Jump to content
  • 0

Empresas pagadoras de dividendo ou não?


Giovanna Salmazo Dias

Pergunta

Ouvi o Raul falando que caso estou em construção de patrimônio não valeria a pena investir tanto em empresas pagadoras de dividendo. Porém, eu não teria que comprar essas ações em um certo momento e caso eu não vá comprando na minha construção de patrimônio não teria que pagar mais caro por essas ações daqui alguns anos, sendo que essas boas empresas e boas pagadoras de dividendos também teriam seu percentual de crescimento no mercado?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
11 minutes ago, Giovanna Salmazo Dias disse:

Ouvi o Raul falando que caso estou em construção de patrimônio não valeria a pena investir tanto em empresas pagadoras de dividendo. Porém, eu não teria que comprar essas ações em um certo momento e caso eu não vá comprando na minha construção de patrimônio não teria que pagar mais caro por essas ações daqui alguns anos, sendo que essas boas empresas e boas pagadoras de dividendos também teriam seu percentual de crescimento no mercado?

Eu entendi sua lógica.

A ideia é que escolhendo bem, suas empresas que não pagam dividendo devem te trazer uma valorização maior. Então lá na frente você vai ter mais dinheiro para comprar essas ações de dividendos.

Reforçando: mesmo estando mais caras que hoje, elas vão teoricamente ter valorizado menos do que as que não distribuíram dividendos.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
39 minutes ago, Giovanna Salmazo Dias disse:

Ouvi o Raul falando que caso estou em construção de patrimônio não valeria a pena investir tanto em empresas pagadoras de dividendo. Porém, eu não teria que comprar essas ações em um certo momento e caso eu não vá comprando na minha construção de patrimônio não teria que pagar mais caro por essas ações daqui alguns anos, sendo que essas boas empresas e boas pagadoras de dividendos também teriam seu percentual de crescimento no mercado?

Boa noite, Giovanna!

Apenas um complemento ao nosso amigo Raí, existem mais variáveis que podem acontecer.

Uma empresa hoje que está crescendo pode chegar a um nível de pagar dividendos até lá na frente quando você for usufruir de renda passiva.

Além disso, existem estratégias para ir se realocando a carteira. É possível ir realocando as ações de crescimento para ações que são boas pagadoras e mais FIIs.

Empresas que hoje são boas pagadoras de dividendos em tese não tem tanto espaço para crescimento em comparação com empresas que estão de fato em ascensão.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa noite @Giovanna Salmazo Dias. Somente complementando. A transição de ativos de crescimento para ativos que gerem renda não sera feito de uma hora para outra. A medida que voce for se aproximando do periodo de usufruir da renda voce ira fazendo essa migração gradual, atraves da mudança dos percentuais. Em determinadas situações voce nem ira vender para alocar em outros ativos, voce podera somente ir alocando um valor maior nos ativos que gerem renda.

Por isso que o horizonte que voce tem ate o periodo de renda é importante. Para aqueles que possuem um horizonte grande de tempo esta mudança pode ser feita gradualmente sem prejuizo em relação ao posicionamento.

Para aqueles que ja estão proximos, o ideal ja seria ir alocando nos ativos voltados a gerar renda e que tenham uma menor volatilidade.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Pra ser sincero eu não acho que faça tanta diferença assim. A diferença das empresas que pagam mais dividendos é que eles vão pra você para que você reinvista eles. Já as que pagam pouco ou nenhum dividendo, a empresa mesmo reinveste essa grana. 
 

No meu caso, eu uso o dividendo como critério de desempate, se duas empresas forem muito parecidas em seus fundamentos e eu só posso investir em uma, eu pego a que paga dividendos melhores. 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...