Jump to content
  • 0

Correção pelo IPCA/INFLAÇÃO


Jeferson Gouveia Da Costa

Pergunta

No módulo 3 no cálculo de correção pelo IPCA de 1995 até 2020, tem uma desvalorização do poder de compra do dinheiro de 357,64%. Raul usa exemplo se tivesse 1milhão de reais guardados teria uma desvalorização grande. Minha dúvida seria 1 milhão menos 100% já seria zero perderia todo dinheiro, como 1 milhão de reais menos 357% ficaria negativo, porém eu ainda tenho o dinheiro. Como fazer essa conta corretamente?

Link para compartilhar
Share on other sites

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Bom dia @Jeferson Gouveia Da Costa. A melhor forma para voce poder visualizar essa desvalorização é comparar o seu poder de compra em 1995 e em 2020. Basicamente, o mesmo produto que voce podia comprar em 1995 com o valor de R$1milhão voce precisaria de cerca de R$4,5milhões em 2020.

Por isso que quando fazemos os calculos dos nossos investimentos na calculadora de juros compostos nós tomamos como base uma taxa de 8% acima da inflação. Feito dessa forma, o resultado da calculadora ja sera ajustado para o tempo que voce colocou no calculo.

Ou seja, se o resultado para 20 anos na calculadora der o valor de R$1 milhão, este valor tera o mesmo poder de compra daqui a 20 anos.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...