Um dos itens observados na comparação entre LCI/LCA - CBD é a isenção de IR das LCIs/LCAs. Em algum momento me deparei com a equação Tcdb = taxa LCA/LCI X 100 (1 - IRcdb)
onde Tcdb é a taxa (% do CDI) mínima do CDB para ter a mesma rentabilidade da LCA/LCI, e IRcdb é a taxa de IR do período. Por exemplo, uma LCA de 90% do CDI com vencimento em 180 dias teria um
Tcdb= 0,9 X 100% -> 0,9 X 100% -> 116,12% , ou seja, teria que ter (1 - 0,225) 0,775
um CDB que pague no mínimo 116% do CDI. Essa equação está correta? Se sim, seria possível aplicá-la caso ambos os títulos fossem atrelados a índices diferentes ou ambos serem atrelados ao IPCA?
Muito obrigado pela ajuda pessoal.
Editado por Alessandro correção da data de vencimento do exemplo.
Pergunta
Ale M
Ola pessoal, tudo bem?
Um dos itens observados na comparação entre LCI/LCA - CBD é a isenção de IR das LCIs/LCAs. Em algum momento me deparei com a equação Tcdb = taxa LCA/LCI X 100 (1 - IRcdb)
onde Tcdb é a taxa (% do CDI) mínima do CDB para ter a mesma rentabilidade da LCA/LCI, e IRcdb é a taxa de IR do período. Por exemplo, uma LCA de 90% do CDI com vencimento em 180 dias teria um
Tcdb= 0,9 X 100% -> 0,9 X 100% -> 116,12% , ou seja, teria que ter (1 - 0,225) 0,775
um CDB que pague no mínimo 116% do CDI. Essa equação está correta? Se sim, seria possível aplicá-la caso ambos os títulos fossem atrelados a índices diferentes ou ambos serem atrelados ao IPCA?
Muito obrigado pela ajuda pessoal.
Editado por Alessandrocorreção da data de vencimento do exemplo.
Top Posters For This Question
3
2
1
DIAS POPULARES
28/Dez
6
Top Posters For This Question
Ale M 3 posts
Adriano Umemura 2 posts
Henrique 1 post
DIAS POPULARES
28/Dez 2023
6 posts
Os mais famosos desse tópico
Adriano Umemura
Boa tarde @Alessandro. A formatação da formula acabou deixando um pouco confuso Eu calculo assim: Taxa CDB = Taxa da LCI (em %)/ 1-IR (em valor decimal) Com indices diferentes o melho
Henrique
Opa, boa tarde! Só um ponto rápido, como o vencimento é de 1 ano o IRcdb não deveria ser 20%? Aí no caso chegaria a um cdb de 112,5% do cdi...
Adriano Umemura
1 ano seria 17,5%
Posted Images
5 respostas para essa pergunta
Recommended Posts