Jonas Toigo Bittencourt Postado 8 de Dezembro de 2023 Compartilhar Postado 8 de Dezembro de 2023 Para o Sr @Raul Sena, colegas da AUVP e colegas estudantes e aprendizes Acabei de assistir a aula 04, sobre a questão do Financiamento de imóveis e isso me trouxe a seguinte dúvida. Tenho um apto quitado que compramos há alguns anos para morar. Acabou que, no fim, ficamos no local que moramos hoje e alugamos o apto, a um valor que fica bem abaixo do valor que ganharíamos, caso investíssemos o valor do apto (2,5 vezes a menos do que os 0,5 % que o Raul da de exemplo nas aulas). A casa não é nossa (é dos meus sogros, na realidade) e não pagamos aluguel. Estou errado ou deveríamos pensar em vender o apto para investir o montante, sabendo que, na minha opinião estamos perdendo dinheiro deixando de investir? Obs.: O aluguel, na real, é menor ainda, pois estamos pagando chamada de capital mensal. E para efeito de noção de valor, o valor imobiliário do apto passa dos 700k... Grato pela atenção colegas. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Jeferson Costa Da Silva Postado 8 de Dezembro de 2023 Post popular Compartilhar Postado 8 de Dezembro de 2023 (edited) 23 minutes ago, Jonas Toigo Bittencourt disse: Para o Sr @Raul Sena, colegas da AUVP e colegas estudantes e aprendizes Acabei de assistir a aula 04, sobre a questão do Financiamento de imóveis e isso me trouxe a seguinte dúvida. Tenho um apto quitado que compramos há alguns anos para morar. Acabou que, no fim, ficamos no local que moramos hoje e alugamos o apto, a um valor que fica bem abaixo do valor que ganharíamos, caso investíssemos o valor do apto (2,5 vezes a menos do que os 0,5 % que o Raul da de exemplo nas aulas). A casa não é nossa (é dos meus sogros, na realidade) e não pagamos aluguel. Estou errado ou deveríamos pensar em vender o apto para investir o montante, sabendo que, na minha opinião estamos perdendo dinheiro deixando de investir? Obs.: O aluguel, na real, é menor ainda, pois estamos pagando chamada de capital mensal. E para efeito de noção de valor, o valor imobiliário do apto passa dos 700k... Grato pela atenção colegas. acredito que em questao finaceira seria melhor vender o apartamento e investir o valor realmente, mais nao sei qual sua relação com o seus sogros pra dizer que seria uma boa escolha, as veses eles nao se inportem em ceder o imovel para vocês e seria um bom negocio ou pode ser que eles estao a meses torcendo pra vocês se mudarem logo e nao cobram isso por receio de estragar a relação de vocês, tem uma questao moral envolvida na sua pergunta, entao vale a pena conversar com toda a familia para decidir. Editado 8 de Dezembro de 2023 por Jeferson Costa Da Silva 3 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Edison Paulini Postado 8 de Dezembro de 2023 Compartilhar Postado 8 de Dezembro de 2023 27 minutes ago, Jonas Toigo Bittencourt disse: Para o Sr @Raul Sena, colegas da AUVP e colegas estudantes e aprendizes Acabei de assistir a aula 04, sobre a questão do Financiamento de imóveis e isso me trouxe a seguinte dúvida. Tenho um apto quitado que compramos há alguns anos para morar. Acabou que, no fim, ficamos no local que moramos hoje e alugamos o apto, a um valor que fica bem abaixo do valor que ganharíamos, caso investíssemos o valor do apto (2,5 vezes a menos do que os 0,5 % que o Raul da de exemplo nas aulas). A casa não é nossa (é dos meus sogros, na realidade) e não pagamos aluguel. Estou errado ou deveríamos pensar em vender o apto para investir o montante, sabendo que, na minha opinião estamos perdendo dinheiro deixando de investir? Obs.: O aluguel, na real, é menor ainda, pois estamos pagando chamada de capital mensal. E para efeito de noção de valor, o valor imobiliário do apto passa dos 700k... Grato pela atenção colegas. Boa noite, Jonas! A questão fica um pouco mais complexa com relação aos seus sogros. Seria bem aceito por eles você continuar morando em um imóvel deles e vocês se desfazerem de um imóvel de vocês o qual poderia ser uma opção de moradia? O lado pessoal aqui que deveria ser bem avaliado pois financeiramente falando, a venda e aplicação seria muito mais rentável para você e sua esposa. 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Deividy Oliveira Postado 8 de Dezembro de 2023 Compartilhar Postado 8 de Dezembro de 2023 6 minutes ago, Jeferson Costa Da Silva disse: acredito que em questao finaceira seria melhor vender o apartamento e investir o valor realmente, mais nao sei qual sua relação com o seus sogros pra dizer que seria uma boa escolha, as veses eles nao se inportem em ceder o imovel para vocês e seria um bom negocio ou pode ser que eles estao a meses torcendo pra vocês se mudarem logo e nao cobram isso por receio de estragar a relação de vocês, tem uma questao moral envolvida na sua pergunta, entao vale a pena conversar com toda a familia para decidir. Isso é vdd no fim vc venderia sua casa pra continuar morando com seu sogro se vc tem cunhado e cunhada também já pode influenciar muito afinal vc poderia ter q se mudar por vários motivos 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Jeferson Costa Da Silva Postado 8 de Dezembro de 2023 Compartilhar Postado 8 de Dezembro de 2023 11 minutes ago, Deividy oliveira disse: Isso é vdd no fim vc venderia sua casa pra continuar morando com seu sogro se vc tem cunhado e cunhada também já pode influenciar muito afinal vc poderia ter q se mudar por vários motivos sim vdd, ainda tem essa questao, 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Jonas Toigo Bittencourt Postado 9 de Dezembro de 2023 Author Compartilhar Postado 9 de Dezembro de 2023 13 horas atrás, Jeferson Costa Da Silva disse: acredito que em questao finaceira seria melhor vender o apartamento e investir o valor realmente, mais nao sei qual sua relação com o seus sogros pra dizer que seria uma boa escolha, as veses eles nao se inportem em ceder o imovel para vocês e seria um bom negocio ou pode ser que eles estao a meses torcendo pra vocês se mudarem logo e nao cobram isso por receio de estragar a relação de vocês, tem uma questao moral envolvida na sua pergunta, entao vale a pena conversar com toda a familia para decidir. Eles querem que fiquemos no imóvel. A não ser na época que compramos o apto, onde houveram outros problemas, nunca cogitaram que nós precisaríamos sair. Essa questão é bem tranquila e são seria um problema, de fato. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Jonas Toigo Bittencourt Postado 9 de Dezembro de 2023 Author Compartilhar Postado 9 de Dezembro de 2023 13 horas atrás, Edison Paulini disse: Boa noite, Jonas! A questão fica um pouco mais complexa com relação aos seus sogros. Seria bem aceito por eles você continuar morando em um imóvel deles e vocês se desfazerem de um imóvel de vocês o qual poderia ser uma opção de moradia? O lado pessoal aqui que deveria ser bem avaliado pois financeiramente falando, a venda e aplicação seria muito mais rentável para você e sua esposa. Então é de fato o que pensava. Como falei acima, nós temos aceite total dos meus sogros quanto ficar no imóvel. E confesso que, olhando para o apto, não consigo não pensar que estamos, do jeito que está hoje, fazendo um "mal investimento" deixando ele alugado... 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Jonas Toigo Bittencourt Postado 9 de Dezembro de 2023 Author Compartilhar Postado 9 de Dezembro de 2023 13 horas atrás, Deividy oliveira disse: Isso é vdd no fim vc venderia sua casa pra continuar morando com seu sogro se vc tem cunhado e cunhada também já pode influenciar muito afinal vc poderia ter q se mudar por vários motivos No caso, não moramos no mesmo espaço. Temos nosso canto, eles tem o deles, porém no mesmo terreno. Esqueci de comentar esse detalhe. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Jonas Toigo Bittencourt Postado 9 de Dezembro de 2023 Author Compartilhar Postado 9 de Dezembro de 2023 13 horas atrás, Deividy oliveira disse: Isso é vdd no fim vc venderia sua casa pra continuar morando com seu sogro se vc tem cunhado e cunhada também já pode influenciar muito afinal vc poderia ter q se mudar por vários motivos Minha esposa é filha única. Isso ajuda também. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Deividy Oliveira Postado 9 de Dezembro de 2023 Compartilhar Postado 9 de Dezembro de 2023 1 hour ago, Jonas Toigo Bittencourt disse: No caso, não moramos no mesmo espaço. Temos nosso canto, eles tem o deles, porém no mesmo terreno. Esqueci de comentar esse detalhe. 1 hour ago, Jonas Toigo Bittencourt disse: Minha esposa é filha única. Isso ajuda também. Com esses pontos q vc cita já seria algo bem interessante em vender o imóvel ao meu ponte de vista ainda mais se vc e sua esposa estiverem com o msm pensamento 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Letícia Freitas Postado 10 de Dezembro de 2023 Post popular Compartilhar Postado 10 de Dezembro de 2023 Boa noite, Uma sugestão de uma iniciante é que você pode vender seu imóvel comprar um mais barato e ainda colocar pra alugar investir o restante do valor . no final você vai ter um imóvel e vai ter um rendimento também com o dinheiro investido e com o aluguel . 3 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts