Jump to content
  • 0

Fundos de investimento


Evandro

Pergunta

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Boa noite @Evandro. Sinceramente, vão ser poucos os fundos que irão lhe garantir uma rentabilidade superior a uma carteira administrada por voce mesmo.

Alguns fatores relacionados a propria dinamica dos fundos não favorece o investidor. Começando pelos tipos de fundos. Em suma irão existir 2 tipos de fundos, os FI que são os fundos de investimentos, e os FIC que são os fundos de investimentos em cotas. O segundo obrigatoriamente precisa investir 95% do patrimonio em cotas de outros fundos, dobrando, triplicando, quadruplicando as taxas de administração. E qual seria o sentido dos FIC? Não sei o tamanho do seu patrimonio, mas geralmente os melhores fis irão cobrar uma taxa de administração menor, mas é necessario um capital relevante a ser aportado pelo investidor.

Para dar acesso aos resultados destes fundos aos investidores que possuem aportes menores, entram os FIC. Voce paga mais taxa de administração para poder ter acesso a estes fundos. Contudo, existem varios estudos que mostram que uma taxa de administração de 2% ou mais, no longo prazo gera mais rentabilidade para o administrador do que para o cotista.

Outro fato a ser considerado é a dinamica de compra e venda de ativos por um fundo. Nós como investidores buy and hold, escolhermos as empresas que iremos aportar, e sabemos que uma queda significa uma oportunidade de aportar mais a um preço descontado. Contudo, em um fundo de investimento em renda variavel, um momento de queda geralmente gera medo nos investidores que começam a vender as cotas tirando dinheiro do fundo. O administrador, por melhor que ele seja, é obrigado a vender ativos para pagar as cotas que estão sendo resgatadas, nem sempre em momentos favoraveis para isso.

O contexto todo acaba não sendo dos mais favoraveis a se obter bons resultados

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
34 minutes ago, Adriano Umemura disse:

Boa noite @Evandro. Sinceramente, vão ser poucos os fundos que irão lhe garantir uma rentabilidade superior a uma carteira administrada por voce mesmo.

Alguns fatores relacionados a propria dinamica dos fundos não favorece o investidor. Começando pelos tipos de fundos. Em suma irão existir 2 tipos de fundos, os FI que são os fundos de investimentos, e os FIC que são os fundos de investimentos em cotas. O segundo obrigatoriamente precisa investir 95% do patrimonio em cotas de outros fundos, dobrando, triplicando, quadruplicando as taxas de administração. E qual seria o sentido dos FIC? Não sei o tamanho do seu patrimonio, mas geralmente os melhores fis irão cobrar uma taxa de administração menor, mas é necessario um capital relevante a ser aportado pelo investidor.

Para dar acesso aos resultados destes fundos aos investidores que possuem aportes menores, entram os FIC. Voce paga mais taxa de administração para poder ter acesso a estes fundos. Contudo, existem varios estudos que mostram que uma taxa de administração de 2% ou mais, no longo prazo gera mais rentabilidade para o administrador do que para o cotista.

Outro fato a ser considerado é a dinamica de compra e venda de ativos por um fundo. Nós como investidores buy and hold, escolhermos as empresas que iremos aportar, e sabemos que uma queda significa uma oportunidade de aportar mais a um preço descontado. Contudo, em um fundo de investimento em renda variavel, um momento de queda geralmente gera medo nos investidores que começam a vender as cotas tirando dinheiro do fundo. O administrador, por melhor que ele seja, é obrigado a vender ativos para pagar as cotas que estão sendo resgatadas, nem sempre em momentos favoraveis para isso.

O contexto todo acaba não sendo dos mais favoraveis a se obter bons resultados

Boa noite @Adriano Umemura, então após finalizar curso AUVP já terei um valor a reaplicar hahahahahaha, pois tenho alguns FIC que um assessor daquela outra corretora me indicou. Aquele período de trevas passou, o  importante é já ter saído da caverna.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
14 minutes ago, Evandro disse:

Boa noite! Obrigado, Adriano!

Só mais uma coisa: no lugar dos fundos, em qual ou quais ativos aportar, por exemplo? isso porque de alguns já vou me livrando agora.

Assim que me cadastrar na plataforma de investimentos, ou ao final do curso, contratarei uma consultoria com vocês.

Por enquanto, caso voce realize o resgate, deixe no tesouro selic. Mesmo que voce contrate a consultoria é importante voce assistir as aulas para poder entender e participar do processo de montagem da carteira e gestão do patrimonio.

O tesouro selic possui rentabilidade e liquidez diaria, podendo ser resgatado a qualquer momento sem perda da rentabilidade ou do capital investido.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Eu também caí nas mãos de assessores, e hoje minha carteira 50% em fundos. E tem de tudo, Fis cetipados, alguns com pagamentos mensais etc.

Fico me perguntando agora se esses fundos foram escolhidos de acordo com meus interesses ou com os interesses dos assessories (rebate).

Como posso saber os detalhes do FI? Consigo ver de quanto o rebate?

Além das taxas de adm e performance, o que mais eu devo analisar pra julgar um FI?

Obrigado!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
38 minutes ago, Diego Damásio disse:

Como posso saber os detalhes do FI? Consigo ver de quanto o rebate?

Boa tarde @Diego Damásio. Não tem como ver o valor do rebate 😅

As demais informações voce tem acesso na lamina do fundo. Provavelmente quando voce realizou o investimento, voce recebeu o regulamento e a lamina.

40 minutes ago, Diego Damásio disse:

Além das taxas de adm e performance, o que mais eu devo analisar pra julgar um FI?

Alem das taxas voce pode realizar uma analise da estrategia do fundo e os resultados que ele vem apresentando ate o momento. Avalie em um periodo mais longo para saber como o fundo se comportou nos diversos periodos de mercado.

Verifique tambem o periodo de carencia (descotização) se esta alinhado com o que voce espera de liquidez. Lembrando que após a descotização os fundos tem ate 5 dias uteis para realizar a liquidação como norma da CVM.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Convidado
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Criar novo...