Jump to content
  • 0

Longe do meu primeiro milhão


Convidado Anônimo

Pergunta

Boa noite

Acabei de assistir a aula 6 do módulo 2 e veio a preocupação. Estou beirando meus 50 anos, ganho mal (R$2000,00/mês) e vejo que meus dias estão passando e não terei uma aposentadoria justa. Tenho dificuldade em arrumar empregos melhores, sempre ganhei nesta faixa salarial e passo por um momento de preocupação e desmotivação. Meus bens? Um automóvel no valor de R$ 58.000,00, a casa onde moro (tenho 20% da mesma vindo de uma herança) e um terreno no valor de R$ 300.000,00 também fruto de herança. Tenho também uma poupança de R$ 40.000,00. Já usei a calculadora de juros compostos de todas as formas e não consigo chegar a um consenso. Tenho medo de agir errado e "queimar" meus bens vendendo os mesmos para investir, afinal, não posso colocar tudo a perder. Pensei em investir inicialmente R$ 80.000,00 (vender o carro) e, mensalmente, investir R$ 600,00 (juros de 8%) por 15 anos. Ficaria com R$ 18.000,00 de reserva emergencial. Como tenho custos fixos baixos, acredito que conseguiria manter esses valores. Sempre tive esperança de empreender. Enquanto não vem nenhuma ideia coerente, manteria o terreno para, caso haja necessidade, vender o mesmo para montar um negócio. Preciso de uma luz. Abraços e obrigado.

Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
8 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Boa noite

Acabei de assistir a aula 6 do módulo 2 e veio a preocupação. Estou beirando meus 50 anos, ganho mal (R$2000,00/mês) e vejo que meus dias estão passando e não terei uma aposentadoria justa. Tenho dificuldade em arrumar empregos melhores, sempre ganhei nesta faixa salarial e passo por um momento de preocupação e desmotivação. Meus bens? Um automóvel no valor de R$ 58.000,00, a casa onde moro (tenho 20% da mesma vindo de uma herança) e um terreno no valor de R$ 300.000,00 também fruto de herança. Tenho também uma poupança de R$ 40.000,00. Já usei a calculadora de juros compostos de todas as formas e não consigo chegar a um consenso. Tenho medo de agir errado e "queimar" meus bens vendendo os mesmos para investir, afinal, não posso colocar tudo a perder. Pensei em investir inicialmente R$ 80.000,00 (vender o carro) e, mensalmente, investir R$ 600,00 (juros de 8%) por 15 anos. Ficaria com R$ 18.000,00 de reserva emergencial. Como tenho custos fixos baixos, acredito que conseguiria manter esses valores. Sempre tive esperança de empreender. Enquanto não vem nenhuma ideia coerente, manteria o terreno para, caso haja necessidade, vender o mesmo para montar um negócio. Preciso de uma luz. Abraços e obrigado.

Bom dia, anônimo!

O primeiro passo é não mexer no que você possui sem antes terminar os estudos. No decorrer do cvrso você aprenderá avaliar ações, FIIs, renda fixa e mais ativos que você poderá investir posteriormente.

No seu caso provavelmente você irá direcionar mais seus investimentos em boas rendas fixas, FIIs e ações pagadoras de dividendos.

Mas até lá, seria imprudência tomar qualquer decisão. Inclusive no módulo 8 terá conteúdo para você avaliar sobre o momento em que está da vida e como se portar, como agir.

Novamente, até lá, tenha paciência e conclua todos os estudos que você verá as peças se encaixando melhor e entender o que poderá ser feito.

 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
32 minutes ago, Edison Paulini disse:

Bom dia, anônimo!

O primeiro passo é não mexer no que você possui sem antes terminar os estudos. No decorrer do cvrso você aprenderá avaliar ações, FIIs, renda fixa e mais ativos que você poderá investir posteriormente.

No seu caso provavelmente você irá direcionar mais seus investimentos em boas rendas fixas, FIIs e ações pagadoras de dividendos.

Mas até lá, seria imprudência tomar qualquer decisão. Inclusive no módulo 8 terá conteúdo para você avaliar sobre o momento em que está da vida e como se portar, como agir.

Novamente, até lá, tenha paciência e conclua todos os estudos que você verá as peças se encaixando melhor e entender o que poderá ser feito.

 

 

Eu não poderia concordar mais com o Edison. Eu perdi MUITO dinheiro - pros meus padrões - porque achei que era esperto e quis ganhar rápido.

Nem acho que é o seu caso, mas o mais difícil você já fez: resolveu estudar e se informar ANTES de investir. 

Tenha paciência, vai rascunhando as idéias, verificando elas ao longo do teu curso. E quando chegar a hora de entrar, entra com calma. Leva tempo pra gente minimamente se situar no mercado. Eu diria que, por baixo, uns 2 anos pra vc começar a conseguir olhar as coisas com olhos mais de longo prazo. 

Durante essa fase, principalmente, é muito importante controlar muito bem os seus riscos.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
15 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Boa noite

Acabei de assistir a aula 6 do módulo 2 e veio a preocupação. Estou beirando meus 50 anos, ganho mal (R$2000,00/mês) e vejo que meus dias estão passando e não terei uma aposentadoria justa. Tenho dificuldade em arrumar empregos melhores, sempre ganhei nesta faixa salarial e passo por um momento de preocupação e desmotivação. Meus bens? Um automóvel no valor de R$ 58.000,00, a casa onde moro (tenho 20% da mesma vindo de uma herança) e um terreno no valor de R$ 300.000,00 também fruto de herança. Tenho também uma poupança de R$ 40.000,00. Já usei a calculadora de juros compostos de todas as formas e não consigo chegar a um consenso. Tenho medo de agir errado e "queimar" meus bens vendendo os mesmos para investir, afinal, não posso colocar tudo a perder. Pensei em investir inicialmente R$ 80.000,00 (vender o carro) e, mensalmente, investir R$ 600,00 (juros de 8%) por 15 anos. Ficaria com R$ 18.000,00 de reserva emergencial. Como tenho custos fixos baixos, acredito que conseguiria manter esses valores. Sempre tive esperança de empreender. Enquanto não vem nenhuma ideia coerente, manteria o terreno para, caso haja necessidade, vender o mesmo para montar um negócio. Preciso de uma luz. Abraços e obrigado.

 

 

Primeiro, você precisa definir o valor que precisa pra sua "aposentadoria" (o ideal, seria um valor condizente com a sua realidade de hoje - algo próximo dos 2k/mês), depois, o tempo que você quer/tem para fazer isso acontecer.


Depois que terminar todo o curso, você poderá vender o terreno e investir os 300k e, também, ir fazendo aportes mensais até conseguir atingir o seu objetivo (os 300k, em média, já vão praticamente gerar os 2k/mês que você precisa, mas o mais seguro seria ter um rendimento maior mensal e ter uma "gordura", até mesmo para poder reinvestir parte do capital para não perder o poder aquisitivo).

 

Você tem um carro de 58k, ao meu ver, é um valor de carro fora da realidade de quem ganha 2k/mês, poderia vender, comprar um carro mais barato (ou uma moto, que também vai reduzir custos com gasolina e seguro) e investir o restante também, o que vai adiantar a sua aposentadoria.

A título de exemplo, uma realidade para daqui 10 anos, com você investindo os 300k do terreno, 30k de parte do carro e mais um aporte mensal de R$ 300,00, você teria uma renda mensal (considerando uma taxa de 8 a.a.) de quase 5 mil, mais que o dobro do que você ganha hoje. Seria uma realidade excelente:

image.png.9a3323e7b14dc8df249c58164d1e59ae.png

https://investidorsardinha.r7.com/calculadoras/calculadora-de-juros-compostos/?autoSubmit=32917&valor-inicial=330.300,00&valor-mensal=300,00&taxa-juros=8&taxa-juros-frequencia[0]=yearly&periodo=10&periodo-unidade[0]=year 

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...