Um dos itens observados na comparação entre LCI/LCA - CBD é a isenção de IR das LCIs/LCAs. Em algum momento me deparei com a equação Tcdb = taxa LCA/LCI X 100 (1 - IRcdb)
onde Tcdb é a taxa (% do CDI) mínima do CDB para ter a mesma rentabilidade da LCA/LCI, e IRcdb é a taxa de IR do período. Por exemplo, uma LCA de 90% do CDI com vencimento em 180 dias teria um
Tcdb= 0,9 X 100% -> 0,9 X 100% -> 116,12% , ou seja, teria que ter (1 - 0,225) 0,775
um CDB que pague no mínimo 116% do CDI. Essa equação está correta? Se sim, seria possível aplicá-la caso ambos os títulos fossem atrelados a índices diferentes ou ambos serem atrelados ao IPCA?
Muito obrigado pela ajuda pessoal.
Editado por Alessandro correção da data de vencimento do exemplo.
Pergunta
Alessandro Milan
Ola pessoal, tudo bem?
Um dos itens observados na comparação entre LCI/LCA - CBD é a isenção de IR das LCIs/LCAs. Em algum momento me deparei com a equação Tcdb = taxa LCA/LCI X 100 (1 - IRcdb)
onde Tcdb é a taxa (% do CDI) mínima do CDB para ter a mesma rentabilidade da LCA/LCI, e IRcdb é a taxa de IR do período. Por exemplo, uma LCA de 90% do CDI com vencimento em 180 dias teria um
Tcdb= 0,9 X 100% -> 0,9 X 100% -> 116,12% , ou seja, teria que ter (1 - 0,225) 0,775
um CDB que pague no mínimo 116% do CDI. Essa equação está correta? Se sim, seria possível aplicá-la caso ambos os títulos fossem atrelados a índices diferentes ou ambos serem atrelados ao IPCA?
Muito obrigado pela ajuda pessoal.
Editado por Alessandrocorreção da data de vencimento do exemplo.
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
3
2
1
DIAS POPULARES
28/Dez
6
Top Posters For This Question
Alessandro Milan 3 posts
Adriano Umemura 2 posts
Henrique 1 post
DIAS POPULARES
28/Dez 2023
6 posts
Os mais famosos desse tópico
Adriano Umemura
Boa tarde @Alessandro. A formatação da formula acabou deixando um pouco confuso Eu calculo assim: Taxa CDB = Taxa da LCI (em %)/ 1-IR (em valor decimal) Com indices diferentes o melho
Henrique
Opa, boa tarde! Só um ponto rápido, como o vencimento é de 1 ano o IRcdb não deveria ser 20%? Aí no caso chegaria a um cdb de 112,5% do cdi...
Adriano Umemura
1 ano seria 17,5%
Posted Images
5 respostas para essa pergunta
Recommended Posts