Jump to content
  • 0

Ajudando a vó


Arthur Rodrigo Albano Paulino

Pergunta

Recentemente a minha vó ganhou 125k em um sorteio e deve ter mais uns 30k na poupança. Ela é viúva, tem casa própria, 87 anos, 6 filhos que têm a vida estruturada (não precisarão do dinheiro) e atualmente vive com um salário mínimo e de alguma maneira ainda sobra um pouco no final do mês. A vida toda ela deixou ou o dinheiro no colchão ou na poupança. Conversei com ela e ela não tem pretensões nem planos para utilizar este dinheiro. Pensei em deixar uns 15k como reserva de emergência na conta e investir o resto, para que ela tenha uma renda mensal. quais investimentos vcs recomendam?
como ficaria a declaração de IR, considerando que ela nunca declarou, mas a partir do ano que vem terá que declarar o prêmio que ela ganhou no título de capitalização? 

Link para compartilhar
Share on other sites

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
3 minutes ago, Arthur Rodrigo Albano Paulino disse:

Pensei em deixar uns 15k como reserva de emergência na conta e investir o resto, para que ela tenha uma renda mensal. quais investimentos vcs recomendam?

Arthur , entendo sua propiciação com sua avó , mas tome cuidado com administrar e ou sugerir investimentos para ele, e pior , você está pedindo sugestões para fazer tal coisa (se algum dos filhos dela posteriormente ir contra isso , você terá um problema) e um problema ainda maior investir e ou indicar investimentos para um dinheiro que não é seu! (Você já está estipulando até o valor da reserva de emergência , a realidade de uma pessoa idosa é muito diferente da nossa )

bom dito isso , minha mãe recentemente me pediu apoio , e o máximo que fiz para ela foi dar duas opções (as quais elas teria q fazer sozinha ) , sugerir tesouro selic  ou cdb liquidez diária no banco dela mesma , no fim depois d meses ela optou pelo cdb pq ela não confiou ou achou complicado o tesouro !

ilustrei isso pq por mais que queiramos fazer o melhor , não é nosso dinheiro e qq merda por pequena que seja , ocorrer , você será co-responsável !

obs: ainda existe a questão que não podemos aconselhar/ajudar alguém investir sem nem nos sabemos a resposta correta!

 

9 minutes ago, Arthur Rodrigo Albano Paulino disse:

como ficaria a declaração de IR, considerando que ela nunca declarou, mas a partir do ano que vem terá que declarar o prêmio que ela ganhou no título de capitalização? 

Sobre o IR você teria que ver no site da fase da as regras para declarar referente ao ano vigente (se não me engano tem alguns post aqui na comunidade )

  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...