Jump to content
  • 0

CEMIG - COPASA


Károly Hunkár

Pergunta

13 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
49 minutes ago, Károly Hunkár disse:

Essa história de federalização da Cemig e Copasa que estão especulando. Está parecendo um bom contra fluxo na verdade. Ou esperar cenas dos próximos capítulos? 

Na minha humilde visão, eu esperaria algumas cenas mais.

Falo por mim pelo menos que não me recordo de ter visto uma federalização de uma empresa antes.

Fosse privatização tudo bem.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 minutes ago, Edison Paulini disse:

Na minha humilde visão, eu esperaria algumas cenas mais.

Falo por mim pelo menos que não me recordo de ter visto uma federalização de uma empresa antes.

Fosse privatização tudo bem.

Achei estranho o contexto msm. Pq o zema pediu a privatização. E daí do nada querem federalizar para “pagar” dívida do estado. Se privatizar vai pagar tb. Rs 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 minutes ago, Károly Hunkár disse:

Achei estranho o contexto msm. Pq o zema pediu a privatização. E daí do nada querem federalizar para “pagar” dívida do estado. Se privatizar vai pagar tb. Rs 

Pois é. No meu pouco conhecimento não achei que as peças se encaixam  😅

Se fosse uma privatização mesmo aí eu olharia já com bons olhos.

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Károly Hunkár disse:

Essa história de federalização da Cemig e Copasa que estão especulando. Está parecendo um bom contra fluxo na verdade. Ou esperar cenas dos próximos capítulos? 

Não há nada confirmado.

Acabou de sair o Fato Relevante:

Quote

Ressalto que as alternativas apresentadas ainda serão objeto de análise minuciosa tanto pelos técnicos do Governo Federal quanto do Governo Estadual, razão pela qual ainda não houve qualquer manifestação ou aceite do Governo do Estado sobre o ponto que abarca a eventual federalização das estatais estaduais com ações listadas na Bolsa de Valore.

Minha opinião: se já está na sua carteira, a princípio segue o jogo.

 

Aí fica exemplificada uma importância do Tag Along, pois as preferenciais não tem e as ordinárias tem 80%. Até por isso as PN ficaram bem mais descontadas que as ON.

Agora, te dando corda, precisaria especular o valor que o estado passaria a empresa para entender o valor que isso daria por ação e o valor final considerando o Tag Along.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 minutes ago, Raí Nunes disse:

Não há nada confirmado.

Acabou de sair o Fato Relevante:

Minha opinião: se já está na sua carteira, a princípio segue o jogo.

 

Aí fica exemplificada uma importância do Tag Along, pois as preferenciais não tem e as ordinárias tem 80%. Até por isso as PN ficaram bem mais descontadas que as ON.

Agora, te dando corda, precisaria especular o valor que o estado passaria a empresa para entender o valor que isso daria por ação e o valor final considerando o Tag Along.

🔝 . Deixar na quarentena. Tenho pouco da preferencial. Besteirinha. Mas vc tem razão sobre o contexto tag along. Copasa não tenho 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, Károly Hunkár disse:

🔝 . Deixar na quarentena. Tenho pouco da preferencial. Besteirinha. Mas vc tem razão sobre o contexto tag along. Copasa não tenho 

Dei uma pesquisada aqui e vi que o Estado espera um prêmio de controle, além de que para cada percentual da dívida que Minas amortizar com ativos, a União dará o mesmo percentual como desconto no restante.

Vale se considerar que é no mínimo convidativo para o Estado, que já pensava em "abrir mão" da empresa.

Se o prêmio de controle for de 100% (esse número me parece alto, mas pelo que vi não está muito fora de uma expectativa real do mercado), estamos dizendo aí que as ações seriam de pelo menos R$ 30 (se não caírem muito mais). Considerando os 80% do Tag Along, ficariam R$ 26 por ação, para os acionistas.

A cotação de hoje está em R$ 16,01. Então estamos especulando uma boa oportunidade.

Quem tem as ON, está tranquilo. Problema é PN.

Editado por Raí Nunes
  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Considerando um prêmio de controle de 100%, se eu fosse Minas, aceitaria.

Estamos falando de entregar pelo dobro do preço, que daria 10% do total da dívida, garantindo + 10% de desconto no valor restante da dívida que tem 12 anos pra ser quitada.

Me parece uma coisa muito boa, se for real (bom mesmo era não existir a dívida).

Claro que estou sendo leviano, não estou por dentro dos pormenores.

Editado por Raí Nunes
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 minute ago, Raí Nunes disse:

Considerando um prêmio de controle de 100%, se eu fosse Minas, aceitaria.

Estamos falando de entregar pelo dobro do preço, que daria 10% do total da dívida, garantindo + 10% de desconto no valor restante da dívida que tem 12 anos pra ser quitada.

Me parece uma coisa muito boa, se for real (bom mesmo era não existir a dívida).

Então pensando friamente. Valeria a pena federalizar ou privatizar para o acionista na ON. Melhor federalizar . 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
15 minutes ago, Károly Hunkár disse:

Então pensando friamente. Valeria a pena federalizar ou privatizar para o acionista na ON. Melhor federalizar . 

12 minutes ago, Károly Hunkár disse:

A Copasa qualquer situação vale a pena então . Com tag along 100% 🤔

Lembrando que estamos especulando apenas. Não há garantia do prêmio de controle de 100%.

Seguindo nesse raciocínio e supondo que o Estado consiga um prêmio de controle de 100%, sim, valeria a pena financeiramente, em curto prazo, para o acionista ON. Entretanto, a longo prazo, provável que fosse melhor a empresa continuar crescendo e vc acionista. Então, eu torço pela privatização da CEMIG. Da COPASA, eu não conheço os números ainda, teria que analisar.

Se houver um prêmio de controle, com as ações no valor que estão, provavelmente vai no mínimo compensar a diferença do Tag Along. Por isso pretendo não desfazer a posição e parar de aportar agora que há Fato Relevante, aguardando cenas dos próximos capítulos.

Editado por Raí Nunes
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, Raí Nunes disse:

Lembrando que estamos especulando apenas. Não há garantia do prêmio de controle de 100%.

Seguindo nesse raciocínio e supondo que o Estado consiga um prêmio de controle de 100%, sim, valeria a pena financeiramente, em curto prazo, para o acionista ON. Entretanto, a longo prazo, provável que fosse melhor a empresa continuar crescendo e vc acionista. Então, eu torço pela privatização da CEMIG. Da COPASA, eu não conheço os números ainda, teria que analisar.

Se houver um prêmio de controle, com as ações no valor que estão, provavelmente vai no mínimo compensar a diferença do Tag Along. Por isso minha defendo não desfazer a posição e parar de aportar agora que há Fato Relevante, aguardando cenas dos próximos capítulos.

Claro . Especulando. Cemig tem diagrama de 3 . Copasa diagrama de 5. Sou sempre a favor de privatizar. Não vou desfazer não. E esperar. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 minute ago, Károly Hunkár disse:

Claro . Especulando. Cemig tem diagrama de 3 . Copasa diagrama de 5. Sou sempre a favor de privatizar. Não vou desfazer não. E esperar. 

Dei meus argumentos e meu posicionamento, mas não é recomendação.

A decisão final tem que ser sempre sua 😉

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...