Jump to content

Líderes

Conteúdo Popular

Exibindo conteúdo com a maior reputação em 07/06/24 em todas as áreas

  1. Bom dia! Na aula 3 do Módulo 3, Raul fala que com a Taxa SELIC alta, a inflação cai e vice-versa. Porém, no momento seguinte, aparece um gráfico mostrando que a SELIC ACOMPANHA o IPCA, ou seja, quando SELIC cai, IPCA cai também... Afinal, qual é o conceito correto? Grato.
    2 pontos
  2. Olá, @Marcelo Marcant! Complementando a resposta do @Edison Paulini, observe o gráfico abaixo tirado de uma pesquisa no Google. Veja que ambas (SELIC e IPCA) não andam totalmente juntas, existe um certo tempo de reação entre o comportamento da taxa SELIC e do IPCA. Quando a inflação sobe, pouco tempo depois a SELIC começa a subir também e vice-versa.
    2 pontos
  3. Boa tarde, Marcelo! A Selic é um mecanismo que ajuda com que a inflação se controle e até mesmo possa baixar. Mas isso não acontece de imediato. Veja por exemplo que as reuniões do Copom a taxa Selic cai e só rê de forma deveras gradativa. Não são mudanças muito bruscas. E além disso, não é subindo a taxa em uma reunião que na mesma semana a inflação cai. Conforme uma taxa vai subindo a tendência é que a outra também vá. Uma inflação subindo provavelmente fará com que o BC vá aumentando a taxa de juros a fins de se controlar a inflação. Quando a inflação começa a cair normalmente não existe a necessidade de seguir alta então ela começa a cair. Espero que tenha ficado um pouco mais claro!
    2 pontos
  4. Ola queridos Sardinhas. Me chamo Isaac, tenho 30 anos de Idade, Casado, Empresa e Pai de dois filhos 1 de 6 ano e 1 de 8 meses, Atualmente acredito estar na melhor fase da vida, poderia estar melhor? sim! Mais como já dizem, só aprendemos tentando né? Atualmente tenho duas empresas, voltadas para o setor de grafica e comunicação visual, a mais velha vai fazer 10 anos e a outra tem menos de 1 ano de abertura, tenho ponto comercial proprio com a casa comprado por 690k e uma caminhonete avaliado em 190k + empresas que juntas ficam na faixa de 750k, Amo meu trabalho, e as vezes ate demais, deixo tudo para ficar na empresa fazendo algo ou zelando por ela, pois tudo que conquistei vei daqui. Hoje na casa dos 30, velho, porem novo ainda, decidi não mais viver dependendo disso aqui para sempre, pretendo me aposentar com 50 anos, com valor de 60k mês, isso é a faixa excelente para mim, e vou trabalhar em cima disso, deixa as empresas para os meninos e quando completar meus 50 anos, quero viajar e realizar meus sonhos, conhece outros paises, culturas, e o melhor de tudo, ser exemplo de vida para as pessoas que me cercam, saber que no fim da vida ajudei a quebrar um pouco da barreira ensinada para todos nós, de poder ouvir que fui motivador para fulano, ja ouço isso hoje, e é satisfatório demais, so te encoraja a procurar mais e poder ajudar mais, claro, ajudar quem quer ser ajudado, não adiante tentar força algo a quem não quer e não tem interesse. Acredito eu que seja um final de vida satisfatório, assim espero!
    2 pontos
  5. Boa noite a todos, terminei o primeiro módulo do curso agora e digo com toda a sinceridade que, se tivesse assistido a essas aulas há 20 anos, talvez hoje, ao invés de começar agora, já teria alcançado minha liberdade financeira, uma situação bem diferente da minha realidade atual. O divórcio veio após perceber que não existiam sonhos e planos comuns. Foram 13 anos de casamento com cada um indo para um lado e nos distanciando cada vez mais. Com o fim do casamento, todo investimento unilateral também se foi. O que sobrou acabou sendo gasto por necessidade de saúde alguns anos depois. Certo que, como não sabia investir, não tirei o melhor proveito. Recomeçando, já "burra velha", a partir de agora pretendo ser uma velha menos burra (rs) e conseguir uma aposentadoria mais tranquila. Se você ler isto e ainda for jovem, pode agradecer aos céus, principalmente pela aula da família. É difícil quando se está apaixonado, mas aí está um ensinamento que vai fazer toda a diferença na sua vida, não apenas financeira, mas em todos os aspectos dela.
    2 pontos
  6. A unica certeza que temos na vida quando nascemos é a morte, isso é... E infelizmente esses momentos so vem calhar em fazes de mudanças, porque decidiu sair do conforme do seu sofá e procurar algo que você achou melhor que seria para você mesmo, e quando você sai da sua zona de conforto, que você olha para traz e vê o que estava fazendo e consegue encontrar os seus erros, ou não. Isso é libertador!!! Ainda mais quando consegue tomar a decisão e fazer diferente do vinha fazendo. Só sei que falei nada com nada, ou não! Mais, para algumas pessoas, pode ser libertador, ou um empurrão! E pra você o que seria velho? Pra mim velho é o mundo! Se ainda tem saúde, ainda tem tudo.
    2 pontos
  7. Junho foi um bom mês, ajudando na meta de 100 reais por dia!
    2 pontos
  8. Meu melhor mês também foi maio com incríveis e robustos R$ 35,42 hahahaha. O foco permanece pra conseguir aumentar esse valor com os aportes.
    2 pontos
  9. Meu melhor mês também foi maio/24
    2 pontos
  10. @Adriano Umemura, perfeito, entendi! Acho que o que me faltava era assimilar que os títulos teriam valores de compra diferentes. IPCA+4 é mais caro porque tem rentabilidade menor, IPCA+6 é mais barato que o IPCA+4, posto que rende mais. Quanto a marcação de mercado, eu tinha entendido como a flutuação do valor do título ocorre e o motivo dela, essa parte estava tranquila. Muito obrigado! 😃
    2 pontos
  11. Pessoal, preciso de ajuda, eu namoro, ainda não sou casado, mas já tem algum tempo, sempre fui financeiramente bem resolvido comparado a maioria da população e agora fazendo curso para evoluir ainda mais. Não sei se a aula cabe no meu caso por ainda não ser casado e não vejo como cobrar da minha namorada que realize o mesmo nível de investimento que eu. Sendo assim, o que vocês acham?
    1 ponto
  12. Estou com algumas dúvidas: 1) Na minha conta da XP, esses ativos aparecem como fundos de investimentos. Não deveriam aparecer em renda variável? 2) Estou preocupado, pois estou com aproximadamente 1/3 do meu patrimônio distribuídos em distribuídos em IMOV11, MCCE11, RBRJ11, VICA11 e XPAG11 (~100k)...a ideia do meu "assessor" era gerar renda para pagamento de parte do meu fies (R$ 2300). Esta seria realmente é uma boa estratégia? Não estou conseguindo enxergar outra estratégia mais segura para pagamento do fies. 3) Pode ser que eu tenha deixado passar algo das aulas, mas porque não encontro esses papéis para acrecentar na carteira da auvp? (em certa aula o Raul fala para se desfazer dos fundos mesmo com prejuízo porque não prestam kkk...seria este o motivo?).
    1 ponto
  13. Bom dia pessoal!! Quero compartilhar com vcs uma informação que talvez seja útil pra outras pessoas aqui. Na minha família temos um plano de saude Sul América contratado pela modalidade PJ mas apenas com membros da família desde 2015. Em todos esses anos os reajustes foram abusivos e os valores já aumentaram mais de 200% desde o início. Em 2023 resolvi procurar a justiça a fim de questionar isso e saber se haveria alguma possibilidade de negociar esses valores. Pra minha surpresa e alegria deu certo! Por se tratar somente de membros da mesma família a jurisprudência entende que esse é um falso coletivo e que deve seguir os reajustes da ANS, sendo assim a minha mensalidade foi reduzida em 50%!!!! Caso alguém tenha interesse em saber mais me dá um alô que eu passo o contato do escritório que me atendeu. Eu sou do interior do Rio, eles são de SP capital e foi tudo online!!! Vou printar aqui a minha mensalidade de Julho e Agosto pra vcs verem a diferença!!! Grande abraço a todos!!
    1 ponto
  14. Boa noite @Nelson Pimentel Carriati e parabens pela dedicação aos estudos e pela sua carteira. Na minha opinião voce fez uma seleção com ativos muito bons e com a maioria dos setores bem consolidados. Esta resposta aparece no modulo 8, mas o primeiro passo é deixar o ativo congelado mesmo, ou seja, sem receber novos aportes. Mantenha o ativo no diagrama mas zere sua nota. Desta forma ele sera considerado na sua exposição a classe de ativo mas o diagrama não direcionara mais aportes para ele.
    1 ponto
  15. Bom dia, Vinícius! 1- não sei como funciona essa divisão ao certo dentro da XP. Você realmente possui cotas dessas classes de ativos ou eles te ofereceram um fundo de investimento que Investem em ativos dessa categoria? 2- sinceramente acho uma péssima ideia. Primeiro que quando um assessor oferece algo já pode não ser um bom sinal. Segundo que essa categoria de ativos além de ser muito novos são muito voláteis e envolve um grande risco. Se eles deixam de apagar proventos, fica muito complicado no seu caso. Terceiro, como é ensinado nas aulas o valor de um provento seja dividendos ou JCP de ações, seja proventos de FIIs, o dinheiro sai do preço da ação. A depender do cenário onde não existe um reinvestimento nos ativos existe o risco da diminuição do patrimônio; 3- alguns ativos por vezes não estão cadastrados no banco de dados da AUVP. Basta acionar o suporte e falar qual o ticker está faltando que eles providenciam de adicionar. Espero que ajude a pensar!
    1 ponto
  16. Então, nesse ponto eu não estava querendo comparar a rentabilidade dos CDBs que têm proteção do FGC com os CRAs/CRIs. Quando citei que não achei CDB/LCA/LCI que valessem a pena como na Debênture Incentivada (mas vi que deu essa impressão mesmo pois até citei a rentabilidade da debênture eheheh) não foi no sentido de ser a mesma rentabilidade entre eles, m mas sim rentabilidades melhores dentro da mesma classe, por exemplo, semana passada tinha CDB do BTG pagando 12,25 no pré-fixado, e tinha uma CDB do C6 pagando 13,20 para o mesmo período, mesma classe de ativos, protegidos pelo FGC, mas com rentabilidades diferentes, justamente pelo risco maior do c6 frente ao BTG (creio eu). Minha dúvida maior não era focada no risco, mas no tanto de impacto dos juros semestrais nos juros compostos dos CRIs/CRAs e Incentivadas, mas como você e o Flavio pontuaram, pelo valor investido, pode ser eu focar em algo mais simples. Sua ideia de se expor aos CRIs/CRAs através de FIIs é interessante, não tinha pensado, apesar de entrar como renda variável, pode ser uma boa opção, num percentual menor. Valeu mesmo pelo feedback.
    1 ponto
  17. Boa noite, Andrea. Primeiramente, parabéns pelo aniversário!! Muita paz, saúde e realizações na sua vida!! É um prazer conhecê-la também. Estou gostando bastante desta comunidade. Vamos aprender juntos!! Um abraço.
    1 ponto
  18. Boa noite, Murilo. Também estou engatinhando na comunidade e, como você, sou novata na AUVP e aluna da turma 34. Estamos na mesma situação, antes tarde do que nunca ;-) com suas desvantagens e também vantagens. Um prazer te conhecer e saber que não sou a única de cabelos grisalhos por aqui (rs). Fiz 52 anos ontem e estou começando a aprender a investir. Um abraço
    1 ponto
  19. Acho que eu já mandei meu video aqui né?
    1 ponto
  20. Aqui uso a mesma coisa, ainda mais que lá fora só tenho ETF, dificilmente irei comprar mais de 3 por mês.
    1 ponto
  21. Isso ai, resumindo, é só uma expectativa, não tem como você comparar antes de comprar o que vai render mais na realidade, se vai ser um pós, pré ou IPCA+, claro que já é alguma coisa, mas não quer dizer que daqui 2 anos vai ser essa a rentabilidade.
    1 ponto
  22. Dionei, em resumo é isso mesmo. Cada corretora quando demonstra valores de vencimento em títulos pós fixados sempre serão mostrados através de algumas estimativa/previsão. Cada corretora poderá fazer essa estimativa de alguma forma e com algum número. A corretora A mostra o valor do vencimento de um IPCA+ considerando que o IPCA vai bater 5%. A corretora B também acha que o IPCA vai subir mas vai bater os 7%. A corretora C acha que o IPCA vai fechar em 2%, menor do que a taxa acumulada hoje. Espero que agregue o tema!
    1 ponto
  23. Deixa eu ver se entendi, então nesse caso do cálculo feito pela Rico, eles estão calculando prevendo o aumento do IPCA, é isso? Obrigado pelas ajudas
    1 ponto
  24. Rapaz, te contar que eu não sabia 🥲 Vou dar uma pesquisada nisso por lá. Valeu a dica!
    1 ponto
  25. @Leandro Ferreira Leite cada tipo de FII vai se comportar de uma maneira. Que eu me lembre os sites de consulta não mostram média de mercado. Normalmente o que faço é, dentre aqueles do mesmo segmento que estou olhando, comparar a vacância histórica deles.
    1 ponto
  26. Boa tarde, ela já sabe sobre seus investimentos? Sobre o curso? Como ela reage a essa questão? Acho que é muito amplo tudo isso, investimento pra quem não conhece é um tremendo Tabu. Eu comecei investir (errado) e de início minha esposa mesmo sendo companheira e tendo as mesmas visões e objetivos que eu, ficou com receio. Comecei estudar mais, as coisas foram dando um resultado melhor, entrei na AUVP, começamos ler livros sobre, e por ai a coisa foi caminhando bem. Hoje ela esta mais por dentro das coisas, me apoia, se interessa pelo assunto, e estamos começando a carteira da nossa filha que ainda não tem 3 anos. (Então reforço... Tudo depende do que vocês já falam sobre isso, e do que irão falar) dai em diante você tem que ir vendo se ainda continuam com os mesmos objetivos e afins. Deixo essa frase pra reflexão Conversem! Conversem sempre sobre tudo! Porque o silêncio são pedras. E pedras são muros, e muros dividem. Osmar Martins Rodrigues Deixo essa frase pra refletir
    1 ponto
  27. Aproveitando a postagem vi que a vacancia oscila bastante entre os ativos, para analisar no diagrama do cerrado tem uma vacancia media aceitavel ? vi que principalmente lajes corporativas tem uma vacancia alta comparada as outras
    1 ponto
  28. Sempre vai ter esse imposto, desde hotel até qualquer compra que vc vá fazer la, então não tem como escapar (sem estar se enganando kkkk) Uma taxa que é possível evitar e que é escondida é a Resort Fee que alguns hoteis cobram só na hora do checkin! Pode chegar até 50 dólares por diária. Basta ler com atenção as avaliações do hotel que normalmente alguem vai comentar se cobram ou não a resort fee Eu fui no começo desse ano e não queria gastar muito na hospedagem, então fiquei em um hotel em Long Island City, o LIC Plaza Hotel, que fica a umas 3 estações de metrô da Times Square Paguei pouco menos de 1k/diária (para 4 pessoas)
    1 ponto
  29. Bom dia, Denis! Na Avenue é possível sim comprar pelo valor também. O que é necessário se ater são dois pontos: - primeiro e principal é o horário. Se não me falha a memória o mercado quantidade pela Avenue abre umas 11h30m pelo nosso nosso horário; - o que pode ocorrer é também a questão do valor total. Lembre-se que a Avenue tem uma taxa de corretagem de $2,50. Ou seja, se você quer comprar 50 dólares de uma ação, ou você compra 47,50 ou você deve ter em conta 52,50. E já peguei casos quando fui investir onde eu quis comprar por exemplo, 47,50 dólares+ 2,50 da corretagem. Eu tinha os 50 em saldo mas a transação não era permitida pois dizia que meu valor em conta era insuficiente. Então fazendo a compra de 47,49 dava tudo certo. Deve ser algumas casa decimais que dava bunda na hora da operação 😅
    1 ponto
  30. Olá, pessoal! Estou com dificuldades para entender o valor final de um Título de Tesouro IPCA+. Minha principal dúvida está associada ao valor final do título no seu vencimento, posto que, nesta data, todos os títulos necessariamente valerão mil reais. Suponha que eu compre dois títulos de tesouro IPCA com vencimento pra daqui 10 anos, sendo um deles IPCA+4 e o outro IPCA+6. Como um título IPCA+4 é pior do que o IPCA+6 se ambos valerão 1000 reais nos seus vencimentos? Em uma das simulações que o Raul mostrou em vídeo, me parece que existe uma rentabilidade paga além do valor do título em si, e tal rentabilidade está associada à esse +4 ou +6. Isso está correto?
    1 ponto
  31. Eu ganhei 1 ano premium no Kinvo, não sei o porquê, talvez pela minha contar ser do BTG, então por enquanto estou controlando por lá. Mas após começar o curso eu passei a usar o investidor 10, achei muito boa a plataforma, e estou pensando em assinar o Pro para ter mais dados das empresas na hora de avaliar o investimento.
    1 ponto
  32. O meu também foi em maio, R$ 775,69. Ainda com a carteira bagunçada das k-h-das que fiz antes de saber como investir propriamente.
    1 ponto
  33. Bem-vindo ao cardume, Humberto! 🐟 "O divórcio começa no namoro." O ideal é analisar importantes pontos antes do casamento, para tentar evitar um possível divórcio futuro kkkk A meu ver, a palavra não seria "cobrar", mas sim conversar. Vocês dois podem (na minha opinião, devem) conversar abertamente sobre vida financeira e sobre o que almejam para o futuro, para já no namoro tentarem alinhar os planos de ambos. Apesar de vocês ainda não serem casados, você pode convidá-la para assistir. Será um belo passo para o relacionamento de vocês! Sucesso nos investimentos e felicidade no relacionamento!
    1 ponto
  34. @Humberto Luiz Pereira a aula da família não é para que a pessoa faça o mesmo nível que você ! Na verdade vocês vão poder alinhar as expectativas que cada um tem para o futuro do casal e individual , este alinhamento só traz benefícios ao casal ! Ou em raríssimos casos escancara que terão sérios problemas ! se você está com ela e deseja se manter com ela , seria sim importante assistir (assistir com ela é diferente de obrigar ela a fazer algo)! tenho casal de amigos que fizeram auvp sendo namorados e eles adoraram ver juntos !
    1 ponto
  35. Meu recorde esse ano foi R$557,95 em Maio
    1 ponto
  36. Hauahau maravilhoso Vou usar isso agora 😂😂
    1 ponto
  37. Value demaaaais amigo! Parabéns pelo seu recorde! Bora continuar comemorando as conquistas e reinvestindo elas 😎
    1 ponto
  38. Braboo!! Bora dobrar o recorde e reinvestir tudo 💰
    1 ponto
  39. Focoooo! Gostei desse projeto hahaha vou adotar!
    1 ponto
  40. Meu recorde foi em junho, com R$ 852, e tudo foi devidamente reinvestido. Aqui é foco total no PAC (Projeto Aposentaria Cedo) hahaha
    1 ponto
  41. Meu recorde foi maio. Bateu o salário mínimo. 😅
    1 ponto
  42. @Dionei Luis Emmendoerfer como disse o @Henrique Magalhães, os títulos pós fixados não temos como saber exatamente qual será a rentabilidade no vencimento do título. As Corretoras usam as expectativas dos índices para projetar a rentabilidade dos títulos no vencimento. É um erro pegarmos, por exemplo, o IPCA dos últimos 12 meses para calcular um CDB pagando IPCA+6%, pois o título vai render o IPCA futuro e não o IPCA passado. Outra praxe de Mercado é apresentar as rentabilidades anualizadas, ou seja, independentemente do prazo do título a rentabilidade será mostrada anualizada, mesmo que o título vença em 7 meses a rentabilidade que será mostrada será anualizada e não relativa aos 7 meses. Desta maneira facilita para que possamos comparar os títulos. Espero ter ajudado.
    1 ponto
  43. Fala meu querido!, não sei se a BTG tem, mas o banco inter tem viu, e é gratis.
    1 ponto
  44. Bom dia @Lucas Fernando Da Silva. Somente complementando a resposta dos amigos. Alem de uma descorrelação setorial devemos tambem buscar uma descorrelação operacional, mesmo em setores diferentes. Por exemplo, Banco do Brasil possui uma correlação com BB seguridade. ja que esta ultima se utiliza da estrutura bancaria do BB para distribuir os seus produtos. Bradespar possui grande parte da sua receita originada da Vale. Eventos como o de Brumadinho impactaram as ações da mineradora bem como da BRadespar. Este tipo de correlação temos que tentar evitar alem da setorial.
    1 ponto
  45. Está diversificado, porém em setores com alta volatilidade. Não como estão as porcentagens, mas com as informações ditas, não vejo erro nenhum.
    1 ponto
  46. Hoje é aniversário do @Raul ! Deixe aqui a sua mensagem para ele 😉 Feliz aniversário Raul! Desejo para você muito sucesso, saúde, felicidade e que conquiste todos os seus objetivos! Abs!
    1 ponto
  47. Olá @Christopher Lund, Se você ainda estiver no BR, por que não colocar no Tesouro Selic e/ou CDB com liquidez diária? Assim você consegue se proteger enquanto faz seu planejamento. Entendo que seria uma opção por seguir o mesmo racional que o Raul nos diz quando começamos o curso: "guarda o dinheiro e deixa para investir quando terminar o curso".
    1 ponto
  48. Passados 56 anos, marcados por três casamentos, a criação de três filhas e a alegria de ver três netas nascerem, percebo que poderia oferecer uma série de conselhos ao meu eu do passado. No entanto, a vida não funciona dessa forma simples. É necessário viver experiências para verdadeiramente compreender e transmitir sabedoria. Refletindo sobre minha jornada, reconheço a falta de orientação financeira ao longo dos anos. Enfrentei grandes despesas com a criação das minhas filhas e, como tantos brasileiros, trabalhei muito para lidar com os compromissos financeiros e os tributos impostos pelo governo de plantão. Hoje, ao olhar para mim mesmo, vejo que talvez tenha recebido um "conselho visual" valioso. Meu pai costumava anotar meticulosamente todas as despesas diárias em um caderno, e percebo que adotei uma prática semelhante, embora agora utilizando ferramentas digitais. Esta carta que escrevo ao meu eu do passado, na verdade, é um lembrete constante para o meu eu do presente. A vida se tornou um testemunho vivo das lições aprendidas. Conquistei sucesso profissional, tive a oportunidade de morar fora do país e consegui economizar algum dinheiro. No entanto, admito que grande parte dessa jornada foi marcada por um "vai fazendo que um dia pode dar certo" improvisado. Hoje, através do papel de pai, estou retornando no tempo. Estou me tornando o conselheiro financeiro que nunca tive, tentando transmitir às minhas filhas a importância de se preparar para o futuro. Compreendi que o futuro chegará, estejamos prontos ou não, e é essencial estarmos física e financeiramente preparados para enfrentar seus desafios. Afinal, dependendo de como nos preparamos, a conta que o futuro nos apresenta pode ser mais fácil de ser paga do que imaginamos. Abraço ao eu do passado, e parabéns por ter chegado até aqui, que seus próximos anos sejam fantásticos.
    1 ponto
  49. Boa tarde, ainda não cheguei nessa idade mas é muito bacana ler relatos e ver que estamos no caminho certo. Isso aqui é uma das minhas metas também. E vamos conseguir! Sucesso a você
    1 ponto
  50. Bom dia @Carlos Antonio De Souza Clímaco Junior. O seguro cobriria a morte, mas existem outros problemas que podem gerar deficits financeiros, como ser demitido, um problema de saude... Se o CET do seu financiamento for 7,4% matematicamente não compensaria quitar. Estamos com uma selic a 10,75% o que daria uma rentabilidade liquida de 9,13%, ou seja, o juros de uma aplicação que renda 100% da selic pagaria a sua parcela e sobraria ainda um valor. Caso a rentabilidade liquida da selic fique abaixo do seu CET compensaria realizar a quitação. Contudo, como citei acima, se tratando do imovel a qual voce e sua familia firmam residencia, poderia trazer uma tranquilidade maior na vida de voces eliminar uma divida tão relevante.
    1 ponto
×
×
  • Criar novo...