Jump to content

Líderes

Conteúdo Popular

Exibindo conteúdo com a maior reputação em 12/17/23 em todas as áreas

  1. Todos os clientes da corretora serão contatados pelo agente liquidante. É um processo intermediado pelo Banco Central, alem do fato de que na B3 os ativos estarão todos vinculados ao seu CPF. Minha primeira corretora foi por volta de 2006, a Wintrade da Alpes. A corretora foi absorvida pela BRasil Plural se não me engano. Na época eu fui contatado para ver se transferiria minha custodia para a BRasil Plural ou para outra corretora. Decidi transferir para outra e o processo ocorreu normalmente.
    3 pontos
  2. Qual a diferença entre Selic Meta e Selic Over? E quando invisto no tesouro SELIC, qual delas estou utilizando? Os assessores da XP falaram que eu só consigo investir no tesouro direto como SELIC Over, que é igual ao CDI, aí me recomendaram investir num fundo que eu já tenho (de liquidez diária): Kilima Maji FIRF. E disseram que o rendimento líquido (mesmo considerando as taxas do fundo) fica igual ao Tesouro Selic. Faz algum sentido ou eles estão me enganando na cara dura? Além disso, eles também comentaram que investir em tesouro direto, independe de corretora, ou seja, vão ser sempre as mesmas taxas. Isso é verdade?
    2 pontos
  3. Olá pessoal, tudo bem? Estou tentando aprimorar um pouco minha analise dos indicadores e pensando na importância (ou não) do Payout. Pensando somente em reinvestimento da empresa nela mesma, é razoável considerar que empresas que tem um Payout baixo, ou zerado, podem estar reinvestindo todo o lucro líquido ou existe outros destinos para o lucro que este indicador não mostra? Se for o caso, quais são esses possíveis destinos? obs: Entendo que se for o caso de considerar o Payout ele deve ser observado juntamente com ROE e ROIC. Pergunto isso porque talvez esse indicador seja relevante principalmente pra empresas em crescimento, demonstrando ao menos um reinvestimento na própria empresa.
    2 pontos
  4. Talvez faça sentido… mas eu também faço isso somente com setores perenes e de risco mais equilibrado o pessoal gosta de chamar de BESST
    2 pontos
  5. Eu pensei em algo parecido com isso. Mas mais voltado na questão geográfica. Por exemplo, duas empresas de transmissão que tem operações em dois estados diferentes. Um problema relevante que afete a transmissão em um estado não vai afetar outro. Pode ser meio viajado mas na minha cabeça faz um pouco de sentido kkkk.
    2 pontos
  6. Eu concordo em partes e tenho uma visão um pouco diferente… Tem o risco do setor… mas tem o risco da empresa também Quando investimos em 2 empresas do mesmo setor, estamos com o mesmo risco do setor porém diluímos o risco da empresa. Por exemplo 10k em Taesa ou 5k em Taesa + 5k em Isa Cetep Se der problema no setor nos 2 casos vai dar na mesma… porém se der problema com a Taesa, no primeiro caso você vai ser 100% afetado, no segundo caso 50% Tenho 2 elétricas… 3 bancos…
    2 pontos
  7. Fala sardinhas! Acho que muitos já devem ter ouvido o Raul falar algo sobre quem deveria saber de um assunto e não sabem nada no final. Pois bem. Vamos de historinha? Ainda apossou uma conta em um banquinho digital (não é o Nubank por increça que parível 😅). O gerente digital da conta veio perguntar porque minha movimentação na conta estava reduzida e na tentativa de segurar eu por lá veio me oferecer investimentos em RF. Recusei de forma automática dizendo que eu já possuía uma corretora onde eu tinha taxa private e que não me interessava. Aí que o negócio começou a ficar bom (ou não). A pessoa quis contra argumentar falando que eles tinham boas opções. Novamente falei que eu tinha taxa private e que era imbatível isso. Novamente a pessoa reforça dizendo que não possuíam taxas de corretagem para investir e que talvez isso era melhor que o plano de taxas que eu tinha (private no caso). Aí que me toquei que a pessoa não sabia do que eu estava falando sobre a taxa uma vez que o argumento era sempre a corretagem zero. E comentei sobre o que era, que eu tinha como um benefício da minha corretora mesmo não tendo necessariamente o critério para tal. Depois encerrei dizendo que não queria nada. Acho que eu deveria ter feito isso desde o começo mas pelo menos gerou uma história que pra mim foi cômico. "Gerente de banco" não saber sobre uma taxa é foda hein... 😂😂😂
    2 pontos
  8. Isso que o Adriano falou, tanto que um tempo atras quando eu tinha fundo, eu escolhi um fundo de ações tanto pelo fato do come cotas, como pelo fato de a taxa de performance levar em consideração o Ibov invés do CDI.
    2 pontos
  9. Aah, achava que era só pra fundos de ouro, mas não pego nenhum desses nao, de fundo pra mim, só FIIs valeu Adriano!
    2 pontos
  10. Boa tarde @Erick Freitas. Come cotas é cobrado para fundos de renda fixa, multimercado e cambiais. Não é cobrado para fundos de ações
    2 pontos
  11. Só 5 minutinhos sem perder a amizade kkkkk
    2 pontos
  12. Deve doer mais que uma bica nos "países baixos", perguntar isso pra eles. kkkkkkkk
    2 pontos
  13. Pra desmontar o caboco: 'O sr pode me explicar o que é rebate?' kkkkkk
    2 pontos
  14. Banco digital sabe o que é privite mesmo não, só tem varejão. E muitos gerentes não sabem muito sobre os produtos financeiros do mercado financeiro, eles sabem mais sobre o produtos que eles vendem. Posso dar o exemplo da minha mãe, como o @Fabiano comentou, ela tinha CPA10 e 20, mas por culpa de um comentário dela, no começo, quando comecei a investir, deixei de investir em FIIs, já que ela disse que fundos tem come cotas, o que na época eu achei um absurdo, o governo comer duas vezes por ano uma parte das minhas cotas hahahahahah. Só quando eu comecei a estudar sobre FIIs que entendi como funciona a melhor classe de ativos na minha humilde opinião, hoje é a maior posição da minha carteira.
    2 pontos
  15. Fiquei na dúvida e peço ajuda para melhor entendimento: Se a corretora falir de que forma poderei transferir o meu dinheiro para outra corretora? Penso que ao falir terei dificuldade em fazer login na minha conta pra fazer a devida transferência, certo? Desde já agradeço se vcs puderem me ajudar com isso
    1 ponto
  16. Será que a comunidade conseguiria fazer uma carteira ( colocamos o Raul como gestor/consultor haha)e a comunidade faz aporte/doação e os rendimentos serviria para doar para alguma causa. Nem sei como seria possível mas poderíamos heim.
    1 ponto
  17. Acredito que seja inviável. No entanto, para aquecer seu coraçãozinho, a holding sempre faz ações sociais. No Natal agora reunimos brinquedos para doar. No dia das crianças teve atividades e doações. Enfim, sempre fazendo um pouquinho até que se possa fazer muito. Parabéns pela ideia. Se for possível de ser implementada, não tenha dúvidas de que farão. <3
    1 ponto
  18. Mariana, Você quer saber o que deve fazer se deixar dinheiro na conta da corretora e ela falir ? Talvez a explicação mais simples e curta seria, você vai perder o dinheiro Não é recomendado de forma alguma deixar o dinheiro na conta da corretora, o Raul inclusive fala que não é pra deixar nem na AUVP Investimentos rsrs !! Colocou a grana lá, invista ! e ai siga tranquila.
    1 ponto
  19. Fala Rodrigo, As taxas cobradas são as mesmas independente da corretora. Qual motivo você quer investir no Fundo ? Qual a vantagem ? Levou em consideração que o Tesouro Selic paga um pequeno premio inclusive ? colocaram isso na conta ? ou esqueceram ? No Fundo é Selic com taxa de ADM 0,27% Direto no Tesouro é Selic + 0,162% Eu acho que o principal ponto de atenção é ficar conversando com esse pessoal... eu já parei faz tempo, prefiro correr o "risco" de perder uma oportunidade real com eles, do que ter que ficar filtrando tudo com medo de ser mentira toda vez (geralmente é)
    1 ponto
  20. Muito esclarecedor, obrigada, mas ainda continuo com dúvida, posso abusar um pouco mais? De que forma saberei a nomeação do liquidante? Possui o link do site para futura pesquisa, caso aconteça? Corre o risco do liquidante não entrar em contato? O que fazer se isso ocorrer?
    1 ponto
  21. Huhauha teria sido épico 😂😂😂
    1 ponto
  22. Cara sendo bem sincero, principalmente depois que conclui o curso aqui eu notei o quanto esses gerentes de banco não entendem porra nenhuma, a maioria faz só um curso decoreba e passa naquelas provas de certificação, depois que conclui o curso já recusei umas 3 ofertas de conta PF e PJ. E assim, não vou generalizar, mas normalmente eu detesto banco, sério eu tenho ódio de ir em agência bancária, hoje no vídeo do canal até escrevi um comentário a respeito esses bancão antigamente tratava a gente que nem lixo. Mas até meus amigos que tem CPA10,20 e etc, na hora que a gente tá falando de investimentos e etc da pra notar que não entendem bem, esses dias eu estava explicando pra um colega que é gerente de banco inclusive sobre tesouro Selic a pessoa tava com medo de colocar o dinheiro no tesouro.... Então assim, nunca confiei em assessor/corretor/gerente de banco. Ponto pra auvp investimentos nesse quesito, até hoje ninguém veio me oferecer COE e nem Fundo de investimentos kkkk e olha que minha esposa tem uma conta na corretora (sem taxa private).
    1 ponto
  23. Bom dia @Mariana Brazuna Cabral. Uma corretora que decreta falencia sofre liquidação pelo Banco Central, sendo nomeado um liquidante para fazer parte deste processo. 1 - Provavelmente você não conseguirá estabelecer imediatamente um contato com a sua corretora, pois ao sofrer uma liquidação a corretora deixa de operar imediatamente. Aguarde o liquidante divulgar a forma de contato. Você deverá falar com o LIQUIDANTE e não com a BM&FBovespa, pois somente o liquidante terá poderes para movimentar sua conta na corretora liquidada. 2. Sua custódia de Tesouro Direto e ativos negociados em bolsa de valores (ações, opções, futuros, fundos imobiliários, ETFs, etc) está segura e custodiada na CBLC (Câmara Brasileira de Liquidação e Custódia) . Para transferi-la você deverá esperar a nomeação e as orientações do interventor liquidante e pedir a transferência para outra corretora de valores. Para isso, você deverá abrir uma conta em outra corretora de valores de sua preferencia, preencher o formulário de transferência fornecido pelo liquidante e aguardar a transferência de seus ativos. 3. Sua custódia de ativos de renda fixa na CETIP também está segura. Assim como os ativos custodiados na CBLC, os ativos custodiados na CETIP também devem ser transferidos para outra corretora. Você deverá entrar em contato com o liquidante para verificar o procedimento. 4. Para o dinheiro que você eventualmente tinha parado em conta, existem 2 situações: 4.1. Dinheiro proveniente de uma venda de valores mobiliários Neste caso, se for comprovado pela auditoria que o dinheiro é proveniente de uma operação em Bolsa de Valores, como ações, opções, futuros, fundos imobiliários, units, BTC, proventos e ETFs, o MRP (Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos) da BM&FBovespa garante este saldo em conta até o limite de R$ 120.000. Importante mencionar que o saldo proveniente de venda de Tesouro Direto NÃO é garantido pelo MRP. 4.2. Dinheiro parado em conta de que não é proveniente de uma venda de valores mobiliários Este saldo não é garantido pelo MRP. Neste caso, você deverá aguardar a organização do quadro de credores que será feita pelo liquidante. Esse saldo devedor que a corretora tem com você entrará para a massa falida da corretora e você deve aguardar a assembleia de credores para habilitar o crédito. Este processo é operacionalizado pelo liquidante.Os ativos não garantidos pelo MRP são: Tesouro Direto, recibos e direitos de subscrição, mercado de balcão, qualquer ativo de renda fixa, incluindo Debêntures negociadas em Bolsa. 5. Como fazer para reclamar um prejuízo ao MRP? As reclamações só podem ser apresentadas até 18 meses após o fato gerador do prejuízo, deve ser feito por escrito, com assinatura e firma reconhecida. A reclamação deve conter o nome da instituição causadora do prejuízo, bem como das pessoas que tenham sido causadoras do prejuízo reclamado. Deve conter também uma detalhada descrição do ocorrido, incluindo datas, horários, ativos e valores. Vale destacar que o MRP analisará a demanda e caso procedente o prejuízo será restituído até o limite de R$ 120.000. Você também deverá indicar uma única forma em que quer receber a restituição do prejuízo: dinheiro ou ativos. Junto à reclamação, devem ser anexadas cópias autenticadas de seu documento de identidade, seu CPF e seu comprovante de endereço.
    1 ponto
  24. Eh raro, mas acontece muito. rsrsrsrs Até onde sei para se atuar em agências bancárias ou principalmente como gerente de contas deve-se possuir o CPA20 que traz uma boa noção sobre as classes de instrumentos de investimento e seu funcionamento, o fato eh que muitos estudam nas coxas isso e acabam por não entender a diferença entre uma taxa de corretagem e uma taxa de rebate, é triste mas eh uma realidade. A última vez que conversei com meu gerente de conta e ele ofereceu investimentos nós ficamos por pelo menos uns 30 min no telefone, onde eu expliquei para porque as ofertas dele não faziam nenhum sentido para mim, a diferença eh que no meu caso ele sabia exatamente sobre o que eu estava falando.
    1 ponto
  25. Pessoal, Queria expressar minha gratidão ao @Raul Sena e toda equipe da AUVP que tive o privilegio de conhecer pessoalmente na Baguncinha numero Zero (quando tudo era mato! rsrs) Quando o Raul fala que deixar sua grana na mão dos outros pra cuidar é uma burrice, as vezes as pessoas acham que ele esta exagerando, mas vejam a imagem abaixo, no ano de 2022 deixei meus investimentos com uma empresa especializada em cuidar e investir o dinheiro dos outros... resultado NABO gostoso... e eles tem explicações lindas sempre para você entender porque esta se ferrando... só esquecem de explicar que a parte deles esta paga e MUITO bem paga ! Enfim, decidi tomar as rédeas do meu futuro, entrei para a Turma 12 da AUVP e aqui estamos... além de aprender a cuidar dos investimentos, de bonus vieram novos amigos, boas risadas, conhecimento genérico (Raul entrega muito disso também) e essa comunidade que se apoia e se ajuda demais ! Que venha 2024, vai ser maravilhoso !
    1 ponto
  26. Ouça as notícias pelo nosso podcast! Bom dia, Investidor Sardinha. Este é mais um Soco Matinal com as principais notícias do dia no mercado financeiro e no mundo, tudo em 5 minutos, para você já começar o dia zonzo. Hoje é sexta-feira, dia de maldade Dia de espalhar fake news pelo condomínio inteiro De chegar na assembleia e delatar os podres do porteiro De mostrar provas de que o síndico tá desviando dinheiro Hoje é sexta-feira, dia de maldade Dia de mostrar no telão imagens comprometedoras dos moradores De contar pra todo mundo quem faz nheco-nheco nos elevadores E depois sair da reunião se sentindo um dos vingadores kkkkk, se quer paz? Amém! Se quer guerra, tu me fala... Mas agora vamos falar mesmo é do nosso índice? IBOVESPA Dia 14/12/2023 de novo a gente arrebentou a boca do balão, +1,06% com 130.842 pontos. Isso que chegou nos 131 mil. Um recorde, né? E aí, sabem o que deu aquele gás pro Ibovespa chegar nesse patamar dos 130k? Foi o Copom e o Fed jogando umas fichas na mesa! Mas o que roubou a cena mesmo foi o discurso do Jerome Powell, o chefão do Fed, que mandou a real: os juros atingiram o pico, sardinhas! O mercado curtiu, o Ibovespa surfou nessa onda e você viu o que viu. No entanto, a ideia do Copom não é só oba-oba, tá? Fique ligado. E lá no Congresso, meu povo, foi quase uma novela mexicana! Derrubaram o veto do Lula à prorrogação da desoneração da folha de pagamento, colocando um pepino nos planos do governo. E olha só, a Fazenda quer brigar na Justiça, mas já prometeu uma solução amigável pra não deixar as empresas na mão. (Desoneração é tipo um alívio pros empresários, uma mão na roda, sacou? É quando o governo dá uma folgada nos impostos que as empresas têm que pagar sobre a folha de pagamento dos funcionários. Ou seja, menos grana saindo do bolso delas pra bancar os salários dos trabalhadores.) Ah, e teve mais coisa rolando, hein! A Bolsa mexeu os pauzinhos com a votação da medida provisória que regulamenta subvenções. A parada ficou mais flexível, com regras mais de boa pro JCP. (Subvenção é como uma grana extra que o governo dá pra incentivar ou apoiar determinados setores, sacou? É tipo um empurrãozinho financeiro pra estimular atividades específicas. Agora, a MP em questão tava mexendo nesse jogo.) Enfim, o governo querendo garantir mais grana pro populismo dele. Resumo da ópera: o mercado tá mais animado que sardinha raiz recebendo dividendos, o Ibovespa tá no auge e o negócio é ficar ligado pra ver se essa festa toda continua. Vai que cola, né? (festa pra quem já vive de renda, né? Não se iludam) AO MESMO TEMPO TIVEMOS OS SEGUINTES DESTAQUES DO ÚLTIMO PREGÃO A princípio, as ações que se saíram bem dentro do índice: Dexco (DXCO3): R$ 8,10 (+4,79%) PRIO (PRIO3): R$ 47,28 (+4,54%) Lojas Renner (LREN3): R$ 17,45 (+4,30%) MRV (MRVE3): R$ 10,83 (+4,23%) Localiza (RENT3): R$ 65,31 (+3,80%) Por outro lado, os tickers com os piores desempenhos: Grupo Casas Bahia (BHIA3): R$ 0,50 (−5,66%) Natura (NTCO3): R$ 16,35 (−5,22%) Petz (PETZ3): R$ 4,20 (−4,98%) Magazine Luiza (MGLU3): R$ 2,43 (−3,95%) SLC Agrícola (SLCE3): R$ 18,56 (−3,66%) Nesse meio tempo, vamos ver o que rolou nos Fundos Imobiliários: IFIX O IFIX está atualmente cotado em 3.184 pontos. Desempenho: Dia: +0,22% Mês: +0,24% 2023: +11,05% Destaques do último pregão Maiores Altas: XPPR11: R$ 18,95 (+7,39%) RBRP11: R$ 50,17 (+3,65%) VCJR11: R$ 89,30 (+2,46%) KISU11: R$ 8,15 (+2,45%) RCRB11: R$ 150,00 (+2,42%) Maiores Baixas: BROF11: R$ 58,85 (-1,77%) LVBI11: R$ 112,80 (-1,24%) BCFF11: R$ 8,77 (-0,91%) BRCO11: R$ 119,30 (-0,75%) VILG11: R$ 93,80 (-0,71%) CÂMBIO Dólar EUA: R$ 4,91 (-0,09%) Euro: R$ 5,40 (+1%) Libra Esterlina: R$ 6,27 (+1,09%) Por fim, saindo um pouco do mercado nacional, vamos falar sobre as bolsas mundiais e os índices de mercado internacional. Morning call de Índices Internacionais Falando do cenário internacional, as bolsas mundiais: Em primeiro lugar, nos Estados Unidos: DOW JONES: +0,43% S&P 500: +0,26% NASDAQ: +0,19% Por outro lado, nas bolsas europeias tivemos os seguintes resultados: DAX (Alemanha): -0,08% FTSE 100 (Inglaterra): +1,33% CAC 40 (França): +0,59% FTSE MIB (Itália): +0,21% Ao mesmo tempo, nas bolsas asiáticas: Nikkei (Japão): -0,73% Shangai (China): -0,33% KOSPI (Coreia do Sul): +1,34% Enquanto isso, as criptomoedas nas últimas 24h (9h21): Bitcoin: US$ 42.686 (-0,95%) Ether: US$ 2.263 (-1,90%) Assim como as commodities: (commodities) Ouro: US$ 2.044/Onça troy (+2,38%) Petróleo Brent (Futuros): US$ 76,61/barril (+3,16%) Minério de Ferro (Futuros): US$ 135,22/tonelada (+0,14%) Enfim, vamos falar de ações e stocks (exterior): Morning call de ações BRASIL SABESP E OS ROLOS A parada tá fervendo em São Paulo! A procuradora-geral da República interina, Elizeta Maria de Paiva Ramos, deu uma cutucada na privatização da Sabesp, o abastecimento de água de São Paulo, sabe? PSOL e PT entraram com uma ação de inconstitucionalidade contra o governador Tarcísio de Freitas, e olha só, conseguiram um pedaço da briga. A confusão toda é por causa de um projeto de lei que quer botar a Sabesp na mão de particulares. A procuradora aceitou parte da parada dos partidos e disse que tá de olho numa parte do texto que daria poder demais ao Estado na hora de decidir sobre contrato de água e esgoto. Segundo ela, deixar só um ou dois "chefões" decidirem pode ser meio injusto com outros municípios. Na real, ela acha que isso pode acabar beneficiando os grandões e prejudicando os pequenos. Ela falou que tirar metade do peso dos votos dos municípios é meio sacanagem, e quer mais equilíbrio nessa história. Agora, o rolê tá no STF, e a parada promete esquentar. A decisão final pode mudar como será o jogo da privatização da Sabesp. Vamos ver no que dá! INVESTIMENTO NA ÁREA Sardinhas, a Totvs está investindo pesado na parada ESG! Sabe essa startup brasileira chamada Deep? Pois é, eles acabaram de embolsar uma grana boa, tipo R$ 22 milhões, em uma rodada de investimentos de série A. E olha quem tá nesse rolê: Totvs, Vibra, Banco BV e uns fundos. A Totvs tá querendo ser a top das galáxias no mundo ESG, aquele lance de ambiental, social e governança. Com essa grana toda, eles planejam criar uma plataforma para ficar de olho nos impactos ambientais e sociais das empresas. A ideia é mapear tudo em tempo real, integrando esses dados em uma solução de gestão. Segundo a Totvs, a parada ESG é tão importante que tá crescendo mais que pé de feijão na chuva aqui no Brasil. A diretora de produtos da Totvs, Angela Gheller, diz que é uma pauta urgente em qualquer setor, sacou? A tecnologia da Deep vai ajudar a monitorar dados e consolidar relatórios, dando o primeiro passo para repensar estratégias e garantir uma gestão mais eficiente. A Totvs quer convencer o mercado de que competitividade e sustentabilidade são tipo "mão na roda". Eles tão de olho em uma jornada que ajuda o pessoal a entender e desenvolver a parada toda. Já o CEO da Deep, Arthur Covatti, tá sonhando alto: ele quer que a startup seja a rainha da medição de impacto na América Latina. E o apoio da Totvs, que é a maior empresa de tecnologia do Brasil, vai ser crucial nessa missão. A parada tá ficando séria no mundo ESG, hein? É esperar para ver os próximos capítulos dessa novela sustentável! O PULO DO GATO NO BOLSO DA BRASKEM A Braskem está no olho do furacão em Alagoas! Olha só, o Ministério Público Federal, a Defensoria Pública da União e o Ministério Público do Estado de Alagoas estão pedindo para a Justiça Federal bloquear uma bolada de R$ 1 bilhão da Braskem (BRMK5). Tudo isso porque a petroquímica não tá cumprindo uma liminar que manda incluir uns novos imóveis em um programa de compensação e realocação. A treta é por causa da instabilidade do solo e risco de desabamento em bairros afetados pela extração de sal-gema pela Braskem. Os caras do Ministério Público dizem que a Braskem não apresentou um cronograma para botar as medidas da Justiça em prática. Na quarta-feira, teve até uma audiência, mas não rolou acordo. Agora, tão pedindo esse bloqueio de R$ 1 bilhão e, se a Braskem continuar na resistência, querem multa diária de R$ 50 mil para o presidente da empresa. A bronca começou depois de atualizarem um mapa de risco ligado ao afundamento do solo em Maceió. Colocaram uns imóveis na jogada, tipo na região de Bom Parto, Vila Saém e no bairro do Farol. Os moradores de Bom Parto, em situação de vulnerabilidade social, são o foco dessa história. A Procuradoria quer medidas imediatas para essa galera. A Braskem vai ter que rebolar para resolver essa parada. Vamos ficar de olho para ver como vai ser o desfecho dessa novela judicial! R$ 2,00 OU PROVENTOS MISTERIOSOS? Ei, investidor! Boas notícias chegando para o final do ano: a Dexxos (DEXP3) vai soltar uma grana boa em dividendos, um total de R$ 11,9 milhões. Isso mesmo, uns trocados no bolso! O pagamento está marcado para o dia 28 de dezembro. Se você é acionista da Dexxos, vai receber R$ 0,12246 por ação ordinária e R$ 0,22072 por preferencial. Nada mal, hein? (Dependendo de quantas ações você tem, era melhor ter aceitado os R$ 2,00) Agora, se você quiser garantir esse extra, é bom ficar ligado: só vão receber os acionistas que tiverem as ações até o final do pregão do dia 19 de dezembro de 2023. A partir do dia 20 de dezembro, as ações da Dexxos vão ser negociadas "ex dividendos". Olha só, o Natal dos acionistas da Cemig (CMIG4) vai ser recheado! A empresa anunciou que vai pagar juros sobre o capital próprio (JCP) de R$ 1,32 bilhão, correspondendo a R$ 0,6010 por ação. O pagamento vai acontecer em duas parcelas, sendo a primeira em 30 de junho de 2024 e a segunda em 30 de dezembro do mesmo ano. Os acionistas que tiverem as ações até o pregão de 21 de dezembro vão estar no papo. Even (EVEN4): A construtora vai distribuir dividendos intercalares de R$ 50 milhões, ou R$ 0,2517 por ação ordinária. O pagamento será em 5 de janeiro de 2024 para quem estiver posicionado em 19 de dezembro de 2023. Vamos (VAMO3): A Vamos vai pagar JCP de R$ 350 milhões, equivalente a R$ 0,3192 por ação ordinária, em 7 de maio de 2024 para acionistas posicionados até 19 de dezembro de 2023. Randon (RAPT4): A Randon vai distribuir R$ 117,9 milhões em JCP, ou R$ 0,3593 por ação preferencial, a partir de 24 de janeiro de 2024 para quem estiver com as ações até 20 de dezembro de 2023. Banco Bmg (BMGB4): O Bmg vai pagar JCP de R$ 195,6 milhões, ou R$ 0,3356 por ação ordinária e preferencial, em 15 de fevereiro de 2024 para acionistas que estiverem com as ações até 21 de dezembro de 2023. Allied Tecnologia (ALLD3):A Allied Tecnologia vai distribuir JCP de R$ 90 milhões, ou R$ 0,9654 por ação ordinária, em duas parcelas: uma em 25 de março de 2024 e outra em 25 de junho de 2024, para quem estiver com as ações até 19 de dezembro de 2023. Então, já marca na agenda e fica de olho na conta bancária no nesses dias. Uns agrados desses sempre caem bem para fechar o ano com chave de ouro! SOQUINHOS Copel (CPLE6): Venda da termelétrica Araucária (UEGA) para Âmbar Energia por R$ 320 milhões, após desistência do acordo com a Petrobras. Caixa Seguridade (CXSE3): Crescimento na emissão de prêmios em outubro de 2023, destacando melhor desempenho histórico em residencial. B3 (B3SA3): Volume financeiro médio negociado em novembro cai 24,4% em relação a 2022. Aumento de contas e investidores individuais. Braskem (BRKM5): Rating rebaixado para BB+ pela Fitch, com observação negativa, devido a riscos ESG relacionados a evento geológico em Alagoas. Klabin (KLBN11): Aprovação de JCP complementares de R$ 171 milhões, a serem pagos em 26/02/2024. Telefônica Brasil (VIVT3): Declaração de Juros Sobre Capital Próprio (JCP) de R$ 850 milhões, com pagamento até 30/04/2024. Cemig (CMIG4): Deliberação de JCP no valor bruto de R$ 1,32 bilhão, pagamento em duas parcelas até 30/06/2024 e 30/12/2024. Vamos (VAMO3): Aprovação de JCP de R$ 350 milhões, pagamento em 07/05/2024. Sanepar (SAPR11): Atribuição de crédito contábil de Juros sobre o Capital Próprio de R$ 183,5 milhões. Even (EVEN3): Distribuição de dividendos intercalares de R$ 50 milhões, pagamento em 05/01/2024. Randoncorp (RAPT4): Pagamento de JCP a partir de 24/01/2024 no valor de R$ 117,98 milhões. Ouro Fino (OFSA3): Pagamento de JCP de R$ 14,9 milhões em 28/12/2023. Grazziotin (CGRA4): Crédito de Juros sobre o Capital Próprio de R$ 25,6 milhões. Hypera (HYPE3): Aprovação da 17ª emissão de debêntures de R$ 600 milhões. EXTERIOR SHEIN BRINCADEIRA, AGORA TEM LOJA FÍSICA AQUI A Shein (Muita gente fala Chêin, por isso o trocadilho: Shein (sem) brincadeira) tá fazendo a festa no Rio de Janeiro! A loja pop-up (temporária) abriu as portas no Fashion Mall, em São Conrado, nesta sexta-feira (15). Talvez nem tenha mais ingresso e vai só até 18 agora. No entanto, a notícia aqui é que a Shein tá apostando firme no Rio de Janeiro, considerando a cidade um dos principais mercados da marca no Brasil. Essa é a segunda vez que a Shein abre uma loja pop-up na capital carioca. Nessa edição, os produtos são fabricados nacionalmente, mostrando que a Shein tá se entrosando com o jeitinho brasileiro. Por que choras, varejo? Mas já teve rolo nas lojas pop-up da Shein, principalmente em São Paulo, onde teve fila e tumulto no ano passado. Parece que a galera tá realmente ansiosa para garantir aquele look estiloso. E as lojas brasileiras só no fio de costura... o capitalismo é selvagem, sardinha! Em seguida vamos às notícias do cenário interno e mundial: Resumo de notícias do Brasil e exterior BRASIL COME FORA DE CASA E QUER ECONOMIZAR? VEJA ONDE TÁ INDO O DINHEIRO Depois do almoço dá vontade de um docinho? Pois é, pode até ser uma tentação, mas olha só: uma pesquisa fresquinha mostrou que a sobremesa pode ser a culpada por levar 23% do nosso rico dinheiro embora. Isso mesmo, quase um quarto da conta! A Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador descobriu que o docinho é o vilão do preço da refeição. Ela bisbilhotou mais de 4.500 lugares entre junho e agosto de 2023 em 22 estados e o Distrito Federal. E... Quer ver os números? Em média, a refeição completa fica por R$ 46,60, mas a sobremesa, ah, essa chega a R$ 11,44. Se tiver uma brincadeira de "à la carte", a coisa pode ficar ainda mais salgada: R$ 80,48, com a sobremesa levando R$ 18,20. Ufa! Mas calma, não é para se desesperar. Os preços aumentaram em 2023 por conta de uns perrengues como reajuste do combustível e da luz, sem falar no cenário pós-pandemia. Tudo isso junto faz os valores darem um pulo. E os custos estavam represados desde a pandemia também, mas agora estão saindo todos de uma vez. Então, a sobremesa não é exatamente a vilã, mas é aquela personagem que faz a história ficar mais emocionante. A dica é equilibrar as coisas. Em restaurantes mais "chiquetosos", as sobremesas são mais caras porque os pratos são tipo obras de arte. Mas, se o orçamento tá mais justo, dá para desbravar lugares mais simples. Então, bora variar, pesquisar os melhores preços e, se der, preparar uma comidinha em casa. A sobremesa fica para as ocasiões especiais, assim o bolso agradece e a gula também! IGP-10 E OUTROS DADOS - Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10):** Aumentou 0,62% em dezembro, superando as expectativas, após alta de 0,52% no mês anterior. - Acumulado de 2023: Registra uma queda de 3,56% de janeiro a dezembro. - Comparação com dezembro de 2022: No mesmo período do ano anterior, o índice havia subido 0,36%, acumulando uma elevação de 6,08% em 12 meses. - Influência das Commodities: Variação de preços de commodities como minério de ferro, milho, soja e café impulsionaram os preços ao produtor no mês. - Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA): Variou 0,81% em dezembro, acelerando em relação ao mês anterior. As commodities tiveram impacto significativo. - Índice de Preços ao Consumidor (IPC): Subiu 0,22% em dezembro, perdendo força em relação a novembro. Serviços bancários e aluguel residencial foram destaque. - Índice Nacional de Custo da Construção (INCC): Próximo da estabilidade, com alta de 0,01% em dezembro. Materiais e Equipamentos apresentaram queda. - Análise Adicional: A influência significativa das commodities, como minério de ferro, milho, soja e café, representou 79% do resultado geral do IPA. Destaques no IPC foram serviços bancários e aluguel residencial. EXTERIOR A QUANTAS ANDA O PREÇO DE GRÃOS EM CHICAGO? Os contratos de grãos, como soja e trigo, subiram na Bolsa de Chicago (CBOT) após as novas medidas econômicas da Argentina, incluindo a desvalorização do peso. A cautela dos agentes financeiros, devido a dados mais fracos sobre exportações dos Estados Unidos e preocupações com o clima no Brasil, contribuiu para a alta. O tempo seco no Centro-Oeste brasileiro levantou preocupações sobre o potencial produtivo da soja. Para o trigo, especulações sobre um possível aumento na tarifa de exportação na Argentina impulsionaram o mercado. Confira o fechamento para algumas commodities: - Soja (CBOT) janeiro/24: US$ 13,14 (+0,49%) - Milho (CBOT) março/24: US$ 4,79 (-0,05%) - Trigo (CBOT) março/24: US$ 6,15 (+1,73%) - Café (ICE) março/24: US$ 1,90 (+1,03%) - Açúcar (ICE) março/24: US$ 0,22 (+0,95%) SOQUINHO Em novembro, a produção industrial chinesa cresceu 0,87%, impulsionada por máquinas e alta tecnologia. As vendas no varejo aumentaram 10,1%, abaixo da expectativa. O índice de produção de serviços subiu 9,3%. O investimento em ativos fixos teve expansão de 2,9% no ano até novembro, com setores de alta tecnologia crescendo 10,5%. _____________Então, quer saber mais sobre algum assunto desta edição? Vai lá no @evysardinha que a gente bate um papo legal sobre os assuntos trazidos aqui. Assim termina nosso morning call. Bons investimentos.
    1 ponto
  27. Segue notícia que vi hj. Aproveitando, como vcs estão armazenando suas cripto? hotwallet? hard? Fonte: https://livecoins.com.br/ledger-connect-kit-hackeado/ Desenvolvedores descobriram uma grande vulnerabilidade na Ledger, famosa carteira de hardware de criptomoedas. Segundo as denúncias, o Ledger Connect Kit estaria usando um código de terceiros que foi comprometido nesta quinta-feira (14). As informações foram confirmadas pela própria Ledger agora há pouco, que notou que a falha está apenas no Ledger Connect Kit. Como recomendação, a empresa pediu para que os usuários não interajam com nenhum dApp por enquanto. “Identificamos e removemos uma versão maliciosa do Ledger Connect Kit.” “Uma versão genuína está sendo enviada para substituir o arquivo malicioso agora. Não interaja com nenhum dApp no momento. Manteremos você informado à medida que a situação evoluir”, comentou a Ledger. “Seu dispositivo Ledger e o Ledger Live não foram comprometidos.”
    1 ponto
  28. Já fiz a burrada de comprar um pouco de BTC em 2021 quando o negócio bateu seus 60 mil dólares. Obviamente indo na diquinha na internet de meu Deus. Ficou lá um puta prejuízo. Demorou pra melhorar o PM daquilo e foi só com o diagrama do cerrado 😅
    1 ponto
  29. é ai que entra o tal do "metodo burro", é muito dificil não olhar a cotação, mas assim, as promo da WEG eu aportei bem viu a ponto de até ir contra a sugestão do diagrama huashuhasuha.
    1 ponto
  30. Ou seja, daqui 15 dias vocês olham kkkkkk Pior que aportei em BTC esses dias pela primeira vez e subiu 20% em poucos dias hahaha Agora quero aportar mais e o psicológico atrapalha.
    1 ponto
  31. Eu tô assim com Bitcoin , queria ter aportado mais antes kkk a venha dor de corno, mas com os aportes mensais distribuído em toda carteira conforme as sugestões (correções do diagrama) e lógico (tirar o olho das cotações - isso demora mas é gostoso abrir 1 vez no mês e tomar uma supresa kkk susto ou alegria ) a questão do comportamento parece que todos passamos pelas mesmas fases , o tesao de querer aportar logo em RV, a tara por ver cotação e rentabilidade , o ego medindo os Yield on cost, os dividendos , quanto na verdade temos que estudar , escolher bem e aportar , e curtir a grana crescer na velocidade 0,00001X kkkk loucura, só posso dizer q está sendo massa aprender , e sentir estas mudanças ao lado de todos vcs …
    1 ponto
  32. Nada, minha ultima mensagem é de 31 de Outubro.
    1 ponto
  33. Qual concelho vocês dariam para um recém-formado? Acabei de concluir o ensino superior na área de negócios e não sei o que fazer! Fiz a faculdade de ciências contábeis por gostar da área de negócios e finanças, entrei no curso de investimentos por gostar da área financeira, um ponto importante é que por conta das adversidades da vida tive que permanecer na empresa da família, sou mecânico faz 5 anos e de longe é a área que pretendo seguir... Então minha dúvida é, o que eu faço agora?
    1 ponto
  34. Hoje foi promoção em BBSE3, comprei um pouco, este mês foi bom pra comprar Klabin e ela, estourei a meta, dobrei a meta e não vou mais ação olhar este ano, pra não fazer merda. Kkk
    1 ponto
  35. Pois é. Se amanhã tiver uma queda para eu fazer meu aporte do mês seria bom xD Se não vou ter que esperar até depois do dia 18 (contém ironia nessa segunda frase aqui antes que me julguem 😂😂)
    1 ponto
  36. Cuidado pra não pegar pela metade do triplo no dia que estiver vermelho kkkkkk Para a maioria de nós, que aportamos valores baixos, o certo é aportar no dia que a grana está na mão ainda que esteja subindo tudo.
    1 ponto
  37. Partindo da visão que tenho sobre a empresa e o setor, acho complexo. Uma empresa que mal garante seus lucros ingressar em uma nova área, entendo que necessite de investimentos. Pode dar certo mas pode dar bunda também. Eu não ingressaria e esperaria bastante para ver. Varejo me convencer de algo diferente de margens apertadas e prejuízos é difícil 😅
    1 ponto
  38. Eu que faz tempo que não recebo mais mensagem esta praticamente cheia, imagina a sua kkkkkkk
    1 ponto
  39. Pede backup kkkkk Mano até hoje não recebi nenhuma msg, acho que sou muito chato para ter uma conversa
    1 ponto
  40. Ouça as notícias pelo nosso podcast! Bom dia, Investidor Sardinha. Este é mais um Soco Matinal com as principais notícias do dia no mercado financeiro e no mundo, tudo em 5 minutos, para você já começar o dia zonzo. IBOVESPA Mais um dia de queda, com variação de 0,40% que levou o IBOV a ficar com 126.403 pontos. Essa terça-feira não foi fácil pra seu ninguém, aliás: se não foi fácil pro nosso índice, imagine pra quem vazou os dados da Movida? O mercado financeiro tá numa vibe meio confusa ultimamente, mesmo com a inflação nos EUA e no Brasil dando uma amansada. Os gringos lá nos EUA estão de boa, Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq subiram, mas aqui no Brasil a parada tá mais de boa não. Parece que o pessoal tá com medo de o Federal Reserve cortar os juros em março, mesmo com o CPI subindo 0,1% em novembro, surpreendendo as expectativas. Enquanto isso aqui tem uma galera mais cautelosa na Bolsa brasileira, especialmente porque o Ibovespa tem muita empresa ligada a commodities, que dependem da economia global. O pessoal tá de olho se o corte dos juros nos EUA vai ser de boa ou se vai complicar tudo. Por outro lado, a galera tá preocupada com a demora do Federal Reserve pra cortar os juros, enquanto o Banco Central brasileiro tá cortando. Isso pode deixar o real mais fraco, além do recuo nas commodities afetar a balança comercial. Resumindo, tem muita incerteza no ar, o mercado tá naquele vai-não-vai, e a Bolsa brasileira tá mais na defensiva. AO MESMO TEMPO TIVEMOS OS SEGUINTES DESTAQUES DO ÚLTIMO PREGÃO A princípio, as ações que se saíram bem dentro do índice: Grupo Soma (SOMA3): R$ 6,73 (+4,02%) MRV (MRVE3): R$ 9,60 (+2,78%) CVC (CVCB3): R$ 3,71 (+2,77%) Locaweb (LWSA3): R$ 5,99 (+2,39%) Magazine Luiza (MGLU3): R$ 2,28 (+2,24%) Por outro lado, os tickers com os piores desempenhos: Totvs (TOTS3): R$ 32,55 (−3,53%) Banco do Brasil (BBAS3): R$ 52,50 (−2,95%) 3R Petroleum (RRRP3): R$ 26,60 (−2,92%) Vibra (VBBR3): R$ 21,49 (−2,54%) PetroReconcavo (RECV3): R$ 19,94 (−2,25%) Nesse meio tempo, vamos ver o que rolou nos Fundos Imobiliários: IFIX O IFIX está atualmente cotado em 3.170 pontos. Desempenho: Dia: -0,35% Mês: -0,21% 2023: +10,55% Destaques do último pregão Maiores Altas: XPPR11: R$ 18,22 (+0,99%) KNRI11: R$ 158,56 (+0,72%) HGCR11: R$ 102,01 (+0,71%) JSAF11: R$ 100,72 (+0,71%) NCHB11: R$ 79,86 (+0,65%) Maiores Baixas: BLMG11: R$ 41,82 (-2,2%) BROF11: R$ 59,99 (-1,95%) ARRI11: R$ 9,02 (-1,66%) BTRA11: R$ 58,53 (-1,62%) RBRP11: R$ 51,01 (-1,55%) CÂMBIO Dólar EUA: R$ 4,96 (+0,50%) Euro: R$ 5,35 (+0,77%) Libra Esterlina: R$ 6,23 (+0,56%) Por fim, saindo um pouco do mercado nacional, vamos falar sobre as bolsas mundiais e os índices de mercado internacional. Morning call de Índices Internacionais Falando do cenário internacional, as bolsas mundiais: Em primeiro lugar, nos Estados Unidos: DOW JONES: +0,48% S&P 500: +0,46% NASDAQ: +0,70% Por outro lado, nas bolsas europeias tivemos os seguintes resultados: DAX (Alemanha): -0,02% FTSE 100 (Inglaterra): -0,03% CAC 40 (França): -0,11% FTSE MIB (Itália): -0,28% Ao mesmo tempo, nas bolsas asiáticas: Nikkei (Japão): +0,16% Shangai (China): +0,40% KOSPI (Coreia do Sul): +0,39% Enquanto isso, as criptomoedas nas últimas 24h (8h20): Bitcoin: US$ 41.145 (-1,04%) Ether: US$ 2.179 (-2,07%) Assim como as commodities: (commodities) Ouro: US$ 1.998/Onça troy (-0,01%) Petróleo Brent (Futuros): US$ 73,24/barril (-3,67%) Minério de Ferro (Futuros): US$ 135,66/tonelada (+0,37%) Enfim, vamos falar de ações e stocks (exterior): Morning call de ações BRASIL MOVIDA TEM DADOS VAZADOS Viu o bafafá que rolou sobre o vazamento de dados? A Movida (MOVI3) até desmentiu depois esse suposto guia financeiro que circulou nas redes sociais, fazendo suas ações despencarem mais de 10%. A empresa afirmou que os números eram simplificações gerenciais e não refletiam a realidade contábil, sendo voltados apenas aos funcionários. Depois do esclarecimento, as ações reduziram as perdas, mas ainda recuavam 4,12% por volta das 15h20. O mercado reagiu negativamente às expectativas divulgadas, que incluíam receita líquida de R$ 12,04 bilhões, Ebitda de R$ 4,34 bilhões e lucro líquido de R$ 210 milhões. Dia difícil pra quem fez o post, einh? MULTINHA DE NOVO PRA T4F Não tem uma vez que a T4F fique ilesa depois de eventos, né? Sempre dando rolo e agora com todos os problemas nos shows da Taylor Swift. Foi rolo de todo lado, daí não poderia ser diferente: O Procon São Paulo multou a Time For Fun/Tickets For Fun em R$ 626.470,87 devido a problemas na venda de ingressos para edições de 2020 e 2023 do Lollapalooza. A punição foi motivada por desrespeito às regras da fila virtual, incluindo acesso após esgotamento, irregularidades em situações de meia-entrada e falta de devolução da taxa de conveniência em casos de cancelamento. Por fim, o Procon apontou também violações ao direito à informação no site da empresa. A T4F tem direito à defesa e afirmou não ter sido oficialmente notificada sobre o assunto. Será que esse valor vai fazer alguma diferença? (pergunta irônica). B3 E NOVO HORÁRIO A B3, bolsa de valores do Brasil, está discutindo a criação de um horário estendido de negociação, além de explorar o ingresso no mercado de recebíveis imobiliários. O CEO da B3, Gilson Finkelsztain, descartou a atuação da Bolsa com apostas esportivas, enfatizando que as apostas esportivas estão mais alinhadas a um negócio de cassino do que à infraestrutura do mercado de capitais. Por outro lado, a empresa também está considerando iniciativas para melhorar a atratividade do mercado brasileiro para investidores estrangeiros e brasileiros não residentes. Além disso, outras estratégias incluem a entrada no mercado secundário e o lançamento de uma plataforma de registro de recebíveis imobiliários. Enfim, a B3 pretende continuar explorando o crescimento em novas áreas e diversificando seus serviços. SOQUINHO A WEG aprovou juros sobre o capital próprio (JCP) no montante bruto de R$ 301,8 milhões, equivalente a R$ 0,071941176 por ação. Quem recebe? Quem tiver posição acionária de 15 de dezembro, sendo as ações consideradas “ex-juros sobre capital próprio” a partir de 18 de dezembro. Quando recebe? 13 de março de 2024. EXTERIOR MAIS UMA EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL A Justiça de São Paulo autorizou a Recuperação Judicial da SouthRock, empresa responsável pelas marcas Starbucks, Subway e Eataly no Brasil. A proteção contra credores incluiu apenas o Starbucks, pois o grupo conseguiu excluir o Subway e o Eataly do pedido. De acordo com o processo, a SouthRock havia solicitado proteção contra credores alegando R$ 1,8 bilhão em dívidas. A autorização da Recuperação Judicial ocorre cinco dias após a SouthRock obter uma importante vitória no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), que reverteu uma decisão de primeira instância e permitiu que a empresa não incluísse o Subway e retirasse o Eataly do pedido. A empresa foi fundada em 2015 e se especializou no desenvolvimento de restaurantes de aeroportos, além de ser licenciada exclusiva do Starbucks no Brasil e assumir a gestão do Subway em maio de 2022. SAMSUNG E ASML JUNTAS As duas anunciaram um investimento conjunto de US$ 760 milhões para construir uma fábrica de chips avançada na Coreia do Sul. A ASML é a única fabricante mundial de máquinas de litografia ultravioleta extrema (EUV) necessárias para fabricar chips avançados. A parceria ocorre durante a visita do presidente sul-coreano à Holanda, buscando fortalecer uma "aliança semicondutora" entre os dois países. A Samsung, líder mundial em chips de memória, confia nas máquinas EUV da ASML. Além disso, a ASML colaborará com a SK Hynix para reduzir custos e consumo de energia por meio de tecnologia de reciclagem de gás hidrogênio. Da mesma forma, o presidente sul-coreano destaca a importância dos semicondutores na cooperação Coreia-Holanda e prevê que o investimento marque um ponto de virada crucial para essa aliança, visando abordar as complexidades das cadeias globais de suprimentos de semicondutores. Em seguida vamos às notícias do cenário interno e mundial: Resumo de notícias do Brasil e exterior BRASIL APOSTO QUE VOCÊ NÃO ESPERAVA POR ESSA O Senado aprovou uma emenda que excluiu a regulamentação da taxação sobre jogos online, como cassinos, do projeto de lei das apostas esportivas. A emenda, proposta pelo líder do PL, Carlos Portinho, retirou a possibilidade de taxar "eventos virtuais de jogo online". A taxação será mantida apenas para "eventos reais", como partidas de futebol ou basquete. A decisão foi tomada por 37 votos a 27. A justificativa da emenda menciona a preocupação de que a regulamentação poderia abrir espaço para a "legalização" do jogo de azar, incluindo jogos típicos de cassinos, à revelia da lei. O projeto de lei de regulamentação das apostas esportivas foi aprovado em votação simbólica. ETANOL EM ALTA Em novembro, as vendas de etanol das usinas do Centro-Sul do Brasil alcançaram 2,82 bilhões de litros, representando um aumento de 16,1% em comparação com o mesmo mês do ano anterior, conforme divulgado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica). O crescimento foi impulsionado pelo etanol hidratado, com um aumento de 28,6%, atingindo 1,7 bilhão de litros. Já o etanol anidro, misturado à gasolina, teve um aumento de 0,9%, totalizando 1,1 bilhão de litros. As vendas de hidratado no mercado doméstico aumentaram 27,2%, chegando a 1,6 bilhão de litros. De acordo com alguns entendidos do assunto, a tendência pode continuar, pois, em postos de cidades que representam 61% do consumo de combustíveis no país, o etanol está mais vantajoso economicamente que a gasolina. Além disso, as vendas de etanol para exportação aumentaram 31,3%, atingindo 291,1 milhões de litros. Desde o início da safra 2023/24, em abril, as vendas totais de etanol do Centro-Sul somaram 21 bilhões de litros, um aumento de 5,8% em relação ao mesmo período na safra 2022/23. EXTERIOR ARGENTINA E AS MUDANÇAS O ministro da Economia da Argentina, Luis Caputo (hahaha, esse sobrenome, prevejo os memes...), anunciou um plano de choque econômico para combater a crise, incluindo cortes de gastos públicos e uma significativa desvalorização cambial. O peso argentino será enfraquecido para cerca de 800 pesos por dólar, uma desvalorização de 54%. A intenção é incentivar setores produtivos para aumentar a produção. O governo substituirá o sistema de aprovação de importações e eliminará impostos sobre exportações. Além disso, haverá cortes em transferências para as províncias, suspensão de licitações de obras públicas e redução de subsídios à energia e transporte. O objetivo é conter a crise econômica, mesmo com a expectativa de uma piora na inflação nos próximos meses. O Fundo Monetário Internacional (FMI) elogiou as medidas, considerando-as "ousadas". BOLSAS ASIÁTICAS E ESTÍMULO PARA CRESCIMENTO Os mercados acionários da Ásia fecharam sem um sinal único, com Tóquio registrando ganhos, enquanto Xangai e Seul apresentaram perdas. Em Xangai, o mercado piorou à tarde, com investidores céticos sobre novos estímulos econômicos da China após uma conferência econômica anual local não apresentar anúncios significativos para impulsionar o crescimento. SOQUINHOS Os índices futuros dos EUA operam em alta, com os investidores aguardando a decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed). A expectativa é que o Fed mantenha a taxa de juros na faixa de 5,25% a 5,5%. Os investidores estarão atentos aos comentários do presidente do Fed, Jerome Powell, para obter pistas sobre futuros cortes nas taxas. Os mercados europeus operam no terreno positivo, enquanto os investidores aguardam a última decisão de política monetária do ano do Federal Reserve dos EUA. O Banco Central Europeu (BCE), o Banco da Inglaterra (BoE) e o Banco Nacional Suíço divulgarão suas decisões de juros na quinta-feira. As cotações do petróleo operam em baixa, com os dados de inflação alimentando a ansiedade entre os investidores de que o Federal Reserve pode não estar pronto para aliviar as taxas de juros. As cotações do minério de ferro na China fecharam no vermelho, com os investidores cautelosos em relação aos possíveis riscos de queda após estímulos anunciados pela China ficarem abaixo das expectativas. O preço do Bitcoin está em leve baixa, sendo cotado a US$ 41.140,74. Nos EUA, serão divulgados o índice de preços ao produtor (PPI) de novembro e os estoques de petróleo semanal. O presidente do Fed, Jerome Powell, fará uma coletiva de imprensa após a decisão de política monetária. _____________Então, quer saber mais sobre algum assunto desta edição? Vai lá no @evysardinha que a gente bate um papo legal sobre os assuntos trazidos aqui. Assim termina nosso morning call. Bons investimentos.
    1 ponto
  41. Desculpa ae hein recebedor de msgs... eu nem sabia que existia limite de msgs a serem recebidas... 🤣🤣🤣🤣🤣
    1 ponto
  42. Tu tem a mesma formação que eu! Então cara tu quer seguir no ramo de contabilidade ou quer partir pra parte mais voltada para investimentos?
    1 ponto
  43. Obrigada por avisar Marcelo! Eu não tinha visto e tenho uma LCA vencendo dia 15, possivelmente cairia nessa janela de tempo.
    1 ponto
  44. Eu já estou sem acesso as Lives e não sabia.. obrigada por avisar... eu já tava me programando pra fazer meu aporte semana quem vem rsrs
    1 ponto
  45. E por mais enfático e específico que ele tenha sido, talvez alguém cometa esse deslize, meu caro @Marcelo R. Esperemos que não aconteça.
    1 ponto
  46. 1 ponto
  47. 1 ponto
  48. Tava felizão até ver que era só na primeira compra... :(
    1 ponto
  49. @Renato Yamada o COE é quase um "canto da sereia" rsrsrs basicamente vão lhe oferecer um prêmio (uma rentabilidade) no vencimento caso algumas premissas aconteçam quando chegar no dia do vencimento do COE. Caso estas premissas não ocorram, a devolução do "investimento" pode ser o valor aportado sem nenhum correção ou pode ser o dinheiro aportado com uma rentabilidade determinada, por exemplo, IPCA no período. De qualquer maneira, o COE é um misto de investimentos em renda fixa e em renda variável, e o canto da sereia é que os assessores justificam que é seguro por render como renda variável com o risco baixo da renda fixa, e que se não acontecer as premissas, você tem o seu dinheiro de volta. Acontece que você perdeu a oportunidade de investir efetivamente em renda variável ou em renda fixa, e se der pau, não tem cobertura do FGC. Espero ter ajudado.
    1 ponto
×
×
  • Criar novo...