Jump to content
  • 0

Tesouro direto


Carlos Frederico De Menezes Santos

Pergunta

Boa noite a todos! Na aula de marcação ao mercado o professor Raul comentou que podemos ganhar com as variações das taxas.

Ex: Se a tx de juros cai o título tem que subir para pagar o prometido no final do vencimento. 

A dúvida é ? Isso vale somente para aporte ùnico? Ex: Comprei  R$ 1000,00 com o tempo a taxa de juros caiu de 13% para 11% e o título agora vale 1500, 00 . Concorda que se eu estiver fazendo aportes sucessivos por mês eu também estarei comprando o título com valor maior e a minha rentabilidade se perde por estar pagando mais caro.

Acho que não entendi direito a vantagem se não for comprando apenas uma vez.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
6 horas atrás, Carlos Frederico De Menezes Santos disse:

Boa noite a todos! Na aula de marcação ao mercado o professor Raul comentou que podemos ganhar com as variações das taxas.

Ex: Se a tx de juros cai o título tem que subir para pagar o prometido no final do vencimento. 

A dúvida é ? Isso vale somente para aporte ùnico? Ex: Comprei  R$ 1000,00 com o tempo a taxa de juros caiu de 13% para 11% e o título agora vale 1500, 00 . Concorda que se eu estiver fazendo aportes sucessivos por mês eu também estarei comprando o título com valor maior e a minha rentabilidade se perde por estar pagando mais caro.

Acho que não entendi direito a vantagem se não for comprando apenas uma vez.

Sardinha, bom dia

Ainda não cheguei nessa aula ... porém, acredito que o tesouro seja igual ao CDB.

Cada aporte é um novo investimento ... não acumula com o anterior.

Ex.: CDC 104% cdi - liquidez diária

3 aportes datas diferentes, cada um será corrigido separadamente.

 

 

 

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 horas atrás, Carlos Frederico De Menezes Santos disse:

Boa noite a todos! Na aula de marcação ao mercado o professor Raul comentou que podemos ganhar com as variações das taxas.

Ex: Se a tx de juros cai o título tem que subir para pagar o prometido no final do vencimento. 

A dúvida é ? Isso vale somente para aporte ùnico? Ex: Comprei  R$ 1000,00 com o tempo a taxa de juros caiu de 13% para 11% e o título agora vale 1500, 00 . Concorda que se eu estiver fazendo aportes sucessivos por mês eu também estarei comprando o título com valor maior e a minha rentabilidade se perde por estar pagando mais caro.

Acho que não entendi direito a vantagem se não for comprando apenas uma vez.

Bom dia @Carlos Frederico De Menezes Santos. Na aula 17 do modulo 3 voce ira entender o contrafluxo. Basicamente nós compramos os titulos que irão se favorecer no futuro, e não os que apresentam a melhor taxa no presente. Sendo assim, os titulos adquiridos que poderão ser beneficiados com a marcação a mercado irão ser adquiridos em um cenario de taxa de juros alta mas com expectativa de queda. Enquanto a taxa continuar a cair voce ira se beneficiar do movimento com a maior parte dos titulos adquiridos neste momento.

Outro fator a ser considerado. Voce não ira realizar este movimento de venda antecipada para colher os rendimentos superiores da marcação de um mes para outro. Geralmente espera-se um ciclo grande, em alguns casos superior a 2 anos devido a aliquota de IR.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 06/12/2023 at 06:36, Adriano Umemura disse:

Bom dia @Carlos Frederico De Menezes Santos. Na aula 17 do modulo 3 voce ira entender o contrafluxo. Basicamente nós compramos os titulos que irão se favorecer no futuro, e não os que apresentam a melhor taxa no presente. Sendo assim, os titulos adquiridos que poderão ser beneficiados com a marcação a mercado irão ser adquiridos em um cenario de taxa de juros alta mas com expectativa de queda. Enquanto a taxa continuar a cair voce ira se beneficiar do movimento com a maior parte dos titulos adquiridos neste momento.

Outro fator a ser considerado. Voce não ira realizar este movimento de venda antecipada para colher os rendimentos superiores da marcação de um mes para outro. Geralmente espera-se um ciclo grande, em alguns casos superior a 2 anos devido a aliquota de IR.

Olá Adriano. Quanto a rentabilidade ao longo prazo eu entendi o que eu não entendi é se eu continuo fazendo aportes mensais ou apenas o aporte inicial no momento que comprei . Isso para ganhar com a marcação ao mercado. 

Concorda que se eu estiver fazendo aportes sucessivos por mês eu também estarei comprando o título com valor maior e a minha rentabilidade se perde por estar pagando mais caro.

Ex: Se a tx de juros cai o título tem que subir para pagar o prometido no final do vencimento. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 minutes ago, Carlos Frederico De Menezes Santos disse:

Olá Adriano. Quanto a rentabilidade ao longo prazo eu entendi o que eu não entendi é se eu continuo fazendo aportes mensais ou apenas o aporte inicial no momento que comprei . Isso para ganhar com a marcação ao mercado. 

Voce continuara aportando mensalmente baseado no diagrama do cerrado e o que indica o contrafluxo.

A marcação a mercado sera consequencia da escolha dos titulos pelo contrafluxo. Voce não aporta somente objetivando a marcação. Se for dessa forma voce teria que ficar fora de posição esperando um cenario para se favorecer, o que acaba trazendo mais prejuizo do que um possivel ganho que a marcação pode lhe trazer

8 minutes ago, Carlos Frederico De Menezes Santos disse:

Concorda que se eu estiver fazendo aportes sucessivos por mês eu também estarei comprando o título com valor maior e a minha rentabilidade se perde por estar pagando mais caro.

Quando montamos uma carteira de investimentos, a mesma não tera sucesso com um unico aporte. O resultado final sera o conjunto das aplicações financeiras que voce ira realizar. Desta forma pegaremos titulos com caracteristicas diferentes em momentos de ciclos de mercado diferentes. Alguns deste titulos irão se favorecer mais e outros menos, sendo que o conjunto da obra sera o resultado que esperamos.

VOce ira continuar comprando titulos que se favorecem com a queda da taxa de juros ate o momento em que notarmos sinais de uma reversão. Neste ponto começarão a ser oferecidos titulos pagando 130, 140% do CDI, e ai passamos a comprar estes que se favorecerão caso o ciclo se reverta.

E assim segue a vida do investidor, mes a mes avaliando o cenario economico e escolhendo os titulos baseado no contrafluxo.

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
18 minutes ago, Carlos Frederico De Menezes Santos disse:

o que eu não entendi é se eu continuo fazendo aportes mensais ou apenas o aporte inicial no momento que comprei

Oi Carlos

Não sei se te ajuda, e com o risco de chover no molhado haha, mas você pode observar que recentemente, com as sucessivas quedas na taxa os Prefixados estão oferecendo rentabilidades menores.

Por exemplo: no inicio do ano tinha Prefixado 'A' com vencimento em 2029 com taxa de 13,16% , hoje em dia tem Prefixado 'B' com vencimento em 2029 com taxa de 10.27%. Se você adquiriu o título 'A' e agora adquirir o título 'B' você se beneficiará da queda de taxas em ambos, mas o efeito de ""ganho"" que a marcação produz vai ser ""menor"" no título com menor taxa contratada.

É importante também você olhar se no seu diagrama faz sentido pra você colocar outros títulos de Prefixados ou colocar outros títulos que se beneficiam com a queda das taxas.  

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...