Jump to content

Adriano Yoshida

Turma 24
  • Interações

    48
  • Entrou

  • Última visita

Tudo postado por Adriano Yoshida

  1. Setor de celulose (vide aracruz e VPC) e principalmente o setor AGRO (vide caso Sadia) eu tomaria um cuidado maior com a política de hedge. Caso Sadia é o mais interessante para estudo entre os citados. História com 64 anos e todos os anos com lucros, massacrada pela marcação a mercado. Lembrando que ainda não terminei o curso.
  2. Senhor Nunes, aguardo minha vez. @Raí Nunes desde já agradeço.
  3. Entendi sua pergunta como se cada setor tem uma métrica especial, banco tem o índice de Basileia, laje corporativa tem a vacância etc.. Respondendo a pergunta, não tenho material.
  4. Sapato de couro, solado de madeira, meio saldo com barracha para antiderrapante, qualquer marca que atenda isso já vai dar bom traje social.
  5. Embora eu acesse todos os dias, prefiro não criar post ou realizar muitos comentarios antes do curso. Creio que após o curso eu vá utilizar mais a plataforma.
  6. Investimento em forex... tu estás a dizer tipo George Soros "arbitrando" - quarta-feira negra, ou estilo JBS - Joesley Day? Como já dito, a possibilidade de ser um investimento é mais para instuções, pessoas comuns eu não chamaria de investimentos. Se tratando de apenas três possibilidades, hedge, especulação e arbitragem, eu sempre vejo as pessoas comuns apenas na especulação. Concordo com o senhor @Tiago Roberto Novello, fugir é um ótimo investimento.
  7. Com as opções de vencimentos semanais o mercado deverá ter mais liquidez, eu acredito. Importante lembrar de informar o contador ou contabilizar o aluguel da ações na declação do imposto de renda.
  8. TTEN3 eu a estudo já tem um tempo, MDIA3 não me aprofundei tanto, embora também a visite com frequência. Como ainda não fiz o curso, peço que leiam com ressalvas as palavras abaixo. Investir no agro é importante conhecer a política de hedge da empresa, penso isso devido aos casos da Aracruz e principalmente devido ao caso da Sadia, empresa com mais de 60 ano tendo lucro, ROE nos seus 25% em seus últimos reportes antes da quebra, tudo isso por conta do "hedge". Então sempre ficar de olho se o lucro está a vir da operação ou do hedge, se começar a vir um percentual demasiado alto por hedge, analise ainda mais o ativo. Enquanto a SUZB3 costuma utilizar horizonte de até 36 meses, alguns anos atrás eram de apenas 24 meses, e uma política de ACC, NDF e Zero Cost Collar, atualmente a TTEN3 utiliza NDF, ACC, SWAP e faz o hedge no complexo soja. É preciso sempre ficar de olho no resultado financeiro dos derivativos, pois está a investir em uma empresa do agro e não em um fundo de derivativos. Para efeito de comparação. https://prnt.sc/pPt7YXLFxEPI Não sei postar imagem ainda ☹️ Sempre é preciso observar no caso da TTEN3 sua exposição, para saber se faz sentido o volume do hedge. https://prnt.sc/i8q00iocZwyD Não sei o quão familiarizado o pessoal é com a questão do "a fixar", mas é sempre importante ficar de olho também já que boa parte da exposição da empresa pode vir desse item. Sobre a pergunta do backtesting eu achei que isso era para trader, pelo visto estou enganado, mas não conheço sobre backtesting para buy and hold.😆 PS: Como ainda não fiz o curso peço que a moderação apenas aprove esse post em caso de não prejudicar ninguém.
  9. @Flavio Pradovai dar boa, mente aberta eu tentarei ao máximo, desde que comecei a estudar hedge criei bastantes viéses.
  10. só li agora, já vi que fui convidado e que tive meu convite negado, enfim, vida que segue.
  11. 1 - Jorge Pinheiro Koren de Lima (Hapvida). Consegue achar as informações de remuneração no documento chamado "Formulário de Referência", todo ano enviam a B3, Nesse documento encontrará informações interessantes sobre a empresa, principalmente no que se refere a alterações na condução dos negócios, também encontrará grandes explicações sobre os riscos que envolvem o negócio.
  12. Algo muito importante sobre opções que ainda não falamos nesse tópico. Opções são ótimas ferramentas de alavancagem, Então quanto ao risco você terá uma oportunidade única de alancar bastante o risco, enquanto no mercado de ações "normalmente" você tem risco limitado, no mercado de derivativos muitas vezes já tem o risco ilimitado... considerando risco ilimitado e que está alavancado. Sobre prazos há algo interessante em opções também, no caso do holder o tempo é favorável, já no caso das opções o tempo é cruel. Já sobre os vencimentos é bastante letrinha e no futuro (opções semanais) vão ser bastante números também. Toda Opção é sempre uma oportunidade de arrependimento.
  13. @William RedigFui procurar sobre o fundo. realmente não conhecia. Achei estranho a auditora se abster, em 2020 era a RSM, mudou em 2021 para a Bakertilly, que apenas colocou ressalva, já no balanço de 2022 a Bakertilly se absteve...olhando apenas para DF não me apeteceu. Mas por como é fundo de fundos, precisaria ir além do que fui para talvez entender vosso drama.
  14. @Adriano Luiz Odahara UmemuraEu vi todas as boas informações, e não ouço discordar delas, por isso não está nesse tópico. Tenho baixíssima experiência com ciclos e o pouco que tenho (3 anos) se resume a commodities agrícolas ainda por cima. Sem experiência, sem ter feito as aulas sem nada é audácia demais discordar risos.
  15. @William Redig Não conheço sobre esse fundo, vi que saiu a pouco (03/08/2023) as demonstrações financeiras nem se quer a lâmina. Só fiquei intrigado com a forma que expôs o pensamento.
  16. Meu primeiro tópico na comunidade e já para discordar do senhor Sena. Assistindo ao vídeo "Análise de Ciclo de Mercado: a CHAVE para PREVER TENDÊNCIAS!" https://www.youtube.com/watch?v=5En40dCxeWw Em dois momentos logo no início do vídeo me fez discordar. São eles: "Faz diferença no longo prazo, começar a carteira no verdinho, NÃO MUITA"; "Põe link na bio que é investidor." Por que discordo da primeira parte... senta que lá vem história... assim que comecei a jogar poker é nítido que jogadores que iniciam vencendo demoram muito mais tempo para estudar o jogo, também notei isso com a formação da carteira de investimentos, players que iniciam com profit demoram um tempo maior para buscar conhecimento sobre a estratégia (isso não é regra, mas a frequência beira PARETO). Então sim, eu acho que faz muita diferença, já que pessoas que possuem uma boa estratégia e/ou que busquem conhecimento mais cedo tenham uma vantagem de tempo muito maior, e como o tempo é o ativo mais precioso creio que a diferença ser demasiada alta. Já quanto ao segundo ponto sobre divulgar resultado de ganhos, falar para as pessoas que investe etc... isso na imensa maioria dos casos só gera ansiedade e pressão externa para um ambiente que já possui uma grande pressão psicológica, ninguém gosta de perder dinheiro, além disso tudo ainda pode aumentar a quantidade de viés, já que receberá informações "boas" de pessoas que não faz a menor ideia de qualquer critério que possa estar utilizando em suas analises. Eu creio que as pessoas que possam agregar deva saber que investe e que as demais pessoas não precisam gerar mais pressão. Experimente falar que investiu em uma empresa a uma pessoa que não tem educação financeira e logo verá após semanas no máximo a pessoa já lhe perguntar como vai a carteira, se o negócio foi bom ou ruim. Embora muitas vezes a interação seja inocente essas gostas de água podem vir a encher o copo. A pressão do dinheiro penso já ser suficiente para permitimos que venham ainda mais pressão. Se leu todo esse texto e penso é... pode ser que seja verdade, não se esqueça ao escrever esse texto ainda não vi nenhuma aula e que o efeito Dunning-Kruger é sempre válido. PS: Demorei meia hora só para achar o título do post.
  17. @William RedigCreio que está ocorrendo uma dicotomia em sua analise. Lembrando que ainda não tive acesso as aulas, mas quando eu leio: Penso que ao chamar o ativo de mico, já está avaliar que este não tem um bom potência devido as dificuldades da empresa. Já quando leio isso penso que não está a falar de um mico.
  18. Perfeito, entendi que estava a falar ainda de opções.
  19. Interessante o tópico, vamos para algumas coisas importantes. Vamos por partes, o objetivo das opções não é que ambas as partes tenham lucro... De forma simplista em uma ponta tenho hedge e na outra ponta temos especuladores. Sobre alternativa, direito, tem algo importante, você quando compra uma opções você adquire um DIREITO, quando você vende uma opção você tem OBRIGAÇÃO. @Tiago Roberto Novellotambém não é assim de não ter controle de risco, não ter lucratividade. @Felipe Macedo Respondendo ao tópico, não é igual ao aluguel de opções não. O importante é focar na estratégia que se propôs a aprender, no caso buy and hold, e tentar dominar ao máximo essa estratégia.
  20. Interessante o relato: importante identificar os gatilhos que lhe fizeram testar os carros. Tão importante quanto resistir ao desejo é entender o que lhe apetece. Ainda mais na seguintes condições: Não estou a dizer que não deva fazer test drive ou coisas do tipo mas é importante conhecer os gatilhos...
invest
×
×
  • Criar novo...