Jump to content
  • 0

A especulação no Tesouro Direto explodiu meu cérebro


Vanessa Gomes Fraga

Pergunta

Boa tarde, sardinhas!
Eu não sabia que a gente poderia se beneficiar da marcação a mercado no TD. Em outra galáxia, chamada 2018, eu investi 1990 reais no tesouro IPCA + 2024 (rentabilidade contratada IPCA+ 4,69\%). Observei no gráfico do site do tesouro que houveram muitos pontos de descolamento, mas ainda não sei exatamente como avaliar o momento certo de vender antecipadamente. Eu preparei um arquivo com o print do gráfico e umas dúvidas ( em anexo). Será que alguém pode me ajudar a esclarecer melhor como funciona essa especulação no TD, por favorzinho com queijo? Muito obrigada!!
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 11
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

11 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Oi Vanessa, tudo bem? Pelo o que eu entendi na aula, o melhor momento para se beneficiar dessa marcação a mercado é quando o valor que está no momento está igual ou maior o que deveria estar no prazo final, pois assim você "adianta" essa rentabilidade e pode aplicar o dinheiro em outro investimento.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Elizabeth e Paulo, obrigada!
Uma das minhas dúvidas é essa, se o preço real está acima do teórico, eu poderia vender? Nesse caso eu não atingiria o valor que teria final, porém eu resgataria um valor próximo e ganharia a possibilidade de conseguir mais dinheiro com esse em outro investimento. Seria essa a mensagem da marcação a mercado não é?
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
  • Time AUVP (Admin)
Vanessa Gomes Fraga você terminou o Módulo 3? Então, a rentabilidade contratada é a que você vai ter até o vencimento do título, porém como as taxas oscilam, durante esse processo sua rentabilidade REAL pode ser MAIOR ou MENOR que a contratada, entende? No vencimento, vai ser exatamente a contratada.
E sim, você pode vender o título ao preço de hoje, exatamente isso, é possível especular com a marcação a mercado no Tesouro Direto :).
O IPCA+ em si, não é o que está fazendo o título oscilar e sim a taxa prefixada dele, o 4,57\%, o IPCA é diferente nesse aspecto, se você tem uma expectativa de que a Taxa Selic pode CAIR abaixo do patamar atual, você deveria manter o título, se acredita que ela vai SUBIR pode fazer sentido vende-lo agora e antecipar esse valor e investir novamente em algum título atrelado ao IPCA+, antecipando seus lucros, entende?
A hora certa de vender não existe, depende do cenário econômico, nas aulas eu mostro MUITO bem esse fenômeno, assista mais algumas veze e o conceito vai ficar claro.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Raul Sena obrigada pelos esclarecimentos, eu finalizei o módulo 3, mas como foram muitas coisas novas, estou assimilando aos poucos ainda e tentando contextualizar na minha vida. Olha se eu entendi certo:
Se a inflação sobe --> Banco Central sobe a Selic para desestimular o consumo --> aí eu poderia vender o título (porque o dinheirinho já rendeu) --> compraria outro título atrelado à inflação esperando ela subir --> subiu eu resgato de novo.

No caso o propósito de reinvestir é começar com um capital maior que o de 2018?
Muito obrigada e desculpa as dúvidas muito básicas, está tudo muito novo pra mim (explodindo meu cérebro real), mas eu quero aprender! :)


Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Vanessa Gomes Fraga tudo bem?
O Primeiro ponto é que não é impactado pela inflação, mas sim pela taxa de Juros. Em termos gerais como você fez a compra em 2018 com uma taxa de juros que era maior, e agora estamos com um cenário de taxa de juros menor a leitura é que sim, é possível vender agora e garantir uma rentabilidade acumulada (se comparar de 2018 até agora) maior do que se manter até o final. No final ele será ajustado exatamente para a taxa contratada.
No site do tesouro tem uma calculadora, e para saber o quanto vale a pena, você vai colocar os dados com vencimento contratado, e depois vai simular com o resgate antecipado, na última linha terá a rentabilidade líquida, assim você poderá comparar as duas (já com abatimento do IR), e assim saberá o quanto vale a pena, e assim poderá resgatar e depois aplicar em outro título por exemplo, ou seja, você ganha mais resgatando agora e reaplicando em outro para seguir rendendo, do que deixar até o final.
Se quiser me chama que explico melhor.
Abração!!!

No meu caso eu tinha um título de 2017 e a rentabilidade líquida hoje daria 13,2\% contra 11,8\% se eu deixasse até o final, assim resgatei para garantir o de hoje e reapliquei em outros que me dariam 13\% no futuro. Assim aproveitei a oportunidade.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Raul Sena um aspecto que não entendi acerca dessa "vantagem" da marcação a mercado é que temos que fazer a comparação entre o valor que o título esta valendo e o valor que irá valer no vencimentos correto?
Mas para fazer esse cálculo é necessário estimar a inflação durante todo o período correto? Para ficar mais claro vou colocar meu exemplo:
Comprei um título IPCA+35 em 12/01/2016 com a taxa de IPCA+7,43, dessa forma entendo que até 2035 terei uma excelente rentabilidade. No entanto devido as circunstâncias econômicas atuais o título esta com uma rentabilidade acumulada de 174,15\%, o que é excelente, mas ainda sim não consigo ver qual seria a vantagem de abrir mão dessa taxa de 7,43 até 2035.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...