Jump to content
  • 0

Análise da rentabilidade de FIIs


Andressa Castelo Branco Guaitolini

Pergunta

Gente, estou com uma dúvida mesmo após assistir as aulas de análise de FIIs

Qual indicador me ajuda a saber se um Fundo imobiliários apresenta uma retabilidade maior que algum brenchmark??
É o DY? Mas se a valorização do imóvel cair, mesmo que o DY apresente um valor bom....a rentabilidade comparado com algum outro parâmetro pode ser menor, né?

Por exemplo: Posso ter um DY de 10% ano, porém desvalorizou a cotação, a rentabilidade poderia ser menor que a poupança??

Link para compartilhar
Share on other sites

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
8 horas atrás, Andressa Castelo Branco Guaitolini disse:

Qual indicador me ajuda a saber se um Fundo imobiliários apresenta uma retabilidade maior que algum brenchmark??

Bom dia @Andressa Castelo Branco Guaitolini. No site investidor 10 voce consegue o grafico comparativo do ativo versus benchmarks como o ifix ou o CDI. Contudo, o resultado apresentado nem sempre reflete o mesmo resultado que temos na carteira. Geralmente estes grafico mostram a valorização de um ativo da data x para a data y. Contudo, na nossa estrategia, realizamos aportes mensais, comprando o ativo em preços diferentes durante o mesmo periodo. Sendo assim, o resultado é bem diferente, principalmente se a analise foi feita em um periodo de grande volatilidade

8 horas atrás, Andressa Castelo Branco Guaitolini disse:

É o DY? Mas se a valorização do imóvel cair, mesmo que o DY apresente um valor bom....a rentabilidade comparado com algum outro parâmetro pode ser menor, né?

Por exemplo: Posso ter um DY de 10% ano, porém desvalorizou a cotação, a rentabilidade poderia ser menor que a poupança??

O calculo do DY é feito dividindo o valor pago de dividendos no ano, pelo valor da ação. Sendo assim, se o preço da ação cai, mas o valor dos dividendos se mantem, o DY aumenta.

Veja tambem que o preço da cota não reflete o real valor patrimonial, mas sim o que o mercado esta disposto a pagar pelos ativos. Sendo assim, uma queda nos preços nem sempre reflte uma desvalorização dos imoveis.

E um ultimo fator. Quando investimos em fiis, existe o rendimento pago mensalmente e a valorização da cota que, segundo esperamos, acompanhe em media o IPCA, que seria o que geralmente acontece nos imoveis fisicos. Contudo, trata-se de renda variavel, e a oscilação dos valores de cotas é algo esperado que aconteça.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...