Jump to content
  • 0

Convexidade X Diversificação


Fabrício Fredo Naciuk

Pergunta

Olá pessoal!

Eu tenho uma dúvida a respeito da Convexidade X Diversificação. No entanto, a dúvida não é em relação a esse conceito isoladamente, mas sim a ele aliado ao diagrama do cerrado. Seguindo o diagrama, deverei aportar na empresa mais descontada, fazendo com que eu perca a possibilidade de investir naquela empresa que terá uma valorização bastante considerável ao longo do tempo. Ou seja, continuarei a investir em uma empresa que tende à falência e deixarei de investir em uma empresa que tende ao sucesso. A princípio, para eu colocar um ativo em quarentena e deixar de investir nele, seria somente após oito relatórios trimestrais de prejuízo consecutivos.

Vejam que isso em nenhum momento foi uma crítica ao diagrama do cerrado, mas sim uma dúvida sincera de como proceder neste cenário. Uma saída seria não investir mais do que 2-3 vezes no mesmo ativo, mesmo que seja o mais descontado?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Boa tarde @Fabrício Fredo Naciuk. Sua premissa estaria correta se não fosse o fato de que o diagrama não serve para empresas ruins. Por isso que ressaltamos que o diagrama não é utilizado para analisar a empresa, mas sim para gerenciar o risco daquelas a qual voce ja analisou e chegou a conclusão que são boas empresas.

Levando em consideração este fato, o preço seria somente um dos fatores que o diagrama considerara. Se o preço do ativo cair, mas voce negativar varias perguntas que podem ser a causa da queda, o aporte podera ser menor. Se o preço cair mas os criterios de risco continuam ok, pode significar uma oportunidade de compra que o diagrama ira apontar.

Veja que são inumeras variaveis, mas sempre tendo como base que investir em empresas ruins não existe metodologia que trara sucesso.

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 minutes ago, Adriano Umemura disse:

Boa tarde @Fabrício Fredo Naciuk. Sua premissa estaria correta se não fosse o fato de que o diagrama não serve para empresas ruins. Por isso que ressaltamos que o diagrama não é utilizado para analisar a empresa, mas sim para gerenciar o risco daquelas a qual voce ja analisou e chegou a conclusão que são boas empresas.

Levando em consideração este fato, o preço seria somente um dos fatores que o diagrama considerara. Se o preço do ativo cair, mas voce negativar varias perguntas que podem ser a causa da queda, o aporte podera ser menor. Se o preço cair mas os criterios de risco continuam ok, pode significar uma oportunidade de compra que o diagrama ira apontar.

Veja que são inumeras variaveis, mas sempre tendo como base que investir em empresas ruins não existe metodologia que trara sucesso.

Poxa!!!! Perfeito @Adriano Umemura!!!

Cada vez mais a AUVP me deixa tranquilo em relação aos meus investimentos.

E muito obrigado pelos teus esclarecimentos sempre excelentes.

;-)

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...