Jump to content

Colocando o curso em prática

Recommended Posts

Fala pessoal, tudo bem?

Atualmente estou no módulo de investimentos no exterior, então já passei da maior parte do conteúdo "básico" do curso, como RF, ações, FIIs, etc. 

Já invisto há mais de um ano, mas sem muito critério nem padrão, então tem bastante coisa na minha carteira (25% no mínimo, basicamente toda RV) que não sei se é bom ou não, visto que foram adquiridos só na base de achismos, opiniões alheias e etc.

A dúvida é, devo esperar o curso acabar para começar a estudar no detalhe as ações, FIIs e etc que estão na minha carteira e que vou adicionar no futuro, ou devo fazer em paralelo, como se colocando em prática ao mesmo tempo?

Tenho ficado em dúvida justamente pela organização de tempo livre, visto que essas análises levam bastante tempo e logo levaria mais tempo até finalizar o curso.

Vale destacar também que nesse meio tempo não fiz mais aporte algum, guardando tudo como reserva de oportunidade, que até o fim do mes deve equivaler a 4x do meu aporte mensal médio e uns 25% do meu patrimônio total, aí já vem a dúvida de aportar tudo de uma mês ou ir fazendo parcelando também.

Enfim, o que fazer? Sugestões? 🙂

Link para compartilhar

3 minutes ago, Murillo Bertolini disse:

A dúvida é, devo esperar o curso acabar para começar a estudar no detalhe as ações, FIIs e etc que estão na minha carteira e que vou adicionar no futuro, ou devo fazer em paralelo, como se colocando em prática ao mesmo tempo?

Boa tarde @Murillo Bertolini. A parte de analise voce ja pode iniciar com os proprios ativos que voce ja tem em carteira, avaliando quais voce ira manter e quais voce ira parar de aportar. 

5 minutes ago, Murillo Bertolini disse:

Vale destacar também que nesse meio tempo não fiz mais aporte algum, guardando tudo como reserva de oportunidade, que até o fim do mes deve equivaler a 4x do meu aporte mensal médio e uns 25% do meu patrimônio total, aí já vem a dúvida de aportar tudo de uma mês ou ir fazendo parcelando também.

Quando voce for retomar os aportes voce tera que avaliar o quanto o valor acumulado representa frente aos seus aportes mensais. Por exemplo, se o valor acumulado representar cerca de 12 vezes o seu aporte mensal, voce pode dividi-lo em torno de 4 a 6 vezes. Se o valor representar cerca de 3x o seu aporte mensal voce poderia aportar de uma vez ou dividir em 2. A divisão ira diminuir uma possivel volatilidade caso voce aportasse tudo de uma vez.

• Brabo 2
Link para compartilhar

Obrigado pela resposta, @Adriano Umemura!

Vou tentar ir intercalando a análise dos ativos que já tenho em carteira e esperar a finalização do curso para organizar o resto e aos poucos ir estudando e adicionando outros.

Em relação aos aportes, acho que vou esperar terminar o curso e já ter uma ideia de qual tipo de ativos preciso para balancear com o meu perfil (ainda a ser definido no último módulo) e fazer os aportes de maneira parcelada, como sugerido, até porque até lá a quantia já vai ter aumentado mais um pouco.

Obrigado mais uma vez!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...