Jump to content
  • 0

PL 4.173/2023 - Tributação para ações recebidas no exterior como bônus empresarial


Leonardo Witt Rodrigues

Pergunta

Bom dia pessoal, 

Gostaria de conversar sobre a novo modelo de tributação sobre ações no exterior porém focado para ações recebida por bônus da empresa.

Saberia dizer como fica a tributação sobre essas ações recebidas? Por exemplo:
2020 - recebi 100 ações da XYZ a 10U$ com dólar valendo R$5,20
2023 - vendi 80 ações por 15U$ com dólar valendo R$5,00
Foram vendidos menos de 35k no mês (contabilizando todas as operações no exterior).
Quanto deveria ser pago de imposto?
Considerando a nova legislação que está para ser aprovada, há algum benefício em repatriar esse valor ainda esse ano? A nova lei irá mudar os impostos sobre essa bonificação?

Desde já agradeço o suporte,

Leonardo

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • -1
2 horas atrás, Leonardo Witt Rodrigues disse:

Bom dia pessoal, 

Gostaria de conversar sobre a novo modelo de tributação sobre ações no exterior porém focado para ações recebida por bônus da empresa.

Saberia dizer como fica a tributação sobre essas ações recebidas? Por exemplo:
2020 - recebi 100 ações da XYZ a 10U$ com dólar valendo R$5,20
2023 - vendi 80 ações por 15U$ com dólar valendo R$5,00
Foram vendidos menos de 35k no mês (contabilizando todas as operações no exterior).
Quanto deveria ser pago de imposto?
Considerando a nova legislação que está para ser aprovada, há algum benefício em repatriar esse valor ainda esse ano? A nova lei irá mudar os impostos sobre essa bonificação?

Desde já agradeço o suporte,

Leonardo

  • Tem o modulo de imposto de renda que explica em detalhe os passos da declaracao.
  • Geralmente as acoes, são recompradas ou você recebe acoes, em lugar de dividendos para evitar justamente a tributação.
  • Mesmo com a tributação, vale a pena investir la fora
  • Não deveria vender
  • Dinheiro investido la fora, em principio, não deve ser convertido para reais
  • A nova legislação, não deve afetar os sardinhas, apenas muito grandes investidores que já tem outras ferramentas para pagar menos impostos.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1

Olá Ricardo, obrigado pela resposta. 
O caso que descrevi é diferente do que foi apresentado no módulo de declaração do IR. Esse é um bônus da companhia que trabalho. A tributação em cima da bonificação sobre o trabalho é diferente da sobre o ganho de capital sobre ações. No primeiro caso vai depender da renda, no segundo é sobre o ganho de capital sobre a venda.

Sobre a nova lei ela irá mudar muito, não somente para os grandes investidores. Inclusive está previsto a abatimento de prejuízos caso haja venda com prejuízos de ativos no exterior (similar ao que temos hoje no mercado de ações nacional). Hoje existe isenção fiscal para vendas de até 35k/mês o que não irá existir caso o projeto seja aprovado como está. Outro ponto em pauta é o pagamento de impostos somente uma vez por ano.

Sobre não vender uma ação, isso é muito particular. Imagine que esse valor pode ser muito considerável comparável ao meu patrimônio e estar vinculado a empresa que tenho meu principal rendimento. Caso a empresa apresente algum problema estrutural eu teria um prejuízo duplo (perda do emprego e do investimento).

Entendo que a comunidade seja buy&hold mas muitas pessoas ainda vão precisar vender para usufruir do investimento, obter benefícios fiscais, ou até mesmo para grandes emergências.

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
20 minutes ago, Leonardo Witt Rodrigues disse:

Olá Ricardo, obrigado pela resposta. 
O caso que descrevi é diferente do que foi apresentado no módulo de declaração do IR. Esse é um bônus da companhia que trabalho. A tributação em cima da bonificação sobre o trabalho é diferente da sobre o ganho de capital sobre ações. No primeiro caso vai depender da renda, no segundo é sobre o ganho de capital sobre a venda.

Sobre a nova lei ela irá mudar muito, não somente para os grandes investidores. Inclusive está previsto a abatimento de prejuízos caso haja venda com prejuízos de ativos no exterior (similar ao que temos hoje no mercado de ações nacional). Hoje existe isenção fiscal para vendas de até 35k/mês o que não irá existir caso o projeto seja aprovado como está. Outro ponto em pauta é o pagamento de impostos somente uma vez por ano.

Sobre não vender uma ação, isso é muito particular. Imagine que esse valor pode ser muito considerável comparável ao meu patrimônio e estar vinculado a empresa que tenho meu principal rendimento. Caso a empresa apresente algum problema estrutural eu teria um prejuízo duplo (perda do emprego e do investimento).

Entendo que a comunidade seja buy&hold mas muitas pessoas ainda vão precisar vender para usufruir do investimento, obter benefícios fiscais, ou até mesmo para grandes emergências.

 

Entendi,

Varias empresas "bonificam" os trabalhadores, deve vir um documento da empresa, tipo informe de rendimentos, onde especifica a data de transferência para fazer a declaração.

Nesse caso até poderia ser válido vender, pois não esta comprando (mas cabe uma analise da empresa, se esta tendo lucros consistentes, geração de caixa, etc...) para saber se esta vendendo poque não é uma empresa boa, ou apenas por medo da dupla exposição.

Outra coisa é saber se não tem uma carência, ou se esta totalmente "livre" para vender, ou se tem alguma consequência, pois alguma empresas avaliam se o funcionário mantem as acoes na carteira, e isso tem um peso para ascensos, etc...

 

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...