Jump to content
  • 0

Duvida sobre o IPCA


Lucca Tonetto De Carvalho

Pergunta

Boa tarde pessoal estou terminando o modulo 3 atualmente e esperei acabar parar tirar minhas duvidas.

Ao aprender sobre os investimentos do Tesouro me deparo com o ``Tesouro IPCA+´´ ao investir nele sei que meu dinheiro esta protegido da inflação e que quando o titulo vencer vai entregar exatamente o valor prometido; gostaria de saber como que ele me protege da inflação exatamente?, seria o caso de não importar como inflação esteja ele vai me pagar o IPCA da época que comprei o titulo ou vai me pagar o valor nominal (poder de compra) do titulo no vencimento? 

Link para compartilhar
Share on other sites

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Boa noite @Lucca Tonetto De Carvalho. Os titulos do tesouro IPCA são titulos hibridos. Veja que eles oferecem uma taxa prefixada + a variação do IPCA. O tesouro IPCA 2029 por exemplo, esta oferecendo hoje a taxa de IPCA + 5,46%, ou seja, se voce levar este titulo ate o vencimento voce tera de rentabilidade a variaçnao da inflação no periodo + a taxa de 5,46%.

Por isso que dizemos que os titulos IPCA protegem o investimento da inflação, ja que, independente da variação do IPCA seu capital ira acompahar a variação somada a taxa prefixada.

Com um titulo prefixado isso não acontece. Se voce contratar um prefixado com taxa de 10%aa e a inflação for acima de 10% voce na verdade tera uma perda de rentabilidade frente ao poder de compra.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...