Jump to content
  • 0

caixa x lucro liquido x ebit


Ricardo Alexandre Jorge

Pergunta

boa noite..

me surgiu uma duvida de como identificar se o lucro da empresa vem de aplicações ou do lucro operacional.

eu comparo o lucro liquido com o EBIT ou com o dinheiro de caixa??

no e-book fala para comparar o EBIT com o dinheiro em caixa. (segue imagem abaixo)

mas pra mim não faz sentido, pois se o EBIT tem um valor próximo do lucro liquido, significa que o lucro da empresa vem quase tudo da suas operações e não do dinheiro aplicado 

image.png.e7b2427b828e5627befb3fe46b6d04c5.png

Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Boa noite @Ricardo Alexandre Jorge. O ideal seria colher estas informações atraves do DRE da empresa. Nas demonstrações trimestrais vem tudo detalhado. Basicamente voce pode interpretar o DRE pelo esquema abaixo:

+ Receita Bruta 

- Impostos

= Receita Líquida

- CPV (Custo dos produtos vendidos)

= Lucro Bruto

- SG&A (Despesas com vendas e administrativas, como marketing e funcionários)

= EBITDA

- Depreciação e Amortização

= EBIT

+- Resultado Financeiro (receitas financeiras - despesas financeiras)

= LAIR (Lucro Antes do Imposto de Renda)

- IR

= Lucro Líquido

Abaixo segue tambem um print do DRE da UNipar para voce poder visualizar como os dados são apresentados. No DRE em questão o EBIT é o Lucro antes do resultado financeiro, ir e contrib. social no valor de R$214.837 milhoes. O LAIR ou lucro antes do IR é de R$248.916 milhoes, ou seja, o resultado financeiro foi de R$34.079 milhoes

2 horas atrás, Ricardo Alexandre Jorge disse:

no e-book fala para comparar o EBIT com o dinheiro em caixa. (segue imagem abaixo)

 

Quando se compara o EBIT com o dinheiro em caixa, voce esta comparando o EBIT com o EBITDA e avaliando se o aspecto de amortização e depreciação da empresa é significativo

2 horas atrás, Ricardo Alexandre Jorge disse:

mas pra mim não faz sentido, pois se o EBIT tem um valor próximo do lucro liquido, significa que o lucro da empresa vem quase tudo da suas operações e não do dinheiro aplicado 

 

Quando voce compara o EBIT com o lucro liquido, ou melhor ainda, com o LAIR, voce verifica o quanto o resultado financeiro tem influencia no lucro final da empresa

 

Captura de Tela 2023-11-21 às 22.52.30.png

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

ok, vamos se se eu entendi @Adriano Umemura

se eu comparar o EBIT com o DINHEIRO EM CAIXA ou EBITDA, e esses valores forem muito diferentes um do outro ( ebit maior) é porque a a empresa sobre com a amortização e depreciação. seria isso ? 

 

e se eu compara EBIT com o LUCRO LIQUIDO,  e eles forem próximos significa que o lucro da empresa vem do lucro operacional, 

se eu compara o EBIT com Lucro liquido, e o lucro liquido for muito maior é porque grande parte do lucro da empresa vem do seus investimentos financeiros.

e se caso for o ebit for muito maior que o lucro liquido, é porque tem muita despesas financeira.

 

é isso ou eu entendi muito errado ??

 

 

Editado por Ricardo Alexandre Jorge
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
17 minutes ago, Ricardo Alexandre Jorge disse:

se eu comparar o EBIT com o DINHEIRO EM CAIXA ou EBITDA, e esses valores forem muito diferentes um do outro ( ebit maior) é porque a a empresa sobre com a amortização e depreciação. seria isso ? 

 

Significa que a empresa possui um alto valor em amortização e depreciação. É o caso da Localiza que o Raul mostra em aula

Lembrando que amortização e depreciação são lançamentos contabeis. Sendo assim, quando voce não considera estes valores voce indica a real capacidade de geraçnao de caixa da empresa.

20 minutes ago, Ricardo Alexandre Jorge disse:

e se eu compara EBIT com o LUCRO LIQUIDO,  e eles forem próximos significa que o lucro da empresa vem do lucro operacional, 

 

Sim. Significa que o resultado financeiro não possui influencia significativa em relação ao lucro liquido da empresa

Entende- se por resultado financeiro o resultado dado da receita financeira - despesas financeiras. As receitas financeiras podem ser provenientes dos investimentos monetários como aplicações financeiras de curto, médio e longo prazo. Empresas que geram muito caixa podem oferecer um valor relevante proveniente dessas aplicações. Já as despesas financeiras são geradas principalmente pelos passivos onerosos. Isto é, os gastos que possuem algum compromisso de pagamento de juros com credores como empréstimos, financiamentos ou debêntures.Também podem estar presentes as variações cambiais no período, decorrentes do descasamento de moeda entre ativos e passivos. Além disso, a empresa pode realizar algumas operações no mercado futuro, como o hedge cambial, caso ela realize exportação ou importação.

22 minutes ago, Ricardo Alexandre Jorge disse:

e se caso for o ebit for muito maior que o lucro liquido, é porque tem muita despesas financeira.

 

Significa que a empresa teve um resultado financeiro negativo significante.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...