Jump to content
  • 0

PERGUNTAS DO DIAGRAMA


Vinicius Teixeira De Melo

Pergunta

Bom dia pessoal, tudo bem?
Uma das perguntas sugeridas para o meu diagrama foi "DÍVIDA LÍQUIDA - LUCRO LÍQUIDO dívida líquida da empresa é menor que o lucro líquido dos últimos 12 meses?"
Porém, eu comecei a pesquisar algumas empresas para ver se teriam algumas que se enquadraria nesse quesito e pouquíssimas empresas possuem um lucro líquido maior que sua dívida líquida. 
Então pensei em uma nova pergunta que seria: "DÍVIDA LÍQUIDA/EBITDA - Indicador de Dívida Líquida/EBITDA ser menor que 2".

Minha dúvida é, devo manter a pergunta DÍVIDA LÍQUIDA - LUCRO LÍQUIDO e acrescentar a pergunta DÍVIDA LÍQUIDA/EBITDA ou devo excluir a primeira e manter somente a segunda?? 

Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Bom dia @Vinicius Teixeira De Melo. São 2 perguntas que irão avaliar o risco relacionado ao endividamento da empresa. Enquanto o Divida/EBITDA ira avaliar a relação levando em conta somente o lucro operacional sem a amortização e depreciação, a Divida/lucro liquido considera o resultado financeiro

Voce pode estabelecer os seus criterios para determinar o risco do endividamento. Contudo, tome cuidado para não criar objetivos que favoreçam as empresas que voce quer ter em carteira.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Primeiramente muito obrigado pela resposta @Adriano Umemura.

Mas ainda continuo com dúvida a esse respeito, justamente por serem duas perguntas que avaliam risco ao endividamento da empresa. Me pergunto se vale a pena deixar as duas perguntas ou se devo optar por apenas uma das duas. 
Quando eu fui pesquisar algumas empresas para ver se elas se enquadravam no quesito Dívida/Lucro líquido fiz de maneira aleatória. Pesquisei vários setores no investidor10 e fui abrindo algumas empresas de maneira aleatória (até precisei ler algumas informações para ter ideia do que as empresas faziam). Percebi que várias empresas, independente do setor possuem mais dívidas do que lucro nos últimos 12 meses. 

Minha dúvida tem muito a ver com o que é melhor para avaliar risco ao endividamento, Dívida/Lucro Líquido ou Dívida/EBITDA. E nesse sentido qual seria mais interessante ter no meu diagrama. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Vinicius Teixeira De Melo disse:

Mas ainda continuo com dúvida a esse respeito, justamente por serem duas perguntas que avaliam risco ao endividamento da empresa. Me pergunto se vale a pena deixar as duas perguntas ou se devo optar por apenas uma das duas.

As perguntas padrão do diagrama são sugestões para voce a partir delas definir os seus proprios criterios de risco. Quando voce coloca as 2, voce insere um peso maior nesta avaliação. Se voce considera a divida de uma empresa como um fator importante na gestão de risco voce poderia deixar as 2, ou alterar os seus valores. Caso na sua avaliação voce achar desnecessario, pode manter 1 só

Contudo, volto a frisar. Não tente adaptar as perguntas para as empresas que voce analisa. Veja que voce relata que ao abrir o investidor 10 a maior parte das empresas negativa nesta pergunta.

Isso por si só não seria algo bom? Achar uma empresa que positiva neste aspecto não seria um achado para sua carteira?

E se todas as empresas que voce colocar em carteira negativarem nesta pergunta, este quesito sera desconsiderado no aporte, ja que todas irão receber 1 ponto a menos e o diagrama balanceia os ativos na mesma classe

1 hour ago, Vinicius Teixeira De Melo disse:

Minha dúvida tem muito a ver com o que é melhor para avaliar risco ao endividamento, Dívida/Lucro Líquido ou Dívida/EBITDA. E nesse sentido qual seria mais interessante ter no meu diagrama. 

Eu considero a pergunta do lucro liquido maior do que a divida mais criterioso. Pense que basedo nesta pergunta, 1 ano de operação a empresa ja elimina sua divida.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

A sim, entendi agora! Posso manter as duas então caso eu considerar um fator de risco importante. Fez mais sentido agora!
Desse jeito quando for colocar uma ação na carteira ela não necessariamente vai precisar positivar em todos os critérios, mas quando positivar em mais aspectos ela terá uma porcentagem maior na hora dos aportes.
Muito obrigado por me ajudar! 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...