Jump to content
  • 0

Qual o próximo passo?


Paulo Roberto

Pergunta

bom dia comunidade

Antes de entrar na AUVP, já tinha uma carteira feita 100% de renda variável (ações e fiis), e no decorrer do curso estou balanceando a carteira com renda fixa, porém gostaria de saber a opinião da comunidade se devo continuar aportando nas mesmas ações. 

valor investido em ações: R$ 24.192,73

base da pirâmide:

petrobras: porcentagem na carteira 16%; nota no diagrama: 9

enauta: porcentagem na carteira 10,7%; nota no diagrama 9 

itausa:  porcentagem na carteira 8%; nota no diagrama: 13; obs: tag along 80%

sanepar:  porcentagem na carteira 8%; nota no diagrama: 7

taesa:  porcentagem na carteira 9,6%; nota no diagrama: 5

cemig:  porcentagem na carteira 4,6%; nota no diagrama: 3; obs: tag along 0%

 

meio da pirâmide: 

gerdau (goau4):  porcentagem na carteira 11%; nota no diagrama: 9

romi3:  porcentagem na carteira 4%; nota no diagrama: 11

baza3 banco da Amazônia:  porcentagem na carteira 7%; nota no diagrama: 5; obs: tag along 0%

jbs:  porcentagem na carteira 2%; nota no diagrama: 1

usiminas:  porcentagem na carteira 3%; nota no diagrama:  -1; obs: tag along 0%

 

ápice da pirâmide:

cambuci:  porcentagem na carteira 4%; nota no diagrama: 3

technos:  porcentagem na carteira 7%; nota no diagrama: 3

magalu: porcentagem na carteira 0,5% nota no diagrama: -3; obs: indicação do gerente de banco (rsrs)

cvc: porcentagem na carteira 0,3% nota no diagrama: -11; obs: indicação do gerente de banco

meliuz (cash3): porcentagem na carteira 0,18%; nota no diagrama: -9; obs: indicação do gerente de banco

 

minhas dúvidas:

1) Devo manter essas empresas com tag along 0% (vender: na cotação atual estão dando lucro) ou diminuir minha exposição a elas?

2) Estou diversificado o suficiente? 

3) Devo alargar mais a base com novas empresas?

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Boa tarde @Paulo Roberto. Sua analise deve começar exatamente pelas empresas que voce ja tem em carteira. Definir quais voce continuara investindo e quais não compensa manter os aportes. As que voce analisou e decidiu serem empresas ruins voce tem 2 opções. Zerar a nota do diagrama e deixar elas congeladas. Com a nota zerada , o diagrama ainda considera o percentual que voce investiu para a classe de ativos mas não direciona mais aportes para ela. Ou vender e aportar em outras empresas

Em relação a decisão de quais empresas irão compor a sua carteira, qualquer indicação que for feita aqui tem muita chance de ser uma indicaçnao errada. Cada investidor possuira uma estrategia de investimentos que dependera da sua analise de risco, idade, tempo que falta para ususfruir dos rendimentos, percentuais das outras classes de ativos. Alem do que voce fez o curso exatamente p[ara tomar as redeas destas decisões.

Em relação as suas perguntas:

1 hour ago, Paulo Roberto disse:

1) Devo manter essas empresas com tag along 0% (vender: na cotação atual estão dando lucro) ou diminuir minha exposição a elas?

 

O tag along é criterio de exclusão. Empresas sem tag along que voce ja tem em carteira somente possuem 2 opções: vender ou deixar congelado e esquecer

1 hour ago, Paulo Roberto disse:

2) Estou diversificado o suficiente? 

 

A diversificação ira depender basicamente de 2 fatores. A sua disponibilidade p[ara acompanhar os ativos e o quanto voce aceita de exposiçnao de risco para cada ativo e para cada setor. Por exemplo, se eu decido ter 30% da minha carteira em ações e tenho 10 empresas, aproximadamente terei uma exposiçnao de cerca de 3%  para cada ativo. Se destas 10 empresas 3 forem do setor financeiro, terei uma exposiçnao aproximada de 9% no setor.

Estes numeros são individuais e dependem de quanto voce aceita de risco

1 hour ago, Paulo Roberto disse:

3) Devo alargar mais a base com novas empresas?

 

Depende da fase em que voce se encontra. Se ainda tem muito tempo, pode se dar ao luxo de arriscar mais em empresas de crescimento. Se tem pouco tempo melhor consolidar sua carteira com empresas de base, mais solidas.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...