Jump to content
  • 0

pasivos e ativos


Aliesky Perez Lopez

Pergunta

tenho uma dívida en cuanto a. pasivos/ativos 

 

 a última live me sugirieron que no meu caso , que tinha contas conjuntas com a minha esposa uniera as entradas minhas e as dela e os gastos também meus e dela. 

a primera pergunta q me llega é 

1- nesse caso de orçamento doméstico na hora de usar a ferramenta da AUVP cómo se reparten os gastos (prazeres, fixos, liberdades financeiras) 50/50 entre ela e eu …e por ahí vai ..não sei sim comprendo corretamente isso 

 

2- e na hora de prenxer a outra ferramenta de ativos/passivos …só coloco os meus o os dois,  por que por não são os mesmos passivos e ativos para nós, eu tenhho ativos e pasivos diferente aos dela …aí também acho q. não entendi o jeito certo , por gentileza si algem pudiera esclarecer isso 

 

 

SCR-20231115-fwuh.png

Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
2 horas atrás, Aliesky Perez Lopez disse:

1- nesse caso de orçamento doméstico na hora de usar a ferramenta da AUVP cómo se reparten os gastos (prazeres, fixos, liberdades financeiras) 50/50 entre ela e eu …e por ahí vai ..não sei sim comprendo corretamente isso 

 

Bom dia @Aliesky Perez Lopez. Neste caso, juntando a sua renda com a da sua esposa, todos os gastos serão tambem lançados em conjunto. Veja que o objetivo da ferramenta de orçamento domestico é saber para onde esta indo o seu dinheiro, determinar os percentuais que serão gastos para cada categoria possibilitando voce poder fazer alocações. Por exemplo, este mes tive um aumento de gastos na parte de conforto, então posso diminuir um pouco na parte de prazeres. Ou quero ter uma meta de curto prazo, então de qual categoria posso alocar recursos.

2 horas atrás, Aliesky Perez Lopez disse:

2- e na hora de prenxer a outra ferramenta de ativos/passivos …só coloco os meus o os dois,  por que por não são os mesmos passivos e ativos para nós, eu tenhho ativos e pasivos diferente aos dela …aí também acho q. não entendi o jeito certo , por gentileza si algem pudiera esclarecer isso 

 

Na planilha de ativos e passivos voces lançam dos 2 em conjunto tambem, para ter uma visão de como esta o patrimonio total.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

agora faz mais sentido adriano , e é onde entra a minha proxima conclusão , significa então que tudo ese proceso sera em conjunto desde localizar e atingir os gargalhos ate montar a carteira juntos , por q nao tem sentido trabalhar juntos na parte do orçamento doméstico e os pasivos/ativos e nao na carteira e as futuras decicoes a tomar, ainda assim q seija eu que mais preparado debe estar por ter a experiência da AUVP , isso ??

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
20 minutes ago, Aliesky Perez Lopez disse:

agora faz mais sentido adriano , e é onde entra a minha proxima conclusão , significa então que tudo ese proceso sera em conjunto desde localizar e atingir os gargalhos ate montar a carteira juntos , por q nao tem sentido trabalhar juntos na parte do orçamento doméstico e os pasivos/ativos e nao na carteira e as futuras decicoes a tomar, ainda assim q seija eu que mais preparado debe estar por ter a experiência da AUVP , isso ??

Sim, toda a construção sera feita em conjunto. Por isso a aula da familia é uma aula de extrema importancia. Estar com a familia alinhada em objetivos facilita muito este processo.

No meu caso por exemplo, toda a parte de investimentos sou eu que realizo o processo. Mas pelo menos 1x ao mes eu compartilho com minha esposa a situação da nossa carteira, avaliamos os nossos objetivos em comum e objetivos individuais e como esta a nossa organizaçnao financeira.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 15/11/2023 at 08:27, Adriano Umemura disse:

Bom dia @Aliesky Perez Lopez. Neste caso, juntando a sua renda com a da sua esposa, todos os gastos serão tambem lançados em conjunto. Veja que o objetivo da ferramenta de orçamento domestico é saber para onde esta indo o seu dinheiro, determinar os percentuais que serão gastos para cada categoria possibilitando voce poder fazer alocações. Por exemplo, este mes tive um aumento de gastos na parte de conforto, então posso diminuir um pouco na parte de prazeres. Ou quero ter uma meta de curto prazo, então de qual categoria posso alocar recursos.

Na planilha de ativos e passivos voces lançam dos 2 em conjunto tambem, para ter uma visão de como esta o patrimonio total.

então , vamo lá ? …tomara q estas dívidas sejam comunes  aqui …acho q são meias confusas além q meu português não ajuda muito 🥹, porém bora 

deixa ver si entendi : 

sim até este ponto a minha esposa e eu já temos juntados pasivos e ativos na plantilla pra ver como está o nosso patrimônio total e ja preenchemos a  ferramenta do orçamento doméstico da auvp, significa  que : 

1- os % das  alocaçãoes (sobre todo o monto a investir )  deberán ser definidas de manera conjunta também? 

2-nessa  alocação definitivamente habrá dineros dos dois. do mesmo jeito q tem dineros dos dois no resto dás alocaçãoes. ? 

3- é aconselhável ter neste ponto uma sola carteira “conjunta” ? o cual faz mais sentido para a economia doméstica (pai, mãe e filha )  o tem algum jeito melhor de prever futuras brigas sobre os percentuais dessas alocações?  por q acredito pessoalemnete q nem sempre conjunta ( no matrimônio ) signifique equitativamente já que ao final de contas somos duas pessoas distintas con columnas de pasivos e ativos distintas e ainda que as visões sobre investir sejam similares por ter columnas d e ativos e pasivos diferentes habrá um maior esforço de umas das partes. 


desde já brigado 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
26 minutes ago, Aliesky Perez Lopez disse:

1- os % das  alocaçãoes (sobre todo o monto a investir )  deberán ser definidas de manera conjunta também? 

 

Sim. A partir do momento que voces decidirem realizar a construção do patrimonio em conjunto a divisão por categoria sera tambem

27 minutes ago, Aliesky Perez Lopez disse:

2-nessa  alocação definitivamente habrá dineros dos dois. do mesmo jeito q tem dineros dos dois no resto dás alocaçãoes. ? 

 

Sim, correto

28 minutes ago, Aliesky Perez Lopez disse:

3- é aconselhável ter neste ponto uma sola carteira “conjunta” ? o cual faz mais sentido para a economia doméstica (pai, mãe e filha )  o tem algum jeito melhor de prever futuras brigas sobre os percentuais dessas alocações?  por q acredito pessoalemnete q nem sempre conjunta ( no matrimônio ) signifique equitativamente já que ao final de contas somos duas pessoas distintas con columnas de pasivos e ativos distintas e ainda que as visões sobre investir sejam similares por ter columnas d e ativos e pasivos diferentes habrá um maior esforço de umas das partes. 

 

Quando voce se refere a uma carteira em conjunto seria a carteira de investimentos?

Caso seja, devemos lembrar que a carteira sera para formarmos patrimonio, igual por exemplo a aquisição de uma casa para ter o rendimento do aluguel. Desta forma, se o casal esta em regime de comunhão total ou parcial de bens, independente se os investimentos estão no nome de um ou do outro pertencerão aos 2.

Contudo, em paralelo a construção da carteira de investimentos poderemos ter tambem metas de curto ou medio prazo. Estas metas podem ser em conjunto ou podem ser individualizadas

Para ser feito desta forma é necessario um alinhamento de objetivos, respeitando-se tambem a individualidade de cada um.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...