Jump to content

Microusina de energia solar


Recommended Posts

Pesquisando um pouco sobre o assunto, verifiquei o FII da Suno que é um fundo de desenvolvimento de energia limpa

Ou seja, é um FII que esta construindo usinas e vai distribuir o dividendo desta forma, eles falam também em 1,5%

Já houve a primeira emissão de cotas e o fundo não esta sendo negociado no mercado secundário ainda

Minha maior duvida, é possível comprar esse FII neste momento ?

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

10 horas atrás, Marcelo R disse:

Pesquisando um pouco sobre o assunto, verifiquei o FII da Suno que é um fundo de desenvolvimento de energia limpa

Ou seja, é um FII que esta construindo usinas e vai distribuir o dividendo desta forma, eles falam também em 1,5%

Já houve a primeira emissão de cotas e o fundo não esta sendo negociado no mercado secundário ainda

Minha maior duvida, é possível comprar esse FII neste momento ?

 

Não, só pode adquirir as cotas do SNEL11 no IPO em Dezembro do ano passado, a previsão era ficar "travado" até por 18 meses para pode negociar as cotas, eu tenho 50, até agora sem poder vender ou receber proventos, arrisquei para conhecer o ativo, se a tese se comprovar, provavelmente vão fazer subscrição e irei adquirir mais cotas.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Quinta feira estou voltando para o MS, dependendo da hora que chegar irei fazer um novo video da "Mini Usina Solar", se não der tempo ou quando chegar estiver escuro, devo gravar no domingo ou segunda feira, postando no Youtube, mando aqui. 

Esse video já da para ter uma noção 

 

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Um amigo andou pesquisando bastante sobre isso. Para instalar as placas no sítio dele. Ele falava bem do negócio, mas, depois de se aprofundar no assunto e conversar com quem já faz, desistiu. Não sei de detalhes. Ele falou em rendimentos interessantes, mas desistiu ainda assim. 

Recentemente andaram falando de um fundo imobiliário de energias renováveis da SUNO (SNEL11), mas ele parece não ter sido lançado ainda, pois não encontrei nada para analisar. Pela natureza do negócio, me parece que ele se encaixa bem na metodologia dos fundos imobiliários. Seria interessante ter esta opção para quem não conhece o negócio e não quer se expor aos riscos diretos. Mesmo sabendo da rentabilidade menor. 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

25 minutes ago, Paulo Eduardo Soares Spinelli disse:

Um amigo andou pesquisando bastante sobre isso. Para instalar as placas no sítio dele. Ele falava bem do negócio, mas, depois de se aprofundar no assunto e conversar com quem já faz, desistiu. Não sei de detalhes. Ele falou em rendimentos interessantes, mas desistiu ainda assim. 

Recentemente andaram falando de um fundo imobiliário de energias renováveis da SUNO (SNEL11), mas ele parece não ter sido lançado ainda, pois não encontrei nada para analisar. Pela natureza do negócio, me parece que ele se encaixa bem na metodologia dos fundos imobiliários. Seria interessante ter esta opção para quem não conhece o negócio e não quer se expor aos riscos diretos. Mesmo sabendo da rentabilidade menor. 

 

Como comentado, ele fez IPO em Dezembro de 22, porém ainda encontra travado para negociação, na época eles comentavam que poderia ficar assim por até 18 meses. Vou te marcar no tópico da época para leitura do prospecto do IPO.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

10 horas atrás, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Quinta feira estou voltando para o MS, dependendo da hora que chegar irei fazer um novo video da "Mini Usina Solar", se não der tempo ou quando chegar estiver escuro, devo gravar no domingo ou segunda feira, postando no Youtube, mando aqui. 

Esse video já da para ter uma noção 

 

So tem meia duzia de placas ali...

Vamos fazer um bem bolado e liberar pros amigos investirem juntos, fazer brotar placas até não poder mais ali...

 

  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Marcelo R disse:

So tem meia duzia de placas ali...

Vamos fazer um bem bolado e liberar pros amigos investirem juntos, fazer brotar placas até não poder mais ali...

 

Oloco, vai reduzir em uns 25k a conta de energia aqui kkkkk

Pior que não pode, só pode ser usado :/

Link para compartilhar
Share on other sites

21 horas atrás, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Quinta feira estou voltando para o MS, dependendo da hora que chegar irei fazer um novo video da "Mini Usina Solar", se não der tempo ou quando chegar estiver escuro, devo gravar no domingo ou segunda feira, postando no Youtube, mando aqui. 

Esse video já da para ter uma noção 

 

Caramba, essa plantação de suínos da mais trabalho do que pensei!!!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Jhonatta Vinicius Alves Cassiano disse:

Olá, sou Eng Civil e trabalho no ramo de implantação de usinas. 

Falando um pouco da parte técnica de usinas fotovoltaicas, vou deixar aqui alguns pontos chave para implantar uma UFV:

É preciso verificar se há demanda na região para implantar uma geração e o primeiro doc a se conseguir é o parecer de acesso da Cia de energia;

Escolher o terreno também é um ponto chave. Se for urbano tem riscos, por exemplo no futuro o vizinho construir um prédio e gerar sombra sobre a usina. Quando em zona rural verificar se tem rede próxima para receber a energia ou se será preciso fazer um complemento. Também ficar atento as licenças ambientais (muitas vezes são resolvidas na prefeitura mesmo, sendo mais fácil);

É mais legal quando montado em telhados pois assim já se aproveita a estrutura, mas o que ninguém fala é que a estrutura vai ter uma carga adicional e logo é preciso saber se ela vai suportar esse peso extra. Quando montado direto no solo é importante avaliar a necessidade de terraplanagem ou drenagem e evitar terrenos rochosos ou solos muito mole, essas situações podem deixar a fundação bem cara;

Verificar a qualidade dos equipamentos. Hoje existem várias marcas e sempre aparecem novas, deste modo devemos verificar a perda de eficiência ao longo do tempo e garantia de duração dos equipamentos. O ideal é ter uma boa geração por 25 anos sem grandes perdas;

Por fim a operação e manutenção sempre será necessário ter um O&M para acompanhar a perfeita geração, realizando limpeza dos MFVs algumas inspeções periódicas (em alguns caso monitorar um sistema de segurança também). 

Espero ter ajudado para a implantação das suas futuras usinas!!!!

Aqui a gente preferiu fazer no solo por culpa da manutenção ser muito mais fácil, alem de o espaço não ser o problema.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, Raí Nunes disse:

Caramba, essa plantação de suínos da mais trabalho do que pensei!!!

Da nada, até porque boa parte das coisas mais trabalhosas, quem vai fazer é o funcionario kkkkkk

A parte de gestão vai ficar para meu irmão e eu vou ficar apenas fiscalizando de longe pelas câmeras hahahahahaha

  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Montei a mais ou menos 2,8 anos placas no telhado da minha empresa, e o retorno financeiro para consumo próprio está sendo muito bom. Atualmente estou conversando com 2 empresas para instalar uma micro usina em um telhado de galpão que possuo com o objetivo de "alugar" a usina, até o momento o que me foi passado em relação ao retorno financeiro tem sido bem interessante, sendo que a oferta é tempo de contrato de "aluguel da micro usina" é de 10 ou 15 anos.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Para quem quiser matar a curiosida de como a CEMIG faz o mapeamento de disponibilidade de cargas em subestações, veja através do link MAPA DISPONIBILIDADE.

Tem o Mapa do Estado de MG com os "quadradinhos" monstrando a localização das subestações por munícipio/região. Acima a direita tem a legenda com as cores e seus significados.

Quando clicar no link será necessário preencher alguns dados pessoais (não se preocupe com isso - a Cemig não vai te enviar e-mails ou telefornar por isso). Após carregar os dados solicitados, será aberto o mapa. Basta fazer zoom in/out (+/-).

Não sei se outras concessionárias de energia em outros Estados disponibilizam um ferramenta como essa. Se não estiver disponível, só é possível saber se será viável (ou não) construir uma usina no local fazendo um requisição formal para estudo de viabilidade junto a tal concessionária. Eles vão avaliar internamente e enviar resposta ao requerente. Nesse caso, deve haver um custo financeiro, pois, creio que as empresas que vendem o serviço de instalação é que conhecem "os caminhos" para processar e requerer isso aos moldes determinados pela cia de energia.

Link para compartilhar
Share on other sites

Fala Galera tudo bom? Assisti a live hoje e vi sobre energia solar, sou engenheiro e proprietário de uma empresa de engenharia elétrica aqui no Mato Grosso do Sul. Faço projetos e execução de usinas no meu estado e estou a disposição pra quem quiser investir na área e também até mesmo pensar nisso para consumo próprio.

Se quiserem pesquisar minha empresa é a DRC Projetos Elétricos. Podem consultar também no CREA MS.

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 25/10/2023 at 10:04, Jhonatta Vinicius Alves Cassiano disse:

Olá, sou Eng Civil e trabalho no ramo de implantação de usinas. 

Falando um pouco da parte técnica de usinas fotovoltaicas, vou deixar aqui alguns pontos chave para implantar uma UFV:

É preciso verificar se há demanda na região para implantar uma geração e o primeiro doc a se conseguir é o parecer de acesso da Cia de energia;

Escolher o terreno também é um ponto chave. Se for urbano tem riscos, por exemplo no futuro o vizinho construir um prédio e gerar sombra sobre a usina. Quando em zona rural verificar se tem rede próxima para receber a energia ou se será preciso fazer um complemento. Também ficar atento as licenças ambientais (muitas vezes são resolvidas na prefeitura mesmo, sendo mais fácil);

É mais legal quando montado em telhados pois assim já se aproveita a estrutura, mas o que ninguém fala é que a estrutura vai ter uma carga adicional e logo é preciso saber se ela vai suportar esse peso extra. Quando montado direto no solo é importante avaliar a necessidade de terraplanagem ou drenagem e evitar terrenos rochosos ou solos muito mole, essas situações podem deixar a fundação bem cara;

Verificar a qualidade dos equipamentos. Hoje existem várias marcas e sempre aparecem novas, deste modo devemos verificar a perda de eficiência ao longo do tempo e garantia de duração dos equipamentos. O ideal é ter uma boa geração por 25 anos sem grandes perdas;

Por fim a operação e manutenção sempre será necessário ter um O&M para acompanhar a perfeita geração, realizando limpeza dos MFVs algumas inspeções periódicas (em alguns caso monitorar um sistema de segurança também). 

Espero ter ajudado para a implantação das suas futuras usinas!!!!

Show Jhonatta !

Obrigado por compartilhar sua experiencia com a gente...

Uma duvida, em linhas gerais, precisamos de quantos metros quadrados para implantar uma UFV de 75Kw ( que pelo que entendi seria o limite para este tipo )

abs!!

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...