Post popular Cézar Busato Postado 30 de Novembro de 2023 Post popular Compartilhar Postado 30 de Novembro de 2023 Ola, sou engenheiro agronomo e produtor rural, infelizmente as lavouras brasileiras tendem ter uma performance ruim na safra 23/24 (ano de agricultor comeca em um e termina em outro), sem querer ser o pregador do desastre, mas as noticias não são boas, Mato Grosso teve problemas de implantação na primeira safra e secas que afetaram a cultura da soja, isto deve gerar uma redução de area na safrinha de milho e possivelmente um problema de caixa para os produtores, existem areas de soja que devido aos danos causados pela seca, ja foram destruídas no intuito de maximizar a segunda safra. MATOPIBA( região agricola que contemple, Maranhão, Tocantins, Bahia e Piauí) esta tendo um alto índice de re-plantio, onde temos que gastar 2 vezes para formar a lavoura, atrasando a implantação dos cultivos, a perspectiva climática para o decorrer da safra também não é das melhores. Dito isso, saliento 2 pontos quanto aos FIAGROS, primeiro é que o produtor vai precisar de credito, o que pode potencializar os FIAGROS, o segundo é que o risco de credito é dilatado pelas condições comentadas no texto. Como em quanto alguém chora outros vendem lenço, acredito em uma ótima oportunidade de compra para acoes de empresas agricolas, principalmente as que operam lavoura, AGRO3 e SLCE3, devem vir com balanços piores, porém são empresas sólidas e essas intempéries não afetam o core do negocio, pois quem trabalha organizado ja espera por isso. O milho ja mostra grande recuperação de preços, a soja, assim que a noticia de safra ruim no Brasil se concretizar deve subir também. Quis deixar este relato para aqueles que se interessam por investimentos em Agro, é um setor excelente, mas tem o risco de clima, saliento que não é a primeira ou a ultima vez que enfrentamos problemas climáticos e que o agro suporta tais mazelas. 7 6 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Samuel Henrique Da Silva Postado 1 de Dezembro de 2023 Compartilhar Postado 1 de Dezembro de 2023 Opa, eu estava assistindo a divulgação de resultados da SLCE3 e vi que o plantio da soja de 23/24 já estava bem avançado (75% se não me engane) e não teria maiores problemas, mesmo apesar do calor (Por conta também do el nino, algo assim kkkk). Foi comentando que pode haver, não problemas, mas uma indecisão referente a safrinha de milho e que talvez os produtores optem por outro tipo de plantação (Ele falou o nome, mas não me recordo). Como você disse, não é a primeira vez que o Agro enfrente esses tipos de problemas, se houver uma queda, acredito que não vá ser algo surreal, as ações subiram recentemente e penso que o que possa acontecer é elas voltarem para o patamar que estava. De toda forma a SLCE3 mostrou conhecimento sobre esses problemas. Ficar ligado pra ver se sai algum comunicado da empresa referente a uma agravação referente ao calor/plantio. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Cézar Busato Postado 1 de Dezembro de 2023 Author Compartilhar Postado 1 de Dezembro de 2023 1 hora atrás, Samuel Henrique da Silva disse: Opa, eu estava assistindo a divulgação de resultados da SLCE3 e vi que o plantio da soja de 23/24 já estava bem avançado (75% se não me engane) e não teria maiores problemas, mesmo apesar do calor (Por conta também do el nino, algo assim kkkk). Foi comentando que pode haver, não problemas, mas uma indecisão referente a safrinha de milho e que talvez os produtores optem por outro tipo de plantação (Ele falou o nome, mas não me recordo). Como você disse, não é a primeira vez que o Agro enfrente esses tipos de problemas, se houver uma queda, acredito que não vá ser algo surreal, as ações subiram recentemente e penso que o que possa acontecer é elas voltarem para o patamar que estava. De toda forma a SLCE3 mostrou conhecimento sobre esses problemas. Ficar ligado pra ver se sai algum comunicado da empresa referente a uma agravação referente ao calor/plantio. Tem problema sim, no fechamento de tri ainda era cedo. No primeiro tri de 2024 vai vir a bordoada, vai ser uma janela top de entrada. Mas a empresa nem balança com isso, o mercado tomara que se assuste. Kkk 2 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Cézar Busato Postado 1 de Dezembro de 2023 Author Compartilhar Postado 1 de Dezembro de 2023 Acho que fiz o alerta atrasado. começou a festinha https://www.theagribiz.com/credito-rural/rjs-de-produtor-rural-voltam-a-assombrar-e-respingam-em-fiagro/ 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Jorge Ferreira Postado 1 de Dezembro de 2023 Compartilhar Postado 1 de Dezembro de 2023 2 horas atrás, Cézar Busato disse: Tem problema sim, no fechamento de tri ainda era cedo. No primeiro tri de 2024 vai vir a bordoada, vai ser uma janela top de entrada. Mas a empresa nem balança com isso, o mercado tomara que se assuste. Kkk Tbm estou aqui batendo tambor pra pegar promoção nos próximos trimestres, eu tenho AGRO3 em carteira, porém acabo olhando com certa regularidade ambos os papéis, imagino que SLCE pode sofrer um impacto maior por não ser tão diversificada geograficamente, mas como vc afirmou, essa situação para as empresas em si não representam muita coisa, já os fiagros provavelmente vão colocar uma galera pra chorar no banho. Principalmente esses com uma maior exposição em soja, mas enfim, faz parte do processo né kkkk 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Cézar Busato Postado 1 de Dezembro de 2023 Author Compartilhar Postado 1 de Dezembro de 2023 51 minutes ago, Jorge Ferreira disse: Tbm estou aqui batendo tambor pra pegar promoção nos próximos trimestres, eu tenho AGRO3 em carteira, porém acabo olhando com certa regularidade ambos os papéis, imagino que SLCE pode sofrer um impacto maior por não ser tão diversificada geograficamente, mas como vc afirmou, essa situação para as empresas em si não representam muita coisa, já os fiagros provavelmente vão colocar uma galera pra chorar no banho. Principalmente esses com uma maior exposição em soja, mas enfim, faz parte do processo né kkkk Problema de fiagro é que é um juro muito mais alto do que o disponível para produtor rural, temos recursos controlados ou empréstimo em dólar, com taxa de 8-9% a.a em dólar, aí me aparece cdi+8% e risco de câmbio. Ai seleciona só os desesperados por crédito. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts