Jump to content

Líderes

Conteúdo Popular

Exibindo conteúdo com a maior reputação em 02/12/24 em todas as áreas

  1. Boa noite @Lucas Brazil. Na aula 17 do modulo 3 voce aprendera o conceito do contrafluxo, que é uma das bases da nossa estrategia para renda fixa. Basicamente nós escolhemos a partir da analise dos ciclos de mercado, tendo como objetivo tentar visualizar quais os titulos que se beneficirão futuramente. Por exemplo, com uma selic alta mas com uma tendencia a redução, os titulos indexados a selic podem apresentar uma boa rentabilidade hoje, mas a medida que os cortes da taxa de juros vão acontecendo, a nossa rentabilidade vai diminuindo. Sendo assim em um cenario com taxa de juros alta, mas com expectativa de queda procuramos escolher os titulos prefixados a qual podemos travar nossa rentabilidade em patamares possivelmente superiores aos oferecidos futuramente. Procure assistir esta aula e vera que muito das suas duvidas irão se esclarecer. Contudo tenho um adendo. No caso de escolha de titulos para metas de curto ou medio prazo, temos que considerar tambem os prazos de vencimento e adapta-los a nossa estratégia. Se a carteira a qual voce esta direcionando para o seu filho tem um prazo de tempo determinado, como por exemplo para usar para uma faculdade, é necessario contabilizar o periodo e escolher titulos alinhados com este objetivo.
    5 pontos
  2. @Lucas Brazila reserva de emergencia é como um seguro. E como o proprio nome diz, emergencias são aquelas situações a qual voce nem imagina que podem acontecer. Se preocupe com liquidez e segurança. Voce vera que a medida que seu patrimonio se desenvolve a rentabilidade da reserva sera insignificante. A alguns meses atras minha filha teve a conta bloqueada por cerca de 2 semanas em um banco digital, simplesmente pelo fato de que, foi pedido uma revisão da selfie na troca de celular que acessava a conta e por algum motivo o sistema não aceitava a foto. Se tivessemos uma agencia fisica para nos deslocarmos, no mesmo dia resolveriamos o problema.
    4 pontos
  3. Bom dia @Estevão Uyrá Pardillos Vieira. Vou tentar responder algumas partes do seu post, mas se permanecer alguma duvida poste novamente. Nos titulos do tesouro selic sim, devido ao fato de que o valor final do titulo no seu vencimento é reajustado pela selic tambem. Então somente a variação do componente prefixado exerce influencia no valor do titulo Exatamente. Devido a este fato que consideramos que o tesouro selic basicamente não sofre de marcação a mercado Todo titulo de renda fixa necessita de uma data de vencimento que seria a data a qual voce receberá os seus recursos + os juros liquidos referentes a taxa contratada. O desagio seria como um premio adicional incorporado a taxa oferecida. Este premio adicional pode estar até relacionado com a necessidade de captação maior por parte do emissor. Mas com raras exceções o valor é bem pequeno Em relação a marcação a mercado é como citei acima. Como a taxa de desagio é muito pequena basicamente o titulo não sofre de marcação. Em relação ao IR, todos os titulos de renda fixa, com exceção dos que são isentos, vão obedecer a tabela regressiva de IR. Se tiver uma duvida especifica sobre estes assuntos poste aqui na comunidade. Exatamente. E para complementar esta discussão temos o titulo que ficaria no meio destes 2, que é o titulo hibrido do tesouro IPCA. Neste titulo o componente prefixado possui uma relevancia maior, sofrendo influencia significativa da marcação a mercado. Contudo a variação do IPCA não afeta diretamente o preço do titulo em relação a marcação, ja que o valor no vencimento sofre o reajuste do IPCA tambem, da mesma forma que o tesouro selic é reajustado pela selic.
    4 pontos
  4. Gabriel, estudar formalmente é essencial! Contudo, cabe verificar questões como empregabilidade, onde estão os egressos de sua IES, com o quê trabalham seus professores, se eles são bem sucedidos, oportunidades de estágio, etc. Boa sorte!
    4 pontos
  5. Provavelmente sou até mais novo que ti, mas vou deixar aqui minha colab! Sou instrutor de TI e Metalmecânica... Em TI, tinha 0 certificações, porém eu sempre gostei muito e desde que me lembro abro computadores e fuxico softwares... Isso me fez ter muita habilidade mesmo não tendo diplomas e acabei lecionando nessa área, porém, óbviamente a empresa queria um diploma, então fiz um cursinho rápido só para dizer que tinha (Vale mencionar que geralmente eles não pegam se não tiver diploma, mas eu conhecia o Coordenador e já tinha demonstrado aptidão ajudando ele em várias coisas sem que ele me pedisse, demonstrei lábia, serviço e conhecimento técnico). É um caso a parte, mas vale de exemplo, agora comecei a faculdade, porque quero subir de nível, coordenador! Abs!
    4 pontos
  6. A questão não é se vale a pena estudar ou não. Vale sim a pena. Será que é fazendo uma faculdade a maneira adequada?
    4 pontos
  7. Esses dias tinha um maluco na minha academia jogando isso e me contando que fez um dinheiro no Tigrinho. Acho que ele deve ta numa piramide pra indicar novas pessoas, sei la
    4 pontos
  8. Amigo, é bom deixar uns 3 meses o dinheiro acessível. De onde você consiga pegar em qualquer horário e qualquer dia. O Raul recomenda deixar no saldo da conta. Inclusive ele deixa a dele inteira no saldo. Aí para cima de 3 meses eu considero plausível colocar no Tesouro.
    4 pontos
  9. Pessoal, beleza? Estou confuso em onde colocar a reserva de emergência. Nas aulas, o Raul diz que pode ser no Tesouro Direto, mas na última Live ele disse que não pra colocar no Tesouro Diretode jeito nenhum porque posso precisar da grana em períodos de mercado fechado. Aí tem a Poupança e a Conta Corrente da Nubank que rende o CDI. Queria saber onde vocês costumam deixar a reserva de emergência alocada? Obrigado!!
    3 pontos
  10. Lembrando que Declarar não paga imposto , então as vezes é melhor ser conservador quanto a isso … pra mim não muda nada , desde que comprei minhas criptos estou declarando as compras ..: vida que segue …
    3 pontos
  11. @André Mesquita Albuquerque a princípio nada muda. Caso a Órama DTVM deixe de existir e passe a ser pela BTG DTVM muito provavelmente a transferência de custódia será feita internamente. Em teoria não precisamos fazer nada. Com relação a cobrança de taxa de corretagem, nada muda, a AUVP INVESTIMENTOS permanece taxa zero para tudo. Vale lembrar que a plataforma da AUVP INVESTIMENTOS tem uma base de dados e condições que independem do parceiro de sistema. Se for acontecer alguma alteração, a mesma será avisada, e sempre teremos a liberdade de mudar.
    3 pontos
  12. Não faria sentido a AUVP começar a cobrar taxa de corretagem. Quem acompanha os vídeos do Raul já sabe que além dele estar negociando para migrar a corretora, ele também está correndo atrás de virar um Banco e não ter mais essa dependência.
    3 pontos
  13. Boa tarde, André! Mesmo que isso aconteça, salvo engano o Raul irá mudar da Órama para outra corretora. Talvez não tenhamos este problema.
    3 pontos
  14. Agora só nos resta o Subway Pay 😭
    3 pontos
  15. A escolha final é sua. Pode perguntar para o Raul que ele responde direitinho. Já vi responder isso em mais de uma live de cada turma, algumas geram boas risadas.
    3 pontos
  16. Complementando tudo que o pessoal disse… Negocio agora é manter ele e bola pra frente, porque se for trocar por um mais barato já vai perder uma bela fatia do valor que diminui assim que sai da concessionária.
    3 pontos
  17. Faça ! Depois você pensa se valeu a pena ou não, vai lá e faz. Essa romantização que surgiu que estudar não vale a pena é muito perigosa. E sinceramente esse “atraso” nos aportes não vai fazer tanta diferença a ponto de poder usar como “desculpa”
    3 pontos
  18. Em cada aporte mensal voce ira realizar a analise do contrafluxo e decidir que tipo de titulo ira aportar. Se o cenario mudar voce não vendera os titulos a qual ja realizou aportes, somente ira aportar em titulos com caracteristicas que se beneficiam pelo contrafluxo. Veja que, estamos comentando aqui sobre titulos do tesouro, mas nas demais aulas do modulo 3 voce entendera o funcionamento de outros titulos emitidos por instituições financeiras, que pelo fato de possuirem um certo risco maior oferecem tambem uma rentabilidade maior. Estes titulos na sua grande maioria não possuem uma liquidez como a do tesouro, tendo que serem carregados até o vencimento. Sendo assim baseado na sua estratégia, o criterio referente a liquidez é im portante tambem na escolha dos titulos. Entendendo o conceito o mesmo se aplica a qualquer ciclo de mercado. Veja que se a aula for regravada com a situação atual daqui a 2 ou 3 anos a situação pode mudar novamente.
    3 pontos
  19. Bom dia @Lucas Brazil. O que não é indicado seria colocar 100% da reserva de emergencia no tesouro selic devido a liquidez. No tesouro selic não é possivel realizar resgates em fins de semana e feriados, alem do que, caso voce realize a solicitação após as 13h o valor sera disponibilizado somente no dia util seguinte. Como um dos requisitos para a reserva de emergencia é a liquidez, o ideal seria deixar uma parte disponivel em conta corrente ou poupança e outra parte no tesouro selic.
    3 pontos
  20. Oloco, desmereçeu o Masqueico de milhões de dólares... kkkkkkkk
    3 pontos
  21. Na verdade amigo, a gente normalmente não escolhe entre um ou outro e segue aportando pra sempre. A gente analisa os títulos disponíveis no dia do aporte e escolhe o que naquele momento está te oferecendo uma aparente melhor rentabilidade.
    3 pontos
  22. Boa noite @Lucas Brazil. Os valores apresentados são brutos, não sendo ainda descontado o IR, com exceção das LCIs e LCAs que são isentas. Na renda fixa a tributação obedece a tabela regressiva a qual deixarei abaixo.
    3 pontos
  23. Bom, vou retrucar... Meu diploma está no cofre e nunca saiu de lá. Até quando me mudei, levei o cofre com o diploma dentro. Não tenho NENHUM colega da faculdade. Nem contato com eles tenho mais. Não aprendi absolutamente nada de novo no meu cvrso também. Tudo bem que eu já tinha conhecimento avançado, mas na minha opinião o cvrso foi muito fraco. Isso porque a faculdade que fiz dizem ser uma das mais tops... Conheci inúmeras pessoas com e sem experiência que fizeram cvrsos semelhantes em diversas faculdades e se decepcionaram também. Para tecnologia é muito complicado essa questão, pois a própria internet tem tudo que você precisa para crescer.
    3 pontos
  24. O melhor investimento sempre será em você mesmo. Já fiz 3 faculdades e farei mais uma, acredite sei o que estou escrevendo, você evolui como ser humano e profissional. Seus aportes irão provavelmente engordar no futuro, tenha calma e mantenha a consistência por enquanto, afinal, a ignorância é um prejuízo que não dá pra compensar, investimentos sim.
    3 pontos
  25. Bom dia @André Cavalcante De Araújo. Apesar do contrafluxo poder ser extendido entre classes de ativos, deixar esta decisão para o investidor pode criar algum viés ou uma subjetividade na decisão, fazendo com que o movimento seja feito de forma incorreta. Na minha opinião, deixe esta função para o diagrama do cerrado. Ele ja ira considerar o ciclo de mercado e o impacto que ele esta tendo na sua carteira juntamente com a gestão de risco que voice determinou através das perguntas inseridas no diagrama. Já em relação a renda fixa o contrafluxo funciona muito bem, sendo uma das bases para nossa escolha dos titulos. Via de regra: - selic baixa com expectativas de uma possivel reversão do ciclo, pelo contrafluxo escolheremos titulos indexados ao CDI ou a selic. Um dos sinais, como voce mesmo citou, é o aparecimento de titulos pagando altos percentuais do CDI - selic alta com expectativas de uma possivel reversão do ciclo, pelo contrafluxo escolheremos titulos prefixados para travar nossa rentabilidade em patamares possivelmente superiores aos oferecidos futuramente - inflação baixa com pouca procura pelos titulos indexados ao IPCA. Neste cenario é bem provavel que os emissores passem a oferecer taxas mais atrativas para gerar uma captação maior. Em julho do ano passado era possivel achar titulos pagando IPCA+9,5%. Pelo contrafluxo iremos escolher estes titulos. Um detalhe no seu post que me chamou a atenção. Na minha opinião não existira um contrafluxo ideal, sendo um dos motivos o fato da economia não ser uma ciencia exata, mas sim uma ciencia humana. Nós trabalhamos com expectativas e possiveis cenarios que podem ou não se concretizar. Sendo assim, utilizando o contrafluxo iremos pegar titulos excelentes, outros nem tanto mas na soma do conjunto teremos uma rentabilidade acima da média.
    3 pontos
  26. Aqui de boas, no calorão, curtindo o feriado de Carnaval e lendo O homem mais rico da Babilônia. Promessa é dívida. Este ano vou colocar minha leitura em dia. Confesso que relaxei de uns tempos para cá.
    2 pontos
  27. Falando no danadinho , Bloquinho do BTC rompendo os 50 mil dólares hoje 😁😁😁 e sempre vem junto com ala do bloquinho da dor de corno “deveria ter aportado mais antes” kkk
    2 pontos
  28. Conheço vários que se perderam em jogos e apostas online. Por favor, né pessoal!
    2 pontos
  29. Sabemos que a Órama foi comprada pelo BTG... estão surgindo notícias de que o BTG cobrará taxa de corretagem... é isso mesmo???
    2 pontos
  30. Ainda falando sobre taxas de corretagem entendo que em dado momento isso não vai mais existir. Hoje a maioria esmagadora das corretoras e plataformas não cobram. Quem cobra acaba perdendo espaço no mercado pois obviamente os investidores tendem a ir para aquelas que não tem custos.
    2 pontos
  31. Antes de utilizar o diagrama do cerrado é necessario entender as outras classes de ativos para voce determinar o percentaul de alocação. Na aula 8 do modulo 4 voce entendera como inserir os ativos no diagrama e seu funcionamento. Ja no modulo 8 voce tera acesso ao PIAR (plataforma Integrada de Avaliação de Riscos) a qual ira dar uma sugestão baseado no seu perfil em relação aos percentuais para cada classe de ativos.
    2 pontos
  32. @Lucas Brazil em teoria ele está liberado. Você acessando a plataforma FERRAMENTAS (https://ferramentas.auvp.com.br/home) e no cadastro das Ações e FIIs já vão aparecer as perguntas do Diagrama do Cerrado.
    2 pontos
  33. Acredito que sim. Com o passar do tempo a AUVP irá nos dar mais informações e irá nos amparar em caso de necessidades. Mas acredito que será tudo tranquilo.
    2 pontos
  34. Se isso acontecer, a portabilidade será automática?
    2 pontos
  35. Boa tarde! Em geral, as criptomoedas devem ser declaradas à Receita Federal, especialmente se você comprou, vendeu ou realizou qualquer tipo de transação que gere ganhos de capital. No entanto, é importante consultar um contador ou especialista em impostos para obter orientações específicas com base na sua situação individual. Quanto ao sigilo do descentralizado, as criptomoedas, por natureza, oferecem um certo nível de anonimato, mas não são completamente anônimas. As autoridades têm implementado medidas para monitorar e regulamentar o uso das criptomoedas para evitar atividades ilegais, como lavagem de dinheiro e evasão fiscal. Portanto, é essencial manter registros precisos de suas transações de criptomoedas e estar em conformidade com as regulamentações fiscais locais. Se você estiver em dúvida sobre como proceder, é sempre melhor buscar aconselhamento profissional para evitar problemas legais no futuro.
    2 pontos
  36. Boa tarde @Lucas Brazil! Eu diria para você deixar 3 meses em alguma conta com liquidez diária, como a poupança ou as caixinhas da Nubank (mas atente-se ao que o @Adriano Umemuradisse) e outros 3 meses em Tesouro Selic.
    2 pontos
  37. Muito massa! Não tinha percebido essa relação do tesouro IPCA como tendo influência menor da marcação a mercado, estando no meio dos 2. Faz bastante sentido, obrigado pela complementação Adriano 🙏.
    2 pontos
  38. 2 pontos
  39. Boa tarde, Lucas! Quando colocamos que reserva não é para render é que isso não é a prioridade da mesma. Os dois principais pilares do valor na reserva é a liquidez e a segurança em não se ter problemas com o valor. Rendimento vem como consequência e não deve ser priorizado. Um exemplo apenas para ilustrar: É melhor o dinheiro da reserva em uma poupança de bancão o qual o rendimento é pífio mas o acesso ao valor é muito mais facilitado com agências, caixas eletrônicos, aplicativo de banco, pix, TED e contato do gerente da conta do que um dinheiro no tesouro Selic onde se acontecer algo de madrugada ou fim de semana eu não consiga o dinheiro de imediato. Claro que temos algumas outras variáveis mas aqui é mais para se entender a ideia.
    2 pontos
  40. Vou te falar o que o Raul diria: reserva de emergência são 3 meses na conta de bancão. Tem agência da nubank em qualquer lugar do Brasil para em uma emergência você sacar? Se cair o sistema da nubank você vai onde reclamar? Pense nisso. Reserva de emergência não é pensada para rendimento, é emergência.
    2 pontos
  41. boa, obrigado Adriano e Rai! Estou pensando em deixar 3 meses na conta remunerada do Nubank e mais 3 meses em algum título com liquidez diária. Valeuu
    2 pontos
  42. Entendo sua preocupação, @Gabriel Duarte. A decisão entre investir pouco e ter um diploma ou investir mais e possivelmente não obter o diploma é realmente difícil. Acredito que ter o diploma pode abrir portas no futuro, mas é essencial aproveitar ao máximo a faculdade para realmente se destacar. Conheço casos de pessoas que se formaram sem aproveitar as oportunidades oferecidas e acabaram com resultados semelhantes a quem não fez faculdade. Por isso, recomendo que você veja a faculdade não apenas como um meio de obter um diploma, mas como uma oportunidade para crescer profissionalmente, fazer contatos e se especializar. A recompensa pode não ser imediata, mas a longo prazo, pode valer muito a pena. Pense no que é melhor para você e em seus objetivos de carreira. Espero que isso ajude na sua decisão! Obs.: Faço Engenharia Mecânica na UNESP, se quiser conversar sobre o curso, estarei disposto.
    2 pontos
  43. @Lucas Brazil complementando o @Adriano Umemura, e para os títulos isento de IR a plataforma apresenta a rentabilidade na coluna que você marcou como se aquele título isento tivesse incidência de IR, assim conseguimos comprar a rentabilidade estimada dos títulos com IR e os títulos isentos, sem a necessidade de ficar fazendo contas. Espero ter ajudado.
    2 pontos
  44. Esse é o famoso depende. Você quer fazer essa faculdade porque vê perspectiva de trabalhar real ou se trata de uma realização pessoal? Se é por realização pessoal, ela é REALMENTE pessoal? não porque acho legal, estudei em federal e lhe garanto que o que mais tem é professor com doutorado e ignorante como uma porta. Diploma não é atestado de inteligência, só que você sabe algo numa minúscula área de conhecimento humano. Descobriu que é realmente uma realização pessoal, aí fica pra você, o que é mais importante, ser feliz ou o cara mais rico do cemitério? Agora se for por questão de emprego, você já olhou a ementa dessa faculdade sua pra ver se é boa? Ja olhou a nota do ENADE dela? Eu fiz Engenharia da Computação no CEFET-MG, se tinha uma coisa que a gente se divertia era vendo a ementa de cursos de universidades particulares na nossa região e a maioria eram RIDÍCULAS. Era tão verdade que um professor do nosso curso prestou um serviço para uma dessas universidades particulares para melhorar a nota do ENADE (uma prova com todo o conteúdo do curso para indicar o quanto aqueles alunos aprenderam), porquê se ela for abaixo de 2 (a nota é de 1 a 5) o curso tem que ser reformulado/desfeito, enquanto no nosso variava entre 4 e 4,5. O professor nos contava perplexo o quanto o curso específico daquela universidade estava praticamente perdido, os alunos quando tinham uma dificuldade, diziam que o programa que o professor usava tinha bugs e por isso acusavam que código deles dava erro, mas a gente do CEFET era avaliado usando o mesmo sistema e estava tudo de boa. Antes de ir fundo nesse curso, olhe a faculdade, confira a nota daquele curso especifico no ENADE (de 3 em 3 anos o curso é avaliado por essa prova), se tiver uma nota abaixo de 3, já é algo a se preocupar. Procure a ementa do curso e pergunte outras pessoas que já fizeram engenharia mecânica se o conteúdo que tá la faz sentido. Voltando no meu exemplo, lembro de ver disciplinas importantes como Banco de Dados que víamos no 4º semestre, outros cursos só apresentarem no 6º, 7º semestre, praticamente todas as disciplinas importantes que faziamos, nos outros cursos se fazia 2 a 4 semestres depois, além deles terem umas disciplinas de encher linguiça no inicio do ano onde praticamente o primeiro ano inteiro não se via praticamente nada de computação real. Caso você veja que o curso específico naquela universidade específica não é bom (pode acontecer da mesma universidade ter cursos bons e ruins e geralmente eles vão divulgar só as boas, obvio), talvez seja melhor deixar pra frente ou assumir que você terá que ser bastante auto didata para se dar bem no curso de verdade.
    2 pontos
  45. Muito obrigado Adriano. Estou exatamente nesta aula bem agora. Valeu pela descrição dos cenários. Estou com o pensamento certo de buscar títulos pré fixados, dado que a taxa de juros e Selic tendem a cair. Essa carteira é para longo prazo e muita coisa pode acontecer no período. Fico pensando em como agir quando o cenário mudar, tipo: compro agora um título pré-fixado e vou aportando nele mensalmente com prazo final de 10 anos. Daqui 8 anos o cenário ecônomico muda e começa a fazer mais sentido outros tipos de títulos. Neste cenário, eu vendo o título velho e reaplico no novo OU mantenho o título antigo até o vencimento e vou comprando novos títulos adequados ao novo cenário? -> Na aula que o Raul monta a carteira de Renda Fixa, a Selic estava projeção de alta (2020), totalmente ao contrário do que estamos vivendo hoje. Seria uma boa atualizar essa aula com o cenário atual.
    2 pontos
  46. pretendo dar o meu máximo no decorrer do curso e me especializar em alguma área, ainda estou na dúvida qual…
    2 pontos
  47. Bom, vou retrucar... Meu diploma está no cofre e nunca saiu de lá. Até quando me mudei, levei o cofre com o diploma dentro. Não tenho NENHUM colega da faculdade. Nem contato com eles tenho mais. Não aprendi absolutamente nada de novo no meu curso também. Tudo bem que eu já tinha conhecimento avançado, mas na minha opinião o curso foi muito fraco. Isso porque a faculdade que fiz dizem ser uma das mais tops... Conheci inúmeras pessoas com e sem experiência que fizeram cursos semelhantes em diversas faculdades e se decepcionaram também. Para tecnologia é muito complicado essa questão, pois a própria internet tem tudo que você precisa para crescer.
    2 pontos
  48. Agora que eu defini que 1% do mês vai pro Tigrinho acontece isso kkkk cara como pode o povo entrar fácil nestas besteiras ,tigrinho , bets, nft de macaco kkkk
    2 pontos
  49. Olá Pessoal. Me chamo Jéssica. Moro em São Paulo capital, mais precisamente Zona Leste. Tenho 35 anos, trabalho como Personal Trainer. Comecei o curso só hj dia 10/02 e estou curtindo muito, realmente abre muito nossa cabeça. Sucesso a todos!
    2 pontos
×
×
  • Criar novo...