Jump to content
  • 0

Dúvida Cosan


DGomes

Pergunta

boa tarde

 

Estava analisando a cosan e fiquei com uma dúvida ao me deparar com o P/L dela negativo em 74,00

 

Pelo que eu pesquisei, o P/L teve queda devido aos investimentos na vale e referente ao prejuizo com a rayzen, porém ao observar o P/L dela, em 2022 e 2021 ficou abaixo de 30 e 2020 acima de 30.

 

Devido a isso, no diagrama de cerrado a nota ficou como 1. O que considerar nesta situação? realmente investir nela, ou não?

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

13 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Boa tarde @Douglas Henrique Leme Gomes. O diagrama não ira servir para voce escolher as empresas que irão compor a sua carteira. Ele servira para voce gerenciar o risco daquelas empresas a qual voce ja realizou uma analise previa e decidiu adiciona-la ao seu portfolio de investimentos.

Em relação a empresa, os sites de coleta de dados provavelmente estão colhendo as informações do ITR/DFP da controladora, mas na minha opinião o ideal seria observar o consolidado

Eu não invisto na empresa e nem fiz uma analise mais profunda, mas no consolidado a empresa possui prejuizo no resultado operacional e lucro liquido positivo tanto no trimestre como no acumulado do ano.

 

Captura de Tela 2023-12-16 às 17.21.35.png

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 16/12/2023 at 16:42, Douglas Henrique Leme Gomes disse:

boa tarde

 

Estava analisando a cosan e fiquei com uma dúvida ao me deparar com o P/L dela negativo em 74,00

 

Pelo que eu pesquisei, o P/L teve queda devido aos investimentos na vale e referente ao prejuizo com a rayzen, porém ao observar o P/L dela, em 2022 e 2021 ficou abaixo de 30 e 2020 acima de 30.

 

Devido a isso, no diagrama de cerrado a nota ficou como 1. O que considerar nesta situação? realmente investir nela, ou não?

 

 

Você pode analisar o Lucro Operacional dela. Por ser uma empresa com uma dívida muito grande pode acabar sendo meio difícil julgar o lucro líquido ou qualquer outro indicador que envolva custos financeiros.

Alguns indicadores legais para ela, na minha opinião são: P/EBIT; P/EBITDA; EV/EBIT; e indicadores de margem (exceto margem líquida).

Fica mais fácil vc desconsiderar, não que vc deveria, a dívida dela. Pelo menos para fazer uma análise qualitativa dos investimentos.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 minutes ago, Lucas Moimaz disse:

Alguns indicadores legais para ela, na minha opinião são: P/EBIT; P/EBITDA; EV/EBIT; e indicadores de margem (exceto margem líquida).

Boa tarde @Lucas Moimaz. Na minha opinião comparar preço (market cap) com o lucro operacional não faz muito sentido. Caso for usar o lucro operacional o ideal é avaliar pelo EV ja que considerando a divida liquida voce avalia a equity+capital de terceiros.

Na minha concepção o lucro liquido é o que é direcionado para o acionista, por isso a relação entre valor de mercado que seria o capital dos acionistas e o que seria direcionado para ele

Ja o EV/EBITDA relaciona o valor da empresa considerando o capital dos acionistas + capital de terceiros e o lucro operacional que sera destinado para pagar os 2, tanto os acionistas como os credores

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
39 minutes ago, Adriano Umemura disse:

Boa tarde @Lucas Moimaz. Na minha opinião comparar preço (market cap) com o lucro operacional não faz muito sentido. Caso for usar o lucro operacional o ideal é avaliar pelo EV ja que considerando a divida liquida voce avalia a equity+capital de terceiros.

Na minha concepção o lucro liquido é o que é direcionado para o acionista, por isso a relação entre valor de mercado que seria o capital dos acionistas e o que seria direcionado para ele

Ja o EV/EBITDA relaciona o valor da empresa considerando o capital dos acionistas + capital de terceiros e o lucro operacional que sera destinado para pagar os 2, tanto os acionistas como os credores

Eu gosto pois da uma visão de mais longo prazo da empresa e da para comparar os custos de depreciações e amortizações em prazo. Mesma coisa seria comparar o EV com o Ebit e o Ebitda. O que vai mudar é o referencial.

No caso da MOVIDA mesmo vc consegue ver que o custo com depreciação e amortização tem um efeito muito maior no case da empresa, o que deixa os indicadores bem úteis.

Como eu disse também, não devemos desconsiderar a dívida... mas é útil para medir a qualidade dos ativos.

Editado por Lucas Moimaz
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 minute ago, Lucas Moimaz disse:

Eu gosto pois da uma visão de mais longo prazo da empresa e da para comparar os custos de depreciações e amortizações em prazo. Mesma coisa seria comparar o EV com o Ebit e o Ebitda.

No caso da MOVIDA mesmo vc consegue ver que o custo com depreciação e amortização tem um efeito muito maior no case da empresa, o que deixa os indicadores bem úteis.

Como eu disse também, não devemos desconsiderar a dívida... mas é útil para medir a qualidade dos ativos.

Sim, estas são métricas necessárias a serem avaliadas.

Mas o objetivo dos múltiplos seria avaliar o quanto está se pagando por um ativo. Mas quando vc usa um indicador como P/Ebitda você está avaliando o preço do acionista com um lucro direcionado ao acionista+credores

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 minutes ago, Adriano Umemura disse:

Sim, estas são métricas necessárias a serem avaliadas.

Mas o objetivo dos múltiplos seria avaliar o quanto está se pagando por um ativo. Mas quando vc usa um indicador como P/Ebitda você está avaliando o preço do acionista com um lucro direcionado ao acionista+credores

Nesse caso eu prefiro analisar a Divida Líquida em relação ao Ebit("pior hipótese") e ao Ebitda(geração de caixa).

e o EV com o Ebit mesmo para uma visão geral acionista + credores.

Acho que no final vamos chegar na mesma conclusão rsrs

Editado por Lucas Moimaz
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 minute ago, Lucas Moimaz disse:

Nesse caso eu prefiro analisar a Divida Líquida em relação ao Ebit("pior hipótese") e ao Ebitda(geração de caixa).

e o EV com o Ebit mesmo para uma visão geral acionista + credores.

Acho que no final vamos chegar na mesma conclusão rsrs

É isso mesmo 😄

Em relação a depreciação e amortização você pode projetar baseado no histórico da relação depreciacao/imobilizado

E lembrando que o ebitda vai refletir o potencial de geração de caixa. Mas a geração de caixa propriamente dita vai depender além do fluxo operacional, também do fluxo de investimentos e de financiamentos

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, Adriano Umemura disse:

É isso mesmo 😄

Em relação a depreciação e amortização você pode projetar baseado no histórico da relação depreciacao/imobilizado

E lembrando que o ebitda vai refletir o potencial de geração de caixa. Mas a geração de caixa propriamente dita vai depender além do fluxo operacional, também do fluxo de investimentos e de financiamentos

Uhum! Agora o ponto é:

Investir ou não em Cosan? hahahaha 🤣

Eu gostei do que vi sobre a empresa! Tenho em carteira rsrsrs

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Adriano Umemura puxando a corda no assunto.

Como analisar o risco dela? Meio que a Raízen tem, se não me engano, ~48% do resultado no lucro operacional da holding no 3T23.

Vc acha que ela agrega uma segurança por ser uma holding bem segmentada em comparação as outras que temos no mercado?

Editado por Lucas Moimaz
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
20 minutes ago, Lucas Moimaz disse:

@Adriano Umemura puxando a corda no assunto.

Como analisar o risco dela? Meio que a Raízen tem, se não me engano, ~48% do resultado no lucro operacional da holding no 3T23.

Vc acha que ela agrega uma segurança por ser uma holding bem segmentada em comparação as outras que temos no mercado?

Não avaliei a empresa, mas é possível mensurar o risco da operação e o risco de crédito.

Vou dar uma olhada e posto aqui algumas observações.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 18/01/2024 at 16:21, Lucas Moimaz disse:

@Adriano Umemura puxando a corda no assunto.

Como analisar o risco dela? Meio que a Raízen tem, se não me engano, ~48% do resultado no lucro operacional da holding no 3T23.

Vc acha que ela agrega uma segurança por ser uma holding bem segmentada em comparação as outras que temos no mercado?

Boa tarde, 

Estava analisando agora a empresa, acredito que essa questão do prejuízo seja mais uma questão contábil da holding do que propriamente prejuízo nas operações, talvez possa ser explicada pelo financiamento da aquisição recente das ações da Vale. Gostei bastante da empresa por estar exposta a 2 empresas de qualidade que temos na bolsa, a Rumo e a Raízen, além, e principalmente, das sua exposição na Compass, a qual não tem capital aberto na B3. Por fim também gosto da ideia da participação nela na Vale. Pra mim, com certeza essa não é uma empresa que entraria na base da carteira, mas para o topo achei bem interessante.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 19/01/2024 at 18:58, Luis Eugênio Gomes Freitas disse:

Boa tarde, 

Estava analisando agora a empresa, acredito que essa questão do prejuízo seja mais uma questão contábil da holding do que propriamente prejuízo nas operações, talvez possa ser explicada pelo financiamento da aquisição recente das ações da Vale. Gostei bastante da empresa por estar exposta a 2 empresas de qualidade que temos na bolsa, a Rumo e a Raízen, além, e principalmente, das sua exposição na Compass, a qual não tem capital aberto na B3. Por fim também gosto da ideia da participação nela na Vale. Pra mim, com certeza essa não é uma empresa que entraria na base da carteira, mas para o topo achei bem interessante.

@Luis Eugênio Gomes Freitasbom dia!

Eu já enxergo a empresa com uma segurança maior, um pouco mais arriscada que a Klabin por exemplo, mas com uma certa segurança em seus ativos.

Acredito que tanto a Compass quanto a Rumo são os maiores fatores de segurança dela, porém representam junto a Cosan Investimentos aproximadamente metade do lucro operacional total.

E como fator principal temos a Raízen, com a própria Shell no quadro de acionistas majoritários, o que também é, na minha opinião, mais um fator se segurança tanto na margem quanto na garantia de fornecimento de etanol. Também não podemos desconsiderar a diversificação de produtos e subprodutos da cana-de-açúcar.

image.png.db55608426b44811088e5bb28ada33d5.png

image.png.0a2bfbe7d77796f3d4d0c2f2fd0b5874.png

Segue também os motivos da dívida:

image.png.556b4ebb7993829e6ab6bf2586033e46.png

image.png.0df74e59517a1b9580781a480937b660.png

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 horas atrás, Lucas Moimaz disse:

@Luis Eugênio Gomes Freitasbom dia!

Eu já enxergo a empresa com uma segurança maior, um pouco mais arriscada que a Klabin por exemplo, mas com uma certa segurança em seus ativos.

Acredito que tanto a Compass quanto a Rumo são os maiores fatores de segurança dela, porém representam junto a Cosan Investimentos aproximadamente metade do lucro operacional total.

E como fator principal temos a Raízen, com a própria Shell no quadro de acionistas majoritários, o que também é, na minha opinião, mais um fator se segurança tanto na margem quanto na garantia de fornecimento de etanol. Também não podemos desconsiderar a diversificação de produtos e subprodutos da cana-de-açúcar.

image.png.db55608426b44811088e5bb28ada33d5.png

image.png.0a2bfbe7d77796f3d4d0c2f2fd0b5874.png

Segue também os motivos da dívida:

image.png.556b4ebb7993829e6ab6bf2586033e46.png

image.png.0df74e59517a1b9580781a480937b660.png

Concordo, todas empresas na carteira dela são muito sólidas e confiáveis.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...