, O lucro liquido dessa empresa parece ocilar bastante e se voce olhar alguns anos ali 2015, 16 e 17 vai observar aumento de patrimonio e queda de lucro o que eu imagino que se deva a empreendimentos que eles construiram e que demoraram mais para serem vendidos. Então assim, eu não sei qual é o teu objetivo pra essa empresa, mas se for a construção de uma base de carteira, eu acho que eu não iria por esse caminho :)
    1 ponto
  45. Boa tarde @Lorenzo Roza Rodrigues. Vamos primeiro avaliar alguns conceitos. Lucro liquido + IR = LAIR (lucro antes do IR) LAIR +- resultado financeiro = EBIT Entende- se por resultado financeiro o resultado dado da receita financeira - despesas financeiras. As receitas financeiras podem ser provenientes dos investimentos monetários como aplicações financeiras de curto, médio e longo prazo. Empresas que geram muito caixa podem oferecer um valor relevante proveniente dessas aplicações. Já as despesas financeiras são geradas principalmente pelos passivos onerosos. Isto é, os gastos que possuem algum compromisso de pagamento de juros com credores como empréstimos, financiamentos ou debêntures.Também podem estar presentes as variações cambiais no período, decorrentes do descasamento de moeda entre ativos e passivos. Além disso, a empresa pode realizar algumas operações no mercado futuro, como o hedge cambial, caso ela realize exportação ou importação. EBIT + depreciação/amortização = EBITDA Para entender o que é depreciação, é possível fazer uso de um exemplo prático que costuma acontecer em qualquer empresa. Por exemplo: uma máquina de uma companhia elétrica é comprada pelo valor de R$ 500 mil e possui uma vida útil de 10 anos. Por conta de sua elevada vida útil, a empresa não pode deduzir o valor total do bem no ano em que a compra ocorreu (por determinação da Receita Federal). Sendo assim, a despesa com esse bem deve ser distribuída ao longo dos 10 anos de sua vida útil (ou seja, a empresa deverá depreciar essa máquina em R$ 50 mil por ano). O funcionamento da amortização é um pouco diferente, sendo esse conceito algo análogo à depreciação, mas voltada para ativos intangíveis. Ou seja: para entender como funciona a amortização, basta compreender que um ativo intangível (licença de software, patente, etc.) também possui vida útil e deve ser amortizado durante todo esse período. Isso é muito comum, por exemplo, para empresas que possuem concessões de serviços públicos, como é o caso de companhias de energia elétrica, saneamento básico e outros serviços essenciais. Sendo assim o EBIT é a demonstração do lucro operacional líquido. Ou seja, EBIT indica o quanto a empresa lucrou com as atividades realmente ligadas à companhia, desconsiderando as despesas e ganhos que não estejam ligadas à produção. Apesar de possuir definições parecidas, o que realmente difere a EBITDA do EBIT é que o EBIT é o lucro contábil. Logo, ele não representa a real geração de caixa da empresa. Já o EBITDA é o retrato do caixa de fato gerado pela empresa. Portanto, o EBIT é uma medida contábil da companhia. Ao passo em que o EBITDA é a geração de caixa com as operações principais da empresa. Quando usamos a divida liquida/EBITDA para determinar o grau de endividamento da mesma, estamos mensurando a capacidade que a empresa possui de honrar suas dívidas com base no caixa que ela consegue gerar.
    1 ponto
×
×
  • Criar novo...